sexta-feira, novembro 05, 2010

Questionário para Estudo

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

1. O que é didática?
A didática ficou conhecida através de Comenius devido seu livro “Didática Magna”, a didática pode ser entendida por arte e técnica de ensinar. Ela tem por compromisso buscar praticas pedagógicas que promovam um ensino realmente eficiente, com significado e sentido para os educadores e que contribua para a transformação social.

2. Defina processo de ensino/aprendizagem.
O ensino consiste no planejamento e na seleção de experiências de aprendizagens que permitem ao aluno reorganizar seus esquemas mentais, estabelecendo relações entre os conhecimentos que já possui e os novos, criando novos significados.
O aprender é um processo essencialmente dinâmico que requer do aluno, a mobilização de suas atividades mentais, para compreender a realidade que o cerca, analisa-la e agir sobre ela, modificando-a.

3. Quais as duas dimensões didáticas indicadas na formação dos professores segundo Libâneo?
Conforme Libâneo, a formação do educador inclui as dimensões teórico cientifica que inclui questões de ordem acadêmica e pratica, teórico pratica que inclui o relacionamento de disciplinas de ordem metodológicas, filosóficas e etc.

4. A educação pode ser entendida como transformadora da sociedade, por quê?
Segundo Luckesi a educação é redentora da sociedade, ela tem força para salvar a sociedade e Segundo Scheibel a escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra. Desta forma podemos entender que a educação é fato decisivo para mudar o futuro de seus educandos proporcionando meios de conquistar sua autonomia e cidadania quanto indivíduo, o transformando em um cidadão mais consciente capaz de compreender e criticar a realidade, atuando na busca da superação das desigualdades e do respeito ao ser humano.

5. Defina Cibercultura e ciberespaço.
A Cibercultura é entendida como a manipulação digital da sociedade, do saber e de determinadas informações.
Ciberespaço é o espaço virtual, ou seja, tudo o que encontramos através da internet como, por exemplo, livros, filmes e etc.

6. Qual a influencia de Vygotsky, para a educação e as tecnologias da informação?
Sua visão de desenvolvimento das linguagens, pois construímos conhecimentos a partir das linguagens e a tecnologia da informação nada mais é do que uma nova forma de linguagem.

 7. Qual deve ser a busca do profissional “professor” na busca pela identidade e conhecimento?
O professor em sua profissão deve buscar estar sempre adquirindo conhecimentos e metodologias de ensino, para que seus alunos possam agregar novos conhecimentos, por isso a necessidade da busca pela formação continuada.

8. Destaque a importância da formação do professor e da escola reflexiva.
Ao pensarmos em todas as mudanças econômicas, sociais e culturais que surgem com a contemporaneidade e junto com esta contemporaneidade surge uma vasta tecnologia é importante que se busque um professor e uma escola reflexiva, que pensa sobre si mesmo que compreende a função social do ensino, que defina em seu interior o tipo de escola e para o que a queremos, bem como sua repercussão no meio sociocultural. O professor reflexivo ouve seus alunos, e faz com que a escola também os escute isto torna o processo de ensino aprendizagem muito mais eficaz.

9. Comente a seguinte frase: “Falar em prática reflexiva pressupõe entende-la como atitude que possibilita ao professor voltar-se sobre si mesmo, sobre a comunidade escolar e sobre a ação dos alunos, a fim de identificar lacunas e a partir delas repensar o seu fazer docente”.
A prática reflexiva nada mais é do que pensar sobre o fazer pedagógico, escola e processo de ensino/aprendizagem é avaliar a eficiência destes processos, analisar se de fato estão alcançando seus objetivos pré-estabelecidos, caso no momento desta reflexão seja constatado que os objetivos não estão sendo alcançados, caberá uma reflexão em busca de uma nova metodologia para que estes objetivos sejam alcançados, desta maneira o professor estará repensando seu fazer docente em busca de um ensino mais eficaz.

10. Explique o que é:
a.) Educação Bancária: os alunos recebem o conhecimento e o repetem até decorar, os alunos são como vasos vazios. Nesta forma de educação predomina o antidiálogo a opressão, pois os alunos não podem questionar seus professores. Segundo Freire, este modelo de educação e tratado por ele como a pedagogia do oprimido onde suas características são: conquista divisão, manipulação e invasão cultural. Nesta modalidade de educação, configura-se então a educação exercida como pratica de dominação.

b.) Educação problematizadora ou liberal: Professor e aluno num movimento dialógico, onde existe a pergunta, o questionamento, a fala e argumentação; Aluno e professor são considerados sujeitos do próprio processo, onde há o respeito pelo aluno, e através da busca, a construção do conhecimento; Trás todas as condições necessárias para o ato de ensinar e aprender, nos dias de hoje; Ela a fazer desaparecer a fragmentação de ensino para que o aluno consiga, com a mediação do professor, ter uma visão global do ato de aprender.

11. Em uma sala de aula o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando uma reflexão em comum. A relação professor–aluno é não diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo. Esta descrição relaciona-se com qual das Pedagogias propostas por Libâneo?
Pedagogia Progressista Libertária


ORGANIZAÇAO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARTE II

1) Quais as características da pedagogia diretiva e da pedagogia não –diretiva destacando suas contradições?
- PEDAGOGIA DIRETIVA:  é configurada numa sala de aula em que o professor observa a entrada de seus alunos, aguardando que eles ocupem seus lugares e fiquem em silêncio. As classes são dispostas de modo a evitar que os estudantes conversem entre si. Caso não façam silêncio logo no início da aula, o professor falará alto, chamará um aluno, xingará outro, até obter a exclusividade da palavra. Só então dará início a aula. Nessa aula, o professor fala, o aluno ouve,  o professor decide o que fazer e o aluno realiza.
PEDAGOGIA NÃO DIRETIVA: Na pratica docente em sala de aula, o professor é, um facilitador da aprendizagem, um auxiliar do aluno. O educando já traz um saber e é preciso apenas organizá-lo ou recheá-lo de conteúdo. O professor deve interagir no mínimo possível, pois acredita que o aluno aprende por si mesmo.

2)Justifique a importância do planejamento para um  professor da educação infantil
Os espaços educacionais para essa faixa etária devem ter em seus princípios educativos, além do cuidado, o educar: educar para desenvolver, educar para socializar, educar partindo do questionamento, da criatividade e da ousadia.
Um professor infantil num planejamento antes de qualquer coisa terá que se importar com um a população  e determinar objetivos para serem alcançados pois planejamento ajuda a realização que se deseja em torno de sua educação ação educativa ( relação teórica pratica ). O planejamento interfere de alguma maneira na realidade. O professor infantil terá que despertar e defender diante de suas convecções culturais planos para essa população a qual ela será mediadora e que indiretamente adequará suas ações educacionais para formação de individuo que serão formadores de opinião.

3)Defina educação bancaria e educação progressista segunda Paulo Freire
A educação bancária com sua prática narradora, sem diálogo, para a transmissão e avaliação de conhecimentos numa relação vertical, o saber é fornecido de cima para baixo, e autoritária porque manda aquele que sabe. O método da educação bancária é a opressão, o antidiálogo. Nessa educação o educando recebe passivamente a doação do saber do educador que é o único sujeito do processo.
Educação progressista: nessa tendência, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, organizando-se de forma a retratar a vida. O conhecimento resulta da ação docente a partir dos interesses e necessidades dos alunos, valorizando mais os processos mentais e habilidades cognitivas, isto é as de conhecimento do que conteúdos organizados racionalmente.

4) Considerando a Multidisciplinaridade e a Pluridisciplinaridade , são formas de organização curricular que buscam quebrar o isolamento das disciplinas, defina cada uma delas.
A multidisciplinaridade acontece quando um fenômeno é analisado por vários especialistas de diferentes disciplinas.  A sua origem encontra-se na idéia de que o conhecimento pode ser dividido em partes (disciplinas), constitui-se então a partir de uma determinada subdivisão de um domínio específico de conhecimento.
Podemos entender a pluridisciplinaridade como a justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento, formando-se áreas de estudo com conteúdos afins, com uma menor fragmentação, ou seja, é quando um único tema é trabalhado por áreas diferentes e especialistas da área do conhecimento que se está estudando. 

5) O que produziu a didática de Comenius? Comente.
Comenius viveu em um período muito conturbado com guerras e a transição da Idade Média com a Idade Moderna, os sofrimentos pelos quais ele passou o levou a buscar alternativas para educar melhor o ser humano e, assim, possibilitar-lhe uma vida mais digna, para ele a educação era o caminho para criar um ser humano e uma sociedade melhor.
A didática de Comenius popularizou a sistematização do processo de ensino, esta tinha por fundamento “ensinar tudo a todos”.

6) Comente, exemplifique, sobre a identidade do professor, levando em consideração o comentário da professora “Pimenta”
Para a professora Pimenta o desafio dos cursos de licenciatura é o de colaborar no processo de passagem dos alunos de seu ver o professor como aluno ao ver-se como professor. Isto é de construir a sua identidade de professor. Para que os saberes da experiência não bastam.
A construção da identidade do professor se baseia em fatos tais como: significação social da profissão, revisão das tradições, rede de relações com outros professores, em escolas, sindicatos e outros agrupamentos, embora todos os professores saibam o que é ser professor, nos cursos de formação que ele se defronta com situações de cunho prático e teórico.

7) Qual as funções e planejamento de Libaneo? Exemplifique
Libaneo define o planejamento como um processo de racionalização, organização e coordenação da pratica docente, articulando a ação escolar e o contexto social. Ao mesmo tempo, o planejamento é um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. Assim, o ato de planejar não se reduz ao mero preenchimento de formulários administrativos. É a ação consciente de prever a atuação do educador, alicerçada nas suas opções político-pedagógicas e fundamentada nos problemas sociais, econômicos, políticos e culturais que envolvem os participantes do processo de ensino-aprendizagem (escola, professores, alunos, pais, comunidade).Ex: assegurar um ensino de qualidade, planejar de acordo com as condições sócias e individuais dos alunos entre outras funções.

8) Monte um planejamento de aula...
No planejamento de aula o professor indica os procedimentos necessários para a realização dos planos de estudo. Um planejamento de aula precisa: apontar para os objetivos a serem alcançados, descrever o conteúdo que será trabalhado na aula, definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos, sugerir recursos como cartazes, jornais, livros, filmes e outros objetos para serem utilizados durante as aulas e estabelecer de que maneira será feita a avaliação
(ver pagina 152)
9) Disserte brevemente sobre as abordagens humanistas, comportamentalista e tradicional das tendências pedagógicas segundo Mizukami, considerando a relação professor/ aluno.
Abordagem Tradicional: é vista como um produto de transmissão de idéias selecionadas e organizadas logicamente. O professor é o transmissor do conteúdo, e o aluno, o receptor. Nessa abordagem, a metodologia caracteriza-se por aulas expositivas e demonstrações do professor a classe, onde este já traz o conteúdo pronto e o aluno limita-se a escuta-lo.
Abordagem Comportamentalista: nessa abordagem o conhecimento é visto como uma “descoberta” para o indivíduo que a faz. Porém, o que foi descoberto já se encontrava presente na realidade exterior. A experiência é considerada pelos comportamentalistas como a base do conhecimento.
Abordagem humanista: o professor age como facilitador da aprendizagem, dando assistência ao aluno, sem transmitir conteúdos. Ele não ensina apenas cria condições para que os alunos aprendam, visto que o conteúdo advém das suas próprias experiências.

10) Quais as características do trabalho com projetos são mais enfatizados na Educação Infantil? Exemplifique uma delas.
A pedagogia de projetos tem como norte, partindo dos conhecimentos que as crianças trazem para a escola, construir conhecimentos científicos, oriundos de situações problema.  Significa ter uma perspectiva interdisciplinar, o que representa a busca pelos verdadeiros vínculos e conexões entre os conhecimentos, inclusive entre o educar e o cuidar. Ex: para trabalhar com projetos na faixa etária de 4 a 6 anos é necessário organizar atividades que envolvem odores, ritmos, tempo, paladar, tato, locomoção, uso dos espaços, matérias em sala de aula, trabalhos que busquem incentivar, estimular, proporcionar, valorizar os conhecimentos das crianças e dos professores entre outras coisas.

11) Com base nos pressupostos freireanos sobre o ato de ensinar, relate uma situação na qual o professor desempenhe seu papel em relação ao aluno e sua aprendizagem
A tolerância possibilita aprender com o diferente e requer respeito, disciplina e ética.O professor tem que ter o dialogo, não impor e sim negociar ai executa e constrói o conhecimento com o aluno


12) Pimenta(1999) aponta alguns passos para a construção da identidade do professor. Construa um conceito sobre a constituição da identidade profissional do professor tendo como referência esta autora
Para a autora a identidade profissional deve adaptar-se ao conceito social, político e histórico, num processo crítico reflexivo e investigativo de sua prática, sendo assim o professor pode construir sua identidade profissional levando em consideração o local onde leciona, o mesmo deve analisar como é a comunidade, qual a realidade das crianças e procurar criar uma identidade que atenda as necessidades de onde esse professor atua, isso incluir analisar qual o significado social de sua profissão naquela localidade.

13) Ensinar bem não consiste apenas em dominar os conteúdos ou utilizar métodos e estratégias de ensino adequados para que o aluno aprenda. Você concorda com essa afirmativa? Explique.
 Concordo, a atitude do professor vai muito além de estratégias para o aluno aprender. Tudo que o professor fala e faz vem carregado sempre de muito significado para aqueles que o estão ouvindo, até mesmo a escolha dos conteúdos a serem estudados, exemplos e atividades refletem as idéias desse professor e a consciência de seu papel frente a aprendizagem dos alunos, por isso ele precisa estar atento as escolhas que faz e consciente de suas ações para que a escola cumpra seu papel.
14) Descreva a função da família no período medieval e moderno considerando as mudanças ocorridas no tratamento da infância.
Na família medieval não havia separação entre crianças e adultos nas famílias, as crianças eram vestidas como mini-adultos e participavam de tudo sem distinção, não se fazia diferenciação sexual nas roupas e nem nos brinquedos, a parte do lúdico era muito importante e crianças e adultos brincavam juntas das mesmas brincadeiras.
Na modernidade a criança seria separada do imaginário adulto e a escola assumiria o papel preponderante de educá-la em um processo de enclausuramento, passou a se fazer de tudo para preservar a criança da sujeira da vida e especialmente da sexualidade tolerada pelos adultos.
Sendo assim da família medieval a família moderna transformações ocorreram a partir das relações afetivas estabelecidas com as crianças.

15) O conceito de currículo tem várias denominações. Eleja um e explique-o sob a ótica do cotidiano escolar.
O currículo como sendo um cultura representada, conteúdos, processos avaliativos, constituindo-se assim como texto de poder: acolhe e define o que considera mínimo para aprender , mínimo para ensinar, mínimo para avaliar. Representando e produzindo identidades culturais e sociais, definindo o que é válido, o que não é valido, o que deve ser respeitado e o que deve ser descartado. Nesse sentido faz-se necessário levar para as salas de aula o que os nossos alunos escutam, vêem, ou seja, tudo o que é estranho a nós- sua cultura, sem esquecermos de não esteriotipá-la.

16) Descreva 3 semelhanças e 3 diferenças que são marcas didáticas inerentes a um plano de aula e um projeto de trabalho.
Nos planos de aula o professor deve: apontar para os objetivos a serem alcançados, descrever o conteúdo que será trabalhado na aula, definir os procedimentos de ensino  e organizar as atividades de seus alunos, estabelecer de que maneira será feita a avaliação, o plano de aula assume formas que variam de um diário a um semanário.
Nos projetos de trabalho não existem roteiros definidos assim como o plano de aula: escolha do tema, planejamento do trabalho, problematização, execução, divulgação, avaliação.
Os momentos de desenvolvimento de um projeto de trabalho devem ser considerados como parte de um processo contínuo, sujeitos a mudanças de acordo com as necessidades que surgem durante sua execução. O planejamento deve ser flexível para incorporar as modificações que se façam necessárias no decorrer de seu desenvolvimento.

17) Defina multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade,i nterdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
A multidisciplinaridade acontece quando um determinado fenômeno é analisado com aporte de vários especialistas de diferentes disciplinas.
Pluridisciplinaridade:  podemos entende-la como a justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento, formando-se áreas de estudos com conteúdos afins, com uma menor fragmentação.
Interdisciplinaridade: visa a interdependência, a interação e a comunicação existentes entre as áreas do conhecimento.
Transdisciplinaridade: configura-se por temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas, ou seja, não encontra assento em nenhum campo já constituído.

18) Descreva três situações em que se evidencie a elaboração de um bom planejamento no ensino fundamental.
Ao escolher os temas das aulas que os alunos tenha grande aceitação, que prenda a atenção e a motivação deles. Que de uma pequena duvida pode se transformar em uma grande aula.

19) Segundo Freire(2003) a educação libertadora se contrapõe a bancária.Cite três características da bancária e da libertadora no que diz respeito ao ato de ensinar.
Educação bancária: voltada para o professor; o professor faz a narrativa e o aluno é simplesmente um depositário daquelas informações; a postura do aluno é de ouvinte e o papel de decorar.
Educação Libertadora: Nela são lançados temas geradores; o professor e aluno num movimento de diálogo; onde existe a pergunta o questionamento, a fala e argumentação; o aluno e  professor são considerados sujeitos do próprio processo.


DEPOIS COLOCAREI MAIS QUESTÕES

14 comentários:

  1. Como sempre direi: Este Blog é magnifico...
    Quel você merece mais que um diploma...
    Continue sempre assim com esta vontade de ajudar o proximo, isso Deus admira e precisa na terra...
    Tem coisas que só Deus e uma pessoa especial como você pode nos ajudar...
    Bjs amiga...Gi

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  2. Muito Obrigada Gi, sempre sou grata por seu carinho
    bjs

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  3. Estou no 3° semestre de pedagogia e comfesso que estou meia perdida!!! mas me achei agora nesse Blog!!!
    Um grande bj vcs me ajudaram muito!!!!

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  4. oi não conheço voce mas agora vou passa a conhecer, pois eu estava indo muito mau nas provas na n2 estava tirando 0.5, e agora irei aconpanhar no meu estudo este blog.
    me add no facebook, (icabralpereira@bol.com.br

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  5. oi adorei o seu blo... tem nos ajudado muito!!!!

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  6. preciso de ajuda, pois tirei nota muito baixa em duas matérias:organização do trabalho pedagógico e linguagens e códigos, na prova n1, sera que vc poderia me ajudar... bjs e desde já agradeço....

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  7. Sejam bem vindos colegas

    Quem precisar de mais ajuda entra para o nosso grupo de estudos
    é só me mandar um e-mail: rmaschetti@gmail.com
    bjsssss

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  8. 1 ) [QuestãoID 23482] AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS DEVEM ESTAR COMPROMETIDAS COM:
    A ) o desenvolvimento da zona rural.
    B ) a avaliação classificatória dos alunos.
    C ) a aprovação indistinta de seus alunos.
    D ) a produção do conhecimento.

    2 ) [QuestãoID 23487] QUAL É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA QUE AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROMOVAM AÇÕES QUE FAVOREÇAM O REPENSAR CONSTANTE DE SUAS PRÁTICAS,seus princípios, seus valores, sua missão, enfim de todo o conjunto que constitui como instituição?
    A ) Licitação pública.
    B ) Sindicância administrativa.
    C ) Avaliação Institucional.
    D ) Intervenção Estatal.

    3 ) [QuestãoID 23489] ATUALMENTE, A PROPOSTA AVALIATIVA QUE SUBSTITUI O ENC (EXAME NACIONAL DE CURSOS)É:
    A ) PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
    Aluno: 383164 - CRISTIANE GONÇALVES PEREIRA MOUTINHO - Pág 1 de 3 05/11/2014 23:01:01
    B ) ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.
    C ) ANDES - Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior.
    D ) PARU - Programa de Avaliação da Reforma Universitária.

    4 ) [QuestãoID 23495] OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM:
    A ) os padrões de seleção e aplicação de testes.
    B ) a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
    C ) os processos de globalização e modernização da educação.
    D ) as necessidades do Estado regulador.

    5 ) [QuestãoID 23496] PARA O MERCADO O TERMO "QUALIDADE" É COMPREENDIDO SOB A PERSPECTIVA DO LUCRO.DESSA FORMA, BUSCA NOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
    A ) o esclarecimento cultural.
    B ) a eficiência funcional.
    C ) a formação política.
    D ) a transferência de conhecimentos.

    6 ) [QuestãoID 23497] COMPREENDER A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA PRECISA, É HERANÇA DA PEDAGOGIA:
    A ) transformadora.
    B ) progressista.
    C ) tecnicista.
    D ) histórico-crítica.

    7 ) [QuestãoID 23507] O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVE POSSIBILITAR À INSTITUIÇÃO:
    A ) um reposicionamento econômico.
    B ) discutir sobre investimentos.
    C ) ações de cerceamento da educação.
    D ) uma gestão mais crítica e atuante.

    8 ) [QuestãoID 23514] PDI É A SIGLA UTILIZADA PARA REFERIR-SE A:
    A ) Plano de Desenvolvimento Intermunicipal.
    B ) Projeto Diagnóstico de Instituições.
    C ) Processo de Desarticulação Institucional.
    D ) Plano de Desenvolvimento Institucional.

    9 ) [QuestãoID 23519] UM RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM SEU FECHAMENTO DEVE CONTEMPLAR, FRENTE ÀS POTENCIALIDADES/FRAGILIDADES, UM PLANO DE:
    A ) apoio aos alunos.
    B ) metas e ações.
    C ) contratação de pessoal.
    D ) ampliação econômica.

    10 ) [QuestãoID 23520] QUAL O DOCUMENTO QUE NORTEIA AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA AVALIAÇÃO EXTERNA?
    A ) Documentos institucionais: Planos de metas e ações institucionais.
    B ) Documento da SESU: Roteiro para Atividades Complementares.
    C ) Documento do SINAES: Roteiro de Autoavaliação Interna.
    D ) Documento do INEP: Diretrizes para Avaliação Externa.

    11 ) [QuestãoID 23523] OS PROJETOS PEDAGÓGICOS SÃO:
    A ) referenciais teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.
    B ) indicadores de direção para superação das dificuldades de infraestrutura física.
    C ) cartas de compromissos entre a Instituição e seus docentes para desenvolver o país.
    D ) documentos de moda, atendendo às solicitações da comunidade em que está inserido.

    12 ) [QuestãoID 23528] PARA QUE OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E MELHORIAS NO CAMPO EDUCACIONAL POSSAM SER BEM SUCEDIDOS, É IMPRESCINDÍVEL A PARTICIPAÇÃO DO:
    A ) corpo docente da instituição.
    B ) responsável pela manutenção.
    C ) coordenador de cursos.
    D ) supervisor educacional.

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  9. 1 ) [QuestãoID 23482] AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS DEVEM ESTAR COMPROMETIDAS COM:
    A ) o desenvolvimento da zona rural.
    B ) a avaliação classificatória dos alunos.
    C ) a aprovação indistinta de seus alunos.
    D ) a produção do conhecimento.

    2 ) [QuestãoID 23487] QUAL É A MELHOR ESTRATÉGIA PARA QUE AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROMOVAM AÇÕES QUE FAVOREÇAM O REPENSAR CONSTANTE DE SUAS PRÁTICAS,seus princípios, seus valores, sua missão, enfim de todo o conjunto que constitui como instituição?
    A ) Licitação pública.
    B ) Sindicância administrativa.
    C ) Avaliação Institucional.
    D ) Intervenção Estatal.

    3 ) [QuestãoID 23489] ATUALMENTE, A PROPOSTA AVALIATIVA QUE SUBSTITUI O ENC (EXAME NACIONAL DE CURSOS)É:
    A ) PAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
    Aluno: 383164 - CRISTIANE GONÇALVES PEREIRA MOUTINHO - Pág 1 de 3 05/11/2014 23:01:01
    B ) ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.
    C ) ANDES - Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior.
    D ) PARU - Programa de Avaliação da Reforma Universitária.

    4 ) [QuestãoID 23495] OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM:
    A ) os padrões de seleção e aplicação de testes.
    B ) a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
    C ) os processos de globalização e modernização da educação.
    D ) as necessidades do Estado regulador.

    5 ) [QuestãoID 23496] PARA O MERCADO O TERMO "QUALIDADE" É COMPREENDIDO SOB A PERSPECTIVA DO LUCRO.DESSA FORMA, BUSCA NOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
    A ) o esclarecimento cultural.
    B ) a eficiência funcional.
    C ) a formação política.
    D ) a transferência de conhecimentos.

    6 ) [QuestãoID 23497] COMPREENDER A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA PRECISA, É HERANÇA DA PEDAGOGIA:
    A ) transformadora.
    B ) progressista.
    C ) tecnicista.
    D ) histórico-crítica.

    7 ) [QuestãoID 23507] O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVE POSSIBILITAR À INSTITUIÇÃO:
    A ) um reposicionamento econômico.
    B ) discutir sobre investimentos.
    C ) ações de cerceamento da educação.
    D ) uma gestão mais crítica e atuante.

    8 ) [QuestãoID 23514] PDI É A SIGLA UTILIZADA PARA REFERIR-SE A:
    A ) Plano de Desenvolvimento Intermunicipal.
    B ) Projeto Diagnóstico de Instituições.
    C ) Processo de Desarticulação Institucional.
    D ) Plano de Desenvolvimento Institucional.

    9 ) [QuestãoID 23519] UM RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM SEU FECHAMENTO DEVE CONTEMPLAR, FRENTE ÀS POTENCIALIDADES/FRAGILIDADES, UM PLANO DE:
    A ) apoio aos alunos.
    B ) metas e ações.
    C ) contratação de pessoal.
    D ) ampliação econômica.

    10 ) [QuestãoID 23520] QUAL O DOCUMENTO QUE NORTEIA AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA AVALIAÇÃO EXTERNA?
    A ) Documentos institucionais: Planos de metas e ações institucionais.
    B ) Documento da SESU: Roteiro para Atividades Complementares.
    C ) Documento do SINAES: Roteiro de Autoavaliação Interna.
    D ) Documento do INEP: Diretrizes para Avaliação Externa.

    11 ) [QuestãoID 23523] OS PROJETOS PEDAGÓGICOS SÃO:
    A ) referenciais teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.
    B ) indicadores de direção para superação das dificuldades de infraestrutura física.
    C ) cartas de compromissos entre a Instituição e seus docentes para desenvolver o país.
    D ) documentos de moda, atendendo às solicitações da comunidade em que está inserido.

    12 ) [QuestãoID 23528] PARA QUE OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E MELHORIAS NO CAMPO EDUCACIONAL POSSAM SER BEM SUCEDIDOS, É IMPRESCINDÍVEL A PARTICIPAÇÃO DO:
    A ) corpo docente da instituição.
    B ) responsável pela manutenção.
    C ) coordenador de cursos.
    D ) supervisor educacional.

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  10. O tanto que me ajudou esse blog , deixe eu deixar minha contribuição tb.As respostas corretas estão assinaladas com um X

    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
    1. [QuestãoID 23517] EM QUANTAS DIMENSÕES O ROTEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ORIENTAÇÕES GERAIS DIVIDIU OS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS PELOS PROCESSOS AVALIATIVOS?

    Em 10 Dimensões X
    Em 05 Dimensões.
    Em 16 Dimensões.
    Em 12 Dimensões.

    2. [QuestãoID 23523] OS PROJETOS PEDAGÓGICOS SÃO:

    documentos de moda, atendendo às solicitações da comunidade em que está inserido.
    indicadores de direção para superação das dificuldades de infraestrutura física.
    cartas de compromissos entre a Instituição e seus docentes para desenvolver o país.
    referenciais teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.X

    3. [QuestãoID 23528] PARA QUE OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E MELHORIAS NO CAMPO EDUCACIONAL POSSAM SER BEM SUCEDIDOS, É IMPRESCINDÍVEL A PARTICIPAÇÃO DO:

    responsável pela manutenção.
    supervisor educacional.
    corpo docente da instituição.X
    coordenador de cursos.

    4. [QuestãoID 23520] QUAL O DOCUMENTO QUE NORTEIA AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA AVALIAÇÃO EXTERNA?

    Documento do INEP: Diretrizes para Avaliação Externa.X
    Documento da SESU: Roteiro para Atividades Complementares.
    Documentos institucionais: Planos de metas e ações institucionais.
    Documento do SINAES: Roteiro de Autoavaliação Interna.

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