Obrigada Anaaaaaaaaaa
Oi Rachel
Aqui vai a minha contribuição para os colegas.
Pode abusar.
Oi Rachel
Aqui vai a minha contribuição para os colegas.
Pode abusar.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.
1. POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
· Por causa do poder cultural.
· Por causa do conflito de desejos professor/aluno. (correto!)
· Por causa da insatisfação canalizada.
· Por causa do inconsciente pulsional do professor.
2. PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
· é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
· depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
· depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
· depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento. (correto!)
3. A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:
· sensório-motor.
· operatório-formal.
· pré-operatório. (correto!)
· operatório-concreto.
4. É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:
· relação materno-infantil.
· predominância cognitiva.
· formação da personalidade. (correto!)
· andar e falar.
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 79 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Para a concepção sócio-histórica, a linguagem assume que papel no desenvolvimento infantil?
a ) A linguagem é apenas mais um elemento do desenvolvimento.
b ) Linguagem e pensamento são elementos distintos no processo de desenvolvimento.
c ) A linguagem não assume função especial no desenvolvimento: ela é elemento da espécie e aparece dentro da maturação biológica.
d ) A linguagem possui uma dupla função na mente da criança: de comunicação e de planejamento da ação.
QUESTÃO 2
A maioria das crianças de quatro anos de idade se encontra em um processo de desenvolvimento cognitivo característico do estágio chamado
a ) operatório-concreto.
b ) sensório-motor.
c ) pré-operatório.
d ) operatório-formal.
QUESTÃO 3
O fenômeno do desenvolvimento infantil foi analisado por Walon dentro da perspectiva
a ) biológica.
b ) psicológica.
c ) orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.
d ) social.
QUESTÃO 4
Que autores estavam envolvidos na trinca?
a ) Freud, Lacan e Jung.
b ) Gardner, Piaget e Sternberg.
c ) Piaget, Vygotsky e Wallon.
d ) Vygotsky, Luria e Leontiev.
QUESTÃO 5
Entende-se o conceito de desenvolvimento humano como
a ) um processo comportamental relacionado ao modo de estimulação ambiental fornecido pelo meio.
b ) um processo construtivo, mediatizado, de múltipla influência entre sujeito e meio, desde a criança até o adulto.
c ) algo pronto, inato, que apenas aguarda o amadurecimento cerebral para se manifestar.
d ) um processo existencial, divino, e sem influência humana.
QUESTÃO 6
A frase "deve ter conhecimento da origem e da produção do conhecimento e de sua vinculação com o modo pelo qual a criança pensa e constrói os seus conceitos" está analisando o papel
a ) do professor.
b ) da família.
c ) da escola.
d ) da sociedade.
QUESTÃO 7
É característica do estágio do personalismo para Wallon:
a ) formação da personalidade.
b ) predominância cognitiva.
c ) andar e falar.
d ) relação materno-infantil.
QUESTÃO 8
Para Howard Gardner, possuímos
a ) múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
b ) diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
c ) muitas inteligências isoladas.
d ) uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
QUESTÃO 9
Para a visão interacionista, o desenvolvimento humano é construído
a ) por fatores exclusivamente biológicos.
b ) por questões presentes na essência de cada indivíduo.
c ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
d ) por fatores exclusivamente ambientais.
QUESTÃO 10
Para Erikson, a identidade
a ) depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento.
b ) é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
c ) depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
d ) depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.