domingo, agosto 31, 2014

Libras e Educação Inclusiva -

Aulas de SISTEMATIZAÇÃO

Atividade de Sistematização - Aula 1

Pergunta 1

1.      Na comunidade surda brasileira encontramos surdos que oralizam, leem lábios ou sinalizam. A esse respeito leia as afirmativas a seguir:
I – Oralizar refere-se à articulação da fala pelo surdo somente quando há emissão de som.

II - Ler lábios refere-se à capacidade que alguns surdos desenvolvem de compreender a fala através da contraparte visual da articulação dos sons.

III - Os surdos têm o mesmo grau de domínio da habilidade de ler lábios, o que torna sempre possível a comunicação com eles através desse recurso.

IV - Sinalizar refere-se à manifestação concreta da língua de sinais, sendo aqui entendida como o equivalente a falar.

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
a.
Estão corretas as afirmativas I, III e IV
b.
Estão corretas as afirmativas I, II e III
c.
Estão corretas as afirmativas II, III e IV
d.
Estão corretas as afirmativas II e IV
e.
Estão corretas as afirmativas II e III.

Pergunta 2

1.      Para que se possa compreender o movimento pela inclusão é preciso ter claro o significado de três conceitos importantes: exclusão social, equidade e paradigma. Assinale a alternativa correta em relação a estes conceitos.
a.
Exclusão social significa a limitação do acesso de um grupo de pessoas ao trabalho e cultura. Pode ou não trazer desigualdade, miséria, injustiça, sem envolvimento social ou econômico.
b.
A equidade relacionada à educação diz respeito à presença dos alunos nas escolas, mesmo que não se reconheça sua aprendizagem ou se providenciem recursos diferenciados para que haja igualdade de oportunidade na aprendizagem de todos.
c.
O movimento pela inclusão se reflete na educação, onde os esfor¬ços pelo acesso à Educação Básica não tem relação com a equidade e ou a plena participação de todos no currículo escolar.
d.
Para acabar com a exclusão, a escola necessita legitimar as diferenças, reconhecendo que a demo¬cratização no acesso à Educação também significa maior diversidade. Isso requer a superação de modelos homogêneos que não atendem às diferentes necessidades e situações do aluno e da comunidade, refletindo-se em altos índices de reprovação e evasão escolar.
e.
Com o paradigma da inclusão expressões como educação inclusiva, necessidades especiais, adequações de acesso ao currículo, gestão participativa, projetos educacionais, dentre outras, foram excluídas do discurso de educadores, cuja tarefa não inclui a construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e igualitária.

Pergunta 3

1.      Os Parâmetros Curriculares Nacional de Educação Especial trazem orientações e conceitos sobre a educação inclusiva. A esse respeito analise as afirmativas a seguir:
I - De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Especial, a expressão necessidades educacionais especiais está associada a dificuldades de aprendizagem e não deficiências, podendo ser utilizada no que se refere a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender.

II - O conceito de necessidades educacionais especiais carrega em si os princípios pedagógicos de uma educação exclusiva, pois tem como propósito colocar o foco no problema do aluno, preocupando-se com sua permanência na escola, mesmo que as respostas educacionais que estes alunos requerem da escola não sejam alcançadas.

III - Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Especial deixam a cargo de cada escola o trabalho com os alunos com necessidades especiais, entendendo que cada escola tem suas próprias prioridades no que se refere ao atendimento especializado a ser oferecido para quem dele necessitar.

IV - O aluno portador de necessidades especiais é definido nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Especial como aquele que apresenta necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade, precisando, portanto de recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas.

V - De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Especial, existem situações em que se apresentam barreiras à aprendizagem, como por exemplo, as crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas, as crianças trabalhadoras ou que vivem nas ruas e as crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais.

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas:
a.
Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e V
b.
Estão corretas as afirmativas I, III, IV e V
c.
Estão corretas as afirmativas II, III, IV e V
d.
Estão corretas as afirmativas II e III
e.
Estão corretas as afirmativas I, IV e V

 ..................................................................................................................................................................
Atividade de Sistematização - Aula 2

Pergunta 1

1.      Analise as duas afirmativas a seguir, de acordo com as Diretrizes Nacionais para Educação Especial:
A educação especial deve ocorrer em todas as instituições escolares que ofereçam os níveis, etapas e modalidades da educação escolar previstos na LDBEN, de modo a propiciar o pleno desenvolvimento das potencialidades sensoriais, afetivas e intelectuais do aluno.
PORQUE
Em caráter extraordinário, os serviços de educação especial podem ser oferecidos em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.
Assinale a alternativa correta:
a.
As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
b.
As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
c.
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa
d.
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira CERTA
e.
As duas afirmativas são falsas

Pergunta 2

1.      “Mitos” são falsas ideias, visões ingênuas e/ou distorcidas da realidade. Analise as afirmativas abaixo.
I - A língua de sinais é universal.

II - As línguas de sinais foram inventadas por ouvintes.

III - As línguas de sinais se resumem a mímicas, pantomimas e gestos.

IV - As línguas de sinais têm a mesma capacidade expressiva que as línguas orais.

V - As crianças aprendem línguas orais e/ou línguas de sinais de forma semelhante.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas que se constituem mitos em relação àslínguas de sinais.
a.
São mitos as afirmativas I, II e III
b.
São mitos as afirmativas II, III e IV
c.
São mitos as afirmativas III, IV e V
d.
São mitos as afirmativas II, III e IV
e.
São mitos as afirmativas I, II e IV

Pergunta 3

1.      Os principais documentos internacionais que orientam as políticas de inclusão, com base na defesa dos direitos humanos são:
a.
Declaração Universal dos Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente; Declaração Mundial de Educação para Todos; Declaração de Salamanca; Convenção da Guatemala.
b.
Declaração de Salamanca; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Declaração de Jomtien; Declaração Mundial de Educação para Todos.
c.
Declaração Universal dos Direitos Humanos; Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Declaração de Jomtien; Convenção da Guatemala.
d.
Declaração Universal dos Direitos Humanos; Declaração Mundial de Educação para Todos; Declaração de Salamanca; Declaração de Jomtien; Convenção da Guatemala.
e.
Declaração Universal dos Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente; Declaração de Salamanca; Declaração de Jomtien; Constituição Federal.
Pergunta 1
  1. Os principais documentos internacionais que orientam as políticas de inclusão, com base na defesa dos direitos humanos são:
a.
Declaração Universal dos Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente; Declaração Mundial de Educação para Todos; Declaração de Salamanca; Convenção da Guatemala.
b.
Declaração de Salamanca; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Declaração de Jomtien; Declaração Mundial de Educação para Todos.
c.
Declaração Universal dos Direitos Humanos; Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Declaração de Jomtien; Convenção da Guatemala.
d.
Declaração Universal dos Direitos Humanos; Declaração Mundial de Educação para Todos; Declaração de Salamanca; Declaração de Jomtien; Convenção da Guatemala.
e.
Declaração Universal dos Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente; Declaração de Salamanca; Declaração de Jomtien; Constituição Federal.
Pergunta 2
  1. Quanto à aprendizagem das línguas de sinais pelas crianças, assinale a afirmativa incorreta:
a.
As crianças surdas que, desde muito cedo, têm contato com surdos adultos adquirem a língua de sinais através da interação com eles.
b.
A criança surda não necessita de aulas de sinais. Pela interação com seus interlocutores e pelas trocas comunicativas, as crianças surdas, logo depois do seu segundo aniversário, começam a produzir seus primeiros sinais, frases, e assim por diante.
c.
O que particulariza a maioria das crianças surdas é que elas nascem em famílias surdas, o que facilita a aprendizagem da língua de sinais.
d.
Quando os pais das crianças surdas são ouvintes, dificulta a elas a aquisição de uma língua, já que não ouvem e portanto, não têm acesso à língua oral, e seus pais não sabem a língua de sinais para facilitar esta aprendizagem.
e.
A maioria das crianças surdas não adquire língua no mesmo período em que as crianças ouvintes, só adquirindo uma língua de sinais quando entram em uma escola de surdos.
Pergunta 3
  1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em seu Capítulo V, sustentada nos princípios e fundamentos da Declaração de Salamanca, trata especificamente da inclusão de alunos com necessidades especiais. Analise as afirmativas abaixo quanto à sua veracidade.
I – A LDB define Educação Especial como modalidade de educação escolar que deve ser ofe¬recida exclusivamente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
II - A LDB define que o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especia¬lizados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
III - A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de seis a 12 anos, durante o ensino fundamental.
IV - Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
V – Os sistemas de ensino assegurarão a educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas:
a.
Estão corretas as afirmativas I, II, III, IV e V
b.
Estão corretas as afirmativas I, II e V
c.
Estão corretas as afirmativas II, III e IV
d.
Estão corretas as afirmativas II, IV e V
e.
Estão corretas as afirmativas III, IV e VI
...................................................................................................................................................................

Atividade de Sistematização - Aula 3

Pergunta 1

1.      Quanto ao caráter distintivo das unidades que formam os sinais, analise as afirmativas a seguir:
I - Os parâmetros que compõem os sinais das línguas de sinais, assim como na língua oral, também têm valor distintivo, sendo capazes de opor, distinguir, diferenciar sinais entre si.
II – Todos os sinais na Libras, se diferenciam entre si unicamente porque apresentam valores diferentes para todos os seus parâmetros.
III - Pares de sinais que aparentemente são idênticos, mas que apresentam somente uma unidade diferente são tecnicamente chamados de pares mínimos, já que se constituem de palavras/sinais que diferem minimamente entre si do ponto de vista da sua forma.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
a.
Estão corretas as afirmativas I, II e III
b.
Estão corretas as afirmativas I e II
c.
Estão corretas as afirmativas I e III
d.
Estão corretas as afirmativas II e III
e.
Está correta somente a afirmativa III


Pergunta 2

1.      Leia a afirmativa a seguir:
As explicações para o ___________ escolar são encontradas, muitas vezes, no campo das relações __________, como por exemplo, no modo como os ___________ veem os ___________ e os _____________ a partir do universo social em que estão situados. A ____________ do fracasso _____________ passa efetivamente pelo ______________ dos educadores de que eles são peças ______________ ao ______________ dos alunos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto apresentado:
a.
Fracasso; sociais; professores; alunos; compreendem; superação; escolar; reconhecimento; fundamentais; aprendizado.
b.
Desinteresse; interpessoais; professores; alunos; auxiliam; superação; individual; entendimento; aleatórias; desenvolvimento.
c.
Fracasso; interpessoais; pais; filhos; auxiliam; visão; individual; entendimento; primordiais; desenvolvimento.
d.
Desinteresse; sociais; pais; filhos; compreendem; visão; escolar; reconhecimento; importantes; aprendizagem.
e.
Fracasso; interpessoais; professores; alunos; auxiliam; superação; individual; reconhecimento; fundamentais; desenvolvimento.

Pergunta 3

1.      Dentre as competências que o professor precisa desenvolver para atender as demandas do mundo atual, Perrenoud (2000) enfatiza “Perceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação”. Esta competência consiste basicamente em quatro situações:
a.
Trabalhar em equipe; abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto; participar da administração escolar; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
b.
Administrar a progressão das aprendizagens; abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto; participar da administração escolar; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
c.
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; fornecer apoio integrado e trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades; utilizar novas tecnologias;
d.
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma; abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto; fornecer apoio integrado e trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
e.
Organizar e dirigir situações de aprendizagem; abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto; enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.

Pergunta 1  SEGUNDA TENTATIVA
  1. Dentre as competências que o professor precisa desenvolver para atender as demandas do mundo atual, Perrenoud (2000) enfatiza “Perceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação”. Esta competência consiste basicamente em quatro situações:
a.
Trabalhar em equipe; abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto; participar da administração escolar; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
b.
Administrar a progressão das aprendizagens; abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto; participar da administração escolar; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
c.
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; fornecer apoio integrado e trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades; utilizar novas tecnologias;
d.
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma; abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto; fornecer apoio integrado e trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.
e.
Organizar e dirigir situações de aprendizagem; abrir e ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto; enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.

Pergunta 2
  1. Quanto ao caráter distintivo das unidades que formam os sinais, analise as afirmativas a seguir:
I - Os parâmetros que compõem os sinais das línguas de sinais, assim como na língua oral, também têm valor distintivo, sendo capazes de opor, distinguir, diferenciar sinais entre si.

II – Todos os sinais na Libras, se diferenciam entre si unicamente porque apresentam valores diferentes para todos os seus parâmetros.

III - Pares de sinais que aparentemente são idênticos, mas que apresentam somente uma unidade diferente são tecnicamente chamados de pares mínimos, já que se constituem de palavras/sinais que diferem minimamente entre si do ponto de vista da sua forma.
Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.
a.
Estão corretas as afirmativas I, II e III
b.
Estão corretas as afirmativas I e II
c.
Estão corretas as afirmativas I e III
d.
Estão corretas as afirmativas II e III
e.
Está correta somente a afirmativa III
Pergunta 3
  1. Leia a afirmativa a seguir:

As explicações para o ___________ escolar são encontradas, muitas vezes, no campo das relações __________, como por exemplo, no modo como os ___________ veem os ___________ e os _____________ a partir do universo social em que estão situados. A ____________ do fracasso _____________ passa efetivamente pelo ______________ dos educadores de que eles são peças ______________ ao ______________ dos alunos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto apresentado:
a.
Fracasso; sociais; professores; alunos; compreendem; superação; escolar; reconhecimento; fundamentais; aprendizado.
b.
Desinteresse; interpessoais; professores; alunos; auxiliam; superação; individual; entendimento; aleatórias; desenvolvimento.
c.
Fracasso; interpessoais; pais; filhos; auxiliam; visão; individual; entendimento; primordiais; desenvolvimento.
d.
Desinteresse; sociais; pais; filhos; compreendem; visão; escolar; reconhecimento; importantes; aprendizagem.
e.
Fracasso; interpessoais; professores; alunos; auxiliam; superação; individual; reconhecimento; fundamentais; desenvolvimento.



3 comentários:

  1. Resultado final : 4.0
    PROFISSÃO DOCENTE
    1. [Questão É correto afirmar que

    • a formação teórica não permite enfrentar os problemas do dia a dia com mais competência e apenas as experiências são parte integrante do processo maior de aprofundamento docente.
    • as mudanças no processo de ensino e aprendizagem atuais dispensam a reflexão teórica, pois o fundamental é saber ensinar na prática o que pode ser aprendido por meio da experiência.
    • a reflexão teórica é fundamental para o aperfeiçoamento profissional do professor, dessa maneira contribuindo para uma prática docente cada vez mais especializada e também qualificada.
    • a interdisciplinaridade dispensa a reflexão teórica na medida em que o diálogo entre as disciplinas só poderá ocorrer a partir do contexto prático, que é específico de cada disciplina envolvida.
    2. [Questão De acordo com o modelo de racionalidade prática, o professor é considerado um profissional

    • que deve dominar a área de conhecimento específico.
    • autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica.
    • para quem a prática é mero espaço de aplicação de conhecimentos teóricos.
    • que não precisa se preocupar com as questões sociais.
    3. [QuestãoID Leia o texto abaixo:


    • As reformas e a consequente expansão da Educação Básica colocaram o professor como centro do processo de reorganização escolar, sendo correto afirmar que

    • os professores estão totalmente aptos a enfrentar as mudanças que estão ocorrendo na educação atualmente, fato que se demostra inquestionável se atentamos para as estatísticas sobre a qualidade e a quantidade de alunos em idade escolar matriculados no Brasil.
    • os professores encontram-se acuados frente à situação de responsabilidade e pressão exercida sobre eles, pois a sociedade, de forma geral, entende que a educação é a principal forma de melhorar a situação atual.
    • a participação da comunidade na democratização do ensino não é importante, pois, já que pagamos muitos impostos, é dever exclusivamente do Estado tomar sobre seus ombros a responsabilidade de fazer frente à situação educacional de nossa sociedade, proporcionando a instrução pública e universal.
    • o professor, diante das variadas funções assumidas pela escola pública, tem de responder a exigências que estão além de sua formação, sendo que tais exigências contribuem para um sentimento de desprofissionalização, perda de identidade profissional, constatação de que ensinar às vezes não é o mais importante.
    4. [Questão Leia o texto abaixo:


    • A construção da identidade do profissional docente possui dois aspectos que devem ser levados em consideração ao se reavaliar sua função na sociedade, sendo necessário

    • não discutir a identidade do profissional docente, o que atrasaria a luta por melhores condições de trabalho.
    • relacionar os aspectos externo e interno, pois só assim teremos a total dimensão da identidade docente.
    • ignorar o aspecto externo, ou seja, o que o conjunto da sociedade pensa sobre o profissional docente.
    • ignorar o aspecto interno (o cotidiano escolar) e o imaginário do professorado sobre sua própria profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. [Questão Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento, o que é correto afirmar?

    • As atividades metodológicas propostas para crianças e jovens com a internet podem ser calcadas em filmes, letras de música etc.
    • Não é necessário que os alunos sejam direcionados para que exista um desenvolvimento adequado.
    • O hipertexto não está disponível para qualquer aluno, só aqueles que possuem softwares.
    • É importante que os alunos sejam direcionados para perceber o que há de precioso na internet.
    2. [Questão Segue abaixo


    • Se nos estudos culturais a cultura é uma arena, um campo de luta em que o significado é fixado e negociado, as escolas, sua maquinaria, ___________ e práticas são parte desse complexo.


    Qual alternativa preenche corretamente a lacuna?

    • suas representações.
    • seus discursos.
    • os sujeitos.
    • seus currículos.
    3. [QuestãoID Segue abaixo


    • A instituição escolar não pode fazer de conta que o mundo é harmonioso, que não existem a devastação do meio ambiente, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento em que vivemos e para os momentos futuros.


    Diferentemente, a escola deve trazer para dentro de seus espaços o mundo real, do qual crianças e professores fazem parte. Fazendo isso,

    • determina que formar cidadãos é tarefa apenas da escola, e que outras esferas formativas podem ser desconsideradas.
    • revela que formar e orientar o cidadão se dá na família, porque esta favorece o convívio em sociedade.
    • desvincula sua função social da problemática mundial, econômica, social, pedagógica e psicológica.
    • mostra clareza da própria função social, do homem que quer formar e do tipo de prática pedagógica correspondente.
    4. [Questão Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.


    • A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação

    • submete-se aos condicionantes econômicos e culturais da sociedade onde se insere.
    • reproduz o modelo social vigente em seus aspectos sociais e econômicos.
    • redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.
    • contribui para a transformação da sociedade em seus aspectos sociais e políticos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...