domingo, março 09, 2014

PROVA

PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Parte superior do formulário
1. É objetivo da pedagogia de projetos

·          desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.
·          avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
·          captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
·          experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. O que são projetos institucionais interdisciplinares?

·          São a parte normativa do conjunto de saberes que precisamos adquirir e manter se quisermos desenvolver uma boa educação, é mais ou menos consensual entre os autores que discutem a temática da educação.
·          São a expressão de um planejamento coletivo para o desdobramento dos objetivos da proposta pedagógica, ou seja, são formas de colocar em prática as intenções expressas na proposta pedagógica.
·          Se concentram no estudo aprofundado de tópicos de interesse da criança.
·          São aqueles que devem guiar, sob argumentos teóricos, as formas como a escola e os seus sujeitos se relacionam e o que pensam sobre a criança e sua infância, a família, o ensinar e o aprender: seus objetivos e práticas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Também chamada de aula de descobertas, é quando as crianças se deslocam para um determinado lugar para investigar o ambiente: observar, anotar, questionar, entrevistar, captar imagens:

·          observação.
·          entrevista.
·          aula-passeio.
·          aula-laboratório.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. A busca de uma proposta pedagógica para a escola deve partir

·          da sedimentação de uma cultura organizacional da escola que vem retornar à proposta pedagógica como resultado de um trabalho eficaz.
·          da preocupação com a imagem que a escola revela ao seu público-alvo.
·          da capacidade diferenciada da equipe escolar para assimilar um saber complexo através da cooperação interdisciplinar e refleti-lo no seu cotidiano.

·          das discussões democráticas e participativas da comunidade escolar acerca das experiências infantis com a realidade cultural das suas necessidades educativas.

4 comentários:

  1. Bom dia!
    Essa foi a prova que realizei, espero que ajude!

    PROJETOS INTERDISCIPLINARES

    1. Engajar-se em uma perspectiva atual de relacionamento família-escola-comunidade significa a organização e o desenvolvimento de situações que envolvam

    • diagnóstico da realidade familiar dos alunos para o desenvolvimento da conscientização social.
    • a satisfação mútua das crianças e dos adultos que conseguem fazer da escola espaço de criação e expressão de suas culturas pessoais.
    • participação da família nos eventos escolares descentralizando responsabilidades da escola.
    * a participação democrática e proativa dos pais junto à instituição escolar para que ocorra uma educação compartilhada que traga benefícios ao desenvolvimento das crianças.

    2. Qual autor destaca a importância do controle da família sobre a criança,


    • a fim de que suas máximas educativas possam ser colocadas em prática e transformadas em hábitos, que contesta que a infância seja a idade da inocência e que adverte para os perigos da paparicação que acaba por corromper os princípios da natureza?

    * John Locke.
    • John Dewey.
    • Maria Montessori.
    • Jean Jack Rousseau.

    3. É objetivo da pedagogia de projetos

    • avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
    • captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
    • experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.
    * desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela Costa, muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir
  2. PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. [QuestãoID 69368] Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?

    Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
    É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.
    Na ideia de que a criança possui tendência para desviar-se para o mal por isso necessita de limites e disciplina do corpo, da mente e da vontade.
    É inocente e sua fragilidade psicológica é cotidianamente desrespeitada pela mídia e pelas novas tecnologias.
    2. [QuestãoID 69373] A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?

    A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.
    A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
    A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
    A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
    3. [QuestãoID 69384] Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:

    cantinho de ciências.
    laboratório lúdico infantil.
    mostra anual de ciências e artes.
    projetos e pesquisas.
    4. [QuestãoID 72230] Também chamada de aula de descobertas, é quando as crianças se deslocam para um determinado lugar para investigar o ambiente: observar, anotar, questionar, entrevistar, captar imagens:

    aula-passeio.
    aula-laboratório.
    entrevista.
    observação. 1 b 2 a 3 d 4 a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...