Bons Estudos a todos!.
1. Sobre representação e linguagem, afirma-se corretamente que
- o uso de vestes de cor preta constitui uma forma de linguagem verbal.
- tanto a representação quanto a linguagem verbal podem realizar-se por meio de índices e de ícones.
- a linguagem verbal é condição de inteligibilidade de outras formas de linguagem.
- os sinais não sígnicos constituem formas de símbolos linguísticos.
2. Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.
- É recomendável enfocar todas as dificuldades numa única vez, no mesmo texto, reestruturando-o a partir dos problemas mais evidentes a serem modificados.
- A resposta para alterar a expressão analisada deve sempre emergir do grupo, não sendo nunca prestada pelo professor.
- Cada texto comporta apenas uma forma de reestruturação, que deve ser orientada pelo professor, mostrando aos alunos apenas uma possibilidade de se expressar corretamente.
- É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.
3. O encaminhamento metodológico recomendado para a prática de reescrita do texto está
- no texto ser elaborado com a contribuição dos alunos e registrado no quadro de giz pelo professor, não sendo necessário ser analisado e reescrito.
- em inicialmente proceder-se à análise dos aspectos textuais e, num segundo momento, ao trabalho com a sistematização de conteúdos específicos do código.
- nos problemas textuais de concordância, coesão, pontuação, emprego da norma-padrão, que estão presentes na oralidade dos alunos, mas não devem ser corrigidos nem reescritos.
- no texto ser escrito pelo aluno, o que evidencia muitos problemas relativos ao domínio do código, que deve ser corrigido individualmente por ele mesmo.
4. Para se obter unidade temática, é necessário
- abordar vários temas, para enriquecer o texto e torná-lo agradável ao leitor.
- não trabalhar com temas, apenas com enredos.
- tratar de um único tema, fazendo convergir para ele todas as ideias do texto. (corrigda em 12/06/20)
- tratar os temas em sequência cronológica.
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
1. Léxico é o repertório
- de palavras e seus sentidos.
- sintático.
- gramatical.
- de fonemas e grafemas.
2. O texto é tomado, na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa, como eixo articulador, porque
- o texto é um material interdisciplinar.
- o texto é um bom pretexto para o ensino da gramática.
- o texto apresenta correção gramatical.
- o objetivo do ensino de Língua Portuguesa é produzir um aluno capaz de elaborar textos de qualidade.
3. No ato discursivo, a argumentação
- visa o convencimento do interlocutor.
- independe de outros elementos para além do texto.
- independe de qualquer intenção do autor.
- visa o embelezamento do texto
4. As modalidades de leitura recomendadas no ensino de Língua Portuguesa são:
- leitura informativa, leitura de fruição e leitura didática.
- leitura de fruição, leitura de busca de informação, leitura de motivação para outra atividade didática e situações de estudo de texto.
- situações de estudo de texto, leitura de fruição, leitura didática e leitura lúdica.
- leitura lúdica, leitura de fruição, leitura informativa e leitura didática.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA
1. Da mesma forma, o ditado, em lugar do tradicional instrumento de avaliação de palavras que o aluno desconhece, passa a ser
atividade de fixação para aprendizagem do código, podendo ser proposto de forma lúdica. correta
atividade para punir o aluno que ainda não domina palavras já estudadas e fixadas em lições anteriores.
atividade para disciplinar o comportamento do aluno desatento e desinteressado na sala de aula.
atividade para ocupar o aluno que chega atrasado na aula e não acompanhou a reflexão proposta.
2. Leia o excerto abaixo.
"Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer o café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais de véspera sobre a greve do pão dormido [...]"
Rubem Braga
Pelas características que aparecem no fragmento acima, pode-se afirmar que é um texto
dissertativo.
informativo.
descritivo.
narrativo. correta
3. Os textos publicitários podem ser classificados como
propaganda, folheto, cartaz e classificados. correta
propaganda, crônica, poesia e classificados.
anúncio, cartaz, crônicas e contos.
dissertativos, científicos, descritivos e poéticos.
4. O trabalho com o nome próprio dos alunos se inscreve no contexto de significação importante,
por facilitar o trabalho inicial do professor.
tendo em vista o interesse manifesto dos alunos.
em cumprimento do preceito religioso.
em função do reconhecimento da identidade pessoal. correta
Obrigada pela visita e pela colaboração!
ExcluirBoa Sorte com os estudos.
A questão de número 4 sobre unidade temática está com resposta incorreta.
ResponderExcluirA correta é:"tratar de um único tema, fazendo convergir..."
Sim... a resposta marcada está incorreta.
ExcluirA questão de número 4 sobre unidade temática está com resposta incorreta.
ResponderExcluirA correta é:"tratar de um único tema, fazendo convergir..."
CORRIGIDO, OBRIGADA PELA COLABORAÇÃO
Excluir