1- Os locais em que o psicopedagogo exerce sua função são:
( ) clinicas psicopedagógicas e escolas.
( ) exclusivamente em escolas.
( ) em escolas e hospitais.
( X ) onde estiver se desenvolvendo o processo de aprendizagem.
2- Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar:
( ) com os professores.
( ) exclusivamente com os alunos.
( X ) com a comunidade escolar.
( ) com os alunos e a direção da escola.
3- As psicopedagogias diádicas enfatizam a:
( ) relação da sociedade com a família.
( ) relação do homem com a educação.
( ) relação do homem com a família.
( X) inter-relação entre indivíduo e sociedade.
4- A psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque:
( X ) eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
( ) eles apoiam as falhas na estrutura familiar.
( ) eles demonstram a falência do sistema educacional.
( )eles são a prova do fracasso escolar.
INTRODUÇÃO
À PSICOPEDAGOGIA
1. Em um trabalho mais
contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar
- com a comunidade escolar.
- com os professores.
- com os alunos e a direção da escola.
- exclusivamente com os alunos.
2. Bernard Charlot afirma
que, diante de um aluno que fracassa em um aprendizado, pode-se fazer dois
tipos de leitura:
- uma leitura negativa da situação, que fala em deficiências, carências, lacunas, enquanto uma leitura positiva quer saber o que está acontecendo com esse aluno.
- ambas positivas, pois buscam compreender como as situações de fracasso foram constituindo-se na trajetória dos alunos.
- todas as duas são ambivalentes, indicando aspectos positivos e negativos do processo.
- ambas negativas, focalizando o que o aluno não sabe, em que ele é deficiente, o que lhe falta.
3. As três ações
psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são
- ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
- criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
- escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
- capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.
4. São áreas de
interferência do psicopedagogo, em relação às queixas da escola:
- inteligência emocional e programação neurolinguística.
- habilidades cognitivas e competências sociais.
- política educacional e autocontrole (domínio das emoções).
- autoconhecimento (identidade) e gestão escolar.
. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque
ResponderExcluir• eles são a prova do fracasso escolar.
• eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
• eles apontam as falhas na estrutura familiar.
• eles demonstram a falência do sistema educacional.
2. A regulamentação da profissão de psicopedagogo no Brasil
• não é importante, pois seu trabalho já é reconhecido pelas autoridades e profissionais de educação.
• trará um reforço teórico-metodológico à atuação psicopedagógica.
• trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo.
• permitirá que o psicopedagogo trabalhe com mais liberdade e sem o auxílio de outros profissionais.
3. A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de
• extensão.
• graduação.
• formação.
• pós-graduação.
4. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade
• do professor.
• conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.
• do psicopedagogo.
• do aluno.
qual é a resposta
ResponderExcluirA resposta da 1ª pergunta - eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo do inconsciente.
ResponderExcluir2- trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo
ResponderExcluir3- pós-graduação
ResponderExcluir4- conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.
ResponderExcluirBOA PROVA
Valeu.
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
1. Leia abaixo:
A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como
os currículos escolares.
a interação professor/aluno.
os processos de ensino.
o sujeito aprendendo.
2. As psicologias diádicas enfatizam a
inter-relação entre indivíduo e sociedade.
relação do homem com a família.
relação do homem com a educação.
relação da sociedade com a família.
3. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são
capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.
ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
4. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar
com os alunos e a direção da escola.
com os professores.
com a comunidade escolar.
exclusivamente com os alunos.
Obrigada por sua colaboração.
Excluir. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque
ResponderExcluireles são a prova do fracasso escolar.
eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.
eles demonstram a falência do sistema educacional.
eles apontam as falhas na estrutura familiar.
2. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é
reconhecer a existência de processos inconscientes.
reeducação do aluno.
orientação familiar.
refletir sobre a prática docente.
3. Em um trabalho mais contínuo nas escolas, o psicopedagogo irá atuar
exclusivamente com os alunos.
com os alunos e a direção da escola.
com os professores.
com a comunidade escolar.
4. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são
criar metodologia, criar jogos didáticos; criar espaços de brincadeira.
ouvir os professores, ouvir os pais, ouvir os alunos.
escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
capacitar os professores, orientar as famílias, auxiliar a direção.
Obrigada
Excluir4. As três ações psicopedagógicas importantes ao cotidiano da sala de aula são R. escolha das ações, auxílio oferecido aos alunos, avaliação.
ExcluirAlguém me ajuda nessa questão por favo? A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clinico de Joana, que: ?????
ExcluirAlgém me ajuda nessa questão? A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque
ExcluirAlguém pode me ajudar ??? A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque
ExcluirA Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque
ExcluirELES NOS MOSTRAM A LÓGICA DO CONHECIMENTO CONSTRUÍDO E O DESEJO INCONSCIENTE.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
1. O discurso pedagógico hegemônico está baseado na ilusão de que
professores exigentes ensinam melhor.
saber é poder.CORRETA
os erros são fatais para a aprendizagem do aluno.
crianças arteiras são mais inteligentes.
2. Observe:
Manuel Castells define rede como um conjunto de nós interconectados. Cada um desses nós representa um ponto de inflexão na construção do conhecimento, bem como a interconexão com outros conhecimentos vindos de outras fontes. A partir disso, podemos afirmar que os conhecimentos
tecidos ao longo de nossa vida são fixos.
são inflexíveis e imutáveis ao longo do tempo e do espaço.
são flexíveis e mutáveis a cada momento.CORRETA
são imutáveis e vão sendo somados aos anteriores.
3. No decorrer de sua atuação profissional, os psicopedagogos devem seguir certos princípios morais que estão condensados
no manual de orientação profissional.
nas normas técnicas e profissionais do psicopedagogo.
no juramento do psicopedagogo.
no Código de Ética.CORRETA
4. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque
eles são a prova do fracasso escolar.
eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.CORRETA
eles demonstram a falência do sistema educacional.
eles apontam as falhas na estrutura familiar.
Obrigada por sua colaboração
Excluir;)
rova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 3.0
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
1. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade
conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si.correta
do psicopedagogo.
do professor.
do aluno.
2. O objeto de estudo da Psicopedagogia é
as dificuldades de aprendizagem humana.correta
a metodologia de aprendizagem.
o envolvimento emocional de quem aprende.
o indivíduo aprendente.
3. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem
nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.correta
precisa ser domesticado pela civilização.
nasce como uma folha de papel em branco.
é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
4. A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clínico de Joana, que
I. existe um saber do inconsciente.
II. o erro na aprendizagem pode ser desconstruído.
III. é possível construir um conhecimento além das aparências.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
A afirmativa II está correta.
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas. correta
A afirmativa III está correta.
rova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 3.0
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
1. A zona de desenvolvimento proximal em Lev Vygotsky corresponde ao espaço de atividade
conjunta do professor e do aluno, e dos alunos entre si. CORRETA
do psicopedagogo.
do professor.
do aluno.
2. O objeto de estudo da Psicopedagogia é
as dificuldades de aprendizagem humana.CORRETA
a metodologia de aprendizagem.
o envolvimento emocional de quem aprende.
o indivíduo aprendente.
3. As psicologias monádicas estão assentadas no pressuposto de que o homem
nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.CORRETA
precisa ser domesticado pela civilização.
nasce como uma folha de papel em branco.
é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.
4. A teoria freudiana nos mostra, por meio do caso clínico de Joana, que
I. existe um saber do inconsciente.
II. o erro na aprendizagem pode ser desconstruído.
III. é possível construir um conhecimento além das aparências.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
A afirmativa II está correta.
A afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.CORRETA
A afirmativa III está correta.
Obrigada
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirINTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
1. [QuestãoID 59584] Leia abaixo:
• A definição do objeto de estudo da Psicopedagogia e os demais aspectos dessa área de estudo passaram por várias fases distintas. Na fase atual, podemos definir o objeto de estudo da Psicopedagogia como
• os currículos escolares.
• o sujeito aprendendo. correta
• os processos de ensino.
• a interação professor/aluno.
2. [QuestãoID 59579] As dificuldades de aprendizagem começam a ser foco de estudos no princípio da modernidade. A primeira ciência a se ocupar deste estudo foi a
• Medicina. correta
• Psicopedagogia.
• Sociologia.
• Pedagogia.
3. [QuestãoID 59572] A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é
• refletir sobre a prática docente.
• reconhecer a existência de processos inconscientes. correta
• orientação familiar.
• reeducação do aluno.
4. [QuestãoID 59593] Bernard Charlot afirma que, diante de um aluno que fracassa em um aprendizado, pode-se fazer dois tipos de leitura:
• todas as duas são ambivalentes, indicando aspectos positivos e negativos do processo.
• ambas negativas, focalizando o que o aluno não sabe, em que ele é deficiente, o que lhe falta.
• ambas positivas, pois buscam compreender como as situações de fracasso foram constituindo-se na trajetória dos alunos.
• uma leitura negativa da situação, que fala em deficiências, carências, lacunas, enquanto uma leitura positiva quer saber o que está acontecendo com esse aluno. Correta
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
1. [QuestãoID 64204] O principal instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos propostos em seu planejamento didático é
• o método. correta
• o livro didático.
• a avaliação.
• a fixação.
2. [QuestãoID 64740] No trabalho docente,
• o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos didáticos em função das características de cada matéria.
Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.
I. A adequação dos objetivos estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
IV. As condições físicas da instituição e o tempo disponível.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
• Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
• Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
• Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
• As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. correta
3. [QuestãoID 64743] Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários)
• se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações(interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere
• às salas de aula só na universidade.
• ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
• aos laboratórios.
• ao novo conceito de aula universitária. correta
4. [QuestãoID 64200] É a prática intencional de ensino e de aprendizagem,
• não reduzida à questão didática ou às metodologias de estudar e de aprender, mas articulada a uma educação como prática social e ao conhecimento como produção histórica e cultural, numa relação dialética entre prática-teoria-prática, conteúdo-forma, sujeito-saberes-experiências e propostas interdisciplinares.
• Prática Pedagógica. correta
• Metodologia do Ensino Superior.
• Princípios de Aprendizagem.
• Prática Pedagógica Dialógica.
Prova 26656
ResponderExcluir1. AS PSICOLOGIAS MONÁDICAS ESTÃO ASSENTADAS NO SEGUINTE PRESSUPOSTO:
o homem nasce como uma folha de papel em branco.
o homem precisa ser domesticado pela civilização.
o homem nasce equipado com uma bagagem de potencialidades que se desenvolve naturalmente.
o homem é apenas um ser biológico, um animal mamífero superior.Correto
2. A regulamentação da profissão de psicopedagogo no Brasil
trará maior credibilidade à atuação profissional do psicopedagogo.Correto
trará um reforço teórico-metodológico à atuação psicopedagógica.
permitirá que o psicopedagogo trabalhe com mais liberdade e sem o auxílio de outros profissionais.
não é importante, pois seu trabalho já é reconhecido pelas autoridades e profissionais de educação.
3. A expressão medicalização do fracasso escolar significa
a justificativa do fracasso escolar por meio da desigualdade dos ambientes em que as crianças da chamada "classe baixa" se desenvolvem.
a justificativa do fracasso escolar por meio dos fatores intraescolares.
o fato de serem normalmente os médicos que diagnosticam as causas desse fracasso.
a justificativa do fracasso escolar por meio de causas orgânicas e biológicas.Correto
4. POR MEIO DA HISTÓRIA DO PAI QUE ENSINOU A FILHA A ANDAR DE BICICLETA, ALICIA FERNÁNDEZ NOS MOSTRA DUAS FUNÇÕES: ENSINANTE E APRENDENTE.
A aprendizagem da menina foi uma experiência de alegria e de descoberta porque:
o pai, como ensinante da filha, lhe exibiu seus conhecimentos sobre como andar bem de bicicleta.
o pai foi muito carinhoso com a filha enquanto fornecia explicações.
a filha, como aprendente, gostou de ver seu pai pedalando em sua bicicleta.
o pai autorizou a filha a ocupar o lugar de sujeito pensante.Correto
5. O QUE É ESSENCIAL AO TRABALHO DA PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR?
Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
Promover a revolução didática.Correto
Auxiliar os professores.
Facilitar o trabalho da gestão escolar.
6. A dimensão básica do trabalho clínico do psicopedagogo é
orientação familiar.
refletir sobre a prática docente.
reconhecer a existência de processos inconscientes.Correto
reeducação do aluno.
7. A formação dos psicopedagogos no Brasil é feita por meio de cursos de
pós-graduação.Correto
extensão.
formação.
graduação.
8. O TRATAMENTO PSICOPEDAGÓGICO PROPRIAMENTE DITO ESTÁ SEMPRE VINCULADO AO POSICIONAMENTO TEÓRICO:
estabelecido pela direção da escola.
oriundo da formação do psicopedagogo.
e metodológico do projeto político-pedagógico da escola.
da equipe interdisciplinar encarregada do caso.Correto
9. SÃO ÁREAS DE INTERFERÊNCIA DO PSICOPEDAGOGO, EM RELAÇÃO ÀS QUEIXAS DA ESCOLA:
autoconhecimento (identidade) e gestão escolar.
inteligência emocional e programação neurolingüística.
habilidades cognitivas e competências sociais.Correto
política educacional e autocontrole (domínio das emoções).
10. A Psicopedagogia busca entender os erros que as crianças cometem porque
eles apontam as falhas na estrutura familiar.
eles são a prova do fracasso escolar.
eles demonstram a falência do sistema educacional.
eles nos mostram a lógica do conhecimento construído e o desejo inconsciente.Correto
Obrigada por sua colaboração
Excluir(;))
Disciplina: 1299 - INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA
ResponderExcluirConfira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
QUESTÃO 1
O trabalho do psicopedagogo é complexo, pois na análise dos fatores da não aprendizagem deve-se relacionar:
b ) conhecimento e comunicação.
QUESTÃO 2
Por que na realidade a prática Psicopedagógica surgiu antes da criação do próprio curso na Argentina?
a ) Porque os psicólogos argentinos não tinham permissão de clinicar, então a realidade da educação os levou a produzir toda uma metodologia sobre a chamada dificuldade de aprendizagem, dando origem à atual Psicopedagogia.
QUESTÃO 3
Considerando que o nível e o tipo de vínculo que a criança estabelece com as pessoas que a cercam vão determinar o nível e o tipo de conexão que são estabelecidos com o conhecimento, pode-se afirmar que esse vínculo repercute na
c ) aprendizagem escolar.
QUESTÃO 4
A ação preventiva é primordial no trabalho do psicopedagogo escolar; porém, nos casos em que o aluno já mostrar o distúrbio ou dificuldade de aprendizagem, qual seria o trabalho do psicopedagogo?
c ) Indicar o trabalho clínico.
QUESTÃO 5
Qual o único órgão que representa a classe dos psicopedagogos brasileiros?
c ) Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).
QUESTÃO 6
A Psicopedagogia surgiu no século XIX, nascida pela preocupação com problemas de aprendizagem na área médica. Onde ela surgiu?
a ) Na Europa.
QUESTÃO 7
Leia as asserções a seguir.
I. A Psicopedagogia surgiu em respostas a problemas de aprendizagem que não tiveram solução na Pedagogia e nem na Psicologia.
II. O campo de atuação da Psicopedagogia envolve tanto a educação quanto a saúde, e tem como foco a aprendizagem na dimensão normal e patológica, sempre relacionada ao meio no qual a criança, o jovem ou o adolescente está inserido.
III. A Psicopedagogia é somente a soma entre a Pedagogia e a Psicologia.
d ) Somente as asserções I e II estão corretas.
QUESTÃO 8
Qual é o papel da educação em relação ao conhecimento dos seres humanos?
d ) analisar e refletir sobre como se está trabalhando a relação do conhecimento e os seres humanos.
QUESTÃO 9
Considerando que o enfoque da psicopedagogia ultrapassa o pensamento racional, fragmentado e casualista,
analise as seguintes asserções.
I. A Psicopedagogia assume o compromisso de interferir não só nas defasagens, mas também num modelo de conhecimento transdisciplinar, compatível com as características da pós-modernidade.
II. A Psicopedagogia integra várias áreas do conhecimento e cobre um vasto campo de atuação de seu profissional.
III. A Psicopedagogia é uma área nova, resultante da conexão de conhecimentos de distintas disciplinas.
b ) Todas as asserções estão corretas.
QUESTÃO 10
Na função preventiva, o psicopedagogo deve prognosticar prováveis perturbações no processo de aprendizagem. Por meio de quais procedimentos é possível realizar esse prognóstico?
a ) Técnicas e métodos próprios.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirA ação preventiva é primordial no trabalho do psicopedagogo escolar; porém, nos casos em que o aluno já mostrar o distúrbio ou dificuldade de aprendizagem, qual seria o trabalho do psicopedagogo?
b ) Indicar o trabalho clínico.
QUESTÃO 2
Se a visão da escola for transformadora e inclusiva, o que deve ficar claro para seus partícipes?
a ) Que todos são seres diferentes, com problemas e dificuldades, e que a educação é um apoio para superar os obstáculos ? e não para criá-los.
QUESTÃO 3
Em relação à intervenção da Psicopedagogia na escola, frente à sua prática pedagógica, analise as afirmações
a seguir.
I. Releitura e reelaboramento no desenvolvimento das programações curriculares.
II. A análise mais detalhada dos conceitos, desenvolvendo atividades que ampliem as diferentes formas de trabalhar o conteúdo programático.
III. Criações de materiais, textos e livros para o uso do próprio aluno.
d ) Todas as asserções estão corretas.
QUESTÃO 4
O papel da escola é interferir no mundo, na sociedade e, consequentemente, na história dos seres humanos. Assim, quem é influenciado por ela?
a ) Todos os que a frequentam e os que não a frequentam.
QUESTÃO 7
Por que na realidade a prática Psicopedagógica surgiu antes da criação do próprio curso na Argentina?
a ) Porque os psicólogos argentinos não tinham permissão de clinicar, então a realidade da educação os levou a produzir toda uma metodologia sobre a chamada dificuldade de aprendizagem, dando origem à atual Psicopedagogia.
QUESTÃO 8
Qual é o legítimo papel da Psicopedagogia escolar?
b ) Prevenir problemas, inibições, atrasos e desvios, tanto do sujeito quanto do grupo.
QUESTÃO 9
Na clínica, o psicopedagogo busca resolver problemas emergentes nos processos de ensino-aprendizagem. Faz parte de seu trabalho
b ) diagnosticar, nortear e investigar.
QUESTÃO 10
O tratamento começa com o diagnostico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. O que é necessário identificar no diagnóstico psicopedagógico?
c ) O significado da não aprendizagem
psicologia da educação - avaliação corrigida
ResponderExcluirQUESTÃO 1
Ao tratar do desenvolvimento humano, Vygotsky deixa claro que
a ) as características tipicamente humanas não estariam prontas no nascimento, mas se desenvolveriam ao longo da vida, sendo resultado da interação dos fatores biológicos com os culturais.
QUESTÃO 2
Os conceitos que a criança faz dos objetos e que são internalizados são
c ) apropriados por ela de forma gradual.
QUESTÃO 3
Qual a principal característica do método psicanalítico?
d ) Associação livre.
QUESTÃO 4
Atualmente, o ensino da Psicologia busca
c ) estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos inseridos na realidade cotidiana.
QUESTÃO 5
Na teoria de Vygotsky, o brinquedo tem função de
c ) permitir que a criança estabeleça vínculo entre sua atitude e a atitude adulta, o que é uma função importante na construção do psiquismo infantil.
QUESTÃO 6
Que tipos de instrumento permitiram que o ser humano atuasse sobre o meio?
b ) Materiais e simbólicos.
QUESTÃO 7
É característica do estágio do personalismo para Wallon:
a ) formação da personalidade.
QUESTÃO 8
A teoria defendida por Vygotsky ficou conhecida como
d ) teoria sócio-histórica ou histórico-cultural.
QUESTÃO 9
A inteligência analítica constitui
b ) as possibilidades de comparação e avaliação das tarefas.
QUESTÃO 10
Podemos dizer que o que distingue o movimento de um gesto e o som de uma palavra é
c ) o significado apropriado pela criança.
Obrigada por me ajudar com esse banco de questões sobre a Introdução a Psicopedagogia.
ResponderExcluirMe ajudou muito.
Abraços.
Na Argentina, a Psicopedagogia tem um caráter distinto da Psicopedagogia no Brasil. Os instrumentos empregados são mais variados, recorrendo o psicopedagogo argentino, em geral, a quais itens das asserções a seguir? I. Provas de inteligência, provas de nível de pensamento. II. Avaliação do nível pedagógico, avaliação perceptomotora. III. Testes projetivos, testes psicomotores. IV. Hora do jogo psicopedagógico.
ResponderExcluirEscolha uma:
a. Somente a asserção I.
b. Somente as asserções II e III.
c. Somente as asserções I e II.
d. Todas as asserções.
S
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as asserções.
Obrigada pela ajuda...Deus abençoe.
ResponderExcluirConsiderando que o enfoque da
ResponderExcluirpsicopedagogia ultrapassa o
pensamento racional, fragmentado e
casualista, analise as seguintes
asserções
1. A Psicopedagogia assume o
compromisso de interferir não só nas
defasagens, mas também num
modelo de conhecimento
transdisciplinar, compatível com as
características da pós-modernidade.
II. A Psicopedagogia integra várias
áreas do conhecimento e cobre um
vasto campo de atuação de seu
profissional.
III. A Psicopedagogia é uma área nova,
resultante da conexão de
conhecimentos de distintas
disciplinas.
a) Todas as asserções estão corretas.
b) Somente as asserções II e Ill estão
corretas
c) Somente as asserções le ll estão
QUESTÃO 1
ResponderExcluirA partir do estabelecimento do 1.º sistema de hipóteses, o psicopedagogo vai elencar alguns instrumentos que vão auxiliá-lo a avaliar se as hipóteses levantadas são verdadeiras ou não. Que instrumentos são esses?
a ) Entrevistas, observações, técnicas projetivas psicopedagógicas, levantamento estatístico, dinâmica de grupo, análise de material escolar etc.(CORRETA).
QUESTÃO 2
O Modelo Nosográfico proposto por Visca considera três diferentes níveis de análise para os estados patológicos da aprendizagem. Escolha a afirmativa correta que nomeia esses níveis.
a ) Semiológico, patogênico e etiológico.(CORRETA)
QUESTÃO 3
A queixa escolar, que se caracteriza como a demanda para o trabalho do psicopedagogo, ao ser analisada sob a ótica da causalidade circular, possibilita ao psicopedagogo, na escola,
r: compreender o processo histórico dessa queixa, percebendo o funcionamento da instituição na sua totalidade. (CORRETA)
QUESTÃO 4
Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
a ) A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem mantidas para que os objetivos sejam alcançados.(CORRETA).
QUESTÃO 5
A compreensão da aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que propõe o Esquema Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente à aprendizagem, considerando-a como
b ) um processo evolutivo, em que, a partir do nascimento, considerando a carga genética que está presente, o sujeito, em constante interação com o meio, vai estabelecendo suas relações vinculares que estruturam sua aprendizagem.(CORRETA)
QUESTÃO 6
Sobre os fatores que se relacionam com a aprendizagem quando esta perpassa vínculos sadios, assinale a alternativa correta.
d ) A prática pedagógica passa a se preocupar com o como se aprende para que o ensinar se coadune com o aprender e não sejam práticas isoladas.
CORRETA
QUESTÃO 7
Marque a alternativa correta em relação ao conceito de instituição educacional, foco da intervenção psicopedagógica.
c ) É uma instituição, pois é um espaço onde se transmitem e se recebem valores.CORRETA