LITERATURA INFANTIL
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O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
Oi Raquel! bela postagem sobre a importância da leitura, com certeza a leitura abre novos horisontes e novas aprendizagens. Parabéns!! Bjuss uma linda noite.
ResponderExcluirResultado final : 4.0
ResponderExcluirLITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
1. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA COM RELAÇÃO À CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", "num lugar muito distante...", "um belo dia...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.
Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
2. A POESIA BRASILEIRA PARA A INFÂNCIA É MUITO RICA E DIVERSIFICADA,
tanto pela variedade de tipos textuais quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença da poesia atende a diversos fatores, exceto:
a crença de que escrever poemas é fácil e basta colocar rimas em final de linha.
o fato de a fantasia e a sensibilidade não caracterizarem a poesia.
a tendência natural da criança para o ritmo.
a tradição do verso em composições dirigidas à infância.
3. PARA QUE POSSAMOS PENSAR A LEITURA EM SENTIDO AMPLO,
não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão,
no trabalho de formação do leitor, desconsideram-se sempre as bases teóricas que fundamentam a atividade docente.
não é necessário que o professor tenha a prática do intercâmbio constante com os textos.
a educação pressupõe dois parceiros fundamentais e que, necessariamente, devem interagir: professor e aluno.
a noção de letramento, o aparato legal e as histórias pessoais de leitura não constituem a base de teorias que autorizam a pensar a leitura como um ato indispensável para o conhecimento da educação e da formação dos professores.
4. LEIA:
"Ao lado da chamada literatura adulta, Monteiro Lobato deixou extensa obra voltada para o público infantil, justamente um campo até então mal-explorado em nossas letras."
Sobre Monteiro Lobato, assinale a alternativa incorreta.
Criou um universo para a criança, "num cenário natural, enriquecido pelo folclore de seu povo, aspecto indispensável à obra infantil".
Publicou, em 1921, Narizinho Arrebitado, que já apresentava um apelo à imaginação, movimentação dos diálogos, enredo, linguagem visual, humor e graça na expressão lingüística.
Sua literatura não tinha um caráter moralista nem pedagógico, seus personagens em nada lembravam o povo brasileiro.
Buscou o nacionalismo na criação de personagens que refletiam a brasilidade na linguagem, nos comportamentos, na afetividade, na relação com a natureza.
Obrigada por sua colaboração
Excluir;)
B
ExcluirPROVA LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
ResponderExcluir1. [QuestãoID 31363] ENTRE AS TIPOLOGIAS DOS TEXTOS LITERÁRIOS,
encontramos aquelas que estão diretamente ligadas à tradição oral, que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de:
quadrinhos, lendas e mitos.
fábulas, mitos e lendas.CORRETA
folclore, crônicas e mitos.
mitos, lendas e literatura de informação.
2. [QuestãoID 31365] OS CONTOS DE ENCANTAMENTO APRESENTAM EM SEU ENREDO FATOS INVEROSSÍMEIS OU EXTRAORDINÁRIOS,
que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas. Nelly Novaes propõe a divisão dos tipos de contos da seguinte forma:
contos de encantamento que relatam histórias fantásticas e sobrenaturais, e contos de realidade que relatam histórias fiéis à realidade externa.
contos históricos, que relatam conquistas de um povo de maneira fiel ao que ocorreu, e contos de fadas com seres sobrenaturais e situações irreais.
contos maravilhosos, oriundos do Oriente, e os contos de fadas de natureza espiritual, ética e existencial. CORRETA
mitos ligados ao espiritual e à busca de explicações para tudo, e a história que trabalha com a razão e observa fatos.
3. [QuestãoID 31371] LEIA ABAIXO:
O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa que não é coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.
O texto jornalístico possibilita ao professor abordar diversos tipos de informação por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
A utilização do jornal, em sala de aula, impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência pessoal de vida com as notícias, formar novos conceitos e adquirir novos conhecimentos.CORRETA
Antes do trabalho em sala com o jornal, é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, suas funções e recursos lingüísticos, a fim de uma exploração e uma compreensão eficazes por parte dos alunos.
Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.
4. [QuestãoID 31375] A POESIA BRASILEIRA PARA A INFÂNCIA É MUITO RICA E DIVERSIFICADA,
tanto pela variedade de tipos textuais quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença da poesia atende a diversos fatores, exceto:
a crença de que escrever poemas é fácil e basta colocar rimas em final de linha.
a tradição do verso em composições dirigidas à infância.
a tendência natural da criança para o ritmo.
o fato de a fantasia e a sensibilidade não caracterizarem a poesia. CORRETA