EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
4. Leia abaixo:
1. No fazer educativo estamos sendo desafiados a, mais uma vez, mudar as formas de agir no dia a dia da escola,
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2. LEIA ABAIXO:
· No Programa Alfabetização Solidária o foco na formação era levar os alfabetizadores a vivenciar intensamente o estudo dos mais diferentes tipos de textos sob o ponto de vista:
· do planejamento.
· do letramento.
· da aprendizagem.
· da avaliação.
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3. De acordo com as ideias apresentadas na discussão acerca da "função social das narrativas",o que se faz necessário para uma interação e um entendimento melhor acerca do sentido de um texto?
· Trabalhar apenas com textos didáticos.
· Ler apenas textos de fácil compreensão.
· Conhecer o modo de pensar do autor.
· Manter as ideologias das classes hegemônicas.
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4. Se bem realizado, o trabalho com as cartas do leitor na Educação de Jovens e Adultos poderá contribuir principalmente para
· ensinar o sistema de escrita alfabético e sistematizar as sílabas no momento da escrita.
· preparar o aluno para a cidadania, o prazer da leitura e exercitar a escrita alfabética.
· desenvolver o senso crítico do aluno, preparando-o para o pleno exercício da cidadania.
· desenvolver o senso crítico do aluno, tornando-o capaz de produzir cartas pessoais.
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5. A FINALIDADE DO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NÃO É APENAS INSTRUMENTAL,
· pois não amplia as possibilidades do sujeito.
· presta-se a ampliar as possibilidades cognitivas do sujeito.
· sendo que as respostas incompletas não se transformam.
· porque o instrumento bloqueia os níveis de aprendizagem.
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6. Por que as cartas podem ser uma boa estratégia metodológica?
· Por funcionar como elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem, pois envolve o ler, o escrever, o pensar etc.
· Por não aprisionar, nem exigir do aluno nenhuma habilidade ou conhecimento.
· Por não apresentar maiores desafios ao aluno, sendo de fácil domínio e conteúdo limitado.
· Por se tratar de uma experiência informal e descompromissada.
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8. O TEXTO, NO QUAL OS EPISÓDIOS SÃO SUCESSIVAMENTE ENCADEADOS, COM AÇÕES E GESTOS QUE SE ARTICULAM EM LONGA SERIAÇÃO, É CONHECIDO COMO:
· fábulas.
· contos acumulativos.
· provérbios.
· ditados populares.
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9. OS PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA SERVEM DE GUIA PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS:
· significativos.
· complementares.
· explicativos.
· genéricos.
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10. Ler é uma condição para a plena participação no mundo. Pela leitura o ser humano não só absorve conhecimento como pode transformá-lo em um processo contínuo de aperfeiçoamento. Entretanto, o mero ato de ler também pode conduzir o sujeito a um distanciamento da realidade, ou mesmo alienação. Para que cumpra suas funções social e cultural, e possibilite a emancipação e o enriquecimento do pensar e do fazer a leitura precisa ser exercida de forma
· metódica e interativa.
· crítica e reflexiva.
· habitual e descompromissada.
· didática e prazerosa.
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11. A avaliação da Feira de Saberes, realizada pela equipe da PUC-Rio com o grupo de educadores, levantou a discussão sobre EJA em diversos setores da sociedade carirense e conseguiu dar visibilidade não só ao trabalho que estava sendo realizado, mas também aos resultados vivenciados pelo grupo de alunos gerando, com isso,
· um aumento na procura das classes de alfabetização, por parte dos professores.
· uma estagnação na procura das classes de alfabetização, por parte dos alunos.
· um aumento na procura das classes de alfabetização, por parte dos alunos.
· um aumento na procura das classes de alfabetização, por parte dos pais dos alunos.
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12. De acordo com Souza, Acidadania é o valor básico de uma sociedade democrática, construída por todos e para todos e fundada nos princípios éticos universais de
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13. Solé entende leitura como "[...] um processo de interação entre o leitor e o texto [...] que provoca, enriquece e encaminha à reflexão."
Para atingir tal perspectiva, qual deve ser a postura em relação ao texto? • De interpretação • De contemplação. • De decodificação. • De decifração. |
14. De acordo com o planejamento feito pelo grupo de formadores do II Curso de Formação de Alfabetizadores do Pasmo, o curso seria desenvolvido com o objetivo de
• eternizar o fazer pedagógico. • manter as concepções de leitura. • eliminar reflexões críticas sobre a alfabetização. • desenvolver reflexões críticas sobre a alfabetização. |
15. NA MEDIDA EM QUE O HOMEM INTEGRA-SE NAS CONDIÇÕES DO SEU CONTEXTO SOCIAL, REFLETE SOBRE ELAS E RESPONDE AOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM.
A partir das relações que estabelece com seu mundo, o homem cria recria decide e dinamiza esse mundo. Essa relação do homem em sociedade cria: • a cultura. • a reflexão. • a experiência. • o conhecimento. |
16. Cada espécie de texto possui seus próprios esquemas de gênero, sendo assim qual é o gênero que é dependente da natureza do conhecimento de mundo, podendo assumir três formas distintas: conto, novela e romance?
• Gênero estrutural. • Gênero discursivo. • Gênero narrativo. • Gênero epistolar. |
17. Segue abaixo:
· A alfabetização de adultos, vista como proposta de conscientização política, pressupõe que o educador seja, ele mesmo, um sujeito capaz de ler o mundo e o momento político e de traduzir isso para os seus alunos em forma de
· hipóteses.
· instrução.
questionamentos.
· vivência.
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18. QUANDO SE FALA EM PRODUÇÃO DO GRUPO,
·
não se deve fazer referência somente às atividades realizadas em sala de aula, mas tudo aquilo que os alunos pensam e dizem, ou seja, suas opiniões e visões acerca:
· de cada tema debatido.
· da vida familiar.
· do meio social.
· do meio profissional.
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19. O CONCEITO:"Modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer [...]" corresponde: à qualidade.
· ao conhecimento.
· à competência.(CORRETA)
· à habilidade.
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20. Uma característica significativa apresentada pelos alunos da EJA é que:
· "[...] em geral, é muito difícil encontrar alunos que nunca tenham vivenciado uma experiência de sala de aula [...]". De que forma esse contato repercute na vida desses alunos?
É suficiente para criar um imaginário sobre esse espaço tão desejado e, ao mesmo tempo, tão distante.
Não representa uma experiência significativa.
Reconhecem na escola um espaço que não tem nada a oferecer, e por isso se distanciam dela.
É uma experiência da qual preferem abrir mão.
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21. O letramento, na sua dimensão individual, defende a ideia de que seu processo inicial implica na aquisição,ainda que mínima,da habilidade de escrever. Essa concepção admite uma relação muito estreita entre
educação formal e informal.
escolarização, alfabetização e letramento.
leitura e escrita.
a ação de ensinar e aprender.
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22. A FORMA EPISTOLAR E SEUS SENTIDOS FORAM SE DEFININDO, OU PELO MENOS CONSOLIDANDO DETERMINADAS FORMAS E NÃO OUTRAS, CONJUNTAMENTE COM AS PRÁTICAS DO:
Ocidentalismo.
Cristianismo.
Modernismo.
Judaísmo.
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23. "[...] eles têm um rosto, uma história e um lugar bem situado na sociedade".
Essa frase, quando referida aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, quer dizer que
são cidadãos e cidadãs ativos que possuem aspirações, saberes e expectativas, a quem o acesso à escolaridade básica é um direito.
não passam de um grupo isolado de pessoas cujo perfil, história e origem não interessam ao nosso estudo.
são personagens cuja presença está bem distante e fazem parte apenas do universo das estatísticas.
são pobres coitados que necessitam da caridade de terceiros.
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terça-feira, janeiro 31, 2012
Provas N2 – Educação de Jovens e Adultos
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O lá Raquel essa prova de Educação de jovens e Acultos estão corretas preciso da respostas se possível urgente pois preciso estudar para o meu curso.
ResponderExcluirPRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM EJA
ResponderExcluir1. [QuestãoID 67846] Leia o texto abaixo:
Apesar das mobilizações e dos avanços alcançados pela EJA por meio das lutas, acordos e toda legislação pertinente, a sua implementação como um direito efetivamente consolidado ainda é um desafio a ser superado. Isso se deve basicamente
pela falta de políticas públicas que invistam nas redes públicas de ensino, reconheçam a importância e a necessidade de investir na EJA, valorizem e invistam na formação de educadores.
à criação de sucessivos programas de alfabetização por parte de organizações não-governamentais.
pela implementação de campanhas e programas de alfabetização por parte do Poder Público.
à construção de espaços alternativos para a educação.
2. [QuestãoID 67863] Leia o texto abaixo:
O princípio básico adotado em um trabalho de formação de professores é desenvolver junto aos alfabetizadores uma ampliação do conceito de leitura e escrita. Esse objetivo estava pautado em qual perspectiva?
Estabelecer a leitura e a escrita como processos distintos e autônomos.
Conceituar leitura e escrita em uma única perspectiva, definindo forma específica para o seu desenvolvimento.
Entender a leitura e a escrita apenas como transcrição ou decodificação do código.
Perceber a leitura e a escrita como um processo de construção e representação da oralidade e do pensamento.
3. [QuestãoID 67869] No livro Estratégias de Leitura (1998), Solé afirma que leitura é "um processo de interação entre o leitor e o texto [...] que provoca, enriquece e encaminha à reflexão".
Para atingir tal perspectiva, qual deve ser a postura em relação ao texto?
De contemplação.
De decifração.
De interpretação.
De decodificação.
4. [QuestãoID 67858] Leia o texto abaixo:
A Educação de Jovens e Adultos foi instituída como modalidade da Educação Básica quando afirmou sua destinação e abriu espaço para ações diferenciadas para o seu público. Qual o documento oficial que consagrou essa condição?
Constituição da República Federativa do Brasil (1988).
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96).
V Conferência Internacional de Educação de Adultos (V Confitea).
Declaração de Conferência de Hamburgo (Alemanha, 1997).
respostas: 1a 2d 3c 4b
Obrigada por sua Colaboração.
ExcluirSua participação é muito importante.
Boa Sorte e bons estudos.
para aqueles que estão iniciando o processo de alfabetização não é fácil sendo de fundamental importância do papel do professor um mediador as pessoas quando escreve colocam em jogo tudo que sabe sobre o seu conhecimento
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