1. OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
- apropriados por ela de forma gradual.
- incorporados automaticamente ao léxico cerebral.
- instáveis socialmente.
- componentes inatos de sua linguagem.
2. PARA PIAGET, O DESENVOLVIMENTO OBEDECE A UMA ORDEM DE ESTÁGIOS COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. SACUDIR, MORDER E BELISCAR SÃO ATIVIDADES PRÓPRIAS:
- do período sensório-motor.
- do período de operações formais.
- do período de operações mentais.
- do período operacional.
3. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
- o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
- as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
- pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
- o conhecimento é absorvido passivamente.
4. PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:
- diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
- muitas inteligências isoladas.
- uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
- múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
Resultado final : 4.0
ResponderExcluirPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
1. Em relação à construção de conceitos, pode-se afirmar que:
• (2) não é uma atividade espontânea, sendo formada pela troca simbólica entre o detentor dos saberes socialmente relevantes e a criança. CORRETA
• (4) a construção de conceitos está vinculada ao amadurecimento de certas características do organismo.
• (3) é uma associação entre construção espontânea e trocas com sujeitos mais experientes.
• (1) é uma construção espontânea, sendo formada pela troca simbólica entre o detentor de saberes socialmente relevantes e a criança.
2. Assinale a ordem exata de ocorrência dos instintos humanos.
• (2) Fase anal, fase oral, fase fálica, latência e genital.
• (4) Fase oral, fase anal, fase genital, latência e fálica.
• (3) Fase oral, fase anal, latência, fase fálica e genital.
• (1) Fase oral, fase anal, fase fálica, latência e genital.CORRETA
3. Atualmente, o ensino da Psicologia busca:
• (2) estudar o comportamento social.
• (4) entender o comportamento humano.
• (1) estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos inseridos na realidade cotidiana.CORRETO
• (3) estudar o cotidiano das pessoas.
4. Na teoria piagetiana, o conceito de equilibração é:
• (4) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida.
• (2) um processo necessário para o equilíbrio motor.
• (3) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
• (1) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.CORRETO
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
Resultado final : 2
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
1. O QUE SIGNIFICA REALIZAR UM ENQUADRAMENTO NO PROCESSO DE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL?
• Tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo.CORRETA
• Analisar o sintoma pela Eocmea.
• Montar o primeiro sistema de hipóteses.
• Fazer uma entrevista aberta.
2. A EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE, SEGUNDO JORGE VISCA (1987), SINTETIZA QUAIS CONSTRUTOS TEÓRICOS?
• Filosofia, Lingüística e Genética.
• Princípio Construtivista, Princípio Estruturalista e Princípio Interacionista.CORRETA
• Sistemático e assistemático.
• Protoaprendizagem, Deuteroaprendizagem e Matriz.
3. QUAIS SÃO AS UNIDADES DE ANÁLISE DA PSICOPEDAGOGIA?
• Indivíduo, grupo, instituição e comunidade.CORRETA
• Cada elemento de um grupo.
• Crianças, adolescentes e adultos.
• Empresas, hospitais e famílias.
4. SÃO PRINCÍPIOS IMPORTANTES PARA O TRABALHO COM GRUPOS NA ESCOLA:
• colocar limites, construir vínculo afetivo, confiar na capacidade e no processo grupal.CORRETA
• elementos do grupo, coordenador e regras.
• ritmo, discriminação e percepção.
• atitude operativa, intervenção e limites.