sexta-feira, setembro 10, 2010

Organização do Trabalho Pedagógico

Documento enviado pela colega, Daniela Diniz.
 
1) Quais as características da pedagogia direta e da pedagogia não- direta destacando suas contradições?
Configura-se uma sala de aula onde a observação da entrada de seus
alunos, aguardando que os mesmos ocupem seus lugares, e fiquem em silencio chamada de “pedagogia direta” , a disposição da classe também, evita a comunicação entre si: O professor sempre evitara a dispersão da sala mantendo o foco em sua pessoa “dominando assim a palavra dentro da sala” . O professor fala e o educando ouve, o professor decide o que será feito e o educando realizará. O defensor do saber é que podem produzir conhecimentos novos ao educando, basta ouvir, repetir, escrever e aprenderá o conteúdo. O facilitador da aprendizagem é a pratica docente da pedagogia não direta. O educador traz o saber e é preciso apenas organizá-lo de conteúdo, pois acredita que o aluno aprende por si mesmo

2)      Justifique a importância do planejamento para um professor da
  educação infantil.
Um professor infantil num planejamento antes de qualquer coisa terá
que se importar com um a população  e determinar objetivos para serem alcançados pois planejamento ajuda a realização que se deseja em torno de sua educação ação educativa ( relação teórica pratica ). O planejamento interfere de alguma maneira na realidade. O professor infantil terá que despertar e defender diante de suas convecções culturais planos para essa população a qual ela será mediadora e que indiretamente adequará suas ações educacionais para formação de
individuo que serão formadores de opinião .

3)      Defina Educação bancaria e educação progressista segunda Paulo
Freire. A educação Bancaria, pratica narradora sem dialogo, para transmissão e avaliação de conhecimento numa relação vertical o saber é de cima para baixo, usar o método da opressão e o anti dialogo. È como uma doação aquele que possuem para aquele que necessita, o necessitado acostuma-se comum a situação ingênua e se acomodar a educação configura-se como um Banco, recebe os depósitos guarda-os e arquiva-os na educação progressista se preocupa as questões “sócias política” sendo que nela a escola pode combater o sistema capitalista para construir o socialismo. O dialogo autentico entre professores e alunos (pois ambos são sujeito do conhecimento) questiona das relações que o ser humano tem com a natureza e suas semelhantes para transformá- la, uma nova forma de relação entre conteúdo escolar e na experiência vivida pelos alunos.

4 ) Considerando que multidisciplinaridade e a pluridisciplinaridade,
são formas de organizações curricular que buscam quebrar o isolamento das disciplinas, defina cada uma delas .
A multidisciplinaridade corresponde a estrutura tradicional de
currículo nas escolas a qual se encontra fragmentado em varias disciplinas. Assim Cadam matéria contribui, com a informação entre elas e a pluridisciplinaridade é pesquisar não apenas uma disciplina e
sim varias ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...