quinta-feira, setembro 13, 2012

Prova N2

LITERATURA INFANTIL

1. Todas as pessoas da sociedade, se questionadas sobre a importância da leitura, dirão que ler é algo importante por diversos motivos.



  • Hoje, as teorias de recepção de textos consideram que

  • um livro fechado não existe; quem lhe dá força é a ação praticada por um leitor, que ocupa papel principal de fonte de sentidos. CORRETA
  • cada texto deve ser explorado por meio de questionamentos feitos pelo professor, que já sabe anteriormente o que o autor do texto quis dizer.
  • o importante é o significado que preexiste no texto, independente de qualquer leitor.
  • o importante é trabalhar inicialmente com textos mais fáceis, para gradativamente ir acrescentando textos com mais complexidade na vida dos alunos.

2. Observe abaixo:



  • Os contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações, valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características permanentes do ser humano. Com relação aos contos, pode-se afirmar que
    I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
    II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
    III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
    Assinale a alternativa correta.

  • Apenas I e II.
  • Apenas II e III.
  • Todas as afirmativas. CORRETA
  • Apenas I e III.

3. Leia abaixo:



  • Com relação à tipologia textual, Isabel Solé, baseada nos estudos de Adam, de Bronckart e de Van Dijk, apresenta a seguinte classificação para os textos: narrativo, descritivo, expositivo e instrutivo-indutivo. Das características abaixo, assinale aquela que se refere ao texto narrativo.

  • Pretende induzir a ação do leitor: palavras de ordem, instruções de montagem ou de uso etc.
  • É frequente tanto na literatura quanto nos dicionários, guias turísticos e inventários.
  • Segue uma organização: estado inicial - complicação - ação - resolução - estado final. CORRETA
  • Descreve um objeto ou um fenômeno, mediante comparações e outras técnicas.

4. Observe abaixo:



  • A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que

  • os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
  • a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
  • somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
  • cara ência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela. CORRETA

5 comentários:

  1. Oi Raquel! bela postagem sobre a importância da leitura, com certeza a leitura abre novos horisontes e novas aprendizagens. Parabéns!! Bjuss uma linda noite.

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  2. Resultado final : 4.0
    LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
    1. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA COM RELAÇÃO À CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.

    Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
    A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", "num lugar muito distante...", "um belo dia...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.
    Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
    Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
    2. A POESIA BRASILEIRA PARA A INFÂNCIA É MUITO RICA E DIVERSIFICADA,


    tanto pela variedade de tipos textuais quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença da poesia atende a diversos fatores, exceto:

    a crença de que escrever poemas é fácil e basta colocar rimas em final de linha.
    o fato de a fantasia e a sensibilidade não caracterizarem a poesia.
    a tendência natural da criança para o ritmo.
    a tradição do verso em composições dirigidas à infância.
    3. PARA QUE POSSAMOS PENSAR A LEITURA EM SENTIDO AMPLO,


    não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão,

    no trabalho de formação do leitor, desconsideram-se sempre as bases teóricas que fundamentam a atividade docente.
    não é necessário que o professor tenha a prática do intercâmbio constante com os textos.
    a educação pressupõe dois parceiros fundamentais e que, necessariamente, devem interagir: professor e aluno.
    a noção de letramento, o aparato legal e as histórias pessoais de leitura não constituem a base de teorias que autorizam a pensar a leitura como um ato indispensável para o conhecimento da educação e da formação dos professores.
    4. LEIA:


    "Ao lado da chamada literatura adulta, Monteiro Lobato deixou extensa obra voltada para o público infantil, justamente um campo até então mal-explorado em nossas letras."

    Sobre Monteiro Lobato, assinale a alternativa incorreta.

    Criou um universo para a criança, "num cenário natural, enriquecido pelo folclore de seu povo, aspecto indispensável à obra infantil".
    Publicou, em 1921, Narizinho Arrebitado, que já apresentava um apelo à imaginação, movimentação dos diálogos, enredo, linguagem visual, humor e graça na expressão lingüística.
    Sua literatura não tinha um caráter moralista nem pedagógico, seus personagens em nada lembravam o povo brasileiro.
    Buscou o nacionalismo na criação de personagens que refletiam a brasilidade na linguagem, nos comportamentos, na afetividade, na relação com a natureza.

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  3. PROVA LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
    1. [QuestãoID 31363] ENTRE AS TIPOLOGIAS DOS TEXTOS LITERÁRIOS,


    encontramos aquelas que estão diretamente ligadas à tradição oral, que surgiu pela criação de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de:

    quadrinhos, lendas e mitos.
    fábulas, mitos e lendas.CORRETA
    folclore, crônicas e mitos.
    mitos, lendas e literatura de informação.

    2. [QuestãoID 31365] OS CONTOS DE ENCANTAMENTO APRESENTAM EM SEU ENREDO FATOS INVEROSSÍMEIS OU EXTRAORDINÁRIOS,


    que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas. Nelly Novaes propõe a divisão dos tipos de contos da seguinte forma:

    contos de encantamento que relatam histórias fantásticas e sobrenaturais, e contos de realidade que relatam histórias fiéis à realidade externa.
    contos históricos, que relatam conquistas de um povo de maneira fiel ao que ocorreu, e contos de fadas com seres sobrenaturais e situações irreais.
    contos maravilhosos, oriundos do Oriente, e os contos de fadas de natureza espiritual, ética e existencial. CORRETA
    mitos ligados ao espiritual e à busca de explicações para tudo, e a história que trabalha com a razão e observa fatos.


    3. [QuestãoID 31371] LEIA ABAIXO:


    O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa que não é coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.

    O texto jornalístico possibilita ao professor abordar diversos tipos de informação por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
    A utilização do jornal, em sala de aula, impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência pessoal de vida com as notícias, formar novos conceitos e adquirir novos conhecimentos.CORRETA
    Antes do trabalho em sala com o jornal, é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, suas funções e recursos lingüísticos, a fim de uma exploração e uma compreensão eficazes por parte dos alunos.
    Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.


    4. [QuestãoID 31375] A POESIA BRASILEIRA PARA A INFÂNCIA É MUITO RICA E DIVERSIFICADA,


    tanto pela variedade de tipos textuais quanto pelo grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença da poesia atende a diversos fatores, exceto:

    a crença de que escrever poemas é fácil e basta colocar rimas em final de linha.
    a tradição do verso em composições dirigidas à infância.
    a tendência natural da criança para o ritmo.
    o fato de a fantasia e a sensibilidade não caracterizarem a poesia. CORRETA

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