CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE
PROGRAMAS PEDAGÓGICOS N2
1. A função social da
escola é desenvolver o processo de socialização do aluno. Nesta perspectiva,
são dois os objetivos prioritários deste processo
- promover melhoria geral de
seu comportamento e ingresso no mercado de trabalho.
- proporcionar interação com
os demais no contexto escolar e melhorar as relações familiares.
- incorporação do aluno no mundo do trabalho e
formação do cidadão para intervenção na vida pública.
- incorporação da família na
escola e na atitude política.
2. A ação educativa da
escola inclui
- evitar que a alfabetização e
a construção de conceitos matemáticos tornem o aluno crítico.
- a limitação do processo de
aprendizagem, pois, se os conteúdos não forem devidamente apresentados,
poderão desenvolver um cidadão deslocado na sociedade.
- preparar
o aluno para que, na convivência com os valores econômicos e sociais
dominantes, possa percebê-los, refletir e redimensioná-los às suas reais
proporções e repercussões.
- a reprodução dos valores
sociais e econômicos dominantes, de forma que o aluno perceba que já estão
estabelecidos e não devem ser questionados.
3. Falar em diversidade e
currículo é falar de
- hierarquia, desigualdade e
poder.
- predisposição, exercício e
reforçamento.
- gênero, planejamento e
avaliação.
- diferença, subjetividade e singularidade.
4. A frase "Poderás
levar o cavalo à água, mas não poderás fazê-lo beber" pode ser entendida
quando pensamos na educação como
- não há como fazer uma
correlação com a educação ou a aprendizagem escolar.
- o professor não pode fazer
nada para incentivar a aprendizagem do aluno.
- o professor é o cavalo e
deve beber água.
- uma pessoa não pode aprender pela outra, mas
pode facilitar o seu aprendizado.
Disciplina: CURRÍCULO ESTRUTURADO
ResponderExcluirQUESTÃO 1
Quanto aos conteúdos escolares, podemos afirmar que
a ) podem ser escolhidos aleatoriamente.
b ) consistem apenas nos saberes.
c ) devem ser restritos.
* d ) transcendem os saberes e abarcam diversos elementos.
QUESTÃO 2
A complexidade do mundo moderno exige que, na elaboração dos currículos, pensemos
a ) no que o professor sabe ensinar.
b ) se o aluno quer aprender.
c ) em dificultar a vida escolar do aluno.
* d ) o que ensinar, quando ensinar e como ensinar.
QUESTÃO 3
Para que a sala de aula possa tornar-se um espaço aberto, rico e com múltiplas oportunidades, é preciso que dois atores em especial estejam presentes e que se façam atuantes. São eles
a ) o professor e os pais.
* b ) o professor e o aluno.
c ) o aluno e os pais.
d ) a escola e o governo.
QUESTÃO 4
Representa [...] a iniciativa de partir de um objeto, posicionado no campo de uma disciplina, requerendo que o professor e turma utilizem conceitos e instrumentos de outras disciplinas.
Este conceito se refere a:
a ) Pluridisciplinaridade
b ) Transdisciplinaridade
c ) Multidisciplinaridade
* d ) Interdisciplinaridade
QUESTÃO 5
A frase "O currículo deve preocupar-se com a sua implicação subjetiva na constituição de cada ser humano" quer dizer que currículo é uma questão de
a ) consciência.
b ) ensino.
c ) ideologia.
* d ) identidade.
QUESTÃO 6
O que pode ser entendido como interdisciplinaridade?
* a ) A iniciativa de partir de um objeto, posicionado no campo de uma disciplina, requerendo que o professor e a turma utilizem conceitos e instrumentos de outras disciplinas.
b ) Conversar com vários professores sobre qualquer assunto.
c ) Vários professores em uma mesma sala de aula, o que vai facilitar muito o aprendizado.
d ) A troca de disciplina com frequência.
QUESTÃO 7
A função do professor na escola compreende
I. autenticidade;
II. aceitação e consideração pelos alunos;
III. compreensão do desenvolvimento do aluno.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) As afirmativas II e III estão corretas.
* b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c ) As afirmativas I e II estão corretas.
d ) As afirmativas I e III estão corretas.
QUESTÃO 8
O que podemos entender da frase "A interação social é uma situação privilegiada desde o ponto de vista cognitivo"?
I. A interação social facilita a aprendizagem escolar.
II. A interação social dificulta a aprendizagem escolar.
III. A interação social é algo contrário ao desenvolvimento cognitivo.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
* a ) A afirmativa I está correta.
b ) As afirmativas II e III estão corretas.
c ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d ) A afirmativa II está correta.
QUESTÃO 9
Qual a função do currículo?
a ) Evitar que o professor conduza o aluno a aprendizagens indevidas.
b ) Tornar o aluno dependente das suas proposições.
c ) Ignorar a cultura, pois ela não faz parte da aprendizagem escolar.
* d )Perpetuar a cultura como compromisso político com a aprendizagem dos alunos, ressignificando seus saberes e construindo novos conhecimentos.
QUESTÃO 10
O desafio dos educadores atuais é o de desmontar a "escola funil". Com isso, entendemos que uma nova escola deve
* a ) preparar-se para acolher os alunos e suas diversidades.
b )
exigir que os alunos se adaptem à escola, pois a escola, com sua grandiosidade, não poderá se adaptar ao aluno.
c ) atender somente aos que possam ser vitoriosos no futuro.
d ) flexibilizar conteúdos para atender à elite do alunado.
Espero ter contribuído :)
Obrigada!
ResponderExcluiridentidade
Excluir