1. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE, preocupando-se com a formação da cidadania. Dessa forma, os temas transversais são:
- ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
- igualdade, fraternidade e solidariedade.
- ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
- identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.
PROVA 09
PROVA 10
PROVA 12
Pessoal esta matéria teoria e cultura não existe mas foi assim que recebi o arquivo se alguem tiver uma luz para me dar de qual matéria é esta prova eu agradeço.
ResponderExcluirbjss
Segue a prove da Psicologia do Desenvolvimento - on-line
ResponderExcluirPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
1. POR QUE AS CIÊNCIAS COGNITIVAS TÊM AJUDADO A COMPREENDER O SER HUMANO HOJE?
Pela busca das relações entre cérebro e mente.(CORRETA)
Pelo interesse pelas informações produzidas pelo homem.
Por dar maior atenção aos idosos com doenças mentais.
Por estabelecer ligação entre os estágios operatórios.
2. A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:
sensório-motor.
operatório-formal.
pré-operatório.(CORRETA)
operatório-concreto.
3. O FENÔMENO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL FOI ANALISADO POR WALON DENTRO DA PERSPECTIVA:
psicológica.
biológica.
orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.(CORRETA)
social.
4. OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
instáveis socialmente.
incorporados automaticamente ao léxico cerebral.
apropriados por ela de forma gradual.(CORRETA)
componentes inatos de sua linguagem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostaria de ajudar também... Aqui vai minha prova Fundamentos Teóricos e metodológicos da Educação Infantil
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
Resultado final : 3.0
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. [QuestãoID 65027] Philippe Ariès, historiador francês, afirmava que, aproximadamente até o século XII, a arte medieval desconhecia a infância. Isso significa que
(X) não havia consciência da particularidade infantil.
( )as crianças eram abandonadas e desprezadas.
( )não havia nenhum afeto pelas crianças e, portanto, não havia interesse em representá-las.
( ) esse desconhecimento era devido à falta de habilidade para desenhá-la.
2. [QuestãoID 65024] Leia abaixo:
A formação de agrupamentos homogêneos, adotada pelas instituições de Educação Infantil, está relacionada mais à necessidade do adulto que à necessidade das crianças. Ao optar por formação de agrupamentos homogêneos ou heterogêneos, é necessário observar que
( ) o educador deve organizar o espaço da sala de aula sem a interferência da criança, possibilitando que ela sempre a encontre bonita, limpa e organizada.
( ) não existe relação entre o número de adultos e o de crianças atendidas.
(X) agrupamentos homogêneos dificultam a interação entre as crianças das diferentes faixas etárias, o que é de vital importância para o desenvolvimento infantil.
( )não existe necessidade de interação entre crianças de diferentes faixas etárias, o que facilita a organização da instituição.
3. [QuestãoID 65274] São eixos de trabalho do âmbito Conhecimento do Mundo, definidos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
( ) Identidade, Natureza e Sociedade, Artes Visuais e Música, Autonomia.
( ) Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Identidade.
(X) Movimento, Artes Visuais e Música, Natureza e Sociedade, Linguagem Oral e Escrita, Matemática.
Matemática, Identidade, Autonomia, Natureza e Sociedade, Movimento.
4. [QuestãoID 65022] A qualidade das experiências oferecidas para crianças de 0 a 6 anos de idade está baseada no princípio
( ) do direito das crianças a brincar - como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
( )do acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
( )do respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.
(X)todas as alternativas estão corretas.
Obrigado pela ajuda!
Crislaine!
MUITO Obrigada!
Excluir