TEORIAS DA APRENDIZAGEM 30/09/2012
1. Além das questões cognitivas, o processo de aprendizagem envolve
• a relação professor-aluno, o pagamento em dia, o acompanhamento dos pais e o interesse do aluno.
• a relação professor-aluno, a organização curricular, a relação família-escola e didática do professor.(CORRETO)
• o interesse do aluno, as condições de acesso, o pagamento em dia e a organização curricular.
• a organização curricular, a relação escola-família, o pagamento em dia e o interesse do aluno.
• a relação professor-aluno, o pagamento em dia, o acompanhamento dos pais e o interesse do aluno.
• a relação professor-aluno, a organização curricular, a relação família-escola e didática do professor.(CORRETO)
• o interesse do aluno, as condições de acesso, o pagamento em dia e a organização curricular.
• a organização curricular, a relação escola-família, o pagamento em dia e o interesse do aluno.
2. Os processos de avaliação utilizados por Freinet seriam hoje incluídos nas práticas avaliativas
• qualitativas.
• fundamentais.
• quantitativas.
• processuais.(CORRETO)
• qualitativas.
• fundamentais.
• quantitativas.
• processuais.(CORRETO)
3. O papel do professor, na teoria de Jerome Bruner, é
• medir conhecimentos.
• controlar comportamento.
• mobilizar emoções.
• motivar a aprendizagem.(CORRETO)
• medir conhecimentos.
• controlar comportamento.
• mobilizar emoções.
• motivar a aprendizagem.(CORRETO)
4. Os elementos subsunçores dizem respeito às aprendizagens
• novas.
• formais.
• mediadas.
• anteriores.(CORRETO)
• novas.
• formais.
• mediadas.
• anteriores.(CORRETO)
Como é bom ter amigos (as) mesmo que do outro lado da telinha! É assim que te sinto amiga virtual é real. È com carinho que passo mais uma vez no teu cantinho para desejar uma linda tarde de Domingo e que amanhã inicie uma semana abençoada com muita paz, saúde e com muita firmeza para vencer os obstáculos que surgirem na tua vida.
ResponderExcluirGosto muito de um pensamento do livro MINUTOS DE SABEDORIA, de C. Torres Pastorino, que diz: TENHA firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal. Mas seja paciente, não pretendendo que tudo lhe chegue de imediato. Há tempo para tudo. E tudo o que é seu virá às suas mãos, no momento oportuno. Saiba esperar o momento exato em que receberá os benefícios que pleiteia. Aguarde com paciência que os frutos amadureçam para que possa apreciar devidamente sua doçura.
Que saibamos ter esta paciência e a coragem de lutar por nossos sonhos. “Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la” Barbara Pletcher
Bjuss Fica na paz de Deus. Lourdes Duarte http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
Lembrando o sorteio, continua, veja link na lateral do blog, faltam menos de 100 seguidores para atingir a meta!! Participem!!
Obrigada flor.
ResponderExcluir1. O desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e mentais encontra auxílio na prática
ResponderExcluir• psicocinética.
• psicanalítica.
• psicogênica.
• psicomotora.(correta)
2. Os elementos subsunçores dizem respeito às aprendizagens
• mediadas.
• formais.
• anteriores.(correta)
• novas.
3. O currículo em espiral, proposto por Jerome Bruner, tem como intenção favorecer a aprendizagem por meio da
• reprodução do conteúdo.
• motivação.
• memorização.
• apresentação do conteúdo sob prismas diferentes.(correta)
4. De acordo com Perrenoud, desenvolver competências significa desenvolver
• ações concretas.
• a capacidade crítica diante das situações cotidianas.
• domínios práticos de ação que necessariamente passam pela compreensão da ação empreendida e do uso a que esta ação se destina.( correta)
• a capacidade intelectual referente à capacidade de absorção de conteúdos.
Alguém sabe a resposta correta?
ResponderExcluirCom base na visão sociointeracionista, qual o papel do adulto no processo de aquisição da linguagem oral por parte da criança?
I. Atribuir sentido à fala e à escrita da criança, interpretando suas manifestações.
II. Oferecer o padrão correto de fala e escrita repetidamente.
III. Provocar estímulos, bem como reforço positivo e negativo conforme as respostas da criança.
IV. Inserir a criança numa rede dialógica e significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Excluircreio que seria essa?! na minha opnião
Muito Bom esse Blog, ajudou a ter certeza em algumas respostas que eu tinha duvida...Obrigada!
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
TEORIAS DA APRENDIZAGEM
1. Os elementos subsunçores dizem respeito às aprendizagens
• mediadas.
• anteriores. CORRETA
• formais.
• novas.
2. As tendências pedagógicas e suas práticas correspondentes são responsáveis pelo desenvolvimento de novos
• aspectos comportamentais.
• métodos de ensino. CORRETA
• conteúdos pedagógicos.
• cursos de formação.
3. A necessidade de planejamento escolar é discutida mais amplamente nas teorias
• tradicionais.
• construtivistas.
• democráticas. CORRETA
• tecnicistas.
4. Os estágios de desenvolvimento na teoria de Henri Wallon são:
• impulsivo-emocional, pré-operatório, operatório-concreto, lógico-formal e personalismo.
• sensório-motor, projetivo, categorial, operatório-formal e adolescência.
• impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial e adolescência. CORRETA
• impulsivo-emocional, sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.
De acordo com Perrenoud, desenvolver competências significa desenvolver
ResponderExcluirA) a capacidade intelectual referente à capacidade de absorção de conteúdos
B) ações concretas
C) a capacidade crítica diante das situações cotidianas
D) domínios práticos de ação que necessariamente passam pela compreensão da ação empreendice e do uso a que esta ação se destina
Olá obrigada por sua VISITA!.
ExcluirA RESPOSTA CORRETA É A LETRA D
ResponderExcluir2. Leia o texto abaixo:
ResponderExcluirO psicopedagogo institucional, ao se deparar com uma queixa escolar referente à disciplina de uma turma de 3.o ano, deverá, para caracterizar a ação psicopedagógica, intervir em qual ou quais unidades de análise?
Somente nos sujeitos identificados como problemas.
Em uma dimensão institucional envolvida com a situação apresentada e também no grupo, se necessário.
Somente no grupo de alunos.
No grupo de alunos e também nos sujeitos com mais dificuldades.
A prova é
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Prova concluída com sucesso!!!
ExcluirResultado final : 3.0
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
1. [QuestãoID 66880] São recursos psicopedagógicos para a intervenção na instituição educacional:
informação, mostra e assinalamento.CORRETA
papel, caneta e régua.
provas, testes e questionários.
avaliação, diagnóstico e questionário.
2. [QuestãoID 66870] A Psicopedagogia Institucional pode direcionar suas ações para que espécies de instituições?
Somente em consultórios clínicos.
Para escola, família, empresas e hospitais.CORRETA
Apenas para instituições educacionais.
Para escola e família.
3. [QuestãoID 66890] Leia o texto abaixo:
Qual é o nome da técnica que, pelo modelo teórico da Epistemologia Convergente, nos facilita, no diagnóstico psicopedagógico institucional, avaliar mais intimamente o sintoma?
Eocmea - Entrevista Operativa Centrada na Modalidade de Ensino e Aprendizagem.CORRETA
Cone Invertido e seus vetores.
EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem.
Testes psicológicos formais.
4. [QuestãoID 66881] Leia o texto abaixo:
O psicopedagogo institucional, ao se deparar com uma queixa escolar referente à disciplina de uma turma de 3.o ano, deverá, para caracterizar a ação psicopedagógica, intervir em qual ou quais unidades de análise?
Em uma dimensão institucional envolvida com a situação apresentada e também no grupo, se necessário.CORRETA
Somente nos sujeitos identificados como problemas.
Somente no grupo de alunos.
No grupo de alunos e também nos sujeitos com mais dificuldades.
Alguém sabe a resposta dessa os materiais pedagógicos desenvolvido por Maria Montessori servem de auxílio para desenvolver?
ResponderExcluir:)
ResponderExcluirTEORIAS DA APRENDIZAGEM
ResponderExcluir1. [QuestãoID 67946] Sobre a importância do processo de socialização na formação do juízo moral, é INCORRETO afirmar que
• o processo de socialização é responsável pelo desenvolvimento afetivo da criança.
• o processo de socialização conduz o indivíduo do estado de anomia ao estado de autonomia.
• o desenvolvimento do juízo moral é um processo independente do processo de socialização. (correta)
• é através do processo de socialização que se desfaz o egocentrismo.
2. [QuestãoID 67979] As tendências pedagógicas e suas práticas correspondentes são responsáveis pelo desenvolvimento de novos
• cursos de formação.
• conteúdos pedagógicos.
• aspectos comportamentais.
• métodos de ensino. (correta)
3. [QuestãoID 67948] Na teoria de Vygotsky, três conceitos ocupam papel central. São eles:
• cultura, mediação e zona de desenvolvimento proximal.(correta)
• história, política e coletividade.
• nível de desenvolvimento real, linguagem e experimentação.
• cultura, mediação e nível de desenvolvimento potencial.
4. [QuestãoID 67947] A autonomia moral refere-se
• à capacidade de pensamento lógico apresentada pelo indivíduo.
• à superação do processo de realismo moral (heteronomia).(correta)
• ao aumento das interações sociais.
• ao momento de maior capacidade de abstração mental.
Obrigada pela sua colaboração!💻💻💻💻
Excluir