sábado, abril 13, 2013

Prova com Respostas


N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA.
 
QUESTÃO (1)
O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO:
I - POR UM REFERENCIAL TEORICO PRODUZIDO, SOBRETURO, NO CAMPO DA NEUROLOGIA.
II – PELA IDEIA DE QUE HÁ UMA ESTREITA LIGAÇÃO ENTRE CEREBRAÇÃO E MOVIMENTO – PARALELISMO PSICOMOTOR.
III – POR UMA CONCEPÇÃO E ABORDAGEM MECANICISTA DO CORPO.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)- A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B)- A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C)- AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
D)- A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (2)
NO PERÍODO DO CORPO CONSCIENTE, O CORPO ERA CONCEBIDO COMO:
I – RECEPTOR.
II – RECEPTÁCULO DA TRADIÇÃO.
III – MÁQUINA.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A)     A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B)      AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C)      A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
D)     A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (3)
OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, PRINCIPAL SISTEMATIZAÇÃO OFERECIDA POR EDOUARD GUILMAIN AOS ESTUDOS CORPO HÁBIL, EM 1.935, SÃO:

I – REEDUCAR A ATIVIDADE TÔNICA (EXERCICIOS DE ATITUDE, EQUILIBRIO E DE MÍMICA).
II – MELHORAR A ATIVIDADE DE RELAÇÃO (EXERCICIOS DE DISSOCIAÇÃO E DE COORDENAÇÃO MOTORA COM APOIO LÚDICO)
III – DESENVOLVER O CONTROLE MOTOR (EXERCICIOS DE INIBIÇÃO PARA OS INSTAVEIS E DE DESINIBIÇÃO PARA OS EMOTIVOS).

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A)     A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B)      AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C)      AS AFIRMATIVAS I E II ESTÃO CORRETAS.
D)     A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (4)
O PERIODO HISTÓRICO REFERENTE AOS ESTUDOS DO CORPO CONSCIENTE, SEGUNDO O PROFESSOR LE CAMUS, FOI:
I – FINAL DO SÉCULO XIX – 1945
II – 1.945 – 1973
III – 1973 – ATÉ OS DIAS DE HOJE.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)     AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B)      A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C)      A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D)     A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.


QUESTÃO (5)
AS PRINCIPAIS COLABORAÇÕES DE HENRY WALLON A PSICOMOTRICIDADE REFEREM-SE ÀS SEGUINTES FORMULAÇÕES:
I – DIÁLOGO TÔNICO: A RELAÇÃO CORPORAL AFETIVA NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DEO CARATER DA CRIANÇA.
II – ESTREITA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE TONO POSTURAL E TONO EMOCIONAL.
III – EMOÇÃO COMO ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O ORGANICO E O SOCIAL.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)     A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B)      A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C)      A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
D)     AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.

QUESTÃO (6)
LEIA ABAIXO:
“...PARA CRIAR OS AUTOMATISMOS INDISPENSÁVEIS, A CONSCIENCIA DEVE PASSAR A UM SEGUNDO TERMO; HABITUALMENTE A PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA DO SUJEITO É CONDIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO OU REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, ESTANDO PRESENTE EM TODOS OS INSTANTES, OUTORGANDO-LHE CARATER. O MOVIMENTO EM SI NÃO É EDUCATIVO. PARA QUE O EXERCICIO POSSA INTERVIR NA VIDA PSIQUICA E CONTRIBUIRPARA SEU DESENVOLVIMENTO, É NECESSÁRIO QUE SEJA VOLUNTARIO, PENSANDO, PRECISO E CONTROLADO.” (TRADUÇÃO)
A CITAÇÃO ACIMA PERTENCE A:
I – PICQ E VAYER E FAZ REFERENCIA AOS PRINCIPIOS DO CORPO CONSCIENTE.
II – PHILIPE TISSIÉ E FAZ REFERENCIA AOS PRINCIPIOS DO CORPO HABIL.
III – PERTENCE A SIGMUND FREUD E FAZ ALUSÃO AOS PRINCIPIOS DO CORPO SIGNIFICANTE.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVACORRETA.
A)     AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B)      A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C)      A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
D)     A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (7)
NUMA PERSPECTIVA DE TOTALIDADE, SEGUNDO SILVA, O CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE É:
I – “CIENCIA DO MOVIMENTO MECANICO DO INDIVIDUO NO MEIO TERRESTRE E AQUATICO.”
II – “[ÁREA] DO CONHECIMENTO QUE TEM POR OBJETO O CORPO E O MOVIMENTO EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E DE PRODUÇÃO.”
III – “CIENCIA QUE TEM POR OBJETO O ESTUDO DO HOMEM, POR MEIO DO SEU CORPO EM MOVIMENTO, NAS RELAÇÕES COM O SEU MUNDO INTERNO E EXTERNO.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A CORRETA:
A)     A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B)      A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C)      A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D)     AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.

QUESTÃO (8)
A PSICOMOTRICIDADE DO CORPO CONSCIENTE PODE SER CHAMADA DE A CIENCIA:
I – DO ESQUEMA CORPORAL.
II – DA IMAGEM CORPORAL.
III – DA EXPRESSÃO CORPORAL.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)     A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B)      A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C)      AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
D)     A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (9)
“[...] TODOS SABEM DA IMPORTANCIA QIE WALLON CONCEDEU AO FENOMENO TONICO POR EXCELENCIA, QUE É A FUNÇÃO POSTURAL DE COMUNICAÇÃO, ESSENCIAL PARA A CRIANÇA PEQUENA, FUNÇÃO DE TROCA POR MEIO DA QUAL A CRIANÇA DA E RECEBE.” (AJURIAGUERRA, 1962). NESTE SENTIDO, PARA WALLON, UM DOS ASPECTOS DA RELAÇÃO DA CRIANÇA COM SEUS PARES HUMANOS, SOBRETUDO AQUELES CUIDANTES, É:
I – O DIALOGO TONICO.
II -  A PRONUNCIA CORRETA DAS PALAVRAS.
III – A COR E A TEXTURA DAS ROUPAS.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)     AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B)      A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
C)      A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D)     A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (10)
A PARTIR DOS ESTUDOS DA ATIVIDADE TONICA, A CRIANÇA QUE APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REAÇÕES,
EXAGERADA PRODUÇÃO MOTORA, QUE SOCIALMENTE PROVOCA, POR PARTE DAS PESSOAS, REAÇÕES E ATITUDES DE REJEIÇÃO E QUE, GRAÇAS À SUA EXCESSIVA MOTRICIDADE, POR OUTRO LADO, ACUSA MAIOR PODER DE TENTATIVA, ADQUIRINDO POR ESSE FATO, PELOS SEUS PROPRIOS MEIOS, AS AQUISISÇÕES MOTORAS FUNDAMENTAIS AO SEU DESENVOLVIMENTO, DENOMINA-SE POR:

I – HIPERTÔNICA.
II – NORMOTONICA.
III – HIPOTONICA.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)     AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B)      A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C)      A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
D)     A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (11)
ESQUEMA CORPORAL ENQUANTO,
“CONHECIMENTO PROGRESSIVO DAS PARTES E FUNÇÕES DO CORPO, CONSTITUIDO A PARTIR DE ETAPAS SUCESSIVAS, SEMELHANTES EM CRIANÇAS DA MESMA IDADE, DETERMINADO PELOS PROCESSOS DE AUTOREGULAÇÃO E ADAPTAÇÃO AO MEIO EXTERIOR” PODE SER UM CONCEITO ATRIBUIDO A:
A)     SIGMUND FREUD.
B)      HENRY WALLON.
C)      ANTONIO GRAMSCI.
D)     JEAN PIAGET

QUESTÃO (12)
CONCEBENDO  O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COMO DESCONTINUO,
(___________) SE CONTRAPÕE ÀS TEORIAS ELABORADAS SEGUNDO REGRAS DE MATURAÇÃO UNIVOCA E DE ENCADEAMENTO DE OPERAÇÕES SUCESSIVAS DO PENSAMENTO. EM SUAS FORMULAÇÕES, O DESENVOLVIMENTO ADVÉM DE UM PROCESSO DE SUPERAÇÃO, POR INCORPORAÇÃO DE ANTIGAS ATITUDES E FORMAS DE PENSAMENTO, MOTIVADAS PELAS CONTRADIÇÕES PRESENTES NAS NOVAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE A CRIANÇA E O MEIO HUMANO. À MODA DE GRAMSCI, PODEMOS DIZER QUE PARA (_______), O ?HOMEM É PROCESSO [HISTÓRICO], PRECISAMENTE O PROCESSO DE SEUS ATOS [DE SUAS RELAÇÕES].? (COLCHETES NOSSOS)
O NOME QUE PREENCHE AS LACUNAS ACIMA, A QUEM O TEXTO REFERE TAIS FORMULAÇÕES É:
A)     HENRY WALLON.
B)      ANTONIO GRAMSCI.
C)      SIGMUND FREUD.
D)     JEAN PIAGET.

QUESTÃO (13)
OS CONCEITOS DE TANSFERENCIA E DE INCONSCIENTE, CENTRAIS NA PSICOMOTRICIDADE DO CORPO SIGNIFICANTE, SÃO LEGADOS DA SEGUINTE ÁREA DO CONHECIMENTO:
I – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.
II – PSICANALISE.
III – ETOLOGIA INFANTIL.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A)     A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
B)      AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C)      A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D)     A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (14)
OS MÉTODOS E TECNICAS NESSE PERIODO SE PAUTAM EM PRINCIPIOS TAIS COMO:
I – O PSIQUISMO TEM DOIS NIVEIS: CONSCIENTE E INCONSCIENTE.
II – O CORPO TEM DOIS NIVEIS: ESTRUTURADO E FANTASMATICO.
III – A ATIVIDADE MOTORA TEM DOIS NIVEIS: RACIONAL E PROJETIVO.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)     A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.
B)      AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
C)      A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D)     A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.

QUESTÃO (15)
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL PARA QUE A CRIANÇA EXPRESSE SUAS NECESSIDADES É:
A) O JOGO DE REGRAS.
B) O TEXTO ESCRITO.
C) O JOGO EXPONTANEO.
D) A VERBALIZAÇÃO.


QUESTÃO (16)
“O _______ ESPECIFICA O INDIVIDUO COMO REPRESENTANTE DA ESPÉCIE.
MAIS OU MENOS IDENTICO EM TODAS AS CRIANÇAS DA MESMA IDADE, ELE É UMA REALIDADE DE FATO, ESTEIO E INTERPRETE DA IMAGEM DO CORPO. GRAÇAS A ELE, O CORPO ATUAL FICA REFEREIDO NO ESPAÇO À EXPERIENCIA IMEDIATA. ELE É INCONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E CONSCIENTE.”
A CITAÇÃO DE JEAN LEDOUX ESPECIFICA AS CARACTERISTICAS REFERENTES À (AO)
I – ESQUEMA CORPORAL.
II – EMAGEM CORPORAL.
III – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.

DE ACORDO COM AS AFIRMATIVAS ACIMA, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)     AS AFIRMATIVAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
B)      A AFIRMATIVA III ESTÁ CORRETA.
C)      A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETA.
D)     A AFIRMATIVA I ESTÁ CORRETA.

29 comentários:

  1. 1. ESQUEMA CORPORAL ENQUANTO,




    "conhecimento progressivo das partes e funções do corpo, constituído a partir de etapas sucessivas, semelhantes em crianças da mesma idade, determinado pelos processos de autoregulação e adaptação ao meio exterior" pode ser um conceito atribuído a:


    Jean Piaget.Correta
    Henry Wallon.
    Antonio Gramsci.
    Sigmund Freud.
    2. SE, NO PERÍODO CORPO CONSCIENTE, A PSICOMOTRICIDADE RESPALDOU AS NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO,




    colaborando com estudos a respeito da economia do movimento, no Corpo Significante, a principal colaboração desta área do conhecimento se fundamenta nas questões relativas à economia:


    do esforço repetitivo.
    doméstica.
    do desejo.correta
    do esforço da musculatura estriada.
    3. A SÍNTESE ESQUEMÁTICA I APRESENTA ASPECTOS REFERENTES AO CORPO SIGNIFICANTE E SEU PERÍODO É:


    1970 - 1990.
    1945 - 1973.
    1974 - até os dias atuais.correta
    final do século XIX - 1945.
    4. A Psicomotricidade Relacional tem por objetivo


    analisar os relacionamentos do indivíduo.
    tecer um diálogo com a psicanálise freudiana.correta
    tratar as neuroses dos indivíduos.
    recuperar a história corporal-afetiva do indivíduo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta correta é "recuperar a história corporal-afetiva do indivíduo"

      Excluir
  2. Daniele Obrigada por sua Colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal....antes de mais nada gostaria de agradecer a colaboração de todos...este blog tem sido funamental.!
    Ontem fiz a prova online e esta pergunta:
    QUESTÃO (15)
    PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL PARA QUE A CRIANÇA EXPRESSE SUAS NECESSIDADES É:
    A) O JOGO DE REGRAS.
    B) O TEXTO ESCRITO.
    C) O JOGO EXPONTANEO.
    D) A VERBALIZAÇÃO.
    A resposta correta que foi dada foi jogo expontâneo e NÃO verbalização. Achei estranho...porém resolvi colocar no blog. Abraços e Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela colaboração!.
    Bons estudos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Raquel Maschetti vc tem as resposta das provas n1 psicomotricidade e psicologia do desenvolvimento
      2014 te agradeço mt se puder nos informar!!!

      Excluir
  5. oi,poderiam me ajudar estou em duvida na resposta, penso ser a alternativa III.desde ja agradeço. corpo significante.

    "O corpo sutil é agora o corpo capaz de emitir informação[...] um corpo portador de significações.

    • [...] A função informacional está, mais do que nunca, à frente da cena, mas o interesse deslocou-se da vertente centrípeta à vertente centrífuga, do input ao output".

    A citação de Le Camus (1986), a qual se refere a uma concepção de corpo comunicacional, data do período
    da Psicomotricidade nomeado por ele de
    I. Corpo Hábil.
    II. Corpo Consciente.
    III. Corpo Significante.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    • As afirmativas I, II e III estão corretas.
    • A afirmativa III está correta.
    • A afirmativa I está correta.
    • A afirmativa II está correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana Vieira Sousa14 de setembro de 2015 16:44

      A resposta que você disse está errada, a resposta certa é Corpo Significante.

      Excluir
    2. Corpo Consciente - página 31 do livro em PDF

      Excluir
    3. A correta e corpo CONSCIENTE acabei de fazer

      Excluir
  6. Por favor alguém já tem as provas n1 de psicomotricidade??? POR FAVOR VAMOS TOCAR UMAS IDEIAS .... posta ai meus amigos

    ResponderExcluir
  7. "Alimente meus peixinhos!!!!!!" amei este passatempo. :3

    ResponderExcluir
  8. voce esta no ultimo do curso de pedagogia .Encontra casualmente um antigo colega de escola e fica sabendo que ele esta fazendo o mesmo curso que voce,porem em outra faculdade.conversando sobre as diciplinas do curso,voces acabam comentando sobre a teoria de Piaget,e seu colega faz a seguinte afirmação:"A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget é muito racionalista.Para ele,parece que a inteligencia se resume no raciocinio logico-matematico,pois ele não da importancia as relações sociais e nem a afetividade".Responda se voce concorda ou não com o seu colega e justifique a sua resposta.

    ResponderExcluir
  9. nas primeiras semanas de vida ,o bebe age predominantemente dominado por impulsos e reflexos inatos.Aos poucos,por meio da experiencia ele formara os primeiros habitos,como colocar o dedo na boco e suga-lo.Responda qual o nome dado por Piaget a essa importante construção cognitiva e explique conceitualmente o que ela significa.

    ResponderExcluir
  10. Uma professora do primeiro ano relata uma atividade de produção de texto coletiva na lousa .O texto produzido pelos alunos,e grafado pela professora,foi a seguinte:
    O sapo
    O sapo é bom
    O sapo come inseto
    O sapo é feio
    O sapo vive na agua e na terra
    Ele solta um liquido pela espinha
    O sapo é verde
    Podemos observa que cada enunciado é retratado como se fosse um paragrafo independente.Exigencias minimas de coesão textual,como não repetir "O sapo"em cada enunciado,não são consideradas.embora empenhadas e comprometida com seu trabalho e seus alunos,a professora demonstra ter interiorizado em sua pratica o modelo de "texto"que caracteriza uma metodologia de alfabetização pautada no uso de cartilhas ou livros didaticos inspirados nesse modelo.
    Elabore um pequeno texto no quql voce indique dois argumento para o não uso das cartilhas ou de livros didaticos para as crianças na atualidade.Ainda nesse texto ,indique uma possibilidade de ação para romper com materiais padronizados.

    ResponderExcluir
  11. preciso da resposta da questão 3 e4.Se puderem me ajudar..

    ResponderExcluir
  12. A DIVISÃO E SIMPLIFICAÇÃO DO TRABALHO, PRINCIPAIS FATORES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO
    CAPITALISTA,
    deram origem a um tipo de trabalhador denominado trabalhador:

    ResponderExcluir
  13. O SURGIMENTO DO TERMO PSICOMOTRICIDADE APARECE, NA FRANÇA, NO PERÍODO
    DENOMINADO POR LE CAMUS DE:
    I. Corpo Hábil (final do século XIX – 1940).
    II. Corpo Consciente (1945 – 1973).
    III. Corpo Significante (1974 – ).
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    A ) A afirmativa I está correta.
    B ) A afirmativa II está correta.
    C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    D ) A afirmativa III está correta.

    ResponderExcluir
  14. Avaliação de Educação Psicomotora 10 pontos

    1 – A síntese esquemática apresenta aspectos referentes ao corpo significante e seu período é:
    B. 1974 - até os dias atuais. x

    2- s conceitos de transferência e de inconsciente, centrais na psicomotricidade do corpo significante, são legados da seguinte área do conhecimento:
    I. Psicologia do Desenvolvimento.
    II. Psicanálise.
    III. Etologia Infantil.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    C. A afirmativa II está correta. x

    3- As principais colaborações de Henry Wallon para a psicomotricidade referem-se às seguintes formulações:
    I. Diálogo tônico: a relação corporal afetiva no centro do processo de desenvolvimento do caráter da criança.
    II. Estreita relação existente entre tono postural e tono emocional.
    III. Emoção como elo de ligação entre o orgânico e o social.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    Escolha uma:
    B. As afirmativas I, II e III estão corretas. x

    4- A psicomotricidade relacional foi sistematizada por:
    A. André Lapierre. x

    5- Os objetivos referentes às técnicas voltadas ao corpo consciente, se vistos numa perspectiva de totalidade, estão profundamente ligados:
    A. Aos processos de organização e produção da sociedade capitalista industrial. x

    6- "(...) trata-se de uma memória inconsciente da vivência relacional, de uma encarnação do Eu em crescimento. (...).
    A citação de Jean Ledoux especifica as características referentes à (ao):
    I. Esquema Corporal.
    II. Imagem Corporal.
    III. Orientação Vocacional.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    B. A afirmativa II está correta. x

    7- As teorias de Wallon e Piaget guardam aspectos de semelhança. Dentre eles, podemos citar:
    I. Ambas as teorias são consideradas interacionistas.
    II. Ambas as teorias enfatizam a importância fundante das experiências vividas como base do desenvolvimento global do indivíduo.
    III. Ambas as teorias ressaltam a importância das percepções táteis, visuais e motoras para esse desenvolvimento.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    B. As afirmativas I, II e III estão corretas. x

    8-"[...] todos sabem da importância que Wallon concedeu ao fenômeno tônico por excelência, que é a função postural de comunicação, essencial para a criança pequena, função de troca por meio da qual a criança dá e recebe." (AJURIAGUERRA, 1962) Neste sentido, para Wallon, um dos aspectos importantes da relação da criança com seus pares humanos, sobretudo aqueles cuidantes, é:
    I. o diálogo tônico.
    II. a pronúncia correta das palavras.
    III. a cor e a textura das roupas.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    B. A afirmativa I está correta. x

    9- O principal meio utilizado pela psicomotricidade relacional para que a criança expresse suas necessidades é:
    B. O jogo espontâneo. x

    10- Leia: (...) A função informacional está, mais do que nunca, à frente da cena, mas o interesse deslocou-se da vertente centrípeta à vertente centrífuga, do input ao output? A citação de Le Camus (1986), a qual se refere a uma concepção de corpo comunicacional, data do período da Psicomotricidade nomeado por ele de:
    I. Corpo Hábil.
    II. Corpo Consciente.
    II. Corpo Significante.
    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
    D. A afirmativa III está correta. x

    ______________________________________________________

    Amo este blog ja me ajudou diversas vezes agora é minha vez de retribuir... Espero que ajude

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...