PESQUISA EM EDUCAÇÃO
1. NO QUE SE REFERE À CONEXÃO ENTRE PESQUISAS PSICOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- a formação de professores está isenta de discussões psicológicas e a prática deles acaba ficando prejudicada.
- a conexão entre pesquisas psicológicas e práticas pedagógicas começou a ocorrer somente no final do século XX.
- as pesquisas psicológicas são usadas historicamente como justificativa às ações realizadas nas escolas, oferecendo fundamento científico à Pedagogia.
- as práticas pedagógicas rejeitam os fundamentos científicos das pesquisas psicológicas, já que são de outra ordem.
2. É RECOMENDÁVEL QUE A REDAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA:
- apresente hipóteses iniciais que poderão ou não ser confirmadas no desenvolvimento da pesquisa.
- siga as normas técnicas de trabalhos científicos, mas sem situar o domínio teórico-conceitual em que se inscreve.
- expresse consistência na argumentação, apresentando os resultados definitivos da pesquisa.
- sugira brevemente três ou quatro focos de problematização, já que isso será definido apenas posteriormente.
3. A ÁREA DE ESTUDOS E PESQUISAS CONHECIDA COMO SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA FOI CONSOLIDADA A PARTIR DE ALGUMAS PREOCUPAÇÕES, DENTRE AS QUAIS SE DESTACA:
- o estudo da infância não deve ser comparado ao estudo de outras minorias, como no caso das relações de gênero, etnia e classe.
- as crianças nunca foram ignoradas, pois desde a Idade Média recebem a atenção dos seus pais e professores.
- é indispensável, nos dias de hoje, que as crianças sejam entendidas e tratadas como atores e participantes ativos da sociedade.
- já está na hora de os adultos começarem a proteger as crianças, sendo os seus porta-vozes e falando por elas de suas necessidades, suas carências e seus desejos.
4. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:
- os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.
- as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.
- os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.
- é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.
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