segunda-feira, julho 30, 2012

Prova N2 - Arte no Contexto Escolar

ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

1. AS TRÊS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DO ENSINO DE MÚSICA SÃO:


  •  ação, representação e audição.
  •  relação entre os blocos de conteúdos; relação entre os gêneros da música; relação entre as formas musicais.
  •  relação entre a atividade de apreciação e produção musical; realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho; articulação entre os conteúdos dos diversos grupos.
  •  ouvir, tocar e dançar.

2. LEIA ABAIXO:



  • Analise os elementos de organização da composição e os procedimentos técnicos e estilísticos empregados por Käthe Kollwitz em Mortalidade Infantil, de 1925. Marque V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.


  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>


  • ( ) Composição sem equilíbrio, mas com uma temática bem alegre.
    ( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
    ( ) A imagem comunica ou sugere tranqüilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
    ( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.

    Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta.

    •  F, F, V, F.
    •  F, V, V, F.
    •  V, F, F, V.
    •  F, V, F, V.

    3. A LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE IMPLICA CONHECIMENTOS, TANTO DA FUNÇÃO DA ARTE EM NOSSA VIDA E DAS TÉCNICAS – O DESENHO,



    • a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura – quanto dos gêneros artísticos. Em se tratando de artes visuais, as obras de arte podem ser classificadas por meio das suas temáticas e divididas em:

    •  cenas com figura humana e sem figura, cenas idealizadas e realistas.
    •  cenas de guerra e de paz, retratos figurativos e abstratos.
    •  natureza-morta, retrato, paisagem, cenas do cotidiano, históricas, mitológicas e religiosas.
    •  paisagens idealizadas e realistas, e pintura de gênero.

    4. OBSERVE ABAIXO:



    • A técnica criada por Seurat, conhecida como pontilhismo, na qual a tinta é aplicada em pontos de cores puras e, à distância, esses pontos parecem se fundir, foi muito criticada na época.


  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>


  • Observe a obra Domingo à tarde na Ilha da Grande Jate e destaque os procedimentos utilizados por Seurat.

    I. Esse artista leva ao extremo o uso de cores quentes e frias para dar idéia de figuras mais e menos nítidas, de perto e longe, criando uma sensação de profundidade nos seus quadros.
    II. Para representar essa cena, ele utiliza alguns recursos artísticos para dar idéia de profundidade: grandeza relativa da figura, sobreposição de figuras, cor e luz, obliqüidade e convergência (parece que as linhas do quadro dirigem-se para um ponto de fuga).
    III. A grandeza relativa das figuras nos permite afirmar que a representação das figuras em tamanhos diferentes – maiores na frente e menores atrás – cria uma ilusão de profundidade.

    Assinale a alternativa correta.

    •  Apenas a afirmativa I é correta.
    •  As afirmativas I, II e III são corretas.
    •  Apenas as afirmativas I e III são corretas.
    •  Apenas a afirmativa II é correta.

    ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR

    1. OS CINCO ELEMENTOS FORMADORES DO SOM SÃO:


    •  intensidade, força, relatividade, sonoridade e intenção.
    •  intensidade, duração, timbre, densidade e altura.
    •  gênero, forma, tipo, ordem e sonoridade.
    •  ritmo, forma, timbre, altura e força.

    2. DE ACORDO COM O ESTUDO DAS TÉCNICAS, AS COMPOSIÇÕES VISUAIS PODEM SER CLASSIFICADAS EM:


    •  multidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; tridimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
    •  bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões – altura e largura – como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões – altura, largura e profundidade – como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em relevo escavado.
    •  bidimensionais, com as técnicas do desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões estéticas.
    •  bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões. Suas principais técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e as pinturas nas paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.

    3. É POR MEIO DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS DIFERENCIAR E IDENTIFICAR OS SONS.


    •  Gênero musical.
    •  Timbre.
    •  Altura.
    •  Ondas sonoras.

    4. UM OBJETO ARTÍSTICO, DIFERENTEMENTE DOS OUTROS UTENSÍLIOS, NÃO CUMPRE UMA FUNÇÃO UTILITÁRIA, MAS ESSA DISTINÇÃO PODE, NA VERDADE,



    • gerar uma confusão: a idéia de que a arte é inútil. É por isso que muitas pessoas denominam os objetos artísticos de (in)utensílios – objetos inúteis – para diferenciálos dos utensílios – objetos úteis.
      A idéia da inutilidade da arte tem origem nessa incompreensão e pode nos levar a perder de vista que a arte cumpre diferentes funções. Nesse sentido, podemos deduzir que sua utilidade não se realiza de forma imediata, mas mediata, isto é, mediada pelos conhecimentos que nos permitam tornar esse objeto tão familiar quanto os outros. Então, podemos concluir que:

      I. a arte é uma forma de conhecimento e representação e, nesse sentido, pode não só “revelar as contradições da sociedade”, prestando-se a uma crítica social, como pode “revelar ou representar tanto a vida interior do homem como a cultura”.
      II. a arte é beleza, mas também pode “proporcionar prazer”. Assim, apreciar arte é não “abrir mão da inutilidade, o princípio do prazer superando o princípio utilitarista”.
      III. a arte é uma forma de trabalho criador e de expressão, mas, para que seja linguagem artística, é preciso acrescentar novos ingredientes a essa forma de expressão.

      São corretas as afirmativas:

    •  I e II.
    •  I, II e III.
    •  I e III.
    •  II e III.

    Um comentário:

    1. Alguem por favor pode me ajudar com a prova de Ensino de Artes? não estou conseguindo encontrar nada no meu móduo por gentileza tem alguém que possa me ajudar por favor?

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário!

    Postagem em destaque

    Entre em contato e peça um orçamento!.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...