NATUREZA E SOCIEDADE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
1. Do ponto de vista linguístico, grande parte das alterações ortográficas presentes na escrita das crianças ocorre pelo fato delas
• terem problemas intelectuais.
• terem problemas perceptuais.
• buscarem uma correspondência entre a fala e a escrita.
• terem problemas motores.
2. Conceber a linguagem como representação implica atribuir a ela a função de
• ordenar mensagens e transmiti-las.
• sintetizar ideias e classificá-las.
• codificar e decodificar sentimentos e pensamentos.
• dar forma a conceitos e significados.
3. Gêneros primários caracterizam-se por
• serem produzidos apenas oralmente.
• serem constituídos nas esferas públicas e, dessa forma, serem mais ligados às formas de ofícios e documentos.
• serem linguisticamente inferiores, tanto no que se refere às estruturas formais quanto aos conteúdos.
• serem produzidos em situações sociais privadas e cotidianas, as quais, em geral, se processam em contextos de interação face a face.
4. Entre as operações que caracterizam os processos dialógicos, a complementaridade acontece quando
• a criança pede ao adulto que complemente palavras e frases que ela não consegue produzir sozinha.
• o adulto solicita à criança que complemente palavras e frases. Assim o adulto motiva a criança a produzir palavras e frases que não conseguiria produzir sozinha.
• a criança e o adulto explicitam palavras e frases incompletas, o que permite a análise das dificuldades da criança e, portanto, a seleção de aspectos que precisam ser treinados.
• a criança ou o adulto retomam o enunciado, ou uma parte do enunciado do outro e o complementam. Esse processo dá origem às primeiras palavras e frases formuladas pela criança.
Entre as operações que caracterizam os processos dialógicos, a complementaridade acontece quando
Excluir• a criança pede ao adulto que complemente palavras e frases que ela não consegue produzir sozinha.
• o adulto solicita à criança que complemente palavras e frases. Assim o adulto motiva a criança a produzir palavras e frases que não conseguiria produzir sozinha.
• a criança e o adulto explicitam palavras e frases incompletas, o que permite a análise das dificuldades da criança e, portanto, a seleção de aspectos que precisam ser treinados.
• a criança ou o adulto retomam o enunciado, ou uma parte do enunciado do outro e o complementam. Esse processo dá origem às primeiras palavras e frases formuladas pela criança.
a criança ou o adulto retomam o enunciado, ou uma parte do enunciado do outro e o complementam. esse processo da origem as primeiras palavras e frases formuladas pela criança.
ExcluirDesculpe pela demora.
ResponderExcluirMuito obrigada por sua colaboração!.
Abraços e bons estudos.
1- c
ExcluirMuito obrigada por sua colaboração!.
ExcluirAbraços e bons estudos.
Qual dessas alternativas está correta para A multidiciplinaridade,como princípio de organização do currículo escolar, e insuficiente para tratar das relações entre sociedade e natureza ,porque refere se principalmente a ( ) radicalização da integração entre disciplinas ( ) fragmentação curricular ( ) superação da fragmentação curricular ( ) justa posição de disciplinas
ResponderExcluirjustaposição de disciplinas é a resposta correta
ExcluirProva 25473 Sociedade e Natureza
1. O conceito de desenvolvimento sustentável expresso no documento da ONU refere-se
• ao uso de recursos de acordo com as necessidades atuais e futuras.
2. Leia abaixo:
• O estudo das relações entre sociedade e natureza na Educação Infantil implica um processo de alfabetização compreendido com base na pedagogia de Paulo Freire. Nesse sentido, o processo educativo ambiental que esse estudo realiza tem como principal objetivo
• a compreensão do mundo social e natural.
3. A OBSERVAÇÃO E A EXPLORAÇÃO DO MEIO CONSTITUEM AS PRINCIPAIS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS.
• Desta forma, podem, gradualmente, construir as primeiras noções a respeito das pessoas, do seu grupo social e das relações humanas. Para que isto aconteça, é necessário que:(pular_linha)
(pular_linha)
I. a criança mantenha contato apenas com pessoas consideradas exemplo de conduta moral e social.(pular_linha)
II. a criança mantenha contato com adultos e crianças de diferentes idades e com as brincadeiras nas suas mais variadas formas.(pular_linha)
III. a criança possa explorar o espaço e o contato com a natureza.(pular_linha)
(pular_linha)
São corretas as afirmativas:
• II e III.
4. Leia abaixo:
• O movimento ambientalista internacional, organizado através das ONGs, produziu, em 1992, um documento que é, ainda hoje, referência para suas ações educativas. Esse documento é
• Agenda 21.
5. Leia abaixo:
• A multidisciplinaridade, como princípio de organização do currículo escolar, é insuficiente para tratar das relações entre sociedade e natureza, porque refere-se, principalmente, à
• justaposição de disciplinas.
6. A substituição de uma ética antropocêntrica por uma nova ética ambiental implica substituir
• a atitude de domínio com relação ao humano e a natureza pela atitude de cuidado.
7. Identifique as três principais representações de ambiente.
• Naturais, utilitárias e críticas.
8. LEIA ABAIXO:
• "____________ significa ser governado por outrem, e ____________ significa ser governado por si próprio. Piaget dizia que os adultos reforçam a ____________ natural das crianças quando usam recompensas e castigos e estimulam o desenvolvimento da ____________ quando trocam pontos de vista com as crianças."(pular_linha)
(pular_linha)
As palavras que preenchem corretamente as lacunas são:
• heteronomia, autonomia, heteronomia, autonomia.
9. Com relação ao modelo de desenvolvimento - o capitalismo -, o documento da ONU para o desenvolvimento sustentável propõe
• controle econômico e mudanças no modelo de desenvolvimento.
10. Assinale a alternativa que traz ideias relacionadas à sustentabilidade.
• Equilíbrio, estabilidade, sustentação, suporte, conservação.