ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. A área da
placa de um cubo é calculada com a multiplicação entre
·
duas
placas.
·
uma
placa e uma barra.
·
duas barras.
·
uma
barra e um cubinho.
2. O Tangram é
formado por 7 peças:
·
4
triangulares e 3 quadrangulares.
·
5 triangulares e 2 quadrangulares.
·
3
triangulares e 4 quadrangulares.
·
2
triangulares e 5 quadrangulares.
3. O dodecaedro
é um polígono regular convexo que tem faces na forma de
·
triângulos
isósceles.
·
quadrados.
·
triângulos
equiláteros.
·
pentágonos regulares.
4. A modelagem
matemática é uma forma de utilizar a Matemática para
·
praticar
as resoluções das quatro operações.
·
abordar problemas reais
·
elaborar
questões fictícias.
·
abordar
a etnomatemática.
Colaboração da aluna:
| ||||
Olha
aqui vai um compacto de todas as provas que eu tinha de N2 A
C Matemática que fiz para poder estudar ah exclui as repetidas
Area conhecimento da matemática
O uso de calculadoras nas aulas de matemática:
- não depõe contra o ensino, pois pode estar sendo bem empregada.
- depõe contra o ensino de Matemática, pois os alunos são impedidos de raciocinar.
- não faz parte das novas propostas da Educação Matemática.
2. Os momentos para a
realização de uma investigação matemática são:
- solicitar aos alunos que em grupo elaborem enunciados de problemas, pedir que resolvam um dos problemas elaborados no grupo, apresentar a resolução do problema aos demais grupos.
- explorar e formular questões, fazer conjecturas, realizar testes e refinar conjecturas.
- ler o enunciado de um problema, utilizar material manipulável para resolver tal problema e apresentar solução para os demais colegas da sala.
- compreender um problema, elaborar uma estratégia de resolver o problema, executar a estratégia escolhida e apresentar a resolução do problema para demais alunos da sala.
3. A modelagem matemática é uma forma de
utilizar a Matemática para
- abordar a etnomatemática.
- praticar as resoluções das quatro operações.
- elaborar questões fictícias.
- abordar problemas reais
4. O paralelepípedo é
um prisma que
- tem como base um paralelogramo.
- possui quatro pares de faces paralelas.
- possui dois pares de faces paralelas.
- tem como base um triângulo.
1. As unidades de
superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem ser representadas por:
2. Os softwares
educacionais ideais devem
- promover a individualidade em sala de aula.
- s ubstituir a ação pedagógica do professor
- priorizar o pensamento mecanizado dos alunos.
- permitir a construção dos conceitos.
3. O professor deve
interferir na investigação matemática quando os alunos
- estiverem resolvendo o problema.
- buscarem respostas a questões desnecessárias.
- buscarem respostas a questões necessárias.
- estiverem organizando os dados.
4. A classificação dos quadriláteros, quanto à
medida dos ângulos, é:
- losango, paralelepípedo, acutângulo.
- lotângulo, trapézio, acutângulo.
- losango, trapézio, paralelogramo.
·
lotângulo, retângulo, paralelogramo.
1. O ábaco de papel,
para trabalhar com números naturais, é formado, na ordem correta, por:
·
C, M, D, U.
·
M, C, D, U.
·
U, D, C, M.
·
D, U, M, C.
2. Quantos ladrilhos
foram gastos para ladrilhar a sala representada no desenho?
- 128.
- 134.
- 144.
- 138.
3. Os elementos que
formam o ângulo são
- a base e os lados.
- o vértice e a altura.
- o vértice e os lados.
- a base e a altura.
4. O ângulo com medida
menor que 90º recebe o nome de
- ângulo reto.
- ângulo obtuso.
- angulo agudo.
- ângulo simétrico.
1. Um fazendeiro tem
algumas galinhas e alguns coelhos. Juntos, esses animais têm 50 cabeças e 140 pés.
Quantas galinhas e quantos coelhos
o fazendeiro tem?
- 15 coelhos e 25 galinhas.
- 10 coelhos e 40 galinhas.
- 15 coelhos e 35 galinhas.
- 20 coelhos e 30 galinhas.
2. São exemplos de
jogos com regras:
· jogos
estratégicos, jogos de treinamento e jogos geométricos.
- jogos sobrepujantes, jogos suportáveis e jogos morfológicos.
- jogos estratégicos, jogos suportáveis e jogos geométricos.
- jogos sobrepujantes, jogos de treinamento e jogos morfológicos.
3. Numa investigação matemática o mais
importante é
- o problema em si.
- o caminho percorrido pelo aluno.
- a participação do professor na aula.
- o resultado da questão.
4. Como Se Denomina O
Ponto De Origem De Um Ângulo?
- Giro.
- Semi-reta.
- Vértice.
- Lado.
1. OS COMPUTADORES NA
SALA DE AULA DEVEM SER CONSIDERADOS COMO UM RECURSO PARA A REALIZAÇÃO DAS
TAREFAS PORQUE:
- reforçam o modelo de educação que privilegia a transmissão do conhecimento e a memorização.
- permitem estabelecer novos padrões e abrem novo canal de comunicação entre professores e alunos.
- tornam os conteúdos mais fáceis, dispensando a presença do professor.
- transformam a sala de aula numa rotina tradicional, facilitando a aula.
2. ASSINALE A
ALTERNATIVA QUE DEFINE VOLUME.
- Volume indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
- Volume é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
- Volume é o espaço interno de uma figura plana.
- Volume é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.
4. Quantas faces,
vértices e arestas possui um cubo?
- 6 faces, 8 arestas e 12 vértices.
- 4 faces, 8 arestas e 6 vértices.
- 6 faces, 12 arestas e 8 vértices.
- 4 faces, 6 arestas e 8 vértices.
1. A padaria Pão Bão faz uma grande variedade
de sanduíches. O freguês pode escolher três tipos de pão: francês, integral ou
pão de forma.
Para o recheio há
quatro opções: salame, queijo, presunto ou mortadela. Quantos tipos de
sanduíches diferentes a padaria oferece?
- 6.
- 10.
- 7.
- 12.
2. Os números
racionais podem ser escritos nas formas decimal e fracionária.
Em que forma de escrita os números racionais são empregados
na música com maior frequência e por que pode se trabalhar esse tipo de arte
para ensinar Matemática?
- Na forma de escrita decimal (que apresenta vírgula), porque nas letras das músicas é comum aparecer essa forma de escrita.
- Na forma de escrita fracionária porque ela aparece implicitamente nas notas musicais.
- Na forma de escrita decimal porque ela aparece implicitamente nas notas musicais.
- Na forma de escrita fracionária (que apresenta frações), porque nas letras das músicas é comum aparecer essa forma de escrita.
3. ASSINALE A
ALTERNATIVA QUE DEFINE CAPACIDADE.
- Capacidade indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
- Capacidade é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
- Capacidade é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.
- Capacidade é o espaço interno de uma figura plana.
4. As unidades de
superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem ser representadas por:
2. Utilizando-se o
Material Dourado para o trabalho com os números naturais, com 1 cubo, 3 placas
e 5 cubinhos representamos
- 1 035.
- 1 305.
- 135.
- 1 300.
3. Sobre a relação
volume e capacidade, é correto afirmar que
- o volume deve ser maior que a capacidade do recipiente.
- a capacidade deve ser inferior ao volume do recipiente.
- o volume deve ser inferior à capacidade do recipiente.
- a capacidade deve ser menor que o volume do recipiente.
1. Dado o conjunto Z
= {A, B, C}, o grupo de combinação simples feito dois a dois é:
- Cn,k = {ABC, CBA} = 2.
- Cn,k = {AB, AC, BC} = 3.
- Cn,k = {CAB, ACB} = 2.
- Cn,k = {AA, BB, CC} = 3.
2. Utilizando-se as
peças do Material Dourado para o trabalho com números naturais, para
representar 2 centenas utilizamos
- dois cubinhos.
- duas barras.
- duas placas.
- dois cubos.
3. A modelagem matemática é uma forma de
utilizar a Matemática para
- praticar as resoluções das quatro operações.
- abordar problemas reais
- elaborar questões fictícias.
- abordar a etnomatemática.
4. Veja os valores
dos símbolos: (falta um
complemento)
- 13 503.
- 13 353.
- 13 053.
- 13 253.
1. É CONSIDERADA AÇÃO
PEDAGÓGICA DO JOGO:
- solicitar aos alunos que façam registros das jogadas, pontuação e estratégias para vencer.
- utilizá-lo em sala de aula apenas para entreter os alunos de uma maneira agradável.
- utilizá-lo em sala de aula com muita frequência, mas sem a necessidade de estabelecer critérios.
- solicitar aos alunos que observem o jogo, mas não se preocupem em fazer registros.
2. A simetria axial também pode ser chamada de
simetria
- angular.
- de translação.
- de rotação.
- reflexiva ou espelhada.
3. Como podemos
representar o produto cartesiano?
- Por diagrama de Argand ou diagrama de barras.
- Por diagrama de blocos ou diagrama de Hubble.
- Por diagrama de flechas ou diagrama cartesiano.
- Por diagrama de fases ou diagrama de fluxo.
4. UTILIZANDO-SE O
MATERIAL DOURADO PARA O TRABALHO COM OS NÚMEROS NATURAIS, QUE QUANTIDADE ESTAMOS
REPRESENTANDO COM O CONJUNTO DE PEÇAS:
1 cubo, 2 placas e 7 cubinhos?
- 1 270
- 1 207
- 270
- 1 200
1. O Tangram tem sido
utilizado nas aulas de Matemática para o desenvolvimento do
- Pensamento abstrato.
- Raciocínio algébrico.
- raciocínio geométrico.
- raciocínio generalizador.
2. O sistema de
numeração decimal é
- econômico em relação aos símbolos representativos.
- imparcial em relação aos símbolos representativos.
- imparcial no agrupamento dos símbolos representativos.
- econômico na manipulação algébrica dos símbolos representativos.
3. Em cada um dos
quadros abaixo está indicado um algarismo:
Escreva o maior número de cinco algarismos diferentes em que
o valor posicional do número 2 seja 2 000.
- 72 564.
- 76 543.
- 72 654.
- 76 254.
4. O triângulo que
possui dois lados de mesma medida e um de medida diferente é classificado como
- equilátero.
- retângulo.
- escaleno.
- isósceles.
1. As unidades de
superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem ser representadas por:
1. O CONJUNTO DE
REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
- números arábicos.
- numeração egípcia.
- conjuntos numéricos.
- sistema de numeração.
3. O TRABALHO COM
MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
- pelas transformações de unidades.
- levando-se em conta a maneira como as crianças fazem medições quando estão brincando.
- pelas unidades que medem capacidade.
- utilizando-se medidas padronizadas, com todos os seus múltiplos e submúltiplos.
4. O ábaco de papel,
para trabalhar com os números decimais, é formado por
- centésimos, milésimos, inteiros e décimos.
- milésimos, centésimos, décimos e inteiros.
- décimos, centésimos, milésimos e inteiros.
- inteiros, décimos, centésimos e milésimos.
4. Veja os valores
dos símbolos:
3. Em cada um dos quadros
abaixo está indicado um algarismo:
Escreva o maior
número de cinco algarismos diferentes em que o valor posicional do número 2
seja 2 000.
- 72 564.
- 76 543.
- 72 654.
- 76 254.
2. A EXPRESSÃO PRODUTO CARTESIANO É DADA EM HOMENAGEM A:
- René Descartes.
- Euclides.
- Leibniz.
- Pierre de Fermat.
4. QUAL É O
RESULTADO EXATO DA DIVISÃO DE 3,105 POR 3?
- 1,35
- 1,035
- 1,025
- 1,53
1. UM CENTÍMETRO
(1CM) EQUIVALE A:
- dez vezes o metro.
- décima parte do metro.
- milésima parte do metro.
- centésima parte do metro.
3. Com relação ao
origami, é correto afirmar que é uma arte
- japonesa de recortar papel.
- tailandesa de dobrar papel.
- chinesa de recortar papel.
- japonesa de dobrar papel.
4. QUAIS SÃO OS TIPOS
DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM FORMAS POLIÉDRICAS QUE, PELO SEU EQUILÍBRIO E
SIMETRIA, FASCINAM OS HOMENS HÁ MUITO TEMPO?
- Cilindros.
- Prismas.
- Esferas.
- Pirâmides.
1. Qual é a forma
geométrica predominante na tela Pontas no Arco do
pintor Kandinsky?
pintor Kandinsky?
·
Retângulos.
·
Círculos.
·
Quadrados.
·
Triângulos.
2. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem
ser representadas por:
10 6,10 4,10 2(a correta)estava divulgada uma alternativa errada no
nosso site.
3. As medidas em graus de um ponto na superfície da Terra são
indicadas pela latitude e longitude, chamadas de coordenadas
geográficas.
No mapa abaixo, a cidade de Brasília está localizada a
- 16º
ao sul da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich.
- 16º
ao norte da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich. - 16º ao sul da linha do Equador e a 48º a oeste do
meridiano de
Greenwich. - 16º
ao norte da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
Greenwich.
4. Segundo alguns
autores, o fato de estimar é uma atividade cognitiva
que
que
- não pode ser ensinada na Educação Matemática.
- não contribui para a explanação cognitiva.
- deve ser mais explorada na Educação Matemática.
- não é aceita como atividade cognitiva.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxx
4. Matematicamente, o
conceito de ângulo é:
- abertura de duas semi retas paralelas.
- reunião de dois segmentos de retas orientados a partir de um ponto comum.
- abertura de duas semi retas sem direção.
- reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma origem.
1. Quando
calculamos quanto cabe de água numa jarra estamos calculando
- o comprimento da jarra.
- a capacidade da jarra.
- o volume da jarra.
- a superfície da jarra.
2. Os jogos
que trabalham o conceito de classificação nas crianças são:
- jogo do "sim" ou "não", jogo do anteparo e dominó.
- jogo do relacionamento, jogo do anteparo e dominó.
- jogo aberto, dominó e batalha naval.
- jogo do "mais" ou "menos", jogo aberto e dominó.
- .
1. Foi feita uma
pesquisa com 100 alunos, trabalhadores de uma fábrica, sobre o meio de
locomoção de suas casas até o trabalho:
Qual é a probabilidade de que um desses trabalhadores sorteados ao acaso use bicicleta?
Qual é a probabilidade de que um desses trabalhadores sorteados ao acaso use bicicleta?
- 20%.
- 50%.
- 10%.
- 25%.
2. No lançamento de um dado podem ser obtidos os seguintes resultados:
1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Qual a chance de se obter um número menor que 3?
- 3 chances em 2.
- 3 chances em 6.
- 2 chances em 6.
- 2 chances em 3.
3. A nova visão que define a matemática defende
que ela é uma atividade
- individual e cultural.
- social e cultural.
- social e parcial.
- individual e integral.
4. Matematicamente, o
conceito de ângulo é:
- reunião de dois segmentos de retas orientados a partir de um ponto comum.
- abertura de duas semi retas sem direção.
- abertura de duas semi retas paralelas.
- reunião de dois segmentos de área orientados a partir de uma mesma origem.
Ângulo é a reunião de
dois segmentos de reta orientados (ou duas semi-retas orientadas) a partir de
um ponto comum.
A união de duas semi-retas que têm
a mesma origem mas não estão contidas numa mesma reta, é chamada ângulo. Essa
idéia matemática é associada ao giro ou a mudança de direção
Ex: Cada semi-reta chama-se
lado do ângulo. A origem "O" das semi-retas chama-se vértice do
ângulo.
1. O CONJUNTO DE
REGRAS UTILIZADAS PARA ESCREVER OS NÚMEROS CHAMA-SE:
- números arábicos.
- numeração egípcia.
- conjuntos numéricos.
- sistema de numeração.
2. Em cada um dos
quadros abaixo está indicado um algarismo:
Escreva o maior número de cinco algarismos
diferentes em que o valor posicional do número 2 seja 2 000.
- 76 254.
- 72 564.
- 76 543.
- 72 654.
3. O TRABALHO COM MEDIDAS DEVE INICIAR-SE:
·
pelas transformações de unidades.
·
levando-se em conta a maneira como as crianças fazem
medições quando estão brincando.
·
pelas unidades que medem capacidade.
·
utilizando-se medidas padronizadas, com todos os
seus múltiplos e submúltiplos.
1. Sobre a ilusão de ótica, é correto
afirmar que
• se aplica a desenhos sem disfarce.
• os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
• os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
• se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.
• se aplica a desenhos sem disfarce.
• os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
• os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
• se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.
2. O Jogo Na Educação Matemática Tem Caráter De Material De Ensino. Ele Se Aproxima Da Matemática Via Desenvolvimento De:
• exercícios repetitivos.
• jogadas sem reflexões.
• habilidades de resolução de problemas.
• esquemas e tabelas.
3. Abri um livro na página 50, ficando assim expostas as páginas 50 e 51. Se eu somar os números dessas páginas obtenho 101.
• Em quais páginas devo abrir o livro para que a soma dos dois números das páginas seja 313?
• 150 e 163.
• 156 e 157.
• 161 e 162.
• 157 e 158.
4. O Tangram é formado por 7 peças:
• 5 triangulares e 2 quadrangulares.
• 2 triangulares e 5 quadrangulares.
• 4 triangulares e 3 quadrangulares.
• 3 triangulares e 4 quadrangulares
• 5 triangulares e 2 quadrangulares.
• 2 triangulares e 5 quadrangulares.
• 4 triangulares e 3 quadrangulares.
• 3 triangulares e 4 quadrangulares
1. A palavra quebra-cabeça significa um
problema que exige
- experiência referida.
- raciocínio extrapolado.
- experiência adquirida.
- raciocínio elaborado.
2. Como Se Denomina O
Ponto De Origem De Um Ângulo?
- Lado.
- Semi-reta.
- Vértice.
- Giro.
3. Antigamente, quais
partes do corpo o homem utilizava como unidades de medida?
- Cotovelo, jarda, polegada e pé.
- Cúbito, jarda, polegada e pé.
- Fêmur, jarda, polegada e mão.
- Fêmur, jarda, pé e mão.
4. Numa sacola há 10
bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1 branca. Qual
a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
1 chance em 10, ou
seja 1/10.
2 chances em 10, ou
seja 2/10.
3 chances em 10, ou seja 3/10.
4 chances em 10, ou
seja 4/10
1. O Jogo Na Educação
Matemática Tem Caráter De Material De Ensino. Ele Se Aproxima Da Matemática Via
Desenvolvimento De:
- Jogadas Sem Reflexões.
- exercícios repetitivos.
- habilidades de resolução de problemas.
- esquemas e tabelas.
2. Como Se Denomina O
Ponto De Origem De Um Ângulo?
- Vértice.
- Giro.
- Semi-reta.
- Lado.
1. Sobre a ilusão de
ótica, é correto afirmar que
• se aplica a desenhos sem disfarce.
• os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
• os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
• se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.
• se aplica a desenhos sem disfarce.
• os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
• os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
• se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.
3. Abri um livro na página 50, ficando assim expostas as páginas 50 e 51. Se eu somar os números dessas páginas obtenho 101.
• Em quais páginas devo abrir o livro para que a soma dos dois números das páginas seja 313?
• 150 e 163.
• 156 e 157.
• 161 e 162.
• 157 e 158.
4. O Tangram é formado por 7 peças:
• 5 triangulares e 2 quadrangulares.
• 2 triangulares e 5 quadrangulares.
• 4 triangulares e 3 quadrangulares.
• 3 triangulares e 4 quadrangulares
• 5 triangulares e 2 quadrangulares.
• 2 triangulares e 5 quadrangulares.
• 4 triangulares e 3 quadrangulares.
• 3 triangulares e 4 quadrangulares
1. A palavra quebra-cabeça significa um
problema que exige
- experiência referida.
- raciocínio extrapolado.
- experiência adquirida.
- raciocínio elaborado.
3. Antigamente, quais
partes do corpo o homem utilizava como unidades de medida?
- Cotovelo, jarda, polegada e pé.
- Cúbito, jarda, polegada e pé.
- Fêmur, jarda, polegada e mão.
- Fêmur, jarda, pé e mão.
4. Numa sacola há 10
bolas de cores diferentes, sendo 4 azuis, 3 verdes, 2 amarelas e 1 branca. Qual
a chance de se retirar ao acaso uma bola verde?
1 chance em 10, ou
seja 1/10.
2 chances em 10, ou
seja 2/10.
3 chances em 10, ou seja 3/10.
4 chances em 10, ou
seja 4/10
- OS JOGOS QUE TRABALHAM O CONCEITO DE CLASSIFICAÇÃO NAS CRIANÇAS SÃO:
·
jogo do "mais" ou "menos",
jogo aberto e dominó.
·
jogo do relacionamento, jogo do anteparo e
dominó.
·
jogo do "sim" ou "não", jogo do anteparo
e dominó.
·
jogo aberto, dominó e batalha naval.
2. A EXPRESSÃO PRODUTO CARTESIANO É DADA EM HOMENAGEM A:
·
René Descartes.
·
Euclides.
·
Leibniz.
·
Pierre de Fermat.
3. OS MOMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO
MATEMÁTICA SÃO:
·
explorar e formular questões, fazer conjecturas, realizar
testes e refinar conjecturas.
·
ler o enunciado de um problema, utilizar
material manipulável para resolver tal problema e apresentar solução para os
demais colegas da sala.
·
compreender um problema, elaborar uma estratégia
de resolver o problema, executar a estratégia escolhida e apresentar a
resolução do problema para demais alunos da sala.
·
solicitar aos alunos que em grupo elaborem
enunciados de problemas, pedir que resolvam um dos problemas elaborados no
grupo, apresentar a resolução do problema aos demais grupos.
4. QUAL É O RESULTADO
EXATO DA DIVISÃO DE 3,105 POR 3?
·
1,35
·
1,035
·
1,025
·
1,53
1Qual é a forma geométrica predominante na tela Pontas no
Arco do pintor Kandisky.
- Retângulos
- Círculos
- Quadrados
- Triângulos
2º As unidades de superfície
múltiplas do metro quadrado (m²) podem ser representadas por:
10 6, 10 4, 10 2,
3º As medidas em graus de um
ponto na superfície da terra são indicadas pela latitude e longitude , chamadas
coordenadas geográficas
No
mapa abaixo , a cidade de Brasília esta localizada a:
·
16º ao sul da linha do equador e a 48 º a leste
do meridiano de Greenwich
·
16 ° ao norte da linha do Equador e a 48° a
leste do meridiano de Greenwich
·
16º ao sul da linha do Equador e a 48º a oeste da linha de
Greenwich
·
16º ao norte da linha do Equador e a 48º a oeste
da linha de Greenwich.
4° Segundo alguns autores , o fato de estimar é uma
atividade cognitiva que :
·
Não pode ser ensinada na Educação matemática
·
Não contribui para explanação cognitiva
·
Deve ser mais explorada na educação Matemática
·
Deve ser aceita como atividade cognitiva
1. Qual é a forma
geométrica predominante na tela Pontas no Arco do
pintor Kandinsky?
Retângulos.
Círculos.
Quadrados.
Triângulos.X
pintor Kandinsky?
Retângulos.
Círculos.
Quadrados.
Triângulos.X
2. As unidades de superfície múltiplas do metro quadrado (m2) podem
ser representadas por:
10 6,10 4,10 2(a correta)estava divulgada uma alternativa errada no
nosso site.
3. As medidas em graus de um ponto na superfície da Terra são
indicadas pela latitude e longitude, chamadas de coordenadas
geográficas.
No mapa abaixo, a cidade de Brasília está localizada a
16º ao sul da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich.
16º ao norte da linha do Equador e a 48º a leste do meridiano de
Greenwich.
16º ao sul da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
Greenwich.X
16º ao norte da linha do Equador e a 48º a oeste do meridiano de
Greenwich.
4. Segundo alguns
autores, o fato de estimar é uma atividade cognitiva
que
não pode ser ensinada na Educação Matemática.
não contribui para a explanação cognitiva.
deve ser mais explorada na Educação MParte
que
não pode ser ensinada na Educação Matemática.
não contribui para a explanação cognitiva.
deve ser mais explorada na Educação MParte
1. Um fazendeiro tem
algumas galinhas e alguns coelhos. Juntos, esses animais têm 50 cabeças e 140 pés.
Quantas galinhas
e quantos coelhos o fazendeiro tem?
- 15 coelhos e 25 galinhas.
- 10 coelhos e 40 galinhas.
- 15 coelhos e 35 galinhas.
- 20 coelhos e 30 galinhas.
2. São exemplos de
jogos com regras:
- jogos estratégicos, jogos de treinamento e jogos geométricos.
- jogos sobrepujantes, jogos suportáveis e jogos morfológicos.
- jogos estratégicos, jogos suportáveis e jogos geométricos.
- jogos sobrepujantes, jogos de treinamento e jogos morfológicos.
3. Numa investigação
matemática o mais importante é
- o problema em si.
- o caminho percorrido pelo aluno.
- a participação do professor na aula.
- o resultado da questão.
4. COMO SE DENOMINA O
PONTO DE ORIGEM DE UM ÂNGULO?
- Giro.
- Semi-reta.
- Vértice.
- Lado.
Atualizado em 25/04/2012 às13:43h
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1. Sobre a ilusão de ótica, é correto afirmar que
• se aplica a desenhos sem disfarce.
• os circuitos visuais do sistema neural são constantes.
• os circuitos neuronais do sistema visual evoluem.
• se aplica aos desenhos sem ocasionar erro.
2. O JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TEM CARÁTER DE MATERIAL DE ENSINO. ELE SE APROXIMA DA MATEMÁTICA VIA DESENVOLVIMENTO DE:
• exercícios repetitivos.
• jogadas sem reflexões.
• habilidades de resolução de problemas.
• esquemas e tabelas.
3. Abri um livro na página 50, ficando assim expostas as páginas 50 e 51. Se eu somar os números dessas páginas obtenho 101.
• Em quais páginas devo abrir o livro para que a soma dos dois números das páginas seja 313?
• 150 e 163.
• 156 e 157.
• 161 e 162.
• 157 e 158.
4. O Tangram é formado por 7 peças:
• 5 triangulares e 2 quadrangulares.
• 2 triangulares e 5 quadrangulares.
• 4 triangulares e 3 quadrangulares.
• 3 triangulares e 4 quadrangulares.
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
ResponderExcluirQUESTÃO 1
O método matemático que traduz fenômenos da situação real em linguagem matemática chama-se
a ) modelagem matemática.( correta)
b ) jogos matemáticos.
c ) investigação matemática.
d ) etnomatemática.
QUESTÃO 2
O Material Dourado é formado por um cubo que pode ser decomposto em
a ) 10 centenas ou 100 dezenas ou 1 000 unidades.(correta)
b ) 1 centena ou 10 dezenas ou 100 unidades.
c ) 1 centena ou 10 dezenas ou 1 unidade.
d ) 10 centenas ou 100 dezenas ou 100 unidades.
QUESTÃO 3
Assinale a alternativa que define capacidade.
a ) Capacidade é o espaço interno de uma figura plana.
b ) Capacidade é a medida do espaço ocupado por um corpo tridimensional.
c ) Capacidade é a propriedade que um recipiente tem de conter algum produto.(correta)
d ) Capacidade indica o quanto um corpo é atraído pela Terra.
QUESTÃO 4
O sistema de numeração decimal é
a ) não posicional, possui um símbolo para o zero, é multiplicativo, aditivo e econômico em relação aos símbolos que utiliza.
b ) posicional, não possui um símbolo para o zero, é multiplicativo, aditivo e não econômico em relação aos símbolos que utiliza.
c ) posicional, não possui um símbolo para o zero e os números são escritos em forma vertical.
d ) posicional, possui um símbolo para o zero, é multiplicativo, aditivo e econômico em relação aos símbolos que utiliza. (correta)
QUESTÃO 5
O conjunto de regras utilizadas para escrever os números chama-se
a ) números arábicos.
b ) sistema de numeração.(correta)
c ) conjuntos numéricos.
d ) numeração egípcia.
QUESTÃO 6
Quantos casais é possível formar com um grupo de 5 rapazes e 3 moças?
a ) 20
b ) 15(correta)
c ) 10
d ) 8
QUESTÃO 7
O que é um sistema de numeração?
a ) Uma base representativa para ordenar os números.
b ) Um conjunto de regras usado para escrever números.(correta)
c ) Um conjunto de símbolos dispostos aleatoriamente.
d ) Uma base numerativa para cálculos.
QUESTÃO 8
Com relação ao perímetro do quadrado que forma o Tangram é correto afirmar que
a ) a soma dos lados das peças quadrado e paralelogramo é igual ao perímetro do quadrado que forma o Tangram.
b ) o perímetro do quadrado que forma o Tangram é igual a quatro vezes o comprimento do seu próprio lado.(correta)
c ) a soma dos lados de todas as sete peças é igual ao perímetro do quadrado que forma o Tangram.
d ) o perímetro do quadrado que forma o Tangram é igual a duas vezes o comprimento do seu próprio lado.
PROVA EFETUADA E CORRIGIDA.