sábado, outubro 01, 2011

PROVA ***N2 *** ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


Arquivo enviado pela colega
Andréa Cunha Kron
em 01/10/2011

Leia a descrição abaixo. (pág. 53)
Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.
Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de:
( x )educação bancária.
(   )pedagogia liberal tecnicista.
(   )educação problematizadora.
(   )pedagogia progressista crítico-social dos conteúdos.

O documento que propicia uma visão clara do que, de quando e por quanto tempo vai ser estudado, assim como quais os objetivos, conteúdos e a profundidade do estudo, é o: (pág. 129).
(   )projeto político-pedagógico.
( x )plano de estudos.
(   )plano de trabalho do professor.
(   )plano de aula.

Leia o texto a seguir escrito pelo educador Danilo Gandin. (pág. 104)
“decidir que tipo de sociedade e de homem que se quer e que tipo de ação educacional é necessário para isso; verificar a que distância se está desse tipo de ação e até que ponto está se contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir essa distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar, agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados." nesse parágrafo, o autor refere-se ao:
(   )plano.
( x )planejamento.
(   )projeto político pedagógico.
(   )diagnóstico.

Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento o que é correto afirmar?
( x )projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.
(   )não é necessário que os alunos sejam direcionados para que exista um desenvolvimento adequado.
(   )o hipertexto não está disponível para qualquer aluno, só aqueles que possuem softwares.
(   )é importante que os alunos tenham liberdade para perceber o que há de precioso na internet.

A frase "envolve os conteúdos complementares escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos escolares" refere-se a qual destas alternativas?
(   )vida cidadã.
(   )áreas de conhecimento.
(   )base nacional comum.
( x )parte diversificada.

A avaliação será formativa quando:
(   )apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.
(   )preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
(   )classificar os alunos por notas.
( x )concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.

Para Hall, a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é (pág. 197).
(   )uma construção individual.
(   )possível de ser alcançada
( x )uma fantasia.
(   )uma realidade

O conhecimento de que se dispõe sobre os processos de aprendizagem,
Sobre a finalidade do ensino e sobre como formar integralmente as pessoas para que sejam capazes de compreender e intervir na sociedade, com o objetivo de melhorá-la, leva a entender que:
(   )é função da escola oferecer meios e condições de ensino bons e recursos pedagógicos e tecnológicos atuais para os alunos corresponderem ao que a disciplina exige.
(   )basta planejar com os alunos a forma de trabalhar em sala de aula, sem preocupação de estabelecer inter-relação com os tópicos do conteúdo e com as diferentes áreas do saber.
(   )é suficiente considerar o programa emitido pelos órgãos superiores para que o professor cumpra o seu dever.
( x )os professores, em sua prática docente, devem organizar os seus conteúdos a partir de um enfoque globalizador.

O referencial curricular nacional para a educação infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam.
(   )o intercâmbio entre as diferentes culturas.
(   )uma prática consciente e problematizadora
(   )a transmissão de conteúdos.
( x )a transmissão de conteúdos e uma única cultura.

Leia o depoimento a seguir:
As aulas são expositivas e nelas tudo é sintetizado e explicado de forma que possam, passivamente, receber as informações e anotá-las, pensando que suas anotações, uma vez memorizadas, podem ser transformadas em notas. Triste realidade. Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
(   )abordagem humanista
(   )abordagem sociocultural
(   )pedagogia relacional.
( x )pedagogia diretiva.


Para Vygotsky, os mecanismos de mudanças individuais teriam suas raízes na cultura e sociedade, sendo a linguagem um processo extremamente.
(   )cultural.
( x )social
(   )individual
(   )dialético.

Na área da educação, o que significa currículo?
(   )conjunto dos conteúdos metacognitivos
( x )compêndios dos conhecimentos e valores que identificam o processo social
(   )caminho percorrido das atividades de uma pessoa
(   )montagem de conhecimento.

Leia o depoimento a seguir:
"esta abordagem consiste nas tendências ou enfoques que ressaltam o sujeito, dando ênfase a relações interpessoais e à vida psicológica e emocional do indivíduo. É o chamado 'ensino centrado no aluno'." (pág. 73).
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
(   )abordagem tradicional.
(   )abordagem comportamentalista.
( X )abordagem humanista.
(   )pedagogia não-diretiva.

Leia o trecho a seguir.
É a diretriz orientadora das ações educativas na escola, expressando as concepções de homem, sociedade, educação, conhecimento, escola, dentre outras, que justifiquem e fundamentem as práticas da instituição. (pág. 109)
O texto é o conceito de:
( X )projeto político-pedagógico.
(   )plano escolar.
(   )planejamento político.
(   )marco situacional

Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.
A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global. (pág. 59)
( X )pedagogia liberal tecnicista.
(   )pedagogia liberal tradicional.
(   )pedagogia liberal renovada progressivista.
(   )pedagogia liberal renovada não-diretiva

Sobre as críticas voltadas aos pcn, o que é correto afirmar? (pág. 262)
(   )o abandono escolar, repetência, entre outros problemas devem ser resolvidos dentro das escolas.
(   )as propostas realizadas nos pcn são totalmente coerentes com os problemas que surgem na atualidade.
(   )a evasão curricular, a repetência, as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas ao currículo estipulado pelos pcn.
( X )temas transversais foram excluídos dos currículos e ignorados nas práticas sociais e escolares.

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
Para Lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas. (pág. 273)
(   )culturais.
(   )sociais.
(   )linguísticas.
( X )cognitivas.

O que é correto afirmar sobre o multiculturalismo? (do grupo)
(   )são as culturas estudadas na escola.
(   )trata-se de um currículo fixo.
( X )são múltiplas vozes no espaço educativo. ( do grupo)
( X )nos auxilia na fabricação de identidades.  (prova da Camila)

A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva. (pág. 21)
(   )visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.
(   )propicia um caráter criador à prática social, o qual define e orienta a ação pedagógica.
(   )não aplica sobre a realidade em que atua um modelo previamente elaborado.
( X )tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.

O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista? (pág. 94)
(   )considerar apenas as relações diretas da prática e seus problemas.
( X )as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.
(   )o aluno deve vivenciar, de perto, a realidade na qual está inserido.
(   )o ensino deve se adequar ao momento contemporâneo.

Leia o trecho que segue.
É a "apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar". (Luckesi, 1984, p. 211 apud Vasconcellos, 2000, p. 80). Essa afirmação define (pág. 107) (!!!)
(   )avaliação.
(   )currículo.
( X )plano.
(   )diretriz.

Para Silva, o nexo íntimo e estreito entre educação e identidade social, entre escolarização e subjetividade, é assegurado precisamente pelas seguintes experiências corporificadas no currículo:
(   )culturais e cognitivas. (pág. 198)
(   )culturais e afetivas.
( X )cognitivas e afetivas.
(   )sociais e culturais.

A educação continuada deve estar voltada para (pág. 34/35)
(   )o tradicionalismo cultural e social de um período.
( X )as necessidades socioculturais, econômicas e tecnológicas.
(   )o perfil do professor, essencialmente.
(   )ser adaptada somente à realidade escolar.

Sobre as diretrizes curriculares nacionais, o que é correto afirmar? (pág. 126)
(   )são as organizações das práticas pedagógicas e de seus planejamentos educacionais.
(   )possuem como pano de fundo, alguns princípios e fins da educação regional.
(   )são fundamentos e procedimentos na educação fundamental, segundo a ceb 4/98, expressas pelo conselho nacional de educação.
( X )são construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã.

A creche e a escola de educação infantil são espaços (pág. 211)
( X )socializadores.
(   )que disciplinam.
(   )que cuidam das crianças.
(   )para divertir as crianças.

Observe abaixo: (pág. 37)
Para Libâneo, é necessário ter preparo teórico-prático para superar a visão fragmentada do ensino em prol de uma visão interdisciplinar, exigindo-se para isso várias habilidades.
A habilidade descrita abaixo relaciona-se com quais exigências apontadas pelo autor?
"capacidade de problematizar situações, de pensar crítico, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade."
(X )ensinar a pensar criticamente.  (prova Raquel)
(   )conhecer estratégias do ensinar a pensar, ensinar o aprender a aprender.  (segundo apostila)
(   )desenvolver capacidade comunicativa.
(   )integrar no exercício docente a dimensão afetiva.

3. Os PCN buscam salientar que a escola é socialmente onipotente e que fracassa na sua missão educativa devido, exclusivamente, aos seus problemas (pág. 262).
( X ) internos.
(   ) internos e externos.
(   ) com alunos.
(   )externos.

Leia o depoimento a seguir.
Como trabalho final, os alunos precisam construir um texto. Escolhem o tema, a forma de desenvolver o artigo, as obras a serem pesquisadas, o problema a ser levantado e a hipótese a ser defendida ou negada. Esses alunos têm a possibilidade de criar, de serem autores. Em suas próprias vidas é isso que precisam constantemente fazer.
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas? (pag. 69)
(   )pedagogia diretiva.
( X )pedagogia relacional.
(   )pedagogia não-diretiva.
(   )abordagem tradicional.

O currículo que se concretiza nos parâmetros curriculares nacionais e em documentos é o currículo
(   )social.
( X )formal. (pág. 176)
(   )em ação.
(   )oculto.

Sobre a pedagogia liberal, assinale a alternativa correta.  (pág. 58)
( X )na pedagogia liberal renovada e progressivista, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.
(   )na pedagogia liberal renovada não-diretiva, o papel da escola é se organizar de forma a retratar a vida.
(   )na pedagogia liberal tecnicista, o papel da escola é formar os alunos intelectual e moralmente.
(   )na pedagogia liberal tradicional, o papel da escola é se centrar na formação de atitudes.

Para Ariès, o sentimento de família, o sentimento de classe e o sentimento de raça surgem como manifestações de uma mesma preocupação, (pág. 208).
( X )a uniformidade.
(   )a fraternidade.
(   )o respeito à diversidade.
(   )o respeito às culturas.

O que é realismo? (pág. 51)
(   )é a doutrina que considera todos os objetos de conhecimento e suas representações.
( X )é a doutrina que considera os objetos de conhecimento independentes da nossa consciência.
(   )é a doutrina ligada a toda existência, a todas as ideias existentes na vida humana.
(   )é a doutrina que, quando subordinada ao pensamento, revela o objeto em questão.

Leia abaixo:
A instituição escolar não pode fazer de conta que o mundo é harmonioso, que não existem a devastação do meio ambiente, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento em que vivemos e para os momentos futuros. Diferentemente, a escola deve trazer para dentro de seus espaços o mundo real, do qual crianças e professores fazem parte. Fazendo isso, (pág. 89/90)
(   )desvincula sua função social da problemática mundial, econômica, social, pedagógica e psicológica.
(   )determina que formar cidadãos é tarefa apenas da escola, e que outras esferas formativas podem ser desconsideradas.
(   )revela que formar e orientar o cidadão se dá na família, porque esta favorece o convívio em sociedade.
( X )mostra clareza da própria função social, do homem que quer formar e do tipo de prática pedagógica correspondente.

Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s).
(   )desconhecido.
(   )inesperado.
( X )conhecimento. (pág. 227)
(   )conteúdos mínimos.

Considerando as competências necessárias para a prática do professor, Nóvoa enumera e valoriza duas competências, que são: (pág. 39).
( X )organizar e compreender o conhecimento.
(   )ser decidido e estar em segurança.
(   )reconhecer o impacto das tecnologias e saber como aplicá-las.
(   )ensinar a pensar criticamente e desenvolver comportamento ético.

Atualmente, a preocupação elementar da didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e potencializar a aprendizagem dos alunos.
Na concepção de Libâneo, a didática baseia-se na: (pág. 15).
(   )articulação das proposições teóricas com a prática escolar.
( X )concepção de homem e sociedade.
(   )concretização da concepção teórica de educação.
(   )transformação da teoria pedagógica em prática pedagógica.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor? (pág. 17)
(   )significação das tradições, reafirmação das redes de relações entre pessoas, revisão social da profissão e das tradições e afirmação das práticas tradicionais.
(   )revisão de situações de cunho técnico e prático, significação e revisão social da tradição, verificação da cultura atual, revisão constante dos significados sociais da profissão.
(   )significação social da profissão e da atividade docente, significação de práticas culturais, afirmação das tradições consagradas e rede de relações com outros professores.
( X )significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.

Sobre os três modelos pedagógicos e epistemológicos desenvolvidos por Fernando Becker, assinale a alternativa correta: (pág. 69).
( X )a pedagogia relacional é aquela que acredita que tudo que o aluno construiu em sua vida auxilia na construção de novos conhecimentos
(   )pedagogia diretiva é aquela em que o aluno consegue, por si mesmo, aprender o conteúdo.
(   )a pedagogia não-diretiva é aquela em que o professor transmite, mesmo que indiretamente, o conteúdo.
(   )a pedagogia diretiva acredita em um processo de conhecimento que se dá através da interferência do meio físico

Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo: (pág. 171).
(   )do ambiente escolar, do ano letivo e dos alunos.
( X )da escola, dos alunos e dos professores.
(   )da escola, do ano letivo e dos alunos.
(   )da escola, dos alunos e do ambiente escolar.

O plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas. Isso significa que o plano de aula (pág. 132)
(   )relaciona-se com o projeto de trabalho.
(   )é indicado para os professores que não possuem experiência docente.
(   )e o projeto político pedagógico podem ser tomados como sinônimos.
( X )configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.

Observe abaixo:
Professores, toda a equipe técnica e funcionários da escola devem dispor de momentos para discutir concepções individuais com o coletivo da escola, para que todos trabalhem numa mesma direção, garantindo o cumprimento da função social da instituição. Posto isso, conclui-se que (pág. 91).
(   )o cumprimento da função social da escola é destacadamente de responsabilidade da equipe gestora, não envolvendo professores.
( X )o professor deve estar atento às novidades e consciente de que está contribuindo para que a escola cumpra o seu papel na sociedade.
(   )o planejamento global da escola é importante, porém não pode constituir uma linha comum, pois o que vale é o que cada um pensa e o jeito de ensinar de cada um, sem haver conexão entre disciplinas.
(   )a formação profissional ainda se pauta num modelo centralizador, no qual a compreensão da função social da escola e da prática pedagógica é assunto para ser internalizado com o passar do tempo.

Como é definida a identidade de um indivíduo? (pág. 194/198)
(   )biologicamente.
( X )historicamente.
(   )unificadamente.
(   )coerentemente.

Como é o ensino na tendência pedagógica relacional? (pág. 70 quadro)
(   )o aluno decide por si mesmo, definindo o lugar que irá estudar. (pedag. não diretiva)
(   )o professor ensina para que o aluno aprenda. (pedag. Diretiva)
( X )o conteúdo é completamente interativo.
(   )o professor decide como vai trabalhar. (pedag. Diretiva)

A aprendizagem era controlada pela avaliação diagnóstica na fase: (pág. 145)
(   )do planejamento regulamentado.
(   )do planejamento participativo.
( X )instrumental.
(   )do planejamento descritivo.

Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira. (pág. 106)
(   )planejamento curricular é aquele tem como objetivo realizar um processo de abordagem de acordo com os níveis educacionais.
(   )o plano de ensino é aquele que organiza o sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um campo de conhecimento.
( X )planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação.
(   )o planejamento curricular realiza a previsão de situações especificas entre aluno e professor

Para Fernando Hernández, os projetos de trabalho refletem uma nova maneira de pensar e fazer educação, currículo e diversidade. Nesse contexto, o tema está vinculado ao emergente, a uma concepção _____________ do conhecimento. A palavra que preenche a lacuna é
(   )mediadora.
(   )multidisciplinar.
( X )transdisciplinar.
(   )dialética.

Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta.
(   )a partir do século XIX uma nova dinâmica cultural começou a se instaurar, criando discursos sobre a tecnologia.
(   )a modernidade desestruturou os conceitos de infância, família, classe social, entre outros.
(   )as máquinas que surgiram com a modernidade não revelam a sociedade com transparência.
( X )a modernidade trouxe com ela um imenso consumismo entre pessoas que buscam liberdade.

Projeto de trabalho ou metodologia de projetos é o tipo de proposta de trabalho que (gabarito)
(   )aborda, sobretudo, temas das áreas das ciências naturais e sociais. As propostas concretas são apresentadas pelos alunos e a decisão sobre o que se vai estudar é tomada por votação na sala de aula.
(   )sugere três etapas de aprendizagem: observação pessoal e direta das coisas por meio das ciências; associação das coisas observadas ao tempo e espaço; e expressão do pensamento por meio da linguagem oral e escrita, do desenho, do corpo, da modelagem e de outros trabalhos manuais.
(   )determina ser o professor é o único informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização.
( X )oportuniza mais participação do aluno no processo de aprendizagem, pois permite o questionamento, a tomada de decisão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

O que é necessário para que a informação descrita abaixo se concretize? (pág. 32)
"em sala de aula, essa identidade traduz-se em desenvolver no aluno a sua criticidade através do diálogo, no confronto de ideias e práticas, na capacidade de ouvir, ouvir-se e autocriticar-se."
(   )o professor deve preocupar-se com a sua prática docente unicamente.
(   )o professor deve desconsiderar as variáveis externas à escola, uma vez que o ato de ensinar e aprender aconteceu em sala de aula.
(   )o professor deve voltar-se a modelos pedagógicos nos quais o papel fundamental é do aluno.
( X )o professor, para melhorar o seu desempenho, deve dar ênfase ao processo crítico-reflexivo.

Assinale a alternativa que se refere às áreas de conhecimentos propostas para serem trabalhadas com a Educação Infantil:
( X ) Matemática, movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, música.
(   )Movimento, artes visuais, linguagem escrita e oral, natureza e Ciências, música.
(   )Matemática, História, música, arte, linguagem escrita e oral, natureza e sociedade.
(   )Matemática, movimento, linguagem escrita e oral, História e sociedade, ciências, música.

Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta.
(   )A partir do século XIX uma nova dinâmica cultural começou a se instaurar, criando discursos sobre a tecnologia.
(   ) As máquinas que surgiram com a modernidade não revelam a sociedade com transparência.
(   ) A modernidade desestruturou os conceitos de infância, família, classe social, entre outros.
( X ) Ela criou um sujeito consumidor, que acredita em liberdade, igualdade e fraternidade, lema da Revolução Francesa.

Os projetos de trabalho nas séries iniciais estão sempre
(   )acabados.
( X )inacabados.
(   )prontos.
(   )constituídos de saberes mínimos.

Num planejamento de aula, o que o professor deve indicar para a realização dos planos de aula?
(   )Descrever os conteúdos a serem trabalhados.
(   )Retomar sempre o conteúdo da aula anterior.
(   )Deixar os objetivos gerais para o plano de aula.
(   )Sempre atribuir notas às atividades realizadas.

A creche e a escola de Educação Infantil são espaços (provas)
(   )para divertir as crianças.
(   )que disciplinam.
(   )que cuidam das crianças.
( X )socializadores.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir.
A _________ é uma prática reflexiva da liberdade, e não a liberação de um poder coercitivo, mas a escolha de um certo estilo de existência, escolha de uma conduta de vida. (provas)
(   )pluralidade.
(   )diversidade.
(   )cultura.
( X )ética.

Assinale a alternativa correta sobre o processo de ensino na perspectiva de Mizukami. (prova)
(   ) A Abordagem Cognitivista é um produto com transmissão de ideias.
(   ) Na Abordagem Humanista são investigados os processos do indivíduo.
( X ) Na Abordagem Sociocultural, o homem é o sujeito da educação.
(   ) A Abordagem Tradicional é caracterizada pelo primado do objeto

Leia abaixo:
O(s) documento(s) que tem(têm) como objetivo estabelecer uma referência curricular nacional e servir de eixo norteador na elaboração dos currículos para os diversos níveis de ensino do Brasil é (são) (prova).
( X )os Parâmetros Curriculares Nacionais.
(   )o plano de estudos.
(   )o plano de trabalho do professor.
(   )o Projeto Político Pedagógico.

Jussara Hoffmann salienta que as tarefas avaliativas, numa visão mediadora, são planejadas tendo como referência principal.
(   )os conteúdos programáticos e a sua finalidade.
( X )sua finalidade e a clareza de intenções do professor sobre o uso que fará dos seus resultados.
(   )os conteúdos mínimos e as normas de elaboração.
(   )as normas de elaboração e os conteúdos programáticos.

17 comentários:



  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    DIDÁTICA I
    1. [QuestãoID 23632] LEIA O TEXTO A SEGUIR ESCRITO PELO EDUCADOR DANILO GANDIN.




    "Decidir que tipo de sociedade e de homem que se quer e que tipo de ação educacional é necessário para isso; verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto está se contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir esta distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar, agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar - revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados."

    Nesse parágrafo, o autor refere-se ao:


    plano.
    projeto político-pedagógico.
    diagnóstico.
    planejamento.
    2. [QuestãoID 23642] TRABALHAR EM SALA DE AULA UTILIZANDO-SE DE PROJETOS DE TRABALHO POSSIBILITA OPERACIONALIZAR UM PLANEJAMENTO MUTANTE,




    inovador, desprendendo-se de um planejamento singular e repetitivo, porque:


    o mais importante não é que o professor consiga dar toda a sua matéria, mas sim, que os alunos adquiram os significados que estão disponíveis no assunto em questão.
    o mais importante é que o professor consiga dar toda a sua matéria pois, assim, os alunos adquirem os significados disponíveis em todos os assuntos trabalhados no projeto.
    desponta hoje como uma das grandes propostas relacionadas ao planejamento.
    podemos propor atividades rápidas, para não cansar os alunos.
    3. [QuestãoID 23631] O CONHECIMENTO DE QUE SE DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM,




    sobre a finalidade do ensino e sobre como formar integralmente as pessoas para que sejam capazes de compreender e intervir na sociedade, com o objetivo de melhorá-la, leva a entender que:


    basta planejar com os alunos a forma de trabalhar em sala de aula, sem preocupação de estabelecer inter-relação com os tópicos do conteúdo e com as diferentes áreas do saber.
    é função da escola oferecer meios e condições de ensino bons e recursos pedagógicos e tecnológicos atuais para os alunos corresponderem ao que a disciplina exige.
    é suficiente considerar o programa emitido pelos órgãos superiores para que o professor cumpra o seu dever.
    os professores, em sua prática docente, devem organizar os seus conteúdos a partir de um enfoque globalizador.
    4. [QuestãoID 23627] PARTINDO DO PRINCÍPIO DE QUE O SENTIDO FILOSÓFICO DÁ SENTIDO À PRÁTICA DOCENTE E O SENTIDO POLÍTICO DIRECIONA SUA AÇÃO PEDAGÓGICA,




    Luckesi configura a educação em três funções: educação redentora, educação reprodutora e educação transformadora. A concepção teórica de educação redentora está presente quando a educação:


    contribui para a transformação da sociedade em seus aspectos sociais e políticos.
    reproduz o modelo social vigente em seus aspectos sociais e econômicos.
    submete-se aos condicionantes econômicos e culturais da sociedade onde se insere.
    redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA
    1. [QuestãoID 69923] Jussara Hoffmann salienta que as tarefas avaliativas, numa visão mediadora, são planejadas tendo como referência principal

    as normas de elaboração e os conteúdos programáticos.
    (x) a sua finalidade e a clareza de intenções do professor sobre o uso que fará dos seus resultados.
    os conteúdos mínimos e as normas de elaboração.
    os conteúdos programáticos e a sua finalidade.

    2. [QuestãoID 69917] Atualmente, a preocupação mais elementar da Didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e potencializar a aprendizagem dos alunos. Na concepção de Libâneo, a Didática baseia-se na

    articulação das proposições teóricas com a prática escolar.
    (x) concepção de homem e sociedade.
    concretização da concepção teórica de educação.
    transformação da teoria pedagógica em prática pedagógica.

    3. [QuestãoID 69913] Professores, toda a equipe técnica e funcionários da escola devem dispor de momentos para discutir concepções individuais com o coletivo da escola, para que todos trabalhem numa mesma direção, garantindo o cumprimento da função social da instituição.


    Posto isso, conclui-se que


    o cumprimento da função social da escola é, destacadamente, de responsabilidade da equipe gestora, não envolvendo professores.
    (x) o professor deve estar atento às novidades e consciente de que está contribuindo para que a escola cumpra o seu papel na sociedade.
    o planejamento global da escola é importante, porém não pode constituir uma linha comum, pois o que vale é o que cada um pensa e o jeito de ensinar de cada um, sem haver conexão entre disciplinas.
    a formação profissional ainda se pauta num modelo centralizador, no qual a compreensão da função social da escola e da prática pedagógica é assunto para ser internalizado com o passar dos tempos.

    4. [QuestãoID 69920] O conhecimento de que se dispõe sobre os processos de aprendizagem, sobre a finalidade do ensino e sobre como formar integralmente as pessoas para que sejam capazes de compreender e intervir na sociedade,


    com o objetivo de melhorá-la, leva a entender que


    é função da escola oferecer meios e condições de ensino bons e recursos pedagógicos e tecnológicos atuais para os alunos corresponderem ao que a disciplina exige.
    é suficiente considerar o programa emitido pelos órgãos superiores para que o professor cumpra o seu dever.
    (x) os professores, em sua prática docente, devem organizar os seus conteúdos a partir de um enfoque globalizador.
    basta planejar com os alunos a forma de trabalhar em sala de aula, sem preocupação de estabelecer inter-relação com os tópicos do conteúdo e com as diferentes áreas do saber.

    ResponderExcluir
  3. por gentileza me ajude provas A formação Docente para Diversidade?
    aguado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo o que tenho já foi postado.
      Boa sorte!
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  4. Oi, se por ventura tiver alguém com quem você se relacione que tiver questões sobre teoria e prática da inspeção escolar, você me passa? Obrigada, muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo o que tenho já foi postado.
      Boa sorte!
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  5. Prova 30939 - Didática e a Organização do Trabalho Pedagógico
    3. O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?


    ResponderExcluir
  6. PRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMPREENDE:A) APENAS O QUE O ALUNO JÁ APRENDEU SEM AJUDA. B) AS APRENDIZAGENS VIVENCIADAS PELO ALUNO NO COTIDIANO ESCOLAR, QUE ELE CONSEGUE RELACIONAR COM OS CONHECIMENTOS PREVIAMENTE CONSTRUUIDOS POR ELE. C) O QUE O ALUNO PRECISA APRENDER. D) tudo que o aluno consegue decorar e depois escrever na prova

    ResponderExcluir
  7. Prova 25045 - Avaliação Educacional
    3. A dimensão ética e política da avaliação pressupõe:


    ( )A organização, o planejamento e a execução de testes, provas ou exames.
    ( )A necessidade de se refletir criticamente sobre as consequências das práticas de avaliação para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
    ( )O conhecimento e o treinamento em práticas avaliativas modernas.
    ( )A produção de material compatível com o público-alvo da avaliação.
    #Qual a resposta certa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RESPOSTA CORRETA: A necessidade de se refletir criticamente sobre as consequências das práticas de avaliação para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

      Excluir
  8. Alguem tem a resposta para esta questão
    A avaliação da aprendizagem ou do desempenho escolar se dá quando um indivíduo ou um grupo refere-se à análise de desempenho, seja após uma situação de aprendizagem, ou regularmente, no exercício de uma atividade em geral, profissional; aquela avaliação que se destina à análise de currículos ou programas de ensino.
    a ) Cultura da avaliação.
    b ) Avaliação institucional.
    c ) Avaliação educacional.
    d ) Avaliação da qualidade

    ResponderExcluir
  9. Alguem tem a resposta para esta questão:
    A avaliação da aprendizagem ou do desempenho escolar se dá quando um indivíduo ou um grupo refere-se à análise de desempenho, seja após uma situação de aprendizagem, ou regularmente, no exercício de uma atividade em geral, profissional; aquela avaliação que se destina à análise de currículos ou programas de ensino.
    a ) Cultura da avaliação.
    b ) Avaliação institucional.
    c ) Avaliação educacional.
    d ) Avaliação da qualidade

    ResponderExcluir
  10. Na metodologia de ensino do professor é valorizada a premissa do aprender fazendo, através de pesquisas, problematizações sobre a sociedade, cultura etc. visualizando a solução de distintos problemas. Essa característica está associada à premissa da

    a )
    Pedagogia liberal renovada progressivista.
    b )
    Pedagogia liberal tradicional.
    c )
    Pedagogia liberal renovada não diretiva.
    d )
    Pedagogia liberal tecnicista.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...