sábado, novembro 05, 2011

GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

1. O enunciado a seguir refere-se à repercussão potencialmente diferente das atividades do microssistema escolar sobre o desenvolvimento humano.




  Esse enunciado refere-se à (ao)

  • Psicologia Social de Lewin.
  • Psicanálise de Freud.
  • Cognitivismo de Piaget.
  • Psicologia Ecológica de Bronfenbrenner.

2. Leia abaixo:



  • Abraham Maslow formulou uma teoria motivacional muito conhecida e que hierarquiza as necessidades humanas sob a forma de uma pirâmide. Quais são as cinco camadas da pirâmide, respectivamente?

  • Alimentação, repouso, fisiológicas, social e pessoal.
  • Progresso financeiro, social, fisiológicas, psicológicas e segurança.
  • Autorrealização, estima, social, segurança e fisiológicas.
  • Sucesso profissional, estima, repouso, autorrealização e motivação.

3. A influência da Teoria Sistêmica sobre a gestão escolar foi muito marcante no Brasil da década de 1970. Uma dessas influências é a


  • utilização de planilhas para a elaboração dos planejamentos e a formulação de objetivos instrucionais.
  • divisão do trabalho, em que cada tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.
  • exploração dos trabalhadores pela organização de trabalho.
  • ênfase nos grupos e relações informais no trabalho.

4. Observe:



  • Para César Coll, a elaboração curricular deve levar em conta a análise da realidade operada com referenciais específicos. O autor fala de quatro referenciais. O primeiro é o socioantropológico, que considera os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo será aplicado; o segundo é o psicológico, que se volta para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o terceiro é o pedagógico, que se apropria do conhecimento gerado na sala de aula em experiências prévias; o quarto se fixa nas características próprias das diversas áreas do saber tratadas pelo currículo.

    Esse quarto referencial é chamado de

  • organizativo.
  • psicopedagógico.
  • temporal.
epistemológico.



1. Leia abaixo:



  • O gestor que vê os membros do seu grupo como pessoas egoístas e interesseiras, que não gostam de trabalhar, e cujo salário e medo de perder o emprego são os melhores incentivos para aumentar a motivação, utiliza a visão do homem

  • complexo.
  • social.
  • econômico.
  • autorrealizador.

2. Observe a definição abaixo.





  Essa é a definição de

  • planejamento estratégico.
  • planejamento participativo.
  • gerenciamento da qualidade total.
  • gestão do conhecimento.

3. Segue abaixo:



  • Na escola de Mariana, a diretora é uma pessoa muito querida. Ela participa de todas as festas promovidas pelos professores, que adoram conversar com ela e chegam a lhe fazer confidências. Esse tipo de poder social é chamado de

  • recompensa.
  • legítimo.
  • competência.
  • referência.

4. Observe:



  • A mudança institucional que requer do gestor escolar competências técnicas organizativas, pessoais (sensibilidade, ponderação, equilíbrio emocional, sabedoria, intuição), sociais, conceituais e holísticas é aquela que ocorre

  • nas relações institucionais.
  • nos recursos da instituição.
  • nos processos desenvolvidos no interior da instituição.
  • na identidade da instituição escolar.

Um comentário:

  1. Olá pessoal adorei esta ajuda que vcs estão proporcionando a nós estudantes de pedagogia a distãncia .pois não é fácil ,ao contrário do que todos pensam é complicado ,estudo o cd ,o livro e as questões que vcs elaboram aqui no blog ...e nossaaaaa como ajuda ,mas tenho uma pergunta ,na verdade quando vcs marcam a resposta correta vcs as vezes grifa e coloca a bolinha azul ,as vezes vcs só grifam ,as vezez vcs grifam uma resposta e coloca a bolinha azul em outra resposta podem me tirar esta dúvida?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...