Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, abril 04, 2012

Introdução a Psicopedagogia

1- Os locais em que o psicopedagogo exerce sua função são:
(  ) clinicas psicopedagógicas e escolas.
(  ) exclusivamente em escolas.
(  ) em escolas e hospitais.
( X ) onde estiver se desenvolvendo o processo de aprendizagem.

2- Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar:
(  ) com os professores.
(  ) exclusivamente com os alunos.
( X ) com a comunidade escolar.
(  ) com os alunos e a direção da escola.

3- As psicopedagogias diádicas enfatizam a:
(  ) relação da sociedade com a família.
(  ) relação do homem com a educação.
(  ) relação do homem com a família.
( X) inter-relação entre indivíduo e sociedade.

4- A psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque:
( X ) eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
(  ) eles apoiam as falhas na estrutura familiar.
(  ) eles demonstram a falência do sistema educacional.
(  )eles são a prova do fracasso escolar.

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

1. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

  • com a comunidade escolar.
  • com os professores.
  • com os alunos e a direção da escola.
  • exclusivamente com os alunos.
2. Bernard Charlot afirma que, diante de um aluno que fracassa em um aprendizado, pode-se fazer dois tipos de leitura:

  • uma leitura negativa da situação, que fala em deficiências, carências, lacunas, enquanto uma leitura positiva quer saber o que está acontecendo com esse aluno.
  • ambas positivas, pois buscam compreender como as situações de fracasso foram constituindo-se na trajetória dos alunos.
  • todas as duas são ambivalentes, indicando aspectos positivos e negativos do processo.
  • ambas negativas, focalizando o que o aluno não sabe, em que ele é deficiente, o que lhe falta.

3. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

  • ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
  • criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
  • escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
  • capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.

4. São áreas de interferência do psicopedagogo, em relação às queixas da escola:

  • inteligência emocional e programação neurolinguística.
  • habilidades cognitivas e competências sociais.
  • política educacional e autocontrole (domínio das emoções).
  • autoconhecimento (identidade) e gestão escolar.

22 comentários :

  1. . A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    • eles são a prova do fracasso escolar.
    • eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
    • eles apontam as falhas na estrutura familiar.
    • eles demonstram a falência do sistema educacional.
    2. A regulamentação da profissão de psicopedagogo no Brasil

    • não é importante, pois seu trabalho já é reconhecido pelas autoridades e profissionais de educação.
    • trará um reforço teórico-metodológico à atuação psicopedagógica.
    • trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo.
    • permitirá que o psicopedagogo trabalhe com mais liberdade e sem o auxílio de outros profissionais.
    3. A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de

    • extensão.
    • graduação.
    • formação.
    • pós-graduação.
    4. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    • do professor.
    • conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.
    • do psicopedagogo.
    • do aluno.

    ResponderExcluir
  2. A resposta da 1ª pergunta - eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo do inconsciente.

    ResponderExcluir
  3. 2- trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo

    ResponderExcluir
  4. 4- conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.

    BOA PROVA

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. Leia abaixo:


    A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como

    os currículos escolares.
    a interação professor/aluno.
    os processos de ensino.
    o sujeito aprendendo.
    2. As psicologias diádicas enfatizam a

    inter-relação entre indivíduo e sociedade.
    relação do homem com a família.
    relação do homem com a educação.
    relação da sociedade com a família.
    3. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

    capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.
    ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
    escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
    criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
    4. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

    com os alunos e a direção da escola.
    com os professores.
    com a comunidade escolar.
    exclusivamente com os alunos.

    ResponderExcluir
  6. . A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    eles são a prova do fracasso escolar.
    eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
    eles demonstram a falência do sistema educacional.
    eles apontam as falhas na estrutura familiar.

    2. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    reconhecer a existência de processos inconscientes.
    reeducação do aluno.
    orientação familiar.
    refletir sobre a prática docente.

    3. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

    exclusivamente com os alunos.
    com os alunos e a direção da escola.
    com os professores.
    com a comunidade escolar.

    4. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

    criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
    ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
    escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
    capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são R. escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.

      Excluir
    2. Alguém me ajuda nessa questão por favo? A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clinico de Joana, que: ?????

      Excluir
    3. Algém me ajuda nessa questão? A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

      Excluir
    4. Alguém pode me ajudar ??? A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

      Excluir
  7. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. O discurso pedagógico hegemônico está baseado na ilusão de que

    professores exigentes ensinam melhor.
    saber é poder.CORRETA
    os erros são fatais para a aprendizagem do aluno.
    crianças arteiras são mais inteligentes.
    2. Observe:


    Manuel Castells define rede como um conjunto de nós interconectados. Cada um desses nós representa um ponto de inflexão na construção do conhecimento, bem como a interconexão com outros conhecimentos vindos de outras fontes. A partir disso, podemos afirmar que os conhecimentos

    tecidos ao longo de nossa vida são fixos.
    são inflexíveis e imutáveis ao longo do tempo e do espaço.
    são flexíveis e mutáveis a cada momento.CORRETA
    são imutáveis e vão sendo somados aos anteriores.
    3. No decorrer de sua atuação profissional, os psicopedagogos devem seguir certos princípios morais que estão condensados

    no manual de orientação profissional.
    nas normas técnicas e profissionais do psicopedagogo.
    no juramento do psicopedagogo.
    no Código de Ética.CORRETA
    4. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    eles são a prova do fracasso escolar.
    eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.CORRETA
    eles demonstram a falência do sistema educacional.
    eles apontam as falhas na estrutura familiar.

    ResponderExcluir
  8. rova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.correta
    do psicopedagogo.
    do professor.
    do aluno.
    2. O objeto de estudo da Psicopedagogia é

    as dificuldades de aprendizagem humana.correta
    a metodologia de aprendizagem.
    o envolvimento emocional de quem aprende.
    o indivíduo aprendente.
    3. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem

    nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.correta
    precisa ser domesticado pela civilização.
    nasce como uma folha de papel em branco.
    é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
    4. A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clínico de Joana, que


    I. existe um saber do inconsciente.
    II. o erro na aprendizagem pode ser desconstruído.
    III. é possível construir um conhecimento além das aparências.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    A afirmativa II está correta.
    A afirmativa I está correta.
    As afirmativas I, II e III estão corretas. correta
    A afirmativa III está correta.

    ResponderExcluir
  9. rova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si. CORRETA
    do psicopedagogo.
    do professor.
    do aluno.
    2. O objeto de estudo da Psicopedagogia é

    as dificuldades de aprendizagem humana.CORRETA
    a metodologia de aprendizagem.
    o envolvimento emocional de quem aprende.
    o indivíduo aprendente.
    3. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem

    nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.CORRETA
    precisa ser domesticado pela civilização.
    nasce como uma folha de papel em branco.
    é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
    4. A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clínico de Joana, que


    I. existe um saber do inconsciente.
    II. o erro na aprendizagem pode ser desconstruído.
    III. é possível construir um conhecimento além das aparências.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    A afirmativa II está correta.
    A afirmativa I está correta.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.CORRETA
    A afirmativa III está correta.

    ResponderExcluir
  10. Prova concluída com sucesso!!!


    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

    1. [QuestãoID 59584] Leia abaixo:


    • A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como

    • os currículos escolares.
    • o sujeito aprendendo. correta
    • os processos de ensino.
    • a interação professor/aluno.

    2. [QuestãoID 59579] As dificuldades de aprendizagem começam a ser foco de estudos no princípio da modernidade. A primeira ciência a se ocupar deste estudo foi a

    • Medicina. correta
    • Psicopedagogia.
    • Sociologia.
    • Pedagogia.

    3. [QuestãoID 59572] A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    • refletir sobre a prática docente.
    • reconhecer a existência de processos inconscientes. correta
    • orientação familiar.
    • reeducação do aluno.

    4. [QuestãoID 59593] Bernard Charlot afirma que, diante de um aluno que fracassa em um aprendizado, pode-se fazer dois tipos de leitura:

    • todas as duas são ambivalentes, indicando aspectos positivos e negativos do processo.
    • ambas negativas, focalizando o que o aluno não sabe, em que ele é deficiente, o que lhe falta.
    • ambas positivas, pois buscam compreender como as situações de fracasso foram constituindo-se na trajetória dos alunos.
    • uma leitura negativa da situação, que fala em deficiências, carências, lacunas, enquanto uma leitura positiva quer saber o que está acontecendo com esse aluno. Correta

    ResponderExcluir
  11. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 64204] O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é

    • o método. correta
    • o livro didático.
    • a avaliação.
    • a fixação.


    2. [QuestãoID 64740] No trabalho docente,


    • o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.

    Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.

    I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
    II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
    III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
    IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    • As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. correta


    3. [QuestãoID 64743] Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários)


    • se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

    • às salas de aula só na universidade.
    • ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
    • aos laboratórios.
    • ao novo conceito de aula universitária. correta


    4. [QuestãoID 64200] É a prática intencional de ensino e de aprendizagem,


    • não reduzida à questão didática ou às metodologias de estudar e de aprender, mas articulada a uma educação como prática social e ao conhecimento como produção histórica e cultural, numa relação dialética entre prática-teoria-prática, conteúdo-forma, sujeito-saberes-experiências e propostas interdisciplinares.



    • Prática Pedagógica. correta
    • Metodologia do Ensino Superior.
    • Princípios de Aprendizagem.
    • Prática Pedagógica Dialógica.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!