quarta-feira, agosto 19, 2020

Área de Conhecimento Língua Portuguesa

1. As palavras têm seu sentido dado


  • pelo dicionário.
  • pela gramática.
  • pela visão de mundo dos falantes e pelo contexto de uso.
  • pelo dicionário e pela gramática.

2. Em relação aos objetivos da produção oral, é correto afirmar que


  • o professor deve priorizar a experiência linguística adquirida em contextos informais e familiares.
  • ao se trabalhar com a linguagem oral, não se deve levar em conta as diversas formas de expressão que os alunos trazem de sua comunidade.
  • a produção oral deve possibilitar a aquisição da linguagem coloquial na oralidade, assim como na escrita.
  • a produção oral deve propiciar o ensino-aprendizagem do uso de diferentes recursos da linguagem oral, adequando-os às diversas situações, ao grau de formalidade necessária e aos objetivos pretendidos.

3. Um importante objetivo da produção oral é oferecer ao aluno a possibilidade de


  • dotar sua fala de espontaneidade, estabelecendo conversas informais ainda que sem argumentos.
  • conversar com desenvoltura, em meio à fala dos colegas e do professor na sala de aula.
  • adequar a linguagem ao grau de formalidade requerido pela situação de comunicação.
  • ampliar a fala com as características adquiridas em contextos comunicativos coloquiais e familiares.

4. Sob o ponto de vista de Luria, pode-se afirmar que


  • a escola desempenha um papel importante na formação das crianças.
  • só há verdadeira educação na escola.
  • o papel educativo da escola é meramente informativo.
  • a escola não tem um papel relevante na educação das crianças.


Questão recebida em 23/04/2012 - INÉDITA-

3. Quanto ao sistema gráfico da Língua Portuguesa, é correto afirmar que consiste


  • em um sistema misto: alfabético-ideográfico.
  • em um sistema biunívoco.
  • no sistema alfabético. CORRETA
  • no sistema ideográfico.

 

Enviada pela colega: Solange Facioli

1. A compreensão de que a escrita é o "desenho" da fala humana pressupõe que


  • I. para "desenhar" a fala utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código.
    II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
    III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.

    São corretas as afirmativas:

  • II e III.
  • I e II.
  • I e III.
  • I, II e III.

2. No enunciado "Perdi meu meio de transporte: roubaram minha bicicleta", é correto afirmar que ocorre coesão


  • por reiteração, pois "bicicleta" relaciona-se à ideia mais ampla de "meio de transporte".
  • referencial, pois "meu" é da mesma classe que "minha".
  • por substituição, pois "bicicleta" substitui "meio de transporte".
  • por reiteração, pois perder não é o mesmo que roubar.

3. Observe.


  • Todos se agitaram. Ouvia-se, ao longe, o rumor do trem que se aproximava. Levantei e fui à janela, tomado pela ansiedade. Algum tempo depois, alguém entrou na sala e falou, numa voz quase inaudível:
    - Ninguém desembarcou...

    O texto acima é classificado como

  • dissertativo.
  • narrativo.
  • descritivo.
  • jornalístico.

4. A seleção do texto de leitura e interpretação obedece a alguns critérios.



  • I. Qualidade textual e riqueza vocabular.
    II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
    III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.

    São corretas as afirmativas:

  • I e II.
  • I e III.
  • II e III.
  • I, II e III.

2 comentários:

  1. QUESTÃO 1
    O trabalho com discriminação de palavras, ainda que isoladas do texto, justifica-se:
    a ) mesmo que não sejam significativas, pois precisam ser memorizadas.
    b ) porque precisam ser memorizadas mesmo que não compreendidas.
    c ) por serem significativas em decorrência do contexto em que são necessárias.(CORRETA)
    d ) embora não sejam compreendidas no contexto em que estão inseridas.
    QUESTÃO 2
    O trabalho com o nome próprio dos alunos se inscreve no contexto de significação importante,
    a ) tendo em vista o interesse manifesto dos alunos.
    b ) em cumprimento do preceito religioso.
    c ) por facilitar o trabalho inicial do professor.
    d ) em função do reconhecimento da identidade pessoal.(CORRETA)
    QUESTÃO 3
    Em relação aos objetivos da produção oral, é correto afirmar que:

    a ) o professor deve priorizar a experiência linguística adquirida em contextos informais e familiares.
    b )
    a produção oral deve propiciar o ensino-aprendizagem do uso de diferentes recursos da linguagem oral, adequando-os às diversas situações, ao grau de formalidade necessária e aos objetivos pretendidos.(CORRETA)

    c )
    ao se trabalhar com a linguagem oral, não se deve levar em conta as diversas formas de expressão que os alunos trazem de sua comunidade.

    d )
    a produção oral deve possibilitar a aquisição da linguagem coloquial na oralidade, assim como na escrita.

    QUESTÃO 4
    Os textos epistolares
    a ) são literários, de leitura ritmada.
    b ) são cartas, recados, e-mails etc.(CORRETA)
    c ) são bíblicos, não literários.
    d ) não apresentam um tipo específico de estrutura.
    QUESTÃO 5
    O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque

    a )
    o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.

    b )
    o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.

    c )
    a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.(CORRETA)

    d )
    os alunos podem achar que são pouco inteligentes e que não conseguem aprender como construir um bom texto.

    QUESTÃO 6
    Assinale a alternativa correta quanto à interpretação de textos.

    a )
    A leitura pode limitar-se à simples decodificação (leitura compreensiva), ou seja, à passagem do código escrito para a oralidade.

    b )
    A interpretação requer, além da compreensão do que está escrito, também a interpretação do conteúdo das ideias do texto e a interpretação das intenções do autor do texto.(CORRETA)

    c )
    A interpretação é o mesmo que leitura, pois além de serem sinônimas, ambas fazem parte do mesmo processo.

    d )
    As ideias não se encontram expressas literalmente, situando-se em um nível mais profundo que o nível da literalidade.

    QUESTÃO 7
    A compreensão de que a escrita é o "desenho" da fala humana pressupõe que:

    I. para "desenhar" a fala utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código.
    II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
    III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.

    São corretas as afirmativas:

    a ) I e III.
    b ) I e II.
    c ) I, II e III.(CORRETA)
    d ) II e III.
    QUESTÃO 8
    Assinale a alternativa correta.
    a )
    As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar os alunos com um volume exagerado de informações.

    b )
    As quatro práticas pedagógicas podem ser realizadas articuladamente, pois os conteúdos não são independentes.

    c )
    As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar a atenção dos alunos.

    d )
    As quatro práticas pedagógicas devem, sempre que possível, ser realizadas articuladamente, pois um princípio fundamental da proposta pedagógica é a não fragmentação dos conteúdos e das práticas.(CORRETA)

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