concepção de Linguasgem
Revista Nova escola
--
1. Concepção de linguagem
Provocação
Você ensina Língua Portuguesa ou Práticas de Linguagem?
Se você estiver alinhado com as atuais concepções de linguagem, deve ensinar os alunos a pôr em prática a linguagem, formando cidadãos leitores e escritores de uma cultura em que a escrita é predominante. Com base nas pesquisas desenvolvidas pelo filósofo russo, Mikhail Bakhtin, essas concepções têm como peças-chave a relação interpessoal, o contexto de produção dos textos, as diferentes situações de comunicação, os gêneros, a intenção de quem o produz e a interpretação de quem o recebe. Portanto, mais do que ensinar os elementos e as normas que compõem a Língua Portuguesa, precisamos ensinar as Práticas de Linguagem que vivenciamos em nossa língua materna. “O desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam ‘decifrar’ o sistema de escrita”, resume a educadora argentina, Délia Lerner.
Ponto de partida
Concepções de linguagem alteram o que e como ensinar
Mikhail Bakhtin - O filósofo do diálogo
Palavra de especialista
A interação por meio da linguagem (por Cláudio Bazzoni, em vídeo)
Cronologia
Da Reforma Pombalina à publicação dos PCNs
Caso real: o que mudou ao longo de 24 anos de carreira
Expectativas de aprendizagem
O que os alunos devem saber ao final do 5º e do 9º anos
Mitos
Três equívocos sobre produção de textos
Na dúvida?
Qual a diferença entre língua, idioma e dialeto?
Você ensina Língua Portuguesa ou Práticas de Linguagem?
Se você estiver alinhado com as atuais concepções de linguagem, deve ensinar os alunos a pôr em prática a linguagem, formando cidadãos leitores e escritores de uma cultura em que a escrita é predominante. Com base nas pesquisas desenvolvidas pelo filósofo russo, Mikhail Bakhtin, essas concepções têm como peças-chave a relação interpessoal, o contexto de produção dos textos, as diferentes situações de comunicação, os gêneros, a intenção de quem o produz e a interpretação de quem o recebe. Portanto, mais do que ensinar os elementos e as normas que compõem a Língua Portuguesa, precisamos ensinar as Práticas de Linguagem que vivenciamos em nossa língua materna. “O desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam ‘decifrar’ o sistema de escrita”, resume a educadora argentina, Délia Lerner.
Ponto de partida
Concepções de linguagem alteram o que e como ensinar
Mikhail Bakhtin - O filósofo do diálogo
Palavra de especialista
A interação por meio da linguagem (por Cláudio Bazzoni, em vídeo)
Cronologia
Da Reforma Pombalina à publicação dos PCNs
Caso real: o que mudou ao longo de 24 anos de carreira
Expectativas de aprendizagem
O que os alunos devem saber ao final do 5º e do 9º anos
Mitos
Três equívocos sobre produção de textos
Na dúvida?
Qual a diferença entre língua, idioma e dialeto?
Fabinia (moderadora)
Pedagogia - Unicid ( Pólo Guainás)
6° módulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!