terça-feira, fevereiro 18, 2014

Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos [n2]


CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS PEDAGÓGICOS N2
Parte superior do formulário
1. A função social da escola é desenvolver o processo de socialização do aluno. Nesta perspectiva, são dois os objetivos prioritários deste processo

  • promover melhoria geral de seu comportamento e ingresso no mercado de trabalho.
  • proporcionar interação com os demais no contexto escolar e melhorar as relações familiares.
  • incorporação do aluno no mundo do trabalho e formação do cidadão para intervenção na vida pública.
  • incorporação da família na escola e na atitude política.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A ação educativa da escola inclui

  • evitar que a alfabetização e a construção de conceitos matemáticos tornem o aluno crítico.
  • a limitação do processo de aprendizagem, pois, se os conteúdos não forem devidamente apresentados, poderão desenvolver um cidadão deslocado na sociedade.
  • preparar o aluno para que, na convivência com os valores econômicos e sociais dominantes, possa percebê-los, refletir e redimensioná-los às suas reais proporções e repercussões.
  • a reprodução dos valores sociais e econômicos dominantes, de forma que o aluno perceba que já estão estabelecidos e não devem ser questionados.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Falar em diversidade e currículo é falar de

  • hierarquia, desigualdade e poder.
  • predisposição, exercício e reforçamento.
  • gênero, planejamento e avaliação.
  • diferença, subjetividade e singularidade.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A frase "Poderás levar o cavalo à água, mas não poderás fazê-lo beber" pode ser entendida quando pensamos na educação como


  • não há como fazer uma correlação com a educação ou a aprendizagem escolar.
  • o professor não pode fazer nada para incentivar a aprendizagem do aluno.
  • o professor é o cavalo e deve beber água.
  • uma pessoa não pode aprender pela outra, mas pode facilitar o seu aprendizado.

Um comentário:

  1. Disciplina: CURRÍCULO ESTRUTURADO

    QUESTÃO 1
    Quanto aos conteúdos escolares, podemos afirmar que
    a ) podem ser escolhidos aleatoriamente.
    b ) consistem apenas nos saberes.
    c ) devem ser restritos.
    * d ) transcendem os saberes e abarcam diversos elementos.

    QUESTÃO 2
    A complexidade do mundo moderno exige que, na elaboração dos currículos, pensemos
    a ) no que o professor sabe ensinar.
    b ) se o aluno quer aprender.
    c ) em dificultar a vida escolar do aluno.
    * d ) o que ensinar, quando ensinar e como ensinar.

    QUESTÃO 3
    Para que a sala de aula possa tornar-se um espaço aberto, rico e com múltiplas oportunidades, é preciso que dois atores em especial estejam presentes e que se façam atuantes. São eles

    a ) o professor e os pais.
    * b ) o professor e o aluno.
    c ) o aluno e os pais.
    d ) a escola e o governo.

    QUESTÃO 4
    Representa [...] a iniciativa de partir de um objeto, posicionado no campo de uma disciplina, requerendo que o professor e turma utilizem conceitos e instrumentos de outras disciplinas.

    Este conceito se refere a:


    a ) Pluridisciplinaridade
    b ) Transdisciplinaridade
    c ) Multidisciplinaridade
    * d ) Interdisciplinaridade

    QUESTÃO 5
    A frase "O currículo deve preocupar-se com a sua implicação subjetiva na constituição de cada ser humano" quer dizer que currículo é uma questão de

    a ) consciência.
    b ) ensino.
    c ) ideologia.
    * d ) identidade.

    QUESTÃO 6
    O que pode ser entendido como interdisciplinaridade?
    * a ) A iniciativa de partir de um objeto, posicionado no campo de uma disciplina, requerendo que o professor e a turma utilizem conceitos e instrumentos de outras disciplinas.

    b ) Conversar com vários professores sobre qualquer assunto.
    c ) Vários professores em uma mesma sala de aula, o que vai facilitar muito o aprendizado.
    d ) A troca de disciplina com frequência.

    QUESTÃO 7
    A função do professor na escola compreende

    I. autenticidade;
    II. aceitação e consideração pelos alunos;
    III. compreensão do desenvolvimento do aluno.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    a ) As afirmativas II e III estão corretas.
    * b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    c ) As afirmativas I e II estão corretas.
    d ) As afirmativas I e III estão corretas.

    QUESTÃO 8
    O que podemos entender da frase "A interação social é uma situação privilegiada desde o ponto de vista cognitivo"?

    I. A interação social facilita a aprendizagem escolar.
    II. A interação social dificulta a aprendizagem escolar.
    III. A interação social é algo contrário ao desenvolvimento cognitivo.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    * a ) A afirmativa I está correta.
    b ) As afirmativas II e III estão corretas.
    c ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
    d ) A afirmativa II está correta.

    QUESTÃO 9
    Qual a função do currículo?
    a ) Evitar que o professor conduza o aluno a aprendizagens indevidas.
    b ) Tornar o aluno dependente das suas proposições.
    c ) Ignorar a cultura, pois ela não faz parte da aprendizagem escolar.
    * d )Perpetuar a cultura como compromisso político com a aprendizagem dos alunos, ressignificando seus saberes e construindo novos conhecimentos.

    QUESTÃO 10
    O desafio dos educadores atuais é o de desmontar a "escola funil". Com isso, entendemos que uma nova escola deve

    * a ) preparar-se para acolher os alunos e suas diversidades.
    b )
    exigir que os alunos se adaptem à escola, pois a escola, com sua grandiosidade, não poderá se adaptar ao aluno.

    c ) atender somente aos que possam ser vitoriosos no futuro.
    d ) flexibilizar conteúdos para atender à elite do alunado.

    Espero ter contribuído :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...