Estas questões foram enviadas pela colega FERNANDA R.
Beijos e Bons estudos!.
Respondida pela Alexandra conforme comentário
1 ) Defina Letramento considerando que a educação passou a usar esse conceito recentemente.
2 ) Cite 3 atividades que permitem ao aluno o exercício da escrita e sistematização do código
3 ) Em termos gerais caracterize o processo de avaliação do ensino da língua escrita
4 ) Explique o que é cultura escrita e como o entendimento desse conceito pode contribuir para a prática pedagógica.
respostas
DEFINA LETRAMENTO CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO PASSOU A USAR ESSE CONCEITO RECENTEMENTE:
Letramento é uma concepção pedagógica do ensino em q aprendizagem da leitura e da escrita comportam a aquisição das habilid. de ler e escrever.São processos simultâneos interligados,correlacionados,q exige inclusive um desenvolv.de praticas pedagógicas,processos de estratégicas e seleção de conteúdos de uma forma e q seja capaz de dar conta desse universo amplo de alfabetização q nós chamamos de Letramento.
CITE 3 ATIVIDADES QUE PERMITEM AO ALUNO O EXERCÍCIO DA ESCRITA E SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO.
Realização de jogos variados para fixação das palavras, letras e sílabas
Promover atividade de memorização das letras em ordem alfabéticas
Promover atividades da escrita com as sílabas estudadas
EM TERMOS GERAIS CARACTERIZE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DA LINGUA ESCRITA. A avaliação não está desvinculada dos fundamentos teóricos e metodológicos q norteiam as práticas de alfabetização.E todo resultado da avaliação da aprendizagem não tem qq destinação classificatória,mas se presta unicamente p/que o professor possa valer deles p/avaliar as dificuldades q embaraçam o progresso do aluno.Avaliação acontece c/procedimentos pedagógicos e duas formas de entendimentos.Avaliação processual e diagnóstica.
EXPLIQUE O QUE É CULTURA ESCRITA E COMO O ENTENDIMENTO DESSE CONCEITO PODE CONTRIBUIR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Cultura escrita é basicamente o modo de organização social, de produção de conhecimento, produção de cultura,de leis,modo de ser,ou seja,vivemos de uma cultura escrita,onde o letramento, alfabetismo, e a alfabetização, são conceitos q podem ser usados como tema complementar q vão enriquecer o conhecimento de todo processo, e o importante é compreender q educação e o saber ler e escrever são fundamentais p/a participação social plena em nossa sociedade.
respostas
DEFINA LETRAMENTO CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO PASSOU A USAR ESSE CONCEITO RECENTEMENTE:
Letramento é uma concepção pedagógica do ensino em q aprendizagem da leitura e da escrita comportam a aquisição das habilid. de ler e escrever.São processos simultâneos interligados,correlacionados,q exige inclusive um desenvolv.de praticas pedagógicas,processos de estratégicas e seleção de conteúdos de uma forma e q seja capaz de dar conta desse universo amplo de alfabetização q nós chamamos de Letramento.
CITE 3 ATIVIDADES QUE PERMITEM AO ALUNO O EXERCÍCIO DA ESCRITA E SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO.
Realização de jogos variados para fixação das palavras, letras e sílabas
Promover atividade de memorização das letras em ordem alfabéticas
Promover atividades da escrita com as sílabas estudadas
EM TERMOS GERAIS CARACTERIZE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DA LINGUA ESCRITA. A avaliação não está desvinculada dos fundamentos teóricos e metodológicos q norteiam as práticas de alfabetização.E todo resultado da avaliação da aprendizagem não tem qq destinação classificatória,mas se presta unicamente p/que o professor possa valer deles p/avaliar as dificuldades q embaraçam o progresso do aluno.Avaliação acontece c/procedimentos pedagógicos e duas formas de entendimentos.Avaliação processual e diagnóstica.
EXPLIQUE O QUE É CULTURA ESCRITA E COMO O ENTENDIMENTO DESSE CONCEITO PODE CONTRIBUIR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Cultura escrita é basicamente o modo de organização social, de produção de conhecimento, produção de cultura,de leis,modo de ser,ou seja,vivemos de uma cultura escrita,onde o letramento, alfabetismo, e a alfabetização, são conceitos q podem ser usados como tema complementar q vão enriquecer o conhecimento de todo processo, e o importante é compreender q educação e o saber ler e escrever são fundamentais p/a participação social plena em nossa sociedade.
DEFINA LETRAMENTO CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO PASSOU A USAR ESSE CONCEITO RECENTEMENTE:
ResponderExcluirLetramento é uma concepção pedagógica do ensino em q aprendizagem da leitura e da escrita comportam a aquisição das habilid. de ler e escrever.São processos simultâneos interligados,correlacionados,q exige inclusive um desenvolv.de praticas pedagógicas,processos de estratégicas e seleção de conteúdos de uma forma e q seja capaz de dar conta desse universo amplo de alfabetização q nós chamamos de Letramento.
CITE 3 ATIVIDADES QUE PERMITEM AO ALUNO O EXERCÍCIO DA ESCRITA E SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO.
Realização de jogos variados para fixação das palavras, letras e sílabas
Promover atividade de memorização das letras em ordem alfabéticas
Promover atividades da escrita com as sílabas estudadas
EM TERMOS GERAIS CARACTERIZE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DA LINGUA ESCRITA. A avaliação não está desvinculada dos fundamentos teóricos e metodológicos q norteiam as práticas de alfabetização.E todo resultado da avaliação da aprendizagem não tem qq destinação classificatória,mas se presta unicamente p/que o professor possa valer deles p/avaliar as dificuldades q embaraçam o progresso do aluno.Avaliação acontece c/procedimentos pedagógicos e duas formas de entendimentos.Avaliação processual e diagnóstica.
EXPLIQUE O QUE É CULTURA ESCRITA E COMO O ENTENDIMENTO DESSE CONCEITO PODE CONTRIBUIR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Cultura escrita é basicamente o modo de organização social, de produção de conhecimento, produção de cultura,de leis,modo de ser,ou seja,vivemos de uma cultura escrita,onde o letramento, alfabetismo, e a alfabetização, são conceitos q podem ser usados como tema complementar q vão enriquecer o conhecimento de todo processo, e o importante é compreender q educação e o saber ler e escrever são fundamentais p/a participação social plena em nossa sociedade.
1. UM DOS MAIORES PROBLEMAS NA RECEPヌテO DE UMA INFORMAヌテO NO MUNDO MODERNO ノ CONSIDERチ-LA:
ResponderExcluiruma explica鈬o provisia e poss咩el de ser reconsiderada.
uma vers縊 de um fato, e n縊 o fato em si.
uma verdade constitu冝a, independentemente da fonte que a enuncia.
o resultado do trabalho intelectual de um autor.
2. A constitui鈬o da identidade da sociedade moderna se d・por meio da
constitui鈬o gen騁ica que cada um de n herda dos pais.
personalidade com que nascemos e suas caracter﨎ticas.
rela鈬o com o n昱leo familiar imediato, fundamentalmente.
totalidade dos v匤culos que estabelecemos em fun鈬o das formas de inser鈬o social.
3. O processo sobre a emerg麩cia do conceito de letramento resulta de tr黌 ordens de fatores, sendo um deles:
inclus縊 das m冝ias eletricas na educa鈬o escolar.
propostas de modifica鈬o da ortografia oficial do portugu黌.
campanhas de alfabetiza鈬o desenvolvidas pelos governos.
aumento da demanda social pelo dom匤io operacional do sistema de escrita.
4. O CARチTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:
construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreens縊 da realidade de outras formas.
criar novas palavras e frases, tornando a l匤gua nacional mais rica e din穃ica e de melhor compreens縊.
escrever textos longos e de dif兤il memoriza鈬o, principalmente documentos oficiais e tratados acad麥icos.
reproduzir com exatid縊 as formas como as frases s縊 enunciadas, ajudando na sua compreens縊.