Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, abril 04, 2012

Introdução a Psicopedagogia

1- Os locais em que o psicopedagogo exerce sua função são:
(  ) clinicas psicopedagógicas e escolas.
(  ) exclusivamente em escolas.
(  ) em escolas e hospitais.
( X ) onde estiver se desenvolvendo o processo de aprendizagem.

2- Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar:
(  ) com os professores.
(  ) exclusivamente com os alunos.
( X ) com a comunidade escolar.
(  ) com os alunos e a direção da escola.

3- As psicopedagogias diádicas enfatizam a:
(  ) relação da sociedade com a família.
(  ) relação do homem com a educação.
(  ) relação do homem com a família.
( X) inter-relação entre indivíduo e sociedade.

4- A psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque:
( X ) eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
(  ) eles apoiam as falhas na estrutura familiar.
(  ) eles demonstram a falência do sistema educacional.
(  )eles são a prova do fracasso escolar.

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

1. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

  • com a comunidade escolar.
  • com os professores.
  • com os alunos e a direção da escola.
  • exclusivamente com os alunos.
2. Bernard Charlot afirma que, diante de um aluno que fracassa em um aprendizado, pode-se fazer dois tipos de leitura:

  • uma leitura negativa da situação, que fala em deficiências, carências, lacunas, enquanto uma leitura positiva quer saber o que está acontecendo com esse aluno.
  • ambas positivas, pois buscam compreender como as situações de fracasso foram constituindo-se na trajetória dos alunos.
  • todas as duas são ambivalentes, indicando aspectos positivos e negativos do processo.
  • ambas negativas, focalizando o que o aluno não sabe, em que ele é deficiente, o que lhe falta.

3. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

  • ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
  • criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
  • escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
  • capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.

4. São áreas de interferência do psicopedagogo, em relação às queixas da escola:

  • inteligência emocional e programação neurolinguística.
  • habilidades cognitivas e competências sociais.
  • política educacional e autocontrole (domínio das emoções).
  • autoconhecimento (identidade) e gestão escolar.

16 comentários :

  1. . A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    • eles são a prova do fracasso escolar.
    • eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
    • eles apontam as falhas na estrutura familiar.
    • eles demonstram a falência do sistema educacional.
    2. A regulamentação da profissão de psicopedagogo no Brasil

    • não é importante, pois seu trabalho já é reconhecido pelas autoridades e profissionais de educação.
    • trará um reforço teórico-metodológico à atuação psicopedagógica.
    • trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo.
    • permitirá que o psicopedagogo trabalhe com mais liberdade e sem o auxílio de outros profissionais.
    3. A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de

    • extensão.
    • graduação.
    • formação.
    • pós-graduação.
    4. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    • do professor.
    • conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.
    • do psicopedagogo.
    • do aluno.

    ResponderExcluir
  2. A resposta da 1ª pergunta - eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo do inconsciente.

    ResponderExcluir
  3. 2- trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo

    ResponderExcluir
  4. 4- conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.

    BOA PROVA

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. Leia abaixo:


    A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como

    os currículos escolares.
    a interação professor/aluno.
    os processos de ensino.
    o sujeito aprendendo.
    2. As psicologias diádicas enfatizam a

    inter-relação entre indivíduo e sociedade.
    relação do homem com a família.
    relação do homem com a educação.
    relação da sociedade com a família.
    3. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

    capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.
    ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
    escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
    criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
    4. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

    com os alunos e a direção da escola.
    com os professores.
    com a comunidade escolar.
    exclusivamente com os alunos.

    ResponderExcluir
  6. . A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    eles são a prova do fracasso escolar.
    eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
    eles demonstram a falência do sistema educacional.
    eles apontam as falhas na estrutura familiar.

    2. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    reconhecer a existência de processos inconscientes.
    reeducação do aluno.
    orientação familiar.
    refletir sobre a prática docente.

    3. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

    exclusivamente com os alunos.
    com os alunos e a direção da escola.
    com os professores.
    com a comunidade escolar.

    4. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

    criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
    ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
    escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
    capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.

    ResponderExcluir
  7. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. O discurso pedagógico hegemônico está baseado na ilusão de que

    professores exigentes ensinam melhor.
    saber é poder.CORRETA
    os erros são fatais para a aprendizagem do aluno.
    crianças arteiras são mais inteligentes.
    2. Observe:


    Manuel Castells define rede como um conjunto de nós interconectados. Cada um desses nós representa um ponto de inflexão na construção do conhecimento, bem como a interconexão com outros conhecimentos vindos de outras fontes. A partir disso, podemos afirmar que os conhecimentos

    tecidos ao longo de nossa vida são fixos.
    são inflexíveis e imutáveis ao longo do tempo e do espaço.
    são flexíveis e mutáveis a cada momento.CORRETA
    são imutáveis e vão sendo somados aos anteriores.
    3. No decorrer de sua atuação profissional, os psicopedagogos devem seguir certos princípios morais que estão condensados

    no manual de orientação profissional.
    nas normas técnicas e profissionais do psicopedagogo.
    no juramento do psicopedagogo.
    no Código de Ética.CORRETA
    4. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    eles são a prova do fracasso escolar.
    eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.CORRETA
    eles demonstram a falência do sistema educacional.
    eles apontam as falhas na estrutura familiar.

    ResponderExcluir
  8. rova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.correta
    do psicopedagogo.
    do professor.
    do aluno.
    2. O objeto de estudo da Psicopedagogia é

    as dificuldades de aprendizagem humana.correta
    a metodologia de aprendizagem.
    o envolvimento emocional de quem aprende.
    o indivíduo aprendente.
    3. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem

    nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.correta
    precisa ser domesticado pela civilização.
    nasce como uma folha de papel em branco.
    é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
    4. A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clínico de Joana, que


    I. existe um saber do inconsciente.
    II. o erro na aprendizagem pode ser desconstruído.
    III. é possível construir um conhecimento além das aparências.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    A afirmativa II está correta.
    A afirmativa I está correta.
    As afirmativas I, II e III estão corretas. correta
    A afirmativa III está correta.

    ResponderExcluir
  9. rova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si. CORRETA
    do psicopedagogo.
    do professor.
    do aluno.
    2. O objeto de estudo da Psicopedagogia é

    as dificuldades de aprendizagem humana.CORRETA
    a metodologia de aprendizagem.
    o envolvimento emocional de quem aprende.
    o indivíduo aprendente.
    3. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem

    nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.CORRETA
    precisa ser domesticado pela civilização.
    nasce como uma folha de papel em branco.
    é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
    4. A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clínico de Joana, que


    I. existe um saber do inconsciente.
    II. o erro na aprendizagem pode ser desconstruído.
    III. é possível construir um conhecimento além das aparências.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    A afirmativa II está correta.
    A afirmativa I está correta.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.CORRETA
    A afirmativa III está correta.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!