Olá
colegas de estudo!.
Estou
aqui para postar um questionário que venho montando de avaliação da
educação, é isso mesmo estou SUPER, MEGA, HIPER, atrasada com as matérias e
pretendo me organizar, sendo assim se alguém quiser me ajudar a corrigir e
conferir as questões e colocar possíveis questões inéditas que estão perdidas
por aí, é só colocar a mão na massa que eu estou fazendo minha parte.
Espero
que o questionário possa ajudá-los, Lembrando que não revisei, juntei apenas
o que recebi dos colegas neste arquivo. Caso tenha alguma questão
"misturada de avaliação da aprendizagem me enviem um e-mail comunicando.
Abraços
e segue o arquivo.
Modulo
08
AVALIAÇÃO
DA EDUCAÇÃO
Qual a relação do projeto político pedagógico da escola diante dos
resultados das avaliações externas?
A avaliação é um dos principais recursos
utilizados para a elaboração do projeto político pedagógico da escola, já que
é através da avaliação que são analisados quais pontos estão precisando ser
alterados ou melhorados e quais estão funcionando e devem ser mantidos ou até
mesmo aprimorados.
|
*Comente sobre o compromisso da avaliação é com a qualidade.
**A qualidade não se refere apenas aos produtos e serviços mais
aparentes, e neste reside a grande
complexidade da avaliação. Comente esta afirmativa do ponto de vista da avaliação da educação.
***Como você explica a relação entre avaliação e qualidade da
educação da escola?
R 1
- A qualidade educativa é sempre concernida pela qualidade social. Deve ser
avaliada em relação ao seu compromisso com a formação plena. Constituidora de
humanidade, ações efetivas como práxis social/pedagógica. A qualidade voltada
para a formação plena do ser humano como cidadão
R2 - A qualidade deve ser compreendida nos dinamismos das ações educativas que buscam a realizações de um conjunto de propostas e compromissos que no interior das instituições educacionais se articulam e se organizam em formas e conteúdos, mais ou menos coerentes, para a formação plena do ser humano como cidadão. |
A avaliação da educação
configura-se como vetor estruturante de políticas
publicas. Comente
R Nas políticas publicas de avaliação temos
o SAEB, ENEM, SINAES que são varias expressões destes poderes nas definições
curriculares nos critérios de avaliação institucional ou para ingresso no
próprio mercado de trabalho. Os órgãos gerenciadores, das políticas publicas,
de avaliação já reconhecem a
necessidade de cada estado e município organizar processo de avaliação que possam interagir com a realidade das escolas. Temos que criar uma nova cultura de avaliação que inclua ao invés de excluir.
Não se deve esquecer que o processo
avaliativo em qualquer situação ele tem por objetivo continuar com ações que
dão certo e melhorar ou simplesmente criar novas estratégias pára que o
objetivo seja alcançado.
|
A avaliação da educação configura-se como vetor estruturante de
politicas públicas?''comente''
está presente nos cenários nacionais e internacionais e se constitui
não só como uma estratégia política de gestão de um projeto educacional
localizado no país, estado, município, mas também como vetor
estruturante de políticas públicas, diretamente articuladas a um
projeto maior de sociedade.
|
A decisão coletiva de construir
uma proposta pedagógica democrática, pautada na ética da libertação
(Dussel) e na ética universal do ser humano (Freire), exige dos
educadores que discutam a questão da avaliação.
Isso significa que a avaliação: crítica
deve integrar-se ao cotidiano da escola, fazendo parte da vida de cada
educador e educando, orientando as práticas escolares em direção a um projeto
emancipador de sociedade e de escola.
|
A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de
avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem
revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do
ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma
melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso
significa:
Exigir da comunidade acadêmica e dos
profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates
sobre educação e mercado de trabalho.
|
A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da
escola e da avaliação numa perspectiva democrática. Dois autores nos auxiliam
nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo Freire. Entre suas várias contribuições,
podemos destacar a discussão sobre:
A construção de uma ética do ponto de vista
dos povos oprimidos, que defenda a afirmação total da vida humana e a
educação libertadora como um direito universal do ser humano.
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A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos
uma vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem. Os
alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu
processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir
qualitativamente para essa proposta educativa?
As fichas de observação e os pareceres
descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos,
apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
|
Apresente, pelo menos, 3 indicadores da
avaliação no processo de recriação da escola democrática:
Ser
orientadas pelo coletivo da escola, ser dinâmica, articuladora e integrativa.
RESP.
02: ser democrática, fundar-se em princípios dialógicos, ser inclusiva.
|
Apresente 3 indicadores de democratização da escola, colocando em
xeque as relações entre professores e professoras na organização do trabalho
pedagógico.
|
Apresente a razão pela qual os orgãos gerenciadores de politicas
publicas de avaliação querem ampliar o dialogo entre avaliações
nacionais e locais.
Que cada estado e município organize
processos de avaliações que possam interagir com a realidade das escolas,
pois quem elabora essas avaliações não enfrentam o cotidiano da escola, para
que não tenha exclusão e sim a inclusão.
|
Apresente a razão pela qual os órgãos gerenciadores de políticas públicas
de avaliação querem ampliar o dialogo entre avaliações nacionais e
locais.
Que cada estado e município organize
processos de avaliações que possam interagir com a realidade das escolas,
pois quem elabora essas avaliações não enfrentam o cotidiano da escola, para
que não tenha exclusão e sim a inclusão.
RESP 02 - a necessidade de cada estado e
município organizar processos de avaliação que possam interagir com a
realidade das escolas, para que se amplie o diálogo entre as avaliações
nacionais e as locais.
RESP 03 - Uma razão é criar uma nova
cultura de avaliação onde ao invés de excluir, emancipe, exercendo a
autonomia e estimulando a participação e o diálogo franco, aberto e crítico.
As escolas precisam se organizar para que a forma de avaliação não cause a
exclusão de alguns alunos e sim que possa haver a inclusão.
|
Apresente duas questões apresentadas por Perrenoud, relativas á
avaliação formativa.
A utilização de procedimentos avaliativos
como: identificação dos erros, sugestões e contrassugestões, explicações
complementares, revisão das noções de base, trabalho sobre o sentido da
tarefa ou a autoconfiança. Uma avaliação formativa ajuda o aluno a aprender e
o professor a ensinar.
O uso do contrato didático.
RESP 02: Principalmente com as discussões
sobre a construção do êxito e do fracasso escolar, pedagogia diferenciada e
competências e habilidades desde a escola
|
Cite quais conceitos chave integram as dimensões do SINAE?
Integração, articulação e participação.
Resp
02: a integração das dimensões internas e externas, particular e global,
somativo e formativo, articulador:O Sistema de Avaliação deve
articular, de forma coerente,os
objetivos.
participação: Sistema de Avaliação é uma
construção a ser assumida com a participação coletiva para as tomadas de
decisão de caráter político.
|
Comente sobre a possibilidade de investimento na formatividade da avaliação.
Poderia haver a possibilidade de
investimento, na criação de espaços de discussão, reflexão e pesquisa na escola.
A construção de práticas coletivas e dialógicas entre os professores. Uma
democratização dos currículos escolares.
A avaliação formativa constrói-se num
processo compartilhado, dialógico e formativo por excelência, tanto para
professores como para os alunos, e isso toca numa questão política de
organização da escola, de gestão de políticas publicas de educação:
curriculares, de avaliação, entre outras.
RESP
02:
A certificação é parte da proposta educacional e deve ser regida pelos
princípios que a escola assumiu, poderia haver a possibilidade de
investimento, na criação de espaços de discussão, reflexão e pesquisa na
escola. A construção de práticas coletivas e dialógicas entre os professores.
Uma democratização dos currículos escolares.
|
Como é
feita a avaliação do desempenho dos estudantes?
Cada prova tem um valor de referência de
100 pontos. O participante receberá duas notas globais, uma para a parte
objetiva e outra para a redação. Receberá, também, uma nota e sua
interpretação para cada uma das cinco competências avaliadas, nas duas partes
da prova.
|
Como é organizada a prova do
ENEM?
A prova do Enem começa com um questionário
socioeconômico que precisa ser preenchido no ato da inscrição. A prova é
realiza em duas etapas, a primeira é uma prova de múltipla escolha e a
segunda etapa é uma redação sobre um tema social ou da atualidade. A prova
envolve várias áreas do conhecimento e as questões são organizadas tendo como
referência uma matriz de competências e não por disciplinas
|
Como é realizado o ENEM a
comunicação dos resultados dos alunos?
Após feitas as devidas análises os
resultados são comunicados individualmente, por correspondência a cada
participante.
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Como podemos entender a afirmação
de Arroyo (2000) "Pensar a escola para além do fracasso ou sucesso
escolar"?
Para Arroyo é fundamental que a função da
escola seja de formadora de humanidade, ela precisa ser avaliada em relação
ao seu compromisso com a formação plena, e para isso é preciso muito mais do
que um olhar técnico e sim posicionamentos políticos e éticos. A avaliação
deve ser inclusiva e lidar com a diversidade, consolidar a prática
democrática sem desconhecer que o conhecimento tem, atualmente, papel
estratégico na sociedade.
RESP
02
- a função da escola é fundamental que
seja de formadora de humanidade, ela precisa ser avaliada em relação ao seu
compromisso com a formação plena, e para isso é preciso um posicionamentos
políticos e éticos. A avaliação deve ser inclusiva e lidar com a diversidade,
com a prática democrática
|
Como você explica a relação entre
avaliação e qualidade da educação/da escola?
Embora a resposta seja pessoal, espera-se o
destaque de alguns aspectos. O compromisso com a qualidade não apenas
estabelecido em parâmetros quantitativos (ou de resultados), mas com a
qualidade social. Este tipo de avaliação deve contemplar o dinamismo da ação
educativa, complementar ao dinamismo da sociedade em si. A construção de um
conceito de qualidade no seio da própria instituição escolar. A qualidade voltada
para a formação plena do ser humano como cidadão.
|
Considerando o PPP (projeto
político-pedagógico) da escola, procure definir como os professores podem
participar da construção do mesmo.
Na
participação Coletiva, envolvendo os demais professores e os outros segmentos
da escola; o cuidado com a instituição escolar e a coisa pública; a ética
como princípio de atuação profissional; a participação baseada na democracia
e no diálogo; a superação do conservadorismo e a criação da práxis
transformadora; o respeito à autonomia e à dignidade individual e coletiva, a
articulação do projeto político-pedagógico com a realidade e os movimentos
sociais; a transformação da escola em centro cultura de articulação social,
entre outros.
Nota
grupo via facebook: Prazeres De Sousa Nunes
-
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. - É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. - É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos: - Missão - Clientela - Dados sobre a aprendizagem - Relação com as famílias - Recursos - Diretrizes pedagógicas - Plano de ação Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longos prazos”, diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo. Projeto Político Pedagógico: ação intencional. Compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade e Pedagógico: no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade” PPP - É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes à educação: - Conceitos Antropológicos: (relativos à existência humana) - Conceitos Epistemológicos: aquisição do conhecimento - Conceitos sobre Valores: pessoais, morais, étnico... - Político: direcionamento hierárquico, regras... PPP - É ele que indicará a direção, o norte, os rumos da escola. Retrata a cara da escola, sua identidade como é compreendido por OLIVEIRA (1990). O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola. |
Descreva uma competência avaliada
no ENEM.
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa
e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
|
Descreva uma prática avaliativa que, de algum modo, contribua para
a ética universal do ser humano e para a recriação da escola numa perspectiva
democrática.
O aluno pode descrever qualquer prática
avaliativa em que estejam presentes os cuidados com a ética, as práticas
educativas libertadoras e de combate à exclusão, os procedimentos
democráticos, a preocupação efetiva com a aprendizagem, a participação ativa
dos alunos no processo avaliativo, a inserção de práticas que levem à
problematização e à transformação, entre outras características.
|
Descreva uma prática educativa em que o educador possa contribuir
para a construção de uma escola democrática.
Adequar o currículo, articulando os
conteúdos e as práticas pedagógicas à realidade dos educandos, garantindo a
participação de todos os envolvidos no processo e transformando a escola em
núcleo de aprendizagem e de produção de novos conhecimentos.
|
É grande a polêmica entre a utilização de notas ou de conceitos.
Discuta a questão, expondo a sua opinião.
As notas permitem precisão e confiabilidade da avaliação. A avaliação por conceitos
também é precisa e confiável. O aluno será avaliado fora da escola, no
cotidiano, e sujeito a classificações.
Os conceitos amenizam a frustração do insucesso,
pois permitem intervalos avaliativos mais amplos. O uso de notas limita a
subjetividade do professor, tornando a avaliação mais precisa. A utilização
de conceitos facilita a elaboração de pareceres avaliativos, em vez da mera
atribuição de um grau numérico.
|
É possível reforçar uma pedagogia autoritária por meio da
avaliação da aprendizagem?
Muitas
escolas continuam reforçando uma pedagogia autoritária, colocando nas mãos
dos professores a decisão pela aprovação ou reprovação do educando excluindo os do direito de participar do seu processo
de aprender e avaliar. Isto também acontece com os professores, quando são
submetidos a um processo de avaliação.
|
Em 1996, o MEC implantou o Exame Nacional de Cursos, mais
conhecido como Provão, que constituía-se de uma prova escrita de
conhecimentos referentes à área do curso avaliado, realizada no último
ano/período da graduação dos mais diversos cursos do país. Havia ainda um
questionário - pesquisa a ser respondida pelo aluno com relação à organização
curricular, ao corpo docente, à qualidade dos laboratórios e outras condições
oferecidas pelos respectivos cursos, assim como dados sobre o perfil
socioeconômico e cultural dos futuros profissionais. Era feita também uma
análise das condições de oferta dos cursos de graduação, in loco, por uma
comissão de especialistas, procedimento complementar previsto na legislação
envolvendo a qualificação dos docentes, organização didático-pedagógica e
suas instalações, tanto as físicas em geral, quanto as especiais, tais como
laboratórios, equipamentos e bibliotecas. Esses três procedimentos, em seu
conjunto, embasavam a avaliação do ensino da graduação por curso,
constituindo os indicadores para a avaliação do desempenho individual das
instituições de Ensino Superior. Em 2003, o Ensino Superior no Brasil passou
a ser avaliado de uma outra forma que busca assegurar, entre outras coisas, a
integração das dimensões internas e externas, particular e global, somativa e
formativa, quantitativa e qualitativa e os diversos objetos e objetivos da
avaliação.
Essa nova forma de avaliação é chamada de
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
|
Esperança e ética crítica, de mãos dadas, criam possibilidades de
avaliar o mundo, a nossa existência no mundo, e nos mobilizam para enfrentar
questionamentos que são essenciais. Entre estes, uma questão indispensável é:
Como
recriar a escola numa perspectiva democrática?
|
Exemplifique os motivos pelos quais se pode afirmar que a
avaliação da aprendizagem orienta o currículo e a prática pedagógica da
escola
|
Explique a avaliação como
integradora da unidade dinâmica e dialética da reflexão-ação-reflexão?
A
avaliação integra a unidade dinâmica e dialética da reflexão –ação-reflexão:
ela na prática é transformadora, é desafiadora, É a ação colaborativa dos
professores e alunos, visando à compreensão do processo de aprendizagem e sua
efetiva concretização.
|
Explique a relação entre a qualidade da educação/ escola e a
avaliação?
|
Explique os motivos pelos quais se pode afirmar que a avaliação da
aprendizagem orienta o currículo e a pratica pedagógica da escola.
A compreensão do currículo como em
constante construção não cristalizado e eterno. Os resultados da avaliação
auxiliam a problematização do currículo existente e provoca-lhe mudanças, a
avaliação fornece informações importantes para a formulação curricular, qual
a concepção de sociedade, quais os compromissos pedagógicos/sociais da escola
com a formação plena de seus alunos e coma melhoria da qualidade de vida da
comunidade que esta inserida e outros. Coloca as claras as contradições e os
enfretamentos na construção do currículo.
|
Explique qual a relação entre a
avaliação emancipadora e a construção de um currículo para uma escola
democrática.
A avaliação emancipadora é calcada em
princípio que se recuperem o humano e os possibilitando os alunos(as) possam compreender
sua história como uma história cultural e social.A ação pedagógica formadora
emancipadora precisa garantir a vez e a voz dos seus sujeitos.Nesta visão a
avaliação contribui firmemente para a construção de um novo currículo, de
novos conteúdos, práticas de sala de aula, projetos interdisciplinares,
compromissos sociais.
|
Explique qual a relação entre a
avaliação emancipadora e a construção de um currículo para uma escola
democrática. ***
Avaliação emancipadora é calcada em
princípios que se recuperem, valorizando o ser humano. O conhecimento pode ser compreendido sob
duas lógicas: como regulação ou como emancipação.,baseada em princípios de
solidariedade, de participação coletiva, nos processo de aprendizagem. Nesta visão a avaliação contribui firmemente
para a construção de um novo currículo
, de novos conteúdos, práticas de sala de aula, projetos
interdisciplinares, compromissos sociais.
|
Formule 3 questões a respeito do SAEB, do ENEM e do SINAES. Uma
questão para cada política de avaliação. Qual o eixo central de cada
pergunta. A visão social e política das formas de avaliação e a real
funcionalidade e importância da existência de cada uma delas.
Esta resposta é eminentemente pessoal. Pelo
conteúdo da aula, espera-se que o aluno destaque, nas problematizações,
aspectos como: a dicotomia entre quantidade e qualidade, objetividade e
subjetividade da avaliação; o fato de serem avaliações de final de processo e
não longitudinais, formativas; a falta de democracia dos processos
avaliativos gerados fora da escola, a avaliação por resultados, a avaliação
que enfatiza o link custo-benefício; a falta de participação dos
profissionais de educação nestes processos.
As questões podem destacar aspectos
positivos destas políticas: a visibilidade social, responsabilização,
desenvolvimento de competência técnico-cientíica, estabelecimento de
parcerias, utilização de resultados para subsidiar a formulação e gestão de
políticas e projetos educacionais, o desenvolvimento e aprofundamento da
capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional; a
regionalização e operacionalização do processo avaliativo, a geração de
informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma
a permitir o monitoramento das políticas públicas brasileiras, a realização
da regulação avaliativa.
|
Freire afirma que a avaliação vem sendo realizada por meios de
metodos silenciadores vc concorda? por que?
Assim
como o aluno e a aluna são considerados objetos da avaliação e não os seus
próprios sujeitos, os professores e as professoras são submetidos a esse
mesmo processo.
|
Liste 3 (tres) indicadores da avaliação no processo de recriação
da escola democrática.
Alguns indicadores possíveis são:
ser orientada pelo coletivo da escola; ser
dinâmica, articuladora e integrativa; ter caráter permanente de projeto, numa
orientação pró-ativa; caracterizar-se como “prática pedagógica avaliativa”; promover
a liberdade e emancipação; ser democrática; fundar-se em princípios
dialógicos; ser articulada ao projeto político-pedagógico da escola; auxiliar
na promoção da transformação social; superar as contradições sociais;
ser inclusiva; considerar a inovação e a
modernização da sociedade.
|
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 5.692/71
pode-se perceber a influência das concepções positivistas (objetivas) nas
orientações relativas à avaliação escolar, em especial na indicação de três
modalidades de avaliação. São elas?
Diagnóstica, formativa e somativa.
|
Na prática escolar, muitos professores justificam a necessidade de
atribuição de notas a partir da aplicação de provas e exercícios, afirmando
que esses são os meios mais adequados e justos para se avaliar turmas numerosas
e para entregar os resultados no prazo estabelecido pelas coordenações
pedagógicas. Se esses docentes compreendessem a diferença entre mensuração e
avaliação e construíssem uma perspectiva de avaliação formativa e
emancipadora, provavelmente constatariam que:
As provas escolares e as notas estão sendo
usadas para legitimar um modo de organização escolar antidemocrático que
dificulta a adoção de metodologias capazes de contribuir com a aprendizagem
dos alunos.
|
Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de
avaliação integrada à proposta curricular. Os professores deveriam elaborar,
com clareza e precisão, os objetivos do ensino, estabelecendo uma estreita
relação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensino e a
sistemática de avaliação. Essa abordagem foi denominada de avaliação por: objetivos.
|
Nas
décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação
integrada à proposta curricular. Os professores deveriam elaborar, com
clareza e precisão os objetivos do ensaio estabelecendo uma estreita
revelação entre os objetivos comportamentais, os processos de ensaio e a
sistemática de avaliação. Essa abordagem foi determinada de avaliação por:
Objetivos |
No processo de (re) criação da escola substantivamente democrática,
proposto por Paulo Freire, há alguns processos que são essenciais. Observe
com atenção os processos descritos abaixo.
I. A construção da escola baseada nos processos de diálogo e
conscientização.
II. A construção do currículo como prática social de significação,
articulando conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos educandos.
III. A seleção de professores com aprimorada formação inicial,
para elevar a qualidade do processo educativo.
IV. A articulação com os movimentos sociais em programas, projetos,
práticas educativas de educação de jovens e adultos.
Sobre eles podemos afirmar que são realmente essenciais: I, II e IV
|
O aluno tem direito de saber sua nota porque: dessa forma ele
compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem, os acertos, erros e
equívocos, ganhando autonomia crítica na produção de novos conhecimentos.
|
O que Arroyo (2000) quer dizer com a expressão: Pensar a
escola para além do fracasso e do sucesso escolar?
Para Arroyo é fundamental a função da
escola como “formadora” /constituidora de humanidade e isto exige mais do que
um olhar técnico e, sim posicionamento políticos e éticos.
RESP.
02 APOSTILA:
Para Arroyo é fundamental a função da escola como “formadora/constituidora de
humanidade” e isto exige muito mais do que um olhar técnico e, sim
posicionamentos políticos e éticos. A avaliação deve ser inclusiva e lidar com
a diversidade, consolidar a prática democrática sem desconhecer que o conhecimento
tem, atualmente, papel estratégico na sociedade.
|
O que é avaliação para ética?
A avaliação para ética é uma avaliação
emancipadora que se compromete com a qualidade social, mantendo com firmeza e
de forma crítica os pés no chão da escola.
|
O que é avaliação para ética?
um movimento -uma pulsão vital – e a ética
é para a avaliação, o seu fundamento e a finalidade de sua existência – sua
direção social.
|
-O QUE É O ENEM?
- Exame Nacional do Ensino MédioQUAL O
PRINCIPAL OBJETIVO DO ENEM.
exame
nacional do ensino médio,OBJETIVO....PRINCIPAL DE AVALIAR O O PERFIL DE SAIDA
DOS
EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA AVALIAÇÃO DE DESMPENHO POR
COMPETENCIA
|
O que e o Enem? Qual é o objetivo
do Enem?
O ENEM é o
exame nacional do ensino médio e o objetivo principal do ENEM é avaliar o
perfil de saída dos egressos do ensino médio por meio de avaliação de
desempenho por competência.
|
O QUE É SAEB? QUAL O OBJETIVO
PRINCIPAL DO SAEB?
Sistema Nacional da Educação Básica, que tem como um de seus objetivos apoiar os municípios estados e a União na formulação de políticas que visam a melhoria da qualidade do ensino. |
O que é SAEB? Qual seu objetivo principal?
SAEB é o sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica, ele coleta informações sobre alunos, professores e diretores
e escolas públicas privadas em todo o Brasil, seu principal objetivo é apoiar
os municípios, estados e a União na formulação de políticas que visam à
melhoria da qualidade do ensino.
|
O que é SINAES? Qual o principal objetivo dele?
SINAIS – Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior e o seu principal objetivo é buscar assegurar, entre outras
coisas, a integração das dimensões internas e externas, particular e global
somativo e formativo, quantitativo e qualitativo e os diversos objetos e
objetivos da avaliação.
|
O que são competências e habilidades?
Competência cognitiva entende-se as
modalidades estruturais da inteligência: ações, operações que o sujeito
utiliza para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e
pessoas que deseja m conhecer. As habilidades instrumentais referem-se
especificamente, ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível
estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades.
|
O que são critérios de avaliação classificatória. Quais as
conseqüências de sua adoção?
A avaliação exerce função discriminatória classificatória. os vencedores seguem em frente e os perdedores são reprovado pela escola e em muitos casos se evadem. conseqüência, a avaliação ao invés de ser estimulativa de aprendizagem, transforma-se em bloqueio, em situações de desrespeito ao outro, de exclusão social. |
O que são critérios de avaliação classificatória?Quais
asconsequências de sua adoção?
os
condicionamentos de classe social que se expressam na organização
do
currículo, éramos colocados todos diante de uma mesma régua – sob a justificativa
de avaliar a todos igualmente, com os mesmos instrumentos”. Neste jogo, os
vencedores seguem em frente e os perdedores são reprovados pela escola e, em
muitos casos se evadem.
|
O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
|
O que é SINAIS? Qual é o principal objetivo do SINAES?
Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior - e o seu principal objetivo é buscar assegurar, entre outras
coisas, a integração das dimensões internas e externas, particular e global,
somativo e formativo, quantitativo e qualitativo e os diversos objetos
e objetivos da avaliação. O Sistema de Avaliação deve articular, de
forma coerente, objetivos, metodologias, práticas, agentes da comunidade
acadêmica e de instancias do governo.
|
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza
descritores relacionados com: "a modalidades estruturais da inteligência
- ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e
entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".
Isso significa que os descritores são:
Competências cognitivas.
|
Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos. Os homens e as
mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos,
e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem,
a vida e a liberdade do outro é denominado de: transgressão da
ética.
|
Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a
função principal do parecer descritivo/avaliativo é: desencadear e
consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de
uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos
alunos.
|
Pode-se afirmar que o compromisso da avaliação é com a qualidade.a
qualidade não se refere apenas aos produtos e serviços mais aparentes,e nisto
reside a grande complexidade da avaliação .''comente'' esta afirmativa, a partir
do ponto de vista da avaliação da educação.
Uma vez que a qualidade educativa é sempre tem relação com
a qualidade social, vale dizer, que é relativa , à qualidade da sociedade que
queremos para hoje e projetamos para as próximas gerações, seu conceito não é
unívoco nem fixo, e só pode ser construído por consensos, como resultado das
relações de força.
|
Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão
educacional?
Porque a avaliação pode ser usada em nível
federal, estadual, municipal e pela própria escola para orientar a elaboração
de políticas, projetos e propostas educacionais, entre outras ações.
|
Por que as crianças e os jovens podem ter bom desempenho fora da
escola, ao lidar com conceitos matemáticos e dentro desta mesma escola serem
reprovados?
Espera-se que o aluno, nesta resposta,
enfatize e critique a dissociação entre as práticas avaliativas e a realidade
dos alunos. Poderá focalizar alguns aspectos do texto como:
o divórcio entre o conhecimento formal
(conhecimento elaborado pelas leis da lógica através da dedução) do
conhecimento construído pela experiência (conhecimento elaborado pelo
indivíduo em sua atividade
de adaptação ao meio); a discrepância entre
o que a criança sabe fazer na vida e o que elas
demonstram fazer nas provas escolares; a
diferença entre estas habilidades de sobrevivência e o conhecimento adquirido
na escola.
A crença ainda vigente de que se pode
classificar os alunos e as alunas em mais ou menos inteligentes, e da falsa
predição de que eles serão mais ou menos bem-sucedidos na prática social, a
partir dos resultados de provas realizadas na escola.
|
Preencha os itens a seguir, comentando os aspectos de um bom
instrumento de avaliação da aprendizagem.
Validade – refere-se ao
grau de certeza dos itens da avaliação, a precisão com que ela mede aquilo
que se propõe a medir.
Fidedignidade – refere-se ao
conjunto de qualidades de precisão, consistência, estabilidade e
confiabilidade do instrumento de avaliação.
Praticidade
–
o instrumento de avaliação deve se remeter ao contexto em que o curso é
desenvolvido, e ser objetivo, permitindo ao professor ter acesso rápido às
informações que desejava ao elaborá-lo.
Simplicidade – deve haver, no
momento da elaboração do instrumento de avaliação, a preocupação com a
adequação da linguagem de formulação, sem rebuscamentos ou dificuldades
adicionais desnecessários.
Economia
–
é necessário que o instrumento seja extenso o suficiente para avaliar os
critérios a que se propõe, sem itens em excesso.
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Quais as dimensões do SAEB?
Suas principais dimensões e focos
examinados são a dimensão de produto e as de contexto, processos e insumos.
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Quais as dimensões do SAEB?
Apresenta três eixos de avaliação: a
qualidade de ensino, valorização do magistério e democratização da gestão, Suas
principais dimensões e focos examinados são a dimensão de produto e as de
contexto, processo e insumos.
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Quais os principais focos
de avaliação do SAEB?
O saeb durante muitos anos teve uma preocupação
maior com os escritores, ou seja, com as habilidades de leitura a serem
avaliadas que com diversidades de gêneros textuais ou com a utilização
pratica, desses textos na nossa sociedade.
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Quais os principais focos de avaliação do SAEB?
O SAEB durante muitos anos teve uma
preocupação maior com os escritores, ou seja, com as habilidades de leitura a
serem avaliadas que com diversidades de gêneros textuais ou com a utilização
pratica, desses textos na nossa sociedade.
O principal foco do SAEB é a avaliação do
rendimento dos alunos e o principal instrumento para fazer essa avaliação é o
teste de rendimento nas áreas de Português e Matemática, tomando como base os
Parâmetros Curriculares Nacionais.
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Quais são as competências,
que geraram os descritores do desempenho do aluno, para o nível básico?
Observar
para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos,
situações, e suas representações.
Discriminar,
estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes
níveis de semelhança, entre outras.
Três
pontos a) esta conceituação fundamenta-se na conferencia mundial sobre a
Educação para todos os jovens. B) o termo operações é usado com o sentido de
ações interiorizadas ou interiorizáveis e c) a palavra objeto neste contexto
não se restringe ao objeto concreto mensurável, mas corresponde ao objeto do
conhecomento, aquilo que se deseja conhecer.
RESP 02 – Nível básico
Observar para levantar dados,
descobrir informações nos
objetos, acontecimentos, situações etc. , e suas representações.
Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e
fenômenos com diferentes níveis de semelhança, entre outras.
Nível operacional Classiicar, organizar (separando)
fatos, fenômenos, acontecimentos e suas representações, de acordo com um
critério único. Fazer
antecipações sobre o resultado de experiências, sobre a continuidade de
acontecimentos e sobre o produto de experiências, entre outras.
Nível global Analisar objetos,
fatos, acontecimentos, situações,
com base em princípios, padrões e valores.
Aplicar relações
já estabelecidas anteriormente ou
conhecimentos já construídos a contextos e situações diferentes;
aplicar fatos e princípios a novas
situações, para tomar decisões, solucionar problemas, fazer prognósticos,
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Quais são os eixos mediados pela avaliação em uma escola
democrática?
a escola se constrói no diálogo, na
conscientização: problematização e inserção crítica na realidade/na escola,
através da superação do conservadorismo e criação da práxis transformadora:
participação democrática da comunidade escolar – direção, coordenação,
coletivo de professores(as), alunos(as), funcionários(as), entre outros – nos
processos de gestão, desenvolvimento e avaliação das ações pedagógicas dentro
e fora de sala de aula, fundada no respeito à autonomia e à dignidade
individual e coletiva.
Democratização
do poder dentro e fora da sala de aula. Implementação da gestão colegiada,
investimento na formação de um coletivo pedagógico forte, em que todos os membros
da escola tornem-se parceiros da construção do ensino e da aprendizagem da
educação emancipadora; currículo como prática social de significação,
articulando conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos educandos(as):
profundo respeito aos saberes de experiência feitos; reorientação curricular
garantindo a participação de todos(as) os envolvidos(as) no processo;
transformação da escola em núcleo de aprendizagem, de criticidade dos saberes
hegemonicamente instituídos, de produção de novos conhecimentos plenos de
eticidade e solidariedade. Em síntese, a educação, que move a escola porque é
a sua seiva vital, precisa garantir a articulação entre vida – realidade
concreta – e as várias dimensões do conhecimento sistematizado;
Ética
e avaliação: uma
discussão necessária para a construção da escola democrática formação
permanente dos professores(as), indissociável do movimento de reorientação
curricular: necessidade de formação permanente dos professores(as), numa
perspectiva interdisciplinar, garantindo-lhes a elaboração de uma tela
crítica para leitura da realidade e autonomia na elaboração de projetos
pedagógicos; problematização das relações sociais intra e extraescolares,
visando à superação dos preconceitos de raça, classe e sexo, entre outros, e
radicalização da democracia para garantir a todos(as) os(as) alunos(as) o
direito a uma educação de qualidade; abertura constante a novos saberes
socialmente construídos, com estudos das novas tecnologias, e sua utilização
no ensino; acompanhamento crítico das novas exigências sociais, recriando e
criando práticas pedagógicas democráticas; articulação com os movimentos
sociais em programas, projetos, práticas educativas de educação de jovens e
adultos(as): estimulação à participação organizada dos movimentos sociais
populares em projetos educacionais emancipadores. A escola como locus de
sistematização dos desejos, dos sonhos e das iniciativas populares;
reconhecimento de que a escola não é o único espaço de veiculação do
conhecimento, mas que ela só realiza educação, através de suas práticas
pedagógicas que garantam aos seus alunos e alunas a formação do sujeito
popular crítico, consciente de suas
possibilidades de atuação no contexto
social;
transformação da escola em centro cultural
de articulação social, como espaço do fazer ciência, arte, política,
tecnologia, comunicação em várias linguagens, do fazer alegria, curiosidade,
do construir uma convivência
solidária pela crítica e superação dos
conflitos.
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Qual a conceituação da competência do Enem? Qual o objetivo
do Enem?
A Educação Básica deve objetivar o
desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam assimilar
informações e utilizá-la em contextos adequados, interpretando códigos e
linguagem e servindo se de conhecimentos para a tomada das decisões autônomas
e socialmente relevantes. Objetivo do ENEM é com objetivo fundamental de
avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir
o desenvolvimento de competências fundamentais aos exercícios da cidadania.
Qual a conceituação de competência para o ENEM? O que são
competências e habilidades?
A prova do Enem é elaborada com o objetivo
de testar a capacidade do participante em cinco grandes competências, que
podem ser assim resumidas: dominar linguagens, compreender fenômenos,
enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas.
Estas competências serão avaliadas por meio de 21 habilidades, sendo três
questões para cada. Habilidade nada mais é do que o conhecimento ou talento
que você tem para cumprir determinada tarefa ou, como no caso, responder a
uma questão
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Qual a função de um seminário avaliativo?
a
de possibilitar a análise crítica dos dados – descodificação da realidade,
ativando o processo pedagógico de aprendizagem participativa; garantindo a
vez e a voz dos pesquisadores auxiliares – “representantes do povo”;
reorientando, o processo de participação coletiva: substantivamente
democrática
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Qual a relação do projeto politico pedagógico da escola com as
práticas avaliativas cotidianas?
a
avaliação educacional circunscreve-se em decisões políticas., no sentido de
desvelar os problemas educacionais e assumir o compromisso com a sua solução,
não apenas simulando a participação de alguns professores(as), mas garantindo
a ampla participação docente nas discussões, na efetivação de ações
compartilhadas,
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Qual a relação do projeto político pedagógico da escola diante dos
resultados das avaliações externas?
A avaliação é um dos principais recursos
utilizados para a elaboração do projeto político pedagógico da escola, já que
é através da avaliação que são analisados quais pontos estão precisando ser
alterados ou melhorados e quais estão funcionando e devem ser mantidos ou até
mesmo aprimorados.
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Qual é a conceituação de competência para o ENEM? Qual é o
objetivo do ENEM?
A conceituação de competência para o ENEM é
que a educação básica deve objetivar o desenvolvimento de competências com as
quais os alunos possam assimilar informações e utilizá-las em contextos
adequados, interpretando códigos e linguagens e servindo-se de conhecimentos
adquiridos para a tomada de decisões autônomas e socialmente relevantes.
Essas competências podem ser associadas
desde os esquemas mais simples de ação até as formas mais elaboradas de
mobilização do conhecimento, como a capacidade de argumentar, tomar decisões,
enfrentar situações problemas, de pensar entre outras.
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Qual é a relação do projeto PPP da escola com as práticas
avaliativas cotidianas? pg 40
Pg 47 - Atualmente uma visão crítica dessas
políticas vem apontando para a urgência de os educadores e educadoras
posicionarem-se como sujeitos críticos, construtores do projeto
político-pedagógico da escola, para criarem uma nova cultura da avaliação que
inclua aO invés de excluir; emancipe, exercendo a autonomia para não
domesticas e escravizar; organize, estimulando a participação e o diálogo
franco, aberto e crítico para não fragmentar e isolar; qualifique a
aprendizagem e a própria avaliação de alegria, curiosidade, ciência,
investimento na unidade do pensar, do sentir, do fazer e do conviver na
justiça, na dignidade e na solidariedade, para romper com regulação e se
recriar como emancipação, para não destruir o sonho, a esperança e o direito
de cada ser humano de ser feliz e de exercer a liberdade.
A
avaliação é um dos principais motores da construção e do desenvolvimento do
PPP , na proposta da avaliação da aprendizagem deve ter clareza das
finalidades e dos objetivos da escolarização e do próprio ensino. A avaliação
da educação vinculada ao PPP, ela é movimento, não é formativa Por
acaso, ela se torna formativa, vinculada a um projeto pedagógico explícito, construído coletivamente |
Qual o papel da avaliação nas decisões curriculares?
Através da avaliação podemos verificar o
que está dando certo e o que precisa ser alterado no planejamento escolar e
evoluir de acordo com as mudanças sociais e políticas. A partir dos
resultados da avaliação é possível verificar no que a escola precisa focar e
ver quais são as reais necessidades da escola para a adequação do currículo.
A compreensão do currículo como em
constante construção não cristalizado e eterno. – a necessidade de
historização do currículo compreendendo que ele evolui de acordo com as
mudanças sociais e políticas. –os resultados da avaliação auxiliam a
problematizar o currículo existente a provocar-lhe mudanças. – a avaliação
fornece informações importantes para a formulação curricular, qual a
concepção de sociedade, de escola não abriria mão investiria todos os
princípios educacionais de que a escola não abriria mão e investiria todos os
esforços para desenvolver ações para concretizá-los, quais os compromissos
pedagógico-sociais da escola com a formação plena de seus alunos (as) e com a
melhoria da qualidade de vida da comunidade em que esta inserida entre
outros. – colocam as claras as contradições e os enfrentamentos na construção
do currículo.
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Qual o significado da avaliação no processo de recriação da escola
democrática?
Ao
maior significado da avaliação está em fortalecer o movimento que leva à
democratização da sociedade.
A avaliação é
condição fundamental, garantindo a participação da comunidade educativa na
sua autoavaliação, recriação democrática para reafirmar a sua autonomia.
|
Quando falamos da parte da filosofia cujo objetivo é elaborar uma
reflexão sobre a finalidade e o sentido da vida humana, os fundamentos da
obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral,
estamos falando de: ética.
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Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante
muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação,
temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar. Testagem e
avaliação.
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Relacione três princípios
que, segundo Albuquerque (2008), fundamentem a idéia de que a avaliação pode
contribuir com uma escola democrática.
- a avaliação orienta o currículo e a
pratica pedagógica na escola: nessa avaliação tanto os professores como os
alunos são ouvidos no processo de organização do currículo e do trabalho
pedagógico no qual a avaliação é parte.
- a avaliação é uma força criadora do
aprender e do ensinar: é uma declaração de compromisso com a aprendizagem dos
alunos co-participando com outras práticas pedagógicas no processo de
construção do conhecimento.
-a avaliação é querer bem, pleno de
respeito e generosidade: é um ato de amor, de humildade e de coragem, é
importante que a avaliação produza vida e liberdade, condenando todo
tipo de violência, que humilha, destrata e exclui, ela é produtora de
alegria, participação na aula, e vontade de aprender e estar na escola
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Relacione três princípios que, segundo
Albuquerque (2008), fundamentem a idéia de que a avaliação pode contribuir
com uma escola democrática.
a avaliação é ação político-ética; é práxis
transformadora. A sua base é o conhecimento – emancipação/solidariedade. Ela
se faz no para e
o coletivo pedagógico, é prática comunitária
- a avaliação orienta o currículo e a
pratica pedagógica na escola: nessa avaliação tanto os professores como os
alunos são ouvidos no processo de organização do currículo e do trabalho
pedagógico no qual a avaliação é parte.
- a avaliação é uma força criadora do
aprender e do ensinar: é uma declaração de compromisso com a aprendizagem dos
alunos coparticipando com outras práticas pedagógicas no processo de
construção do conhecimento.
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RESP 02 - Adequar o
currículo, articulando os conteúdos e as práticas pedagógicas à realidade dos
educandos, garantindo a participação de todos os envolvidos no processo e
transformando a escola em núcleo de aprendizagem e de produção de novos
conhecimentos.
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Se defendemos uma avaliação comprometida
com a qualidade social, entendemos que ela: possibilita uma
análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as
políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões
e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores.
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Segundo Paulo Freire, o desvio ético: não pode receber
outra designação senão a de transgressão.
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Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica (Saeb) é: gerar
e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação
nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
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Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:
"Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou
desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados". Isso sugere
que: o
compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação
plena.
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Várias pesquisas têm demonstrado que, muitas vezes, a escola
organiza um currículo formal desarticulado da cultura dos seus educandos e
negligencia a questão da aprendizagem significativa. Se assumirmos uma
perspectiva crítica e histórica do currículo e da avaliação, torna-se
necessário que se faça:
o contraponto entre o currículo formal e o
significado das aprendizagens na visão dos alunos, garantindo a participação
coletiva e democrática nos processos de ensino-aprendizagem e de avaliação.
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Leitura Complementar:
Boa tarde meninas e meninos, como todos percebemos, nossas
apostilas estão bem desatualizadas, mas como precisamos do conhecimento, entrei
no site do INEP e peguei alguns detalhes sobre o SAEB, que não vi a professora
citando.
Prova Brasil e Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é composto por duas avaliações complementares.A primeira, denominada Aneb – Avaliação Nacional da Educação Básica, abrange de maneira amostral os estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados na área rural e urbana e matriculados no 5º e 9º anos do ensino fundamental e também no 3º ano do ensino médio. Nesses estratos, os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação, Região e para o Brasil como um todo.
A segunda, denominada Anresc - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, é aplicada censitariamente alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. Nesse estrato, a prova recebe o nome de Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.
As avaliações que compõem o Saeb são realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários socioeconômicos aos alunos participantes e à comunidade escolar as escolas que ainda possuem 4º e 8º anos, realizam a prova da mesma maneira
Fonte: http://provabrasil.inep.gov.br/
Enviado por: Andréia Sarmento
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