terça-feira, junho 24, 2014

Prova N2

NATUREZA E SOCIEDADE

1. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à relação entre o cuidado e o conhecimento para a construção de uma nova ética ambiental.


  •  É preciso conhecer para cuidar.
  •  O cuidado com os outros não se ensina.
  •  Não é preciso conhecer para cuidar.
  •  Basta conhecer para cuidar.

2. O cuidado como preocupação da Educação Infantil, expresso no Referencial Curricular da Educação Infantil do MEC, relaciona-se diretamente


  •  aos cuidados relacionados à sua saúde e alimentação.
  •  aos cuidados que garantam seu desenvolvimento físico-motor.
  •  aos perigos do mundo adulto a que estão expostas.
  •  às necessidades expressas pelo sentir, pensar, agir e conhecer.

3. Leia abaixo:



  • O estudo das relações entre sociedade e natureza na Educação Infantil implica um processo de alfabetização compreendido com base na pedagogia de Paulo Freire. Nesse sentido, o processo educativo ambiental que esse estudo realiza tem como principal objetivo

  •  a decodificação dos símbolos e signos.
  •  a leitura da palavra escrita.
  •  a ação sobre o mundo natural.
  •  a compreensão do mundo social e natural.

4. Assinale a alternativa que traz ideias relacionadas à sustentabilidade.


  •  Equilíbrio, controle, harmonia, sustentação, crescimento.
  •  Suporte, crescimento, controle, preservação, autorregulação.
  •  Autorregulação, desenvolvimento, crescimento, preservação.
  •  Equilíbrio, estabilidade, sustentação, suporte, conservação.

7 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    1. Do ponto de vista linguístico, grande parte das alterações ortográficas presentes na escrita das crianças ocorre pelo fato delas

    • terem problemas intelectuais.
    • terem problemas perceptuais.
    • buscarem uma correspondência entre a fala e a escrita.
    • terem problemas motores.
    2. Conceber a linguagem como representação implica atribuir a ela a função de

    • ordenar mensagens e transmiti-las.
    • sintetizar ideias e classificá-las.
    • codificar e decodificar sentimentos e pensamentos.
    • dar forma a conceitos e significados.
    3. Gêneros primários caracterizam-se por

    • serem produzidos apenas oralmente.
    • serem constituídos nas esferas públicas e, dessa forma, serem mais ligados às formas de ofícios e documentos.
    • serem linguisticamente inferiores, tanto no que se refere às estruturas formais quanto aos conteúdos.
    • serem produzidos em situações sociais privadas e cotidianas, as quais, em geral, se processam em contextos de interação face a face.
    4. Entre as operações que caracterizam os processos dialógicos, a complementaridade acontece quando

    • a criança pede ao adulto que complemente palavras e frases que ela não consegue produzir sozinha.
    • o adulto solicita à criança que complemente palavras e frases. Assim o adulto motiva a criança a produzir palavras e frases que não conseguiria produzir sozinha.
    • a criança e o adulto explicitam palavras e frases incompletas, o que permite a análise das dificuldades da criança e, portanto, a seleção de aspectos que precisam ser treinados.
    • a criança ou o adulto retomam o enunciado, ou uma parte do enunciado do outro e o complementam. Esse processo dá origem às primeiras palavras e frases formuladas pela criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre as operações que caracterizam os processos dialógicos, a complementaridade acontece quando

      • a criança pede ao adulto que complemente palavras e frases que ela não consegue produzir sozinha.
      • o adulto solicita à criança que complemente palavras e frases. Assim o adulto motiva a criança a produzir palavras e frases que não conseguiria produzir sozinha.
      • a criança e o adulto explicitam palavras e frases incompletas, o que permite a análise das dificuldades da criança e, portanto, a seleção de aspectos que precisam ser treinados.
      • a criança ou o adulto retomam o enunciado, ou uma parte do enunciado do outro e o complementam. Esse processo dá origem às primeiras palavras e frases formuladas pela criança.

      Excluir
  2. Desculpe pela demora.
    Muito obrigada por sua colaboração!.
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  3. Qual dessas alternativas está correta para A multidiciplinaridade,como princípio de organização do currículo escolar, e insuficiente para tratar das relações entre sociedade e natureza ,porque refere se principalmente a ( ) radicalização da integração entre disciplinas ( ) fragmentação curricular ( ) superação da fragmentação curricular ( ) justa posição de disciplinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. justaposição de disciplinas é a resposta correta
      Prova 25473 Sociedade e Natureza
      1. O conceito de desenvolvimento sustentável expresso no documento da ONU refere-se
      • ao uso de recursos de acordo com as necessidades atuais e futuras.
      2. Leia abaixo:


      • O estudo das relações entre sociedade e natureza na Educação Infantil implica um processo de alfabetização compreendido com base na pedagogia de Paulo Freire. Nesse sentido, o processo educativo ambiental que esse estudo realiza tem como principal objetivo

      • a compreensão do mundo social e natural.
      3. A OBSERVAÇÃO E A EXPLORAÇÃO DO MEIO CONSTITUEM AS PRINCIPAIS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS.


      • Desta forma, podem, gradualmente, construir as primeiras noções a respeito das pessoas, do seu grupo social e das relações humanas. Para que isto aconteça, é necessário que:(pular_linha)
      (pular_linha)
      I. a criança mantenha contato apenas com pessoas consideradas exemplo de conduta moral e social.(pular_linha)
      II. a criança mantenha contato com adultos e crianças de diferentes idades e com as brincadeiras nas suas mais variadas formas.(pular_linha)
      III. a criança possa explorar o espaço e o contato com a natureza.(pular_linha)
      (pular_linha)
      São corretas as afirmativas:

      • II e III.

      4. Leia abaixo:


      • O movimento ambientalista internacional, organizado através das ONGs, produziu, em 1992, um documento que é, ainda hoje, referência para suas ações educativas. Esse documento é

      • Agenda 21.
      5. Leia abaixo:


      • A multidisciplinaridade, como princípio de organização do currículo escolar, é insuficiente para tratar das relações entre sociedade e natureza, porque refere-se, principalmente, à
      • justaposição de disciplinas.
      6. A substituição de uma ética antropocêntrica por uma nova ética ambiental implica substituir


      • a atitude de domínio com relação ao humano e a natureza pela atitude de cuidado.
      7. Identifique as três principais representações de ambiente.


      • Naturais, utilitárias e críticas.
      8. LEIA ABAIXO:


      • "____________ significa ser governado por outrem, e ____________ significa ser governado por si próprio. Piaget dizia que os adultos reforçam a ____________ natural das crianças quando usam recompensas e castigos e estimulam o desenvolvimento da ____________ quando trocam pontos de vista com as crianças."(pular_linha)
      (pular_linha)
      As palavras que preenchem corretamente as lacunas são:


      • heteronomia, autonomia, heteronomia, autonomia.
      9. Com relação ao modelo de desenvolvimento - o capitalismo -, o documento da ONU para o desenvolvimento sustentável propõe
      • controle econômico e mudanças no modelo de desenvolvimento.
      10. Assinale a alternativa que traz ideias relacionadas à sustentabilidade.

      • Equilíbrio, estabilidade, sustentação, suporte, conservação.

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...