A
literatura infantil é composta de vários gêneros e subgêneros. De acordo com
a classificação dos tipos textuais apresentados por Solé (1988 apud Costa,
(2009), explique, com suas palavras, por que um conto de fadas é considerado
um tipo narrativo.
Resp.: O conto de fadas e
considerado um texto narrativo porque pressupõe de um desenvolvimento
cronológico que aspira explicar alguns acontecimentos em uma determinada ordem,
possui uma estrutura dialogal dentro da estrutura narrativa.
|
Cosson
(2006 apud Costa 2009) Declara que o ato de ler passa por três etapas:
antecipação, decifração e interpretação. Explique com suas palavras essas
três etapas. Pg. 27
|
Costa
(2009) afirma que projetos de leitura na escola apresentam um desafio: o
desinteresse do discente pela leitura. Apresente, de acordo com a pesquisa de
Cunha (1993 apud COSTA, 2009), alguns fatores sociais que propiciam essa
alienação da cultura veiculada pelos livros.
|
Costa
(2009) afirma que trabalhar com leitura deve ser feito através de vários
tipos de textos e não somente os literários. Explique, com suas palavras, o
papel de gêneros textuais menos complexos que têm a função de apenas
informar, descrever etc. no desenvolvimento da leitura de gêneros mais
complexos como os literários
|
Costa
(2009) declara que instigar a criança à leitura demanda competência por parte
do professor, apresente com suas palavras quais os desafios que o educador
enfrenta nessa tarefa.
Resp.: Nesse trabalho o professor precisa capacitar para a
escolha e a qualidade da leitura, contudo, ele enfrenta problemas de natureza
diversa, como, o desinteresse dos adultos envolvidos e comprometidos, como
professores, bibliotecários, pais, por ignorância do problema, o contexto
sócio-econômico e todas as suas implicações. Outro aspecto importante a ser
observado pelo professor é se a criança realmente tem condições de ler, pois
se ela não estiver em condições de ler corretamente, a leitura constituirá
uma frustração, que levará ao desestímulo irreversível, para tanto, o
professor deve procurar tornar a leitura interessante aos olhos da criança,
como fonte de surpresas e descobertas.
|
De
acordo com Coelho (1991 apud COSTA, 2009), a fábula, o mito e a lenda são
espécies literárias que não se confundem com a parábola, o apólogo, o romance
policial e outros tipos de textos literários. Explique, com suas palavras, o
que distingue a fábula dos outros textos.
|
De
acordo com Costa (2009) as fabulas deram origem ao simbolismo animal. Apresente
com suas palavras, alguns desses simbolismos.
Resp.: A raposa e o corvo significam esperteza; o lobo a
força; o cordeiro a ingenuidade; o leão a valentia e a nobreza, e assim por
diante.
|
De
acordo com Costa (2009) as lendas se diferenciam das fábulas e dos mitos
apesar de explicar também muitas vezes as experiências humanas através de
fatos sobrenaturais. Explique com suas palavras então o que diferencia as
lendas dos outros gêneros literários. Pg. 87
|
De
acordo com Costa (2009), a função do leitor não mais é vista como de um
receptor passivo, que busca entender o que o autor quis dizer no texto.
Disserte, com suas palavras, como o papel do leitor é percebido hoje,
principalmente devido à influência das teorias da recepção.
|
De
acordo com Costa (2009), a visão do papel do leitor tem mudado devido os
estudos recentes ligado a recepção e a analise do discurso. Dessa forma o
leitor deixa de ter um papel secundário no ato de ler e passa a participar da
formação de sentido do texto. Disserte com suas palavras, como a
individualidade de cada leitor passa a contribuir na produção de significado
em um texto.
Resp.: Atualmente as teorias da recepção de textos
deslocam a importância do papel exercido pelo sentido e o significado do
texto para o leitor, dessa forma o leitor deixa de ocupar um papel
secundário, subordinado a vontade do autor do texto, passando a ocupar o
papel principal de fonte de sentidos, as palavras de um texto vão recebendo
os sentidos que um leitor, motivado por elas, atribui a essas palavras, pois
um texto que não pode ser compreendido também não existe.
|
Leal (2005 apud
Costa, 2009) apresenta a concepção da biblioteca como um eixo estruturador do
currículo escolar, o que leva a uma mudança do conceito de biblioteca, que é
muitas vezes, vista como complementar.
Apresente, com suas palavras, qual é essa concepção de biblioteca apresentada pela autora. |
Para
Costa (2009) é necessário que o professor torne a leitura, aos olhos da
criança interessante. Dessa forma a escolha de poemas deve ser criteriosa. Descreva
com suas palavras as características dos poemas que devem atrair as crianças.
Resp.: Terão mais condições de interessar as crianças os
poemas em que predomine a fantasia, a musicalidade e a imaginação, ou seja,
quanto menos conceitual, mais atenderá ao espírito infantil.
|
Para
Costa (2009), o ato de ler demanda conhecimento da linguagem; no entanto, não
é esse o único conhecimento necessário. Disserte, com suas palavras, o papel
do reconhecimentos dos diferentes tipos de texto no ato de leitura. Pg.
53
A compreensão durante o ato de
ler está relacionada diretamente com o reconhecimento dos diferentes tipos de
texto, portanto se quisermos que o aluno conquiste a independência no ato de
ler, precisamos orientar sua leitura, já na fase inicial, para que ele
entenda como proceder nas tarefas de construção de sentido nos textos que
forem aparecendo em seu percurso escolar e de vida. Cabe lembrar, que o aluno
deve estar consciente de que o processo de aprendizagem da leitura implica em
tarefas mais complexas que contribuam para um objetivo pedagógico relevante
para professor e aluno, com isso a criança estará formando-se como leitor, ou
seja, estará construindo seu próprio saber sobre texto e leitura.
|
Para
Costa é necessário que o professor torne a leitura aos olhos da criança
interessante.Dessa forma a escolha de poemas deve ser criteriosa
. Descreva com suas palavras as características dos poemas que
devem atrair mais as crianças?
|
Para
Costa, a visão do papel do leitor tem mudado devido a estudos
recentes ligados à recepção e a análise do discurso. Dessa forma,o leitor
deixa de ter um papel secundário no ato de ler e passa a participar da
formação do sentido do texto Disserte com suas palavras como a
individualidade de cada leitor passa a contribuir na produção significativa
em um texto.
|
De
acordo com Costa (2009), as lendas se diferenciam das fábulas e dos mitos
apesar de querer explicar, tbém, muitas ve\es, as experiências humanas
através de fatos sobrenaturais. Explique, com suas palavras, então, o que
diferencia a lendas dos outros dois gêneros literários.
|
Solé (1998 apud COSTA, 2009) classifica os
tipos textuais em quatro: narrativo, descritivo, expositivo e
instrutivo-indutivo. Apresente, com suas palavras, a diferença entre dois
desses tipos.
|
quarta-feira, abril 11, 2012
Literatura Infantil [Provas N1]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!