domingo, outubro 28, 2012

Prova N2

TEORIAS DA APRENDIZAGEM 30/09/2012
 
1. Além das questões cognitivas, o processo de aprendizagem envolve
• a relação professor-aluno, o pagamento em dia, o acompanhamento dos pais e o interesse do aluno.
• a relação professor-aluno, a organização curricular, a relação família-escola e didática do professor.(CORRETO)
• o interesse do aluno, as condições de acesso, o pagamento em dia e a organização curricular.
• a organização curricular, a relação escola-família, o pagamento em dia e o interesse do aluno.
 
2. Os processos de avaliação utilizados por Freinet seriam hoje incluídos nas práticas avaliativas
• qualitativas.
• fundamentais.
• quantitativas.
• processuais.(CORRETO)
 
3. O papel do professor, na teoria de Jerome Bruner, é
• medir conhecimentos.
• controlar comportamento.
• mobilizar emoções.
• motivar a aprendizagem.(CORRETO)
 
4. Os elementos subsunçores dizem respeito às aprendizagens
• novas.
• formais.
• mediadas.
• anteriores.(CORRETO)

16 comentários :

  1. Como é bom ter amigos (as) mesmo que do outro lado da telinha! É assim que te sinto amiga virtual é real. È com carinho que passo mais uma vez no teu cantinho para desejar uma linda tarde de Domingo e que amanhã inicie uma semana abençoada com muita paz, saúde e com muita firmeza para vencer os obstáculos que surgirem na tua vida.
    Gosto muito de um pensamento do livro MINUTOS DE SABEDORIA, de C. Torres Pastorino, que diz: TENHA firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal. Mas seja paciente, não pretendendo que tudo lhe chegue de imediato. Há tempo para tudo. E tudo o que é seu virá às suas mãos, no momento oportuno. Saiba esperar o momento exato em que receberá os benefícios que pleiteia. Aguarde com paciência que os frutos amadureçam para que possa apreciar devidamente sua doçura.
    Que saibamos ter esta paciência e a coragem de lutar por nossos sonhos. “Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la” Barbara Pletcher
    Bjuss Fica na paz de Deus. Lourdes Duarte http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    Lembrando o sorteio, continua, veja link na lateral do blog, faltam menos de 100 seguidores para atingir a meta!! Participem!!


    ResponderExcluir
  2. 1. O desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e mentais encontra auxílio na prática

    • psicocinética.
    • psicanalítica.
    • psicogênica.
    • psicomotora.(correta)
    2. Os elementos subsunçores dizem respeito às aprendizagens

    • mediadas.
    • formais.
    • anteriores.(correta)
    • novas.
    3. O currículo em espiral, proposto por Jerome Bruner, tem como intenção favorecer a aprendizagem por meio da

    • reprodução do conteúdo.
    • motivação.
    • memorização.
    • apresentação do conteúdo sob prismas diferentes.(correta)
    4. De acordo com Perrenoud, desenvolver competências significa desenvolver

    • ações concretas.
    • a capacidade crítica diante das situações cotidianas.
    • domínios práticos de ação que necessariamente passam pela compreensão da ação empreendida e do uso a que esta ação se destina.( correta)
    • a capacidade intelectual referente à capacidade de absorção de conteúdos.

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe a resposta correta?
    Com base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?

    I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
    II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
    III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
    IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

      creio que seria essa?! na minha opnião

      Excluir
  4. Muito Bom esse Blog, ajudou a ter certeza em algumas respostas que eu tinha duvida...Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    TEORIAS DA APRENDIZAGEM
    1. Os elementos subsunçores dizem respeito às aprendizagens
    • mediadas.
    • anteriores. CORRETA
    • formais.
    • novas.
    2. As tendências pedagógicas e suas práticas correspondentes são responsáveis pelo desenvolvimento de novos
    • aspectos comportamentais.
    • métodos de ensino. CORRETA
    • conteúdos pedagógicos.
    • cursos de formação.
    3. A necessidade de planejamento escolar é discutida mais amplamente nas teorias
    • tradicionais.
    • construtivistas.
    • democráticas. CORRETA
    • tecnicistas.
    4. Os estágios de desenvolvimento na teoria de Henri Wallon são:
    • impulsivo-emocional, pré-operatório, operatório-concreto, lógico-formal e personalismo.
    • sensório-motor, projetivo, categorial, operatório-formal e adolescência.
    • impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial e adolescência. CORRETA
    • impulsivo-emocional, sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.

    ResponderExcluir
  6. De acordo com Perrenoud, desenvolver competências significa desenvolver
    A) a capacidade intelectual referente à capacidade de absorção de conteúdos
    B) ações concretas
    C) a capacidade crítica diante das situações cotidianas
    D) domínios práticos de ação que necessariamente passam pela compreensão da ação empreendice e do uso a que esta ação se destina

    ResponderExcluir
  7. A RESPOSTA CORRETA É A LETRA D

    ResponderExcluir
  8. 2. Leia o texto abaixo:

    O psicopedagogo institucional, ao se deparar com uma queixa escolar referente à disciplina de uma turma de 3.o ano, deverá, para caracterizar a ação psicopedagógica, intervir em qual ou quais unidades de análise?

    Somente nos sujeitos identificados como problemas.
    Em uma dimensão institucional envolvida com a situação apresentada e também no grupo, se necessário.
    Somente no grupo de alunos.
    No grupo de alunos e também nos sujeitos com mais dificuldades.


    A prova é
    INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 3.0

      INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
      1. [QuestãoID 66880] São recursos psicopedagógicos para a intervenção na instituição educacional:


      informação, mostra e assinalamento.CORRETA
      papel, caneta e régua.
      provas, testes e questionários.
      avaliação, diagnóstico e questionário.

      2. [QuestãoID 66870] A Psicopedagogia Institucional pode direcionar suas ações para que espécies de instituições?


      Somente em consultórios clínicos.
      Para escola, família, empresas e hospitais.CORRETA
      Apenas para instituições educacionais.
      Para escola e família.

      3. [QuestãoID 66890] Leia o texto abaixo:




      Qual é o nome da técnica que, pelo modelo teórico da Epistemologia Convergente, nos facilita, no diagnóstico psicopedagógico institucional, avaliar mais intimamente o sintoma?


      Eocmea - Entrevista Operativa Centrada na Modalidade de Ensino e Aprendizagem.CORRETA
      Cone Invertido e seus vetores.
      EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem.
      Testes psicológicos formais.

      4. [QuestãoID 66881] Leia o texto abaixo:




      O psicopedagogo institucional, ao se deparar com uma queixa escolar referente à disciplina de uma turma de 3.o ano, deverá, para caracterizar a ação psicopedagógica, intervir em qual ou quais unidades de análise?


      Em uma dimensão institucional envolvida com a situação apresentada e também no grupo, se necessário.CORRETA
      Somente nos sujeitos identificados como problemas.
      Somente no grupo de alunos.
      No grupo de alunos e também nos sujeitos com mais dificuldades.

      Excluir
  9. Alguém sabe a resposta dessa os materiais pedagógicos desenvolvido por Maria Montessori servem de auxílio para desenvolver?

    ResponderExcluir
  10. TEORIAS DA APRENDIZAGEM

    1. [QuestãoID 67946] Sobre a importância do processo de socialização na formação do juízo moral, é INCORRETO afirmar que

    • o processo de socialização é responsável pelo desenvolvimento afetivo da criança.
    • o processo de socialização conduz o indivíduo do estado de anomia ao estado de autonomia.
    • o desenvolvimento do juízo moral é um processo independente do processo de socialização. (correta)
    • é através do processo de socialização que se desfaz o egocentrismo.
    2. [QuestãoID 67979] As tendências pedagógicas e suas práticas correspondentes são responsáveis pelo desenvolvimento de novos

    • cursos de formação.
    • conteúdos pedagógicos.
    • aspectos comportamentais.
    • métodos de ensino. (correta)
    3. [QuestãoID 67948] Na teoria de Vygotsky, três conceitos ocupam papel central. São eles:

    • cultura, mediação e zona de desenvolvimento proximal.(correta)
    • história, política e coletividade.
    • nível de desenvolvimento real, linguagem e experimentação.
    • cultura, mediação e nível de desenvolvimento potencial.
    4. [QuestãoID 67947] A autonomia moral refere-se

    • à capacidade de pensamento lógico apresentada pelo indivíduo.
    • à superação do processo de realismo moral (heteronomia).(correta)
    • ao aumento das interações sociais.
    • ao momento de maior capacidade de abstração mental.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...