Páginas
INÍCIO
SOBRE
EAD
GRUPO DE ESTUDOS
COMO AJUDAR!
Contatos:
quarta-feira, outubro 24, 2012
Minha prova
Prova concluída com sucesso!!!
Resultado final :
2
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Antônio Nóvoa, ao tratar da formação da identidade do professor, fala em 3 As, que são
adesão, autoconsciência e assertividade.
articulação, autonomia e ação.
autoconsciência, apego e autodeterminação.
adesão, autonomia e autoconsciência.
2. Segue abaixo:
A síndrome Burnout é uma resposta ao estresse ocupacional crônico e se caracteriza pela desmotivação, pelo desinteresse, pelo mal-estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em variados graus, profissionais que lidam com outras pessoas, que resolvem problemas dos outros, como médicos, carcereiros, assistentes sociais, comerciários, pessoas que atendem o público, enfermeiros, funcionários de departamento pessoal, telemarketing, bombeiros e, principalmente, professores. Embora os efeitos sejam danosos, é possível que ele termine com o chamado Fenômeno Fênix. Isso significa que o professor
enfrenta o Fenômeno Fênix como o início do processo da síndrome de Burnout.
termina como a fênix, consumindo-se em chamas, "queimando completamente até a incineração completa", como o próprio termo burnout significa.
só enfrenta o Fenômeno Fênix se tiver uma estrutura neurótica de personalidade já instalada.
pode recuperar-se e retomar o prazer no trabalho, como uma fênix - ave mitológica grega - que renasce das cinzas.
3. Observe:
Para César Coll, a elaboração curricular deve levar em conta a análise da realidade operada com referenciais específicos. O autor fala de quatro referenciais. O primeiro é o socioantropológico, que considera os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo será aplicado; o segundo é o psicológico, que se volta para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o terceiro é o pedagógico, que se apropria do conhecimento gerado na sala de aula em experiências prévias; o quarto se fixa nas características próprias das diversas áreas do saber tratadas pelo currículo.
Esse quarto referencial é chamado de
epistemológico.
temporal.
organizativo.
psicopedagógico.
4. O Projeto Político Pedagógico é um importante instrumento para a gestão da autonomia da escola. Sobre ele podemos dizer que
não é necessário que os atores institucionais pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que caracteriza a autonomia.
pode provocar dois tipos de problema: a fragmentação do trabalho pedagógico e o aumento da rotina de tarefas improdutivas.
a sua construção deve articular os partícipes da realidade escolar: corpo docente e corpo discente.
é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, ou seja, um instrumento teórico-metodológico.
Um comentário:
isabel
11 de agosto de 2019 às 12:25
obrigada!me ajudou muito.
Responder
Excluir
Respostas
Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...
Deixe seu comentário!
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prova com Respostas
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
Mapa para Sala de Aula e Dicas de organização da sala de aula para professores
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
Pratica de leitura escrita
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
LinkWithin
obrigada!me ajudou muito.
ResponderExcluir