sexta-feira, novembro 19, 2010

Teoria de currículos

.1 A RESPEITO DA AUTONOMIA DADA AOS PROFESSORES COM RELAÇÃO AO CURRÍCULO, PODE-SE DIZER QUE:

- nenhuma das alternativas acima está correta.
- o currículo é algo externo à prática docente e sobre ele nada se pode fazer.
- quando os professores definem as atividades e os conteúdos a ensinar, observam o momento exato de trabalhar dada tarefa, consideram o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo em ação).
- não há autonomia alguma – o professor não pode alterar as disposições curriculares.

2. PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, É POSSÍVEL ORGANIZAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES DE FORMA QUE SE:

. trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização.
. adote um livro didático, facilitando o acesso dos alunos às informações mais relevantes.
. priorize o debate dos principais acontecimentos históricos.
. resgate a história de vida particular dos alunos enquanto única forma de garantir a igualdade e a democratização da educação.

3. ESTUDOS DEMONSTRAM QUE O TERMO CURRÍCULO, EM SUA ORIGEM, ESTAVA VINCULADO ÀS TRANSFORMAÇÕES NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA,

.apresentando-se, na área educacional, como princípio da racionalidade, ou seja, o uso do termo currículo:
.pode ser comparado ao sistema aberto e flexível de ordenação dos conteúdos escolares.
.está vinculado ao pensamento científico de garantir a utilização adequada dos recursos tecnológicos em sala de aula.
. aparece vinculado à necessidade de ampliação do atendimento escolar e, por isso, de propiciar maior controle, padronização e eficiência educacional.
surgiu como forma particular de a escola lidar com os alunos em sala de aula.

.4 A ABORDAGEM PROCESSUAL OU PRÁTICA DO CURRÍCULO ARTICULA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA VINCULANDO-A COM O EXAME DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.

Essa abordagem elege como foco de análise a maneira como o currículo:
. pode ser estudado a partir de diferentes referenciais teóricos.
. é peça fundamental para a elaboração das atividades que compõem o plano de aula.
.pode ser decodificado pelos professores a partir de um trabalho dentro da escola.
.se realiza de fato.

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