quarta-feira, abril 04, 2012

Introdução a Psicopedagogia

1- Os locais em que o psicopedagogo exerce sua função são:
(  ) clinicas psicopedagógicas e escolas.
(  ) exclusivamente em escolas.
(  ) em escolas e hospitais.
( X ) onde estiver se desenvolvendo o processo de aprendizagem.

2- Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar:
(  ) com os professores.
(  ) exclusivamente com os alunos.
( X ) com a comunidade escolar.
(  ) com os alunos e a direção da escola.

3- As psicopedagogias diádicas enfatizam a:
(  ) relação da sociedade com a família.
(  ) relação do homem com a educação.
(  ) relação do homem com a família.
( X) inter-relação entre indivíduo e sociedade.

4- A psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque:
( X ) eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
(  ) eles apoiam as falhas na estrutura familiar.
(  ) eles demonstram a falência do sistema educacional.
(  )eles são a prova do fracasso escolar.

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

1. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

  • com a comunidade escolar.
  • com os professores.
  • com os alunos e a direção da escola.
  • exclusivamente com os alunos.
2. Bernard Charlot afirma que, diante de um aluno que fracassa em um aprendizado, pode-se fazer dois tipos de leitura:

  • uma leitura negativa da situação, que fala em deficiências, carências, lacunas, enquanto uma leitura positiva quer saber o que está acontecendo com esse aluno.
  • ambas positivas, pois buscam compreender como as situações de fracasso foram constituindo-se na trajetória dos alunos.
  • todas as duas são ambivalentes, indicando aspectos positivos e negativos do processo.
  • ambas negativas, focalizando o que o aluno não sabe, em que ele é deficiente, o que lhe falta.

3. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

  • ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
  • criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
  • escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
  • capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.

4. São áreas de interferência do psicopedagogo, em relação às queixas da escola:

  • inteligência emocional e programação neurolinguística.
  • habilidades cognitivas e competências sociais.
  • política educacional e autocontrole (domínio das emoções).
  • autoconhecimento (identidade) e gestão escolar.

33 comentários:

  1. . A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    • eles são a prova do fracasso escolar.
    • eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
    • eles apontam as falhas na estrutura familiar.
    • eles demonstram a falência do sistema educacional.
    2. A regulamentação da profissão de psicopedagogo no Brasil

    • não é importante, pois seu trabalho já é reconhecido pelas autoridades e profissionais de educação.
    • trará um reforço teórico-metodológico à atuação psicopedagógica.
    • trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo.
    • permitirá que o psicopedagogo trabalhe com mais liberdade e sem o auxílio de outros profissionais.
    3. A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de

    • extensão.
    • graduação.
    • formação.
    • pós-graduação.
    4. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    • do professor.
    • conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.
    • do psicopedagogo.
    • do aluno.

    ResponderExcluir
  2. A resposta da 1ª pergunta - eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo do inconsciente.

    ResponderExcluir
  3. 2- trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo

    ResponderExcluir
  4. 4- conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.

    BOA PROVA

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. Leia abaixo:


    A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como

    os currículos escolares.
    a interação professor/aluno.
    os processos de ensino.
    o sujeito aprendendo.
    2. As psicologias diádicas enfatizam a

    inter-relação entre indivíduo e sociedade.
    relação do homem com a família.
    relação do homem com a educação.
    relação da sociedade com a família.
    3. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

    capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.
    ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
    escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
    criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
    4. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

    com os alunos e a direção da escola.
    com os professores.
    com a comunidade escolar.
    exclusivamente com os alunos.

    ResponderExcluir
  6. . A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    eles são a prova do fracasso escolar.
    eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
    eles demonstram a falência do sistema educacional.
    eles apontam as falhas na estrutura familiar.

    2. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    reconhecer a existência de processos inconscientes.
    reeducação do aluno.
    orientação familiar.
    refletir sobre a prática docente.

    3. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar

    exclusivamente com os alunos.
    com os alunos e a direção da escola.
    com os professores.
    com a comunidade escolar.

    4. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são

    criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
    ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
    escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
    capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são R. escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.

      Excluir
    2. Alguém me ajuda nessa questão por favo? A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clinico de Joana, que: ?????

      Excluir
    3. Algém me ajuda nessa questão? A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

      Excluir
    4. Alguém pode me ajudar ??? A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

      Excluir
    5. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

      ELES NOS MOSTRAM A LÓGICA DO CONHECIMENTO CONSTRUÍDO E O DESEJO INCONSCIENTE.

      Excluir
  7. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. O discurso pedagógico hegemônico está baseado na ilusão de que

    professores exigentes ensinam melhor.
    saber é poder.CORRETA
    os erros são fatais para a aprendizagem do aluno.
    crianças arteiras são mais inteligentes.
    2. Observe:


    Manuel Castells define rede como um conjunto de nós interconectados. Cada um desses nós representa um ponto de inflexão na construção do conhecimento, bem como a interconexão com outros conhecimentos vindos de outras fontes. A partir disso, podemos afirmar que os conhecimentos

    tecidos ao longo de nossa vida são fixos.
    são inflexíveis e imutáveis ao longo do tempo e do espaço.
    são flexíveis e mutáveis a cada momento.CORRETA
    são imutáveis e vão sendo somados aos anteriores.
    3. No decorrer de sua atuação profissional, os psicopedagogos devem seguir certos princípios morais que estão condensados

    no manual de orientação profissional.
    nas normas técnicas e profissionais do psicopedagogo.
    no juramento do psicopedagogo.
    no Código de Ética.CORRETA
    4. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    eles são a prova do fracasso escolar.
    eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.CORRETA
    eles demonstram a falência do sistema educacional.
    eles apontam as falhas na estrutura familiar.

    ResponderExcluir
  8. rova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.correta
    do psicopedagogo.
    do professor.
    do aluno.
    2. O objeto de estudo da Psicopedagogia é

    as dificuldades de aprendizagem humana.correta
    a metodologia de aprendizagem.
    o envolvimento emocional de quem aprende.
    o indivíduo aprendente.
    3. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem

    nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.correta
    precisa ser domesticado pela civilização.
    nasce como uma folha de papel em branco.
    é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
    4. A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clínico de Joana, que


    I. existe um saber do inconsciente.
    II. o erro na aprendizagem pode ser desconstruído.
    III. é possível construir um conhecimento além das aparências.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    A afirmativa II está correta.
    A afirmativa I está correta.
    As afirmativas I, II e III estão corretas. correta
    A afirmativa III está correta.

    ResponderExcluir
  9. rova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    1. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade

    conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si. CORRETA
    do psicopedagogo.
    do professor.
    do aluno.
    2. O objeto de estudo da Psicopedagogia é

    as dificuldades de aprendizagem humana.CORRETA
    a metodologia de aprendizagem.
    o envolvimento emocional de quem aprende.
    o indivíduo aprendente.
    3. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem

    nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.CORRETA
    precisa ser domesticado pela civilização.
    nasce como uma folha de papel em branco.
    é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
    4. A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clínico de Joana, que


    I. existe um saber do inconsciente.
    II. o erro na aprendizagem pode ser desconstruído.
    III. é possível construir um conhecimento além das aparências.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    A afirmativa II está correta.
    A afirmativa I está correta.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.CORRETA
    A afirmativa III está correta.

    ResponderExcluir
  10. Prova concluída com sucesso!!!


    INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

    1. [QuestãoID 59584] Leia abaixo:


    • A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como

    • os currículos escolares.
    • o sujeito aprendendo. correta
    • os processos de ensino.
    • a interação professor/aluno.

    2. [QuestãoID 59579] As dificuldades de aprendizagem começam a ser foco de estudos no princípio da modernidade. A primeira ciência a se ocupar deste estudo foi a

    • Medicina. correta
    • Psicopedagogia.
    • Sociologia.
    • Pedagogia.

    3. [QuestãoID 59572] A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    • refletir sobre a prática docente.
    • reconhecer a existência de processos inconscientes. correta
    • orientação familiar.
    • reeducação do aluno.

    4. [QuestãoID 59593] Bernard Charlot afirma que, diante de um aluno que fracassa em um aprendizado, pode-se fazer dois tipos de leitura:

    • todas as duas são ambivalentes, indicando aspectos positivos e negativos do processo.
    • ambas negativas, focalizando o que o aluno não sabe, em que ele é deficiente, o que lhe falta.
    • ambas positivas, pois buscam compreender como as situações de fracasso foram constituindo-se na trajetória dos alunos.
    • uma leitura negativa da situação, que fala em deficiências, carências, lacunas, enquanto uma leitura positiva quer saber o que está acontecendo com esse aluno. Correta

    ResponderExcluir
  11. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 64204] O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é

    • o método. correta
    • o livro didático.
    • a avaliação.
    • a fixação.


    2. [QuestãoID 64740] No trabalho docente,


    • o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.

    Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.

    I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
    II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
    III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
    IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
    • As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. correta


    3. [QuestãoID 64743] Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários)


    • se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

    • às salas de aula só na universidade.
    • ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
    • aos laboratórios.
    • ao novo conceito de aula universitária. correta


    4. [QuestãoID 64200] É a prática intencional de ensino e de aprendizagem,


    • não reduzida à questão didática ou às metodologias de estudar e de aprender, mas articulada a uma educação como prática social e ao conhecimento como produção histórica e cultural, numa relação dialética entre prática-teoria-prática, conteúdo-forma, sujeito-saberes-experiências e propostas interdisciplinares.



    • Prática Pedagógica. correta
    • Metodologia do Ensino Superior.
    • Princípios de Aprendizagem.
    • Prática Pedagógica Dialógica.

    ResponderExcluir
  12. Prova 26656
    1. AS PSICOLOGIAS MONÁDICAS ESTÃO ASSENTADAS NO SEGUINTE PRESSUPOSTO:

    o homem nasce como uma folha de papel em branco.
    o homem precisa ser domesticado pela civilização.
    o homem nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.
    o homem é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.Correto
    2. A regulamentação da profissão de psicopedagogo no Brasil

    trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo.Correto
    trará um reforço teórico-metodológico à atuação psicopedagógica.
    permitirá que o psicopedagogo trabalhe com mais liberdade e sem o auxílio de outros profissionais.
    não é importante, pois seu trabalho já é reconhecido pelas autoridades e profissionais de educação.
    3. A expressão medicalização do fracasso escolar significa

    a justificativa do fracasso escolar por meio da desigualdade dos ambientes em que as crianças da chamada "classe baixa" se desenvolvem.
    a justificativa do fracasso escolar por meio dos fatores intraescolares.
    o fato de serem normalmente os médicos que diagnosticam as causas desse fracasso.
    a justificativa do fracasso escolar por meio de causas orgânicas e biológicas.Correto
    4. POR MEIO DA HISTÓRIA DO PAI QUE ENSINOU A FILHA A ANDAR DE BICICLETA, ALICIA FERNÁNDEZ NOS MOSTRA DUAS FUNÇÕES: ENSINANTE E APRENDENTE.


    A aprendizagem da menina foi uma experiência de alegria e de descoberta porque:

    o pai, como ensinante da filha, lhe exibiu seus conhecimentos sobre como andar bem de bicicleta.
    o pai foi muito carinhoso com a filha enquanto fornecia explicações.
    a filha, como aprendente, gostou de ver seu pai pedalando em sua bicicleta.
    o pai autorizou a filha a ocupar o lugar de sujeito pensante.Correto
    5. O QUE É ESSENCIAL AO TRABALHO DA PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR?

    Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
    Promover a revolução didática.Correto
    Auxiliar os professores.
    Facilitar o trabalho da gestão escolar.
    6. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é

    orientação familiar.
    refletir sobre a prática docente.
    reconhecer a existência de processos inconscientes.Correto
    reeducação do aluno.
    7. A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de

    pós-graduação.Correto
    extensão.
    formação.
    graduação.
    8. O TRATAMENTO PSICOPEDAGÓGICO PROPRIAMENTE DITO ESTÁ SEMPRE VINCULADO AO POSICIONAMENTO TEÓRICO:

    estabelecido pela direção da escola.
    oriundo da formação do psicopedagogo.
    e metodológico do projeto político-pedagógico da escola.
    da equipe interdisciplinar encarregada do caso.Correto
    9. SÃO ÁREAS DE INTERFERÊNCIA DO PSICOPEDAGOGO, EM RELAÇÃO ÀS QUEIXAS DA ESCOLA:

    autoconhecimento (identidade) e gestão escolar.
    inteligência emocional e programação neurolingüística.
    habilidades cognitivas e competências sociais.Correto
    política educacional e autocontrole (domínio das emoções).
    10. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque

    eles apontam as falhas na estrutura familiar.
    eles são a prova do fracasso escolar.
    eles demonstram a falência do sistema educacional.
    eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.Correto

    ResponderExcluir
  13. Disciplina: 1299 - INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
    Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
    QUESTÃO 1
    O trabalho do psicopedagogo é complexo, pois na análise dos fatores da não aprendizagem deve-se relacionar:


    b ) conhecimento e comunicação.

    QUESTÃO 2
    Por que na realidade a prática Psicopedagógica surgiu antes da criação do próprio curso na Argentina?


    a ) Porque os psicólogos argentinos não tinham permissão de clinicar, então a realidade da educação os levou a produzir toda uma metodologia sobre a chamada dificuldade de aprendizagem, dando origem à atual Psicopedagogia.

    QUESTÃO 3
    Considerando que o nível e o tipo de vínculo que a criança estabelece com as pessoas que a cercam vão determinar o nível e o tipo de conexão que são estabelecidos com o conhecimento, pode-se afirmar que esse vínculo repercute na


    c ) aprendizagem escolar.

    QUESTÃO 4
    A ação preventiva é primordial no trabalho do psicopedagogo escolar; porém, nos casos em que o aluno já mostrar o distúrbio ou dificuldade de aprendizagem, qual seria o trabalho do psicopedagogo?


    c ) Indicar o trabalho clínico.

    QUESTÃO 5
    Qual o único órgão que representa a classe dos psicopedagogos brasileiros?


    c ) Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).

    QUESTÃO 6
    A Psicopedagogia surgiu no século XIX, nascida pela preocupação com problemas de aprendizagem na área médica. Onde ela surgiu?


    a ) Na Europa.

    QUESTÃO 7
    Leia as asserções a seguir.
    I. A Psicopedagogia surgiu em respostas a problemas de aprendizagem que não tiveram solução na Pedagogia e nem na Psicologia.
    II. O campo de atuação da Psicopedagogia envolve tanto a educação quanto a saúde, e tem como foco a aprendizagem na dimensão normal e patológica, sempre relacionada ao meio no qual a criança, o jovem ou o adolescente está inserido.
    III. A Psicopedagogia é somente a soma entre a Pedagogia e a Psicologia.

    d ) Somente as asserções I e II estão corretas.
    QUESTÃO 8
    Qual é o papel da educação em relação ao conhecimento dos seres humanos?


    d ) analisar e refletir sobre como se está trabalhando a relação do conhecimento e os seres humanos.


    QUESTÃO 9
    Considerando que o enfoque da psicopedagogia ultrapassa o pensamento racional, fragmentado e casualista,
    analise as seguintes asserções.
    I. A Psicopedagogia assume o compromisso de interferir não só nas defasagens, mas também num modelo de conhecimento transdisciplinar, compatível com as características da pós-modernidade.
    II. A Psicopedagogia integra várias áreas do conhecimento e cobre um vasto campo de atuação de seu profissional.
    III. A Psicopedagogia é uma área nova, resultante da conexão de conhecimentos de distintas disciplinas.


    b ) Todas as asserções estão corretas.

    QUESTÃO 10
    Na função preventiva, o psicopedagogo deve prognosticar prováveis perturbações no processo de aprendizagem. Por meio de quais procedimentos é possível realizar esse prognóstico?


    a ) Técnicas e métodos próprios.

    ResponderExcluir
  14. QUESTÃO 1
    A ação preventiva é primordial no trabalho do psicopedagogo escolar; porém, nos casos em que o aluno já mostrar o distúrbio ou dificuldade de aprendizagem, qual seria o trabalho do psicopedagogo?


    b ) Indicar o trabalho clínico.

    QUESTÃO 2
    Se a visão da escola for transformadora e inclusiva, o que deve ficar claro para seus partícipes?

    a ) Que todos são seres diferentes, com problemas e dificuldades, e que a educação é um apoio para superar os obstáculos ? e não para criá-los.

    QUESTÃO 3
    Em relação à intervenção da Psicopedagogia na escola, frente à sua prática pedagógica, analise as afirmações
    a seguir.
    I. Releitura e reelaboramento no desenvolvimento das programações curriculares.
    II. A análise mais detalhada dos conceitos, desenvolvendo atividades que ampliem as diferentes formas de trabalhar o conteúdo programático.
    III. Criações de materiais, textos e livros para o uso do próprio aluno.


    d ) Todas as asserções estão corretas.


    QUESTÃO 4
    O papel da escola é interferir no mundo, na sociedade e, consequentemente, na história dos seres humanos. Assim, quem é influenciado por ela?


    a ) Todos os que a frequentam e os que não a frequentam.

    QUESTÃO 7
    Por que na realidade a prática Psicopedagógica surgiu antes da criação do próprio curso na Argentina?

    a ) Porque os psicólogos argentinos não tinham permissão de clinicar, então a realidade da educação os levou a produzir toda uma metodologia sobre a chamada dificuldade de aprendizagem, dando origem à atual Psicopedagogia.
    QUESTÃO 8
    Qual é o legítimo papel da Psicopedagogia escolar?
    b ) Prevenir problemas, inibições, atrasos e desvios, tanto do sujeito quanto do grupo.

    QUESTÃO 9
    Na clínica, o psicopedagogo busca resolver problemas emergentes nos processos de ensino-aprendizagem. Faz parte de seu trabalho
    b ) diagnosticar, nortear e investigar.
    QUESTÃO 10
    O tratamento começa com o diagnostico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. O que é necessário identificar no diagnóstico psicopedagógico?
    c ) O significado da não aprendizagem

    ResponderExcluir
  15. psicologia da educação - avaliação corrigida
    QUESTÃO 1
    Ao tratar do desenvolvimento humano, Vygotsky deixa claro que


    a ) as características tipicamente humanas não estariam prontas no nascimento, mas se desenvolveriam ao longo da vida, sendo resultado da interação dos fatores biológicos com os culturais.

    QUESTÃO 2
    Os conceitos que a criança faz dos objetos e que são internalizados são


    c ) apropriados por ela de forma gradual.

    QUESTÃO 3
    Qual a principal característica do método psicanalítico?


    d ) Associação livre.

    QUESTÃO 4
    Atualmente, o ensino da Psicologia busca


    c ) estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos inseridos na realidade cotidiana.

    QUESTÃO 5
    Na teoria de Vygotsky, o brinquedo tem função de


    c ) permitir que a criança estabeleça vínculo entre sua atitude e a atitude adulta, o que é uma função importante na construção do psiquismo infantil.

    QUESTÃO 6
    Que tipos de instrumento permitiram que o ser humano atuasse sobre o meio?


    b ) Materiais e simbólicos.

    QUESTÃO 7
    É característica do estágio do personalismo para Wallon:


    a ) formação da personalidade.

    QUESTÃO 8
    A teoria defendida por Vygotsky ficou conhecida como


    d ) teoria sócio-histórica ou histórico-cultural.

    QUESTÃO 9
    A inteligência analítica constitui


    b ) as possibilidades de comparação e avaliação das tarefas.

    QUESTÃO 10
    Podemos dizer que o que distingue o movimento de um gesto e o som de uma palavra é


    c ) o significado apropriado pela criança.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por me ajudar com esse banco de questões sobre a Introdução a Psicopedagogia.

    Me ajudou muito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Na Argentina, a Psicopedagogia tem um caráter distinto da Psicopedagogia no Brasil. Os instrumentos empregados são mais variados, recorrendo o psicopedagogo argentino, em geral, a quais itens das asserções a seguir? I. Provas de inteligência, provas de nível de pensamento. II. Avaliação do nível pedagógico, avaliação perceptomotora. III. Testes projetivos, testes psicomotores. IV. Hora do jogo psicopedagógico.

    Escolha uma:

    a. Somente a asserção I.

    b. Somente as asserções II e III.

    c. Somente as asserções I e II.

    d. Todas as asserções.
    S
    Feedback
    Sua resposta está correta.
    A resposta correta é: Todas as asserções.

    ResponderExcluir
  18. Considerando que o enfoque da
    psicopedagogia ultrapassa o
    pensamento racional, fragmentado e
    casualista, analise as seguintes
    asserções
    1. A Psicopedagogia assume o
    compromisso de interferir não só nas
    defasagens, mas também num
    modelo de conhecimento
    transdisciplinar, compatível com as
    características da pós-modernidade.
    II. A Psicopedagogia integra várias
    áreas do conhecimento e cobre um
    vasto campo de atuação de seu
    profissional.
    III. A Psicopedagogia é uma área nova,
    resultante da conexão de
    conhecimentos de distintas
    disciplinas.
    a) Todas as asserções estão corretas.
    b) Somente as asserções II e Ill estão
    corretas
    c) Somente as asserções le ll estão

    ResponderExcluir
  19. QUESTÃO 1
    A partir do estabelecimento do 1.º sistema de hipóteses, o psicopedagogo vai elencar alguns instrumentos que vão auxiliá-lo a avaliar se as hipóteses levantadas são verdadeiras ou não. Que instrumentos são esses?
    a ) Entrevistas, observações, técnicas projetivas psicopedagógicas, levantamento estatístico, dinâmica de grupo, análise de material escolar etc.(CORRETA).
    QUESTÃO 2
    O Modelo Nosográfico proposto por Visca considera três diferentes níveis de análise para os estados patológicos da aprendizagem. Escolha a afirmativa correta que nomeia esses níveis.


    a ) Semiológico, patogênico e etiológico.(CORRETA)
    QUESTÃO 3
    A queixa escolar, que se caracteriza como a demanda para o trabalho do psicopedagogo, ao ser analisada sob a ótica da causalidade circular, possibilita ao psicopedagogo, na escola,
    r: compreender o processo histórico dessa queixa, percebendo o funcionamento da instituição na sua totalidade. (CORRETA)
    QUESTÃO 4
    Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.


    a ) A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem mantidas para que os objetivos sejam alcançados.(CORRETA).
    QUESTÃO 5
    A compreensão da aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que propõe o Esquema Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente à aprendizagem, considerando-a como
    b ) um processo evolutivo, em que, a partir do nascimento, considerando a carga genética que está presente, o sujeito, em constante interação com o meio, vai estabelecendo suas relações vinculares que estruturam sua aprendizagem.(CORRETA)
    QUESTÃO 6
    Sobre os fatores que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios, assinale a alternativa correta.
    d ) A prática pedagógica passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune com o aprender e não sejam práticas isoladas.
    CORRETA
    QUESTÃO 7
    Marque a alternativa correta em relação ao conceito de instituição educacional, foco da intervenção psicopedagógica.
    c ) É uma instituição, pois é um espaço onde se transmitem e se recebem valores.CORRETA


    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...