sexta-feira, dezembro 03, 2010

RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES - mód. 04

Aluno: Margareth de Almeida Reboledo
Data de Entrega: 01/10/2010
Conferência: Como Fazer Televisão de Qualidade para Crianças
Conferencista: Beatriz Rosemberg
****** OS DADOS SERÃO MANTIDOS PARA QUE SEJAM DADOS OS DEVIDOS CRÉDITOS A ALUNA******


Quais são os elementos que caracterizam um trabalho de qualidade na programação televisiva para crianças? Comente.

Primeiramente, para se fazer um trabalho de qualidade na programação televisiva para crianças é deve-se pensar no programa como um todo, desde sua concepção, criação,
roteiro, história, confecção, etc. observando e acompanhando todas as etapas para que sejam bem cumpridas.
Para isso é necessário que se tenha uma boa equipe multidisciplinar composta por pessoas das mais diversas áreas que comporão a equipe, tendo em vista um objetivo em comum. Esta equipe é composta por profissionais como pedagogos, roteiristas, atores, professores de diversas áreas, jornalistas, manipuladores de bonecos, figurinistas, entre outros que deverão buscar um conteúdo e forma para atrair a atenção das crianças.
Deve-se pensar nas necessidades de cada faixa etária e inserir elementos atrativos e de seu interesse, despertar a curiosidade e sua criatividade, despertar o olhar do “A televisão, antes de tudo, é também um entretenimento”. Com esta frase, Beatriz Rosemberg quis mostrar que a televisão é uma forma de entretenimento e diversão e não pode se esquecer do fator passatempo e diversão na hora de criar um programa televisivo de qualidade.
Beatriz Rosemberg dá o exemplo de formatações e conteúdos para cada faixa - Pré Pré-Escola (Bebês) – de 0 a 3 anos Deve-se trabalhar o ritmo, a cor (alegre), o som (música) e a forma; Estrutura mais simples, evitar a poluição visual; Não se trabalha muito com conceitos, mas já inclui informações de forma simples e Introduz novas palavras ao vocabulário.
Ex: O personagem Astolfo no programa Cocoricó representa os bebês e seus textos atraem este público infantil.
- Pré-Escola – de 3 a 6 anos
Deve-se apresentar um conteúdo mais amplo com a utilização de diversos elementos como a brincadeira, cor, canção, ritmo, letras rimadas com o intuito de levar um conteúdo científico, reprise.
A linguagem deve ser simples, mas feita com cuidado desde o 1º momento; Já pode apresentar histórias lineares; Utilização de conceitos do Construtivismo.
Ex: História do Cocô no programa Cocoricó na qual ensina noções básicas de
- Ensino Fundamental I - De 7 a 10 anos
Deve-se trabalhar a necessidade de movimento e ação dessas crianças.
Histórias com bom enredo, ação e aventura, personagens na qual a criança possa se identificar e até mesmo um pouco de violência (desde que tenha consequências como dor, remorsos, preocupação) e conflitos são elementos que compõe programas para tal faixa etária e que são atrativos para estas crianças.
Despertar a curiosidade e o interesse.
Ex: O Programa X-Tudo na qual fala explicitamente em educação, mas de forma lúdica e ensina conceitos, além de apresentar experiências em diversas áreas (culinária, ciências, física, entre outras).
As crianças entre 3 e 10 anos também gostam de se identificar com os personagens apresentados em tais programas, esta é uma forma de atrair este público para este tipo de programação.
Para Rosemberg, “A criança é um ser que está em formação”.
Deve-se lembrar que quando é gerido um novo programa, a televisão leva em conta não somente a diversão e o entretenimento ou a qualidade apresentada de um programa, mas também os índices de audiência e o retorno financeiro e econômico, mesmo para a TV Cultura.

2 comentários:

  1. Olá, alguém poderia me dar um help, pois perdi todas as vídeos conferências pra fazer as atividades complementares, e vi que a Raquel postou o do modulo 4 queria saber se alguem tem a dos outros modulos? Meu email é nayne_monteiro@yahoo.com.br caso queiram entrar e contato.

    Desde ja agradeço.

    Abraços.

    Elaine.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...