sábado, maio 21, 2011

Pesquisa em Educação

Algumas são inéditas

1-Diversos autores afirmam que a escola é uma instituição cultural onde se dá a produção da subjetividade. Explique o que você entende por essa afirmação.
R: Subjetividade formação do individuo quanto na construção  de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vai construir a experiência histórica e coletiva dos grupos e população,  é claro que essa afirmação é real é na escola que se da a produção da subjetividade, através da subjetividade construímos um espaço relacional ou seja nos relacionamos com o outro .
2-Nas pesquisas realizadas em Psicologia do Desenvolvimento são utilizados 2 métodos: transversais e longitudinais. Explique cada um deles.

R:Método Longitudinal- que se caracterizam por observações realizadas sobre o mesmo sujeito ao longo de sua infância e juventude, tornando-se um período extenso.
Método Transversal que são os mais usados atualmente, exigem menos tempo porque realizam as observações sobre vários sujeitos de diferentes idades.

3) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069,de 13 de julho de 1990), gerou grande impacto familiar, social, educacional e político, pois essa lei introduziu mudanças significativas em relação à legislação anterior, de 1979, (o Código do Menor). Explique algumas dessas mudanças ocorridas em nossa sociedade. Dê exemplo.

R:A primeira mudanças trazida pelo ECA é uma lei para todas as crianças e todos os adolescentes e não só para os que estão em situação irregular, independente de condição social, econômica, cultural, familiar. Por isso, as crianças e os adolescentes passaram a ser tratados como cidadãos com direitos pessoais e sociais garantidos. Pode se dar de exemplo que com ECA permitiu o avanço de situações concretas que inibiram o trabalho infantil o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência dentro das famílias .

4)Qual a importância das relações entre as pesquisas em psicologia e a Educação nas práticas pedagógicas?

R:.As pesquisas têm servido para várias intervenções pedagógicas que tomam como legitimas as teorias psicológicas, no inicio do século XlX, a partir da influência positivista, intensifica-se a discussão em torno da cientificidade da pedagogia.  Se os propósitos da educação eram fornecidos especialmente pela ética, como filosofia prática, em algum lugar se deveria procurar, então, meios/métodos capazes de garantir o alcance de seus objetivos e é mais ou menos nessa direção que os saberes produzidos pela Psicologia invadem a cenas Pedagógicas.

5) Compare as crianças da idade média, idade moderna e na pós-modernidade, dando enfoque na aprendizagem.

R:Idade Média- As crianças da idade média eram miniatura de adultos, no aspecto que se diz respeito a educação as crianças medievais aprendiam as cosias da vida diretamente com os adultos ajudando-os a realizar suas tarefas, não havia escola.

Idade Moderna - A vida das crianças passou a aparecer no final do XVll período caracterizado por numerosas mudanças sociais, na economia, cultura, política.Foi também no século XVll que as famílias passaram a se estruturar seguindo um novo modelo de família e as novas praticas familiares resultaram em novas formas de se entender e tratar as crianças, que passaram aprender não mais por sua convivência cotidiana junto aos adultos , mas na escola.

Pós Modernidade- O período atual é chamado de Pós Modernidade e suas condições foram se estabelecendo, segundo lemos a partir da segunda metade do século XX, com o advento da sociedade de consumo e do mass media  mídia de massa, associados a queda das grandes ideologias modernas e de idéias centrais como história razão e progresso.

6) De acordo com Severino (2000, p.160), alguns elementos são fundamentais para compor um projeto de pesquisa, quais são eles?

Resposta
      *   Titulo do projeto
  • Delimitação do tema e do problema
  • Apresentação das hipóteses
  • Explicitação do quadro teórico
  • Indicação dos procedimentos  metodológicos e técnico
  • Cronograma de desenvolvimento e referências bibliográficas básicas

7) Porque as pesquisas em psicologia são importantes para a prática pedagógica?

R: As Pesquisas ajudaram  para as intervenções Pedagógicas
A Pedagogia como ciência ver-se à reforçada de modo inusitado, graças à entrada cada vez mais intensa da Psicologia no campo educativo, influência que tem servido  


08) As pesquisas na área educacional podem realizar dois tipos de analise a externa e a interna explique cada uma delas
R Analise externa, é um tipo de analise que é feito atravéz do pensamento que está sendo analisado, e a analise interna é feita através da própria racionalidade de uma área de conhecimento

09)  O que é nova escola
R: É um movimento iniciado no Brasil à partir da experiência de várias reformas na educação, neste manifesto reunia-se pedagogos, médicos, advogados, jornalista, eles estavam empenhados em fazer uma educação publica seguindo as transformações trazidas  pela Revolução Industrial  

10) No Século 18  as instituições necessitavam se renovar para atender os novos ideais iluministas em ascensão. Desta forma se estruturavam em seu nível de organização, de forma que o sistema de educação fosse orgânico submeter-se ao controle público e articular-se em diversos graus e ordens.Descreva se o ensino atual atende essas demandas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...