Fundamentos metodológicos em eja i
1. Paulo Freire
entendia que os processos existentes de educação e alfabetização de adultos,
até a década de 1960, eram
·
adequados, pois todos(as) os(as)
analfabetos(as), independente da idade, são alunos(as) e merecem o mesmo
tratamento.
·
corretos, pois trabalhavam com os adultos
como se trabalhava com crianças.
·
inadequados, pois infantilizavam os adultos.
·
inadequados, pois trabalhavam de forma
reflexiva e repetitiva.
2. O primeiro
passo para a construção de um planejamento pedagógico para Educação de Jovens e
Adultos seria
·
a pesquisa socioantropológica, que deve
investigar a realidade vivida pelos alunos em sua comunidade.
·
discutir a política partidária, pois a
organização na escola depende dela, principalmente na escola para jovens e
adultos.
·
a seleção de conteúdos, com a participação de
todos que frequentam a escola.
·
discutir a avaliação, pois a partir dessa
discussão é que se pode selecionar os conteúdos escolares.
3. A
organização do conhecimento tem como principal objetivo
·
desenvolver o raciocínio lógico-matemático,
por meio de exercícios estruturados.
·
hierarquizar os conhecimentos,
classificando-os e selecionando os mais abstratos.
·
selecionar os conteúdos que os professores
entendem como fundamentais para a memorização dos alunos.
·
desenvolver a conceituação científica
identificada como fundamental para uma compreensão crítica das situações que
estão sendo problematizadas.
4. A aplicação
do conhecimento tem como objetivo principal
·
instigar os alunos a articular os
conhecimentos, a aplicar o saber científico às situações reais.
·
trabalhar a memorização dos alunos a partir
de conhecimentos reais, mesclados com conhecimentos abstratos.
·
elaborar provas e posteriormente aplicá-las,
conforme os conteúdos selecionados na disciplina.
aprovar os alunos conforme suas notas nas provas de cada
disciplina.
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 209 - FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS EM EJA I
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Na Educação Popular, o aprender é considerado como uma
a ) brincadeira, pois os adultos já possuem conhecimento do mundo vivido.
b ) interação entre o professor e o aluno, na qual o conhecimento é visto como uma construção individual.
c ) possibilidade bem remota, pois os adultos têm muitas dificuldades para aprender.
d ) interação dialética entre o homem e o mundo, e o conhecimento é visto como uma construção social. CORRETA
QUESTÃO 2
As situações-limites, para se tornarem questões pedagógicas, precisam ser
a ) encaixadas nos conteúdos pré-selecionados.
b ) criticamente analisadas e problematizadas pelos educadores.CORRETA
c ) aprovadas pela direção da escola.
d ) desconsideradas em sua parte informal, isto é, aquilo que não é pedagógico.
QUESTÃO 3
Na concepção curricular por Totalidades de Conhecimento, torna-se um elemento fundamental
a ) o trabalho individualizado dos professores.
b ) a organização dos conteúdos de forma linear.
c ) a organização do conhecimento a partir de conteúdos abstratos.
d ) a pesquisa socioantropológica.CORRETA
QUESTÃO 4
Paulo Freire utilizou-se do método para alcançar outros objetivos, tais como
a ) infiltrar-se na política, pois Freire acreditava que só por meio da política é que se mudaria a visão da alfabetização.
b ) desenvolver uma visão crítica da sociedade, da comunidade onde o aluno está inserido, e que possa desencadear ações transformadoras na realidade vivida.CORRETA
c ) desenvolver uma técnica de alfabetização que tivesse detalhadamente os passos de uma alfabetização mecânica e repetitiva.
d ) inserir os alunos no mercado de trabalho, pois Freire acreditava que a partir da escolarização os alunos teriam emprego novamente.
QUESTÃO 5
A Educação de Jovens e Adultos, articulada com a Economia Solidária, pode colaborar para
a ) a construção e fortalecimento de outras formas de geração de trabalho e renda, calcados em relações solidárias, éticas e afetivas.CORRETA
b ) a formação de um trabalhador dócil e servil para o mercado de trabalho.
c ) fortalecer o emprego assalariado como a melhor e mais garantida forma de gerar trabalho e renda.
d ) a exploração dos trabalhadores, pois sem carteira assinada estes ficam desprotegidos.
QUESTÃO 6
A organização do conhecimento tem como principal objetivo
a ) hierarquizar os conhecimentos, classificando-os e selecionando os mais abstratos.
b ) desenvolver a conceituação científica identificada como fundamental para uma compreensão crítica das situações que estão sendo problematizadas.CORRETA
c ) desenvolver o raciocínio lógico-matemático, por meio de exercícios estruturados.
d ) selecionar os conteúdos que os professores entendem como fundamentais para a memorização dos alunos.
QUESTÃO 7
Os jogos cooperativos podem ser entendidos como sendo
a ) jogos onde os grupos competem entre si.
b ) jogos que estimulam a participação de todos em competições.
c ) atitudes que favorecem o respeito, a valorização e a integração de todos.CORRETA
d ) jogos individuais que requerem muita destreza nos movimentos.
QUESTÃO 8
A Educação Popular não deve ser caracterizada como
a ) uma reação organizada dos movimentos populares ao ensino tradicional.
b ) um contraponto à educação tradicional, pois vai ao encontro dos objetivos desta.
c ) um nível de ensino, nem como uma modalidade de trabalho pedagógico.CORRETA
d ) uma abordagem séria para a educação de adultos.
8-c
Excluird
ExcluirContribuição significativa!
ResponderExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirUma das características fundamentais do tema gerador é estar baseado
d ) na investigação da realidade; é uma forma de organizar a ação educativa que trabalha assuntos significativos da vida do(s) sujeito(s).
QUESTÃO 2
Por que se deve levar em consideração o conhecimento dos alunos na hora de se pensar um currículo para
Educação de Jovens e Adultos?
a ) Porque são adultos e têm o conhecimento de vida, do cotidiano, do trabalho.
QUESTÃO 3
A avaliação na Educação de Jovens e Adultos deve ser
d ) participativa, global e permanente, respeitando o tempo pedagógico de cada aluno.
QUESTÃO 4
Paulo Freire entendia que os processos existentes de educação e alfabetização de adultos, até a década de
1960, eram
b ) inadequados, pois infantilizavam os adultos.
QUESTÃO 5
A Educação de Jovens e Adultos, articulada com a Economia Solidária, pode colaborar para
c ) a construção e fortalecimento de outras formas de geração de trabalho e renda, calcados em relações solidárias, éticas e afetivas.
QUESTÃO 6
O primeiro passo para a construção de um planejamento pedagógico para Educação de Jovens e Adultos
seria
b ) a pesquisa socioantropológica, que deve investigar a realidade vivida pelos alunos em sua comunidade.
QUESTÃO 7
Os três momentos pedagógicos na dinâmica da sala de aula são:
c ) estudo da realidade, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.
QUESTÃO 8
Paulo Freire utilizou-se do método para alcançar outros objetivos, tais como
d ) desenvolver uma visão crítica da sociedade, da comunidade onde o aluno está inserido, e que possa desencadear ações transformadoras na realidade vivida.