OLÁ PESSOAL,
DEVIDO AO POUCO TEMPO NÃO ESTOU CONFERINDO SE AS PERGUNTAS SÃO REPETIDAS APENAS POSTANDO SE ALGUÉM PUDER VERIFICAR E FILTRAR O ARQUIVO, FICO GRATA, SEI QUE APÓS TIRAR AS REPETIDAS FICA MAIS FÁCIL PARA ESTUDAR, MAS REALMENTE ESTOU SEM ESTE TEMPO NESTE MOMENTO. SEGUE AS PROVAS:
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Em relação às mídias impressas e radiofônicas:
I. Livros - devem ser utilizados apenas os livros-texto, pois são os únicos de verdadeiro valor pedagógico já que apresentam as informações necessárias para o desenvolvimento do sujeito.
II. Jornais e revistas - devem ser utilizados na educação tanto como fontes de informações atualizadas, como também para discussão sobre a confiabilidade e completude de tais informações.
III. Rádios comunitárias - sua programação deve considerar público-alvo, adequando formato e conteúdo ao público que pretendem atender.
Estão corretas as afirmativas
Estão corretas as afirmativas
· I e II.
· I, II e III.
· I e III.
· II e III.
2. A primeira rede de computadores surgiu no final da década de 1960 por iniciativa da Agência de Projetos Avançados de Pesquisa dos Estados Unidos.
· O projeto inicial pretendia conectar computadores para possibilitar a comunicação de dadoscomerciais.
· militares.
· acadêmicos.
· demográficos.
3. Além de aspectos de conteúdos, os jogos aplicados na Educação podem auxiliar no desenvolvimento de
I. discriminação visual, auditiva e temporal.
II. lateralidade e coordenação visomotora.
III. Raciocínio lógico.
Está(ão) correta(s)
Está(ão) correta(s)
· apenas a afirmação I.
· I, II e III.
· apenas a afirmação III.
· apenas a afirmação II.
4. Ao receber uma mensagem de correio eletrônico, você pode responder aos usuários indicados no
· Para e no Cco.
· Para, no Cc e no Cco.
· Cc e no Cco.
· Para e no Cc.
5. Segundo Perrenoud, entre as competências esperadas para o professor no uso de tecnologias está:
I. utilizar editores de texto.
II. comunicar-se a distância por meio da telemática.
III. utilizar ferramentas multimídia no ensino.
Estão corretas
II. comunicar-se a distância por meio da telemática.
III. utilizar ferramentas multimídia no ensino.
Estão corretas
· apenas as afirmativas I e III.
· I, II e III.
· apenas as afirmativas I e II.
· apenas as afirmativas II e III.
2. São exemplos de tecnologias assistivas
· I. softwares para navegação na internet.
II. softwares para leitura da tela de computador.
III. softwares de reconhecimento de voz.
Estão corretas as afirmativas
II. softwares para leitura da tela de computador.
III. softwares de reconhecimento de voz.
Estão corretas as afirmativas
· II e III.
· I e III.
· I, II e III.
· I e II.
3. Ao utilizar um elemento das AutoFormas (formas básicas e textos explicativos), no software Microsoft® Word 2003, é possível
I. trocar a cor de preenchimento, da linha e do texto.
II. acrescentar sombra ou efeitos 3D.
III. ordenar em ordem alfabética.
Estão corretas as afirmativas
· II e III.
· I, II e III.
· I e II.
· I e III.
4. Os produtos multimídia interativos são interessantes do ponto de vista cognitivo, pois
· aprendem com o usuário, interagindo em linguagem natural, incorporando exemplos e linguagem coloquial na apresentação dos assuntos.
· permitem uma navegação não linear, prevendo associações entre informações, de forma mais próxima à atividade cognitiva natural.
· apresentam todas as combinações de informação possíveis, de forma que o usuário possa esclarecer todas as suas dúvidas.
· todas as informações são apresentadas, simultaneamente, nos formatos de texto, vídeo e som, reforçando a mensagem que apresenta.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. É um exemplo de uso correto dos recursos audiovisuais na Educação
· utilizar um vídeo que tenha sido indicado por um colega, mesmo que não o tenha visto, para dinamizar a aula.
· trabalhar com vídeos atuais, independentemente de seus conteúdos, pois trazem informações que a turma conhece.
· passar vídeos para a turma quando o professor falta, de forma que não percam a aula e possam aprender o conteúdo.
· utilizar um vídeo para simular/visualizar, por exemplo, situações históricas ou experiências de risco.
2. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão
· o jornal e a internet.
· a TV digital e a internet.
· o rádio e a internet.
· o jornal e o rádio.
3. Ao criar uma apresentação multimídia com o Microsoft® PowerPoint 2003, é possível
· I. modificar o plano de fundo, colocando uma cor ou uma figura, por exemplo.
II. desenhar à mão livre com a ferramenta lápis, localizada na barra de desenho.
III. acrescentar efeitos de transição entre um slide e outro.
Os itens corretos são
II. desenhar à mão livre com a ferramenta lápis, localizada na barra de desenho.
III. acrescentar efeitos de transição entre um slide e outro.
Os itens corretos são
· I e II.
· II e III.
· I e III.
· I, II e III.
4. Em relação à Educação, assinale a alternativa que representa uma nova necessidade na sociedade digital.
· A educação formal deve estar centrada na família, com informações transmitidas de geração para geração, buscando o desenvolvimento da inteligência de forma individual, a partir da convivência com a própria família.
· A educação formal deve ser cada vez mais especializada em disciplinas, com professores ministrando aulas, objetivando formar alunos capazes de dar respostas em conformidade aos modelos apresentados.
· A educação formal deve privilegiar o desenvolvimento de competências linguísticas e lógico-matemáticas, cabendo aos professores preocuparem-se com o desenvolvimento da expressão verbal e da resolução de problemas científicos e tecnológicos.
· A educação formal deve buscar a interdisciplinaridade, com professores mediadores, objetivando formar alunos ativos na construção do conhecimento, que possam aplicar os conhecimentos construídos em novos contextos.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. Na escola, uma das formas de contribuir efetivamente para o desenvolvimento das inteligências múltiplas dos sujeitos é trabalhar
- com projetos definidos conjuntamente pelo grupo de alunos e professores, com orientação contínua e variados recursos ao alcance.
- todas as aulas com o mesmo tipo de recurso e uma mesma dinâmica, para que o aluno estabeleça um esquema mental de como a aula ocorre e não tenha problemas de adaptação à forma de trabalho.
- de forma livre e variada, de modo que cada um dos alunos possa estudar conforme seus interesses, sem cobranças dos orientadores.
- com listas de exercícios elaboradas pelo professor, que favoreçam a fixação dos conteúdos apresentados nas aulas.
3. A linguagem Logo
- I. é conhecida como a "linguagem da tartaruga".
II. toma por base a "geometria do corpo".
III. auxilia no desenvolvimento de estratégias de raciocínio.
Estão corretas
- apenas as afirmações II e III.
- apenas as afirmações I e III.
- apenas as afirmações I e II.
- I, II e III.
4. Em relação aos campos de preenchimento para envio de uma mensagem eletrônica (e-mail) é correto afirmar que
- o campo Anexo serve para selecionar e enviar, junto à mensagem, arquivos variados.
- no campo Para só é possível colocar um endereço eletrônico de destinatário.
- Cc e Cco são sinôminos, ou seja, são dois nomes possíveis para um mesmo campo.
- o campo Assunto apresenta uma lista de temas prontos e fixos para seleção.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Esse blog tem me ajudado bastante na hora de estudar para as minhas provas.
ResponderExcluirObrigada!
Fico feliz em ajudar.
ResponderExcluiralguma coisa sobre didática e design?
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. [QuestãoID 71288] No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:
capitular e WordArt.
configurar página e propriedades.
idioma, ortografia e gramática.
tela inteira e zoom.
2. [QuestãoID 66074] Em relação à produção de vídeo educacional, pode-se afirmar que
o importante é o conteúdo - especialistas devem descrever o conteúdo em toda a sua complexidade, em uma linguagem científica, cobrindo todos os detalhes sobre o tema enfocado.
o importante é a forma - a dinâmica de apresentação é o ponto principal para que o material não seja monótono, deixando o conteúdo em segundo plano.
o fundamental na produção de vídeo é buscar patrocinadores para o seu desenvolvimento, que podem ter, em contrapartida, sua marca divulgada no vídeo.
forma e conteúdo são importantes - é preciso estar atento desde o planejamento até a edição final, procurando harmonizar conceitos e recursos para apresentar o tema.
3. [QuestãoID 71290] O programa brasileiro de reciclagem de computadores visa
captar máquinas do governo, recondicioná-las e doá-las a pessoas de baixa renda, com recursos obtidos através do governo.
receber máquinas doadas por órgãos do governo e instituições privadas, recondicioná-las e encaminhá-las para projetos de inclusão digital.
dar assistência técnica gratuita a toda a população brasileira, utilizando, para tanto, mão de obra de cursos públicos profissionalizantes.
captar máquinas da iniciativa privada, recondicioná-las e recolocá-las em órgãos estratégicos do governo, com recursos obtidos de doadores.
4. [QuestãoID 71285] Em relação à televisão, uma abordagem pedagógica adequada é
estimular que os sujeitos a assistam tanto quanto puderem, pois terão mais informações que aqueles que a assistem menos.
desprezar sua utilização, pois não há informações acadêmicas/científicas e não constitui uma fonte segura.
trabalhar a recepção crítica das informações veiculadas, para que não se confunda ?o fato? com ?uma versão do fato?.
limitar o número de horas em frente à TV em uma hora diária, pois é um tipo de informação que não deve ser utilizada em demasia.
Olá Hércules muito obrigada por sua colaboração.
ExcluirAbraços e bons estudos!.
qual é a resposta da 2
ResponderExcluirforma e conteúdo são importantes - é preciso estar atento desde o planejamento até a edição final, procurando harmonizar conceitos e recursos para apresentar o tema.
ExcluirParabéns pelo blog, está me ajudando muito!
ResponderExcluirObrigada
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. [QuestãoID 66087] Tecnologias assistivas
implementam serviços de assistência a pessoas carentes.
permitem assistir a programas de televisão em alta resolução.
levam tecnologia a comunidades geograficamente distantes.
possibilitam que deficientes possam acessar o computador.
2. [QuestãoID 66078] Os jogos de computador
devem ser utilizados na escola de acordo com as estratégias pedagógicas estabelecidas, tendo ou não conteúdos educacionais explícitos.
devem ser utilizados na escola apenas se tiverem conteúdos educacionais explícitos, pois distraem os alunos dos conteúdos escolares.
não devem ser utilizados no ambiente educacional, pois não são considerados atividades concebidas com caráter pedagógico.
devem ser utilizados apenas em datas ou momentos especiais na escola, já que são altamente motivadores, para premiar os alunos que se destacam.
3. [QuestãoID 66071] Em relação aos livros, no ambiente escolar deve-se utilizar
os livros-texto, os de consulta e os de literatura, através de propostas variadas de trabalho que permitam o desenvolvimento integral do sujeito.
apenas os livros de literatura, pois estes colaboram para desenvolver a imaginação e a criatividade do aluno, competências essenciais no mundo contemporâneo.
apenas os livros de consulta, pois estes ampliam as possibilidades de construção do conhecimento, enquanto que os livros-texto limitam o acesso ao conhecimento.
apenas os livros-texto, pois são os únicos de verdadeiro valor pedagógico já que apresentam as informações necessárias para o desenvolvimento do sujeito.
4. [QuestãoID 71290] O programa brasileiro de reciclagem de computadores visa
dar assistência técnica gratuita a toda a população brasileira, utilizando, para tanto, mão de obra de cursos públicos profissionalizantes.
receber máquinas doadas por órgãos do governo e instituições privadas, recondicioná-las e encaminhá-las para projetos de inclusão digital.
captar máquinas da iniciativa privada, recondicioná-las e recolocá-las em órgãos estratégicos do governo, com recursos obtidos de doadores.
captar máquinas do governo, recondicioná-las e doá-las a pessoas de baixa renda, com recursos obtidos através do governo.
qual a resposta da 02
ResponderExcluirGostaria de saber a resposta da nº 2
ResponderExcluirQual a pergunta?
ExcluirTendo em vista que foram anexadas novas perguntas aos comentários.
Abraços e obrigada pela visita.
2. [QuestãoID 66078] Os jogos de computador
ResponderExcluirdevem ser utilizados na escola de acordo com as estratégias pedagógicas estabelecidas, tendo ou não conteúdos educacionais explícitos.
pergunta e resposta correta
ResponderExcluir1. [QuestãoID 66071] Em relação aos livros, no ambiente escolar deve-se utilizar
os livros-texto, os de consulta e os de literatura, através de propostas variadas de trabalho que permitam o desenvolvimento integral do sujeito.
2. [QuestãoID 66078] Os jogos de computador
devem ser utilizados na escola de acordo com as estratégias pedagógicas estabelecidas, tendo ou não conteúdos educacionais explícitos.
3. [QuestãoID 66081] Uma apresentação multimídia é composta por um conjunto de
slides com mídias e efeitos variados.
4. [QuestãoID 66073] É um exemplo de uso correto do vídeo na Educação:
utilizar um vídeo, por exemplo, para simular/visualizar situações, como o passar dos anos ou experiências perigosas.
Obrigada pela colaboração!.
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. [QuestãoID 71284] Uma boa programação radiofônica em rádios comunitárias deve considerar
equipamentos sofisticados que transmitam a programação a longas distâncias.
linguagem, utilizando a norma culta e palavras corretas segundo a gramática.
o público-alvo, adequando formato e conteúdo ao público que pretendem atender.
a programação, que busque legitimar o pensamento dos líderes da comunidade.
2. [QuestãoID 66073] É um exemplo de uso correto do vídeo na Educação:
passar vídeos para a turma quando o professor falta, de forma que não percam a aula e possam aprender o conteúdo.
trabalhar com vídeos atuais, independentemente de seus conteúdos, pois trazem informações que a turma conhece.
utilizar um vídeo, por exemplo, para simular/visualizar situações, como o passar dos anos ou experiências perigosas.
utilizar um vídeo que tenha sido indicado por um colega, mesmo que não se tenha visto, para dinamizar a aula.
3. [QuestãoID 71283] A partir da teoria das inteligências múltiplas, é possível dizer que cada pessoa
possui múltiplas inteligências, que atuam isoladamente na resolução de problemas.
tem uma inteligência única, diferente da inteligência de outras pessoas.
tem um tipo de inteligência, agrupada em uma das categorias das diversas inteligências.
tem várias inteligências, que atuam de maneira articulada na resolução de problemas.
4. [QuestãoID 66082] Ao criar uma apresentação multimídia com o Microsoft® PowerPoint 2003, é possível
I. modificar o plano de fundo, colocando uma cor ou uma figura, por exemplo.
II. desenhar à mão livre com a ferramenta lápis localizada na barra de desenho.
III. acrescentar efeitos de transição entre um slide e outro.
Os itens corretos são
Apenas I e III.
I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e II.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
1. [QuestãoID 71284] Uma boa programação radiofônica em rádios comunitárias deve considerar
equipamentos sofisticados que transmitam a programação a longas distâncias.
linguagem, utilizando a norma culta e palavras corretas segundo a gramática.
o público-alvo, adequando formato e conteúdo ao público que pretendem atender.
a programação, que busque legitimar o pensamento dos líderes da comunidade.
2. [QuestãoID 66073] É um exemplo de uso correto do vídeo na Educação:
passar vídeos para a turma quando o professor falta, de forma que não percam a aula e possam aprender o conteúdo.
trabalhar com vídeos atuais, independentemente de seus conteúdos, pois trazem informações que a turma conhece.
utilizar um vídeo, por exemplo, para simular/visualizar situações, como o passar dos anos ou experiências perigosas.
utilizar um vídeo que tenha sido indicado por um colega, mesmo que não se tenha visto, para dinamizar a aula.
3. [QuestãoID 71283] A partir da teoria das inteligências múltiplas, é possível dizer que cada pessoa
possui múltiplas inteligências, que atuam isoladamente na resolução de problemas.
tem uma inteligência única, diferente da inteligência de outras pessoas.
tem um tipo de inteligência, agrupada em uma das categorias das diversas inteligências.
tem várias inteligências, que atuam de maneira articulada na resolução de problemas.
4. [QuestãoID 66082] Ao criar uma apresentação multimídia com o Microsoft® PowerPoint 2003, é possível
I. modificar o plano de fundo, colocando uma cor ou uma figura, por exemplo.
II. desenhar à mão livre com a ferramenta lápis localizada na barra de desenho.
III. acrescentar efeitos de transição entre um slide e outro.
Os itens corretos são
Apenas I e III.
I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e II.
Obrigada por sua colaboração, bons estudos!.
Excluir:)
Em relação às bibliotecas virtuais disponíveis na internet, como a BibVirt, é correto afirmar que.. auguem sabe a resposta desta??
ResponderExcluirBoa noite! Estou vendo sua pagina, pois estou fazendo uma prova online e estar me ajudando muito, você esta de parabéns é muito bom, só que eu estou com uma duvida nessa pergunta (A partir da Teoria das Inteligências Múltiplas, é possível dizer que). Pois na sua resposta são duas no meu caso tem que ser só uma resposta você poderia me ajudar obrigada. Dinê
ResponderExcluira ) cada pessoa tem várias inteligências, que atuam de maneira articulada na resolução de problemas.
b ) cada pessoa tem um tipo de inteligência, agrupada em uma das categorias das diversas inteligências.
c ) cada pessoa tem uma única inteligência, diferente da inteligência de outras pessoas.
d ) cada pessoa possui múltiplas inteligências, que atuam isoladamente na resolução de problemas.
boa tarde preciso de ajuda para responder este questionario
ResponderExcluir3) No que se refere à utilização do rádio como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem a distância, assinale a alternativa CORRETA:
a) O procedimento mais utilizado na EaD, com o apoio do rádio, é a gravação e edição de aulas e conferências que podem ser retransmitidas várias vezes. b) A leitura de textos radiofônicos, constituídos com recursos sonoros, é uma estratégia de aprendizagem identificada à transmissão de conteúdo, em razão da monotonia decorrente desse tipo de prática, que não incita a imaginação dos alunos ouvintes. c) Os programas educativos transmitidos ao vivo ou em tempo real possibilitam a participação do público e de especialistas convidados, tornando o rádio um meio de comunicação bidirecional. Contudo, em razão de seu elevado custo de produção, a utilização deste recurso no processo de ensino aprendizagem é inviável. d) As principais características do rádio, como meio de comunicação, são bidirecionalidade, instantaneidade, simultaneidade, plurissensorialidade e interatividade restrita. e) Os programas radiofônicos possibilitam transmitir sensações, conceitos e representações, contudo, diferentemente das transmissões audiovisuais, eles não são capazes de personificar o espaço físico.
Com o desenvolvimento tecnológico, diversos tipos de mídias vêm sendo utilizados no processo de ensino-aprendizagem a distância, com as mais variadas funções, possibilitando a transmissão de mensagens de forma textual, auditiva ou visual. Acerca desse tema, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na EaD, a mídia impressa foi inicialmente usada nos cursos por correspondência, tendo propiciado uma interatividade, em geral, muito lenta, razão pela qual esse tipo de mídia não é mais utilizado nos cursos de EaD. b) Por meio do material impresso especificamente destinado à EaD, é fundamental que se consiga estabelecer uma comunicação que pressuponha as dificuldades do estudante, dando-se ênfase mais à aprendizagem do que ao ensino, com o objetivo de desenvolver um aprendiz ativo e seguro em relação ao caminho por ele percorrido. c) A videoconferência constitui um formato de curso que exige diferentes espaços físicos; as interações entre professor e alunos acontecem como se todos estivessem juntos em uma mesma sala de aula, sendo, por isso, dispensados o uso de textos e as atividades que requerem CD-ROM, material impresso ou consulta a sítios da Web. d) Denomina-se curso baseado em computador o curso que usa o computador como meio de entrega de conteúdo a ser ensinado ao aluno, oferecendo grande possibilidade de interação entre os alunos e entre o aluno e o professor. e) O curso que utiliza a internet possibilita ao aluno acessá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar, onde haja computador conectado à internet. Porém, somente é oferecido para um pequeno número de alunos, a fim de propiciar a participação ativa do professor e do aluno no processo de aprendizagem e interação rápida entre os alunos e entre professor e aluno.
5) O advento das tecnologias tem alterado o perfil do professor tanto no ensino presencial como no ensino a distância. Dentre as competências que compõem o perfil ideal de um professor a distância, não pode faltar a habilidade de
a) ater-se à exposição do conteúdo programático. b) enfatizar a aprendizagem individual. c) centralizar-se no processo de comunicação. d) lidar com as noções de espaço e tempo. e) ater-se aos alunos que não tenham dificuldades de acesso às TICs.