ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. ASSINALE A AFIRMATIVA QUE DESCREVE ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ESTILÍSTICOS EMPREGADOS POR PABLO PICASSO,
- um dos artistas mais conhecidos do Cubismo.
- Modo de pintar que se apóia na deformação, no uso das cores fortes e puras e nas formas geométricas a partir de um único ponto de vista. Neste estilo, os artistas evitam fragmentar ou representar as figuras na posição frontal e de perfil ao mesmo tempo. Separa-se as figuras do fundo, o qual não tem a menor importância.
- Modo de pintar que se apóia na decomposição da figura em vários pontos de vista, nas formas geométricas, sem se preocupar com a aparência das coisas e sem distinção entre a posição frontal e a de perfil na representação das figuras. Este estilo tem origem na idéia de utilizar as diferentes faces de uma forma para construir uma imagem, sem a preocupação de separar a figura do fundo, pois nem um nem outro tem maior importância; portanto, as figuras se mesclam com o fundo.
- Modo de pintar que se apóia na figuração e na cópia das figuras a partir de um único ponto de vista, preocupando-se com a aparência das coisas. Esse estilo tem origem na idéia de utilizar uma das faces de uma forma para construir uma imagem, separando-a do fundo, pois as figuras são mais importantes do que o fundo.
- Modo de pintar que se apóia na representação das cores conforme a luz do dia, buscando copiar os detalhes das coisas. Este estilo tem origem na idéia da influência da luz sobre as cores. É um modo de pintar muito demorado, pois os artistas precisam misturar bem as tintas para construir uma imagem o mais semelhante possível da realidade.
2. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO NO MURAL A ÚLTIMA CEIA, DE LEONARDO DA VINCI.
- Leonardo consegue dar volume à figura por meio de um sombreado suave que vai do claro ao escuro, característica que é própria do período conhecido como Renascimento.
- o espaço é irreal e completamente desprovido de profundidade, pois não há intenção alguma de representar o espaço no qual as formas e figuras estão situadas aleatoriamente.
- há um certo efeito de profundidade graças à bidimensionalidade do conjunto.
- as figuras são planas e rígidas e não apresentam uma sensação de volume.
3. A FORMA MAIS CONHECIDA DE ESCRITA MUSICAL É A (O):
- pentagrama convencional.
- desenho.
- onomatopéia.
- gênero.
4. GÊNERO DE MÚSICA QUE É EXECUTADA HÁ MILHARES DE ANOS DA MESMA FORMA, PELAS TRIBOS E PELOS POVOS PRIMITIVOS.
- Étnica.
- Eletrônica.
- Erudita.
- Popular
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
1. MÚSICAS DA MODA, QUE RECEBEM GRANDE APOIO DA MÍDIA, FAZEM MUITO SUCESSO DURANTE UM PERÍODO CURTO DE TEMPO E RAPIDAMENTE DESAPARECEM,
- pertencem ao gênero de músicas:
- rápidas.
- folclóricas.
- criadas pela indústria cultural.
- alegres.
2. RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA, NUMERANDO ESTA DE ACORDO COM A SIMILARIDADE ENTRE OS CONCEITOS E A SUA EXPLICAÇÃO.
- 1. Gênero
2. Textura
3. Tarsila do Amaral
4. Surrealismo
5. Paisagem
( ) Não pintavam quadros para fazer uma mera cópia da realidade, procuravam dar uma interpretação fantástica aos sonhos, exploravam as idéias do absurdo e do inconsciente e utilizavam freqüentemente imagens absurdas e perturbadoras.
( ) Quadros cujos temas são o mar, as cenas urbanas ou de casarios ou que representam a natureza, com figuras ou não.
( ) Artista que criou a obra A Negra, em 1923, um marco na História da Arte e um bom exemplo do pensamento artístico da época. Os modernistas rompem com a representação da figura humana clássica e o uso das cores de acordo com o padrão renascentista, buscando a relação entre um conteúdo e uma forma nacional.
( ) Conceito empregado na História da Arte para designar as pinturas que representam cenas da vida cotidiana ou temas domésticos e que também pode ser empregado para designar um ramo ou categoria particular de arte.
( ) É formada por vários elementos semelhantes organizados de maneira uniforme sobre uma superfície e pode ser classificada em orgânica e geométrica.
A seqüência correta é:
- 4, 5, 3, 1, 2.
- 4, 5, 3, 2, 1.
- 1, 5, 3, 4, 2.
- 4, 2, 3, 1, 5.
3. A FUNÇÃO DA ARTE NA ESCOLA É ENSINAR A VER E OUVIR; POR ISSO, É PRECISO:
- I. desencadear um processo de formação dos sentidos, pois
tanto os objetos prático-utilitários quanto artísticos precisam ser
compreendidos em seus significados.
II. desenvolver um trabalho contínuo e sistemático com a produção cultural que inclui, sem restringir a eles, os objetos artísticos como via de familiarização cultural.
III. possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos artísticos sistematizados na forma de história da arte.
São corretas as afirmativas:
- I, II e III.
- II e III.
- I e II.
- I e III.
4. IMPROVISAR, EM MÚSICA, SIGNIFICA:
- criar a composição musical no momento da execução.
- pensar na música antes de tocá-la.
- pensar na composição musical antes de cantá-la.
- inventar músicas instrumentais.
São paulo14/02/2013
ResponderExcluirBom dia! segue minha prova n1 tipo n3.
Fundamentos teoricos e práticos do ensino das ciências.
Espero que possa ajudar. desde jpa obrigada! quero saber como fico sabendo que vcs receram estas perguntas? MEu e-mail:é hosana.pascheco@hotmail.com
Nota: 8
PROVA N3
QUESTÃO 1
Defina sucintamente o que são leis e teoria , segundo os leitura do módulo.
Observação do Professor:
correta
Nota: 2
QUESTÃO 2
Segundo a literatura do Módulo, as ciências podem ser classificas de duas formas diferentes, as Naturais e as Humanas , descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de conhecimento que pertencem a cada uma delas
Observação do Professor:
correta
Nota: 2
QUESTÃO 3
Cite duas características do Conhecimento Cotidiano, segundo a Literatura do Módulo Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências.
Observação do Professor:
correta
Nota: 2
QUESTÃO 4
Segundo o capítulo Parâmetros Curriculares Nacionais presente na literatura do Módulo, apresente três elementos presentes na sua estrutura organizacional
Observação do Professor:
correta
Nota: 2
Alguem tem a prova de LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ResponderExcluirobrigado
Questão 1
ResponderExcluirRelacione a primeira coluna com a segunda, numerando esta de acordo com a similaridade entre os conceitos e a sua explicação.A sequência correta é:
Escolha uma opção:
A resposta correta é: 2, 1, 3, 5, 4.
Questão 2
Observe.Marque a alternativa correta.
Escolha uma opção:
A resposta correta é: As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade.
Questão 3
A música tem como fonte de trabalho, como matéria-prima,
Escolha uma opção:
A resposta correta é: o som.
Questão 4
Relacione a primeira coluna com a segunda, numerando esta de acordo com a similaridade entre os conceitose a sua explicação.A sequência correta é:
Escolha uma opção:
A resposta correta é: 4, 5, 3, 1, 2.
Questão 5
As três questões que envolvem o encaminhamento metodológico do ensino de música são:
Escolha uma opção:
A resposta correta é: relação entre a atividade de apreciação e produção musical, realidade cultural da escola como ponto de partida do trabalho e articulação entre os conteúdos dos diversos grupos.
Questão 6
Observe com atenção a imagem.A composição acima é uma serigrafia do artista Andy Warhol, um dos expoentes da Pop Art, na qual ele utiliza os seguintes recursos estilísticos:
Escolha uma opção:
A resposta correta é: serigrafia com repetição das formas em ritmo uniforme e fundo chapado.
Questão 7
Relacione a primeira coluna com a segunda, numerando esta de acordo com a similaridade entre os conceitos e a sua explicação.A sequência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
Escolha uma opção:
A resposta correta é: 2, 1, 5, 3, 4.
Questão 8
De acordo com o estudo das técnicas, as composições visuais podem ser classificadas em
Escolha uma opção:
A resposta correta é: bidimensionais, quando utilizamos duas dimensões - altura e largura - como no desenho, na fotografia, na pintura, na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões - altura, largura e profundidade - como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em relevo escavado.
Questão 9
Leia o texto abaixo.Para Van Gogh, a arte é
Escolha uma opção:
A resposta correta é: mais do que uma representação meticulosa de detalhes.
Questão 10
O elemento que está diretamente relacionado com a duração dos sons e dos silêncios é o(a)
Escolha uma opção:
A resposta correta é: ritmo.
ResponderExcluirDisciplina:- ARTES VISUAIS E MÚSICA
QUESTÃO 1
Observe.
Marque a alternativa correta.
a ) O matiz é a característica que nos permite identificar a intensidade das cores.
b ) A intensidade tem relação apenas com emoções ou subjetividade; assim, podemos dizer que todas as cores são frias.
c ) As cores primárias no pigmento (na tinta) são: magenta, cian ou ciano (azul-claro) e verde.
d ) As cores apresentam três características básicas: matiz, tom e intensidade. (CORRETA)
QUESTÃO 2
A leitura de uma obra de arte implica conhecimentos, tanto da função da arte em nossa vida e das técnicas - o desenho, a pintura, a gravura, a fotografia, a escultura - quanto dos gêneros artísticos. Em se tratando de artes visuais, as obras de arte podem ser classificadas por meio das suas temáticas e divididas em:
a ) paisagens idealizadas e realistas, e pintura de gênero.
b ) cenas com figura humana e sem figura, cenas idealizadas e realistas.
c ) natureza-morta, retrato, paisagem, cenas do cotidiano, históricas, mitológicas e religiosas. (CORRETA)
d ) cenas de guerra e de paz, retratos figurativos e abstratos.
QUESTÃO 3
Observe a representação do espaço no mural A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.
De acordo com a representação,
a ) as figuras são planas e rígidas e não apresentam uma sensação de volume.
b ) Leonardo consegue dar volume à figura por meio de um sombreado suave que vai do claro ao escuro, característica que é própria do período conhecido como Renascimento. (CORRETA)
c ) o espaço é irreal e completamente desprovido de profundidade, pois não há intenção alguma de representar o espaço no qual as formas e figuras estão situadas aleatoriamente.
d ) há um certo efeito de profundidade graças à bidimensionalidade do conjunto.
QUESTÃO 4
Relacione a primeira coluna com a segunda, numerando esta de acordo com a similaridade entre os conceitos e a sua explicação.
A sequência correta entre os conceitos e a sua explicação é:
a ) 2, 1, 5, 3, 4. (CORRETA)
b ) 1, 2, 5, 4, 3.
c ) 4, 5, 3, 1, 2.
d ) 5, 2, 1, 3, 4.
QUESTÃO 5
Os cinco elementos formadores do som são:
a ) gênero, forma, tipo, ordem e sonoridade.
b ) intensidade, duração, timbre, densidade e altura. (CORRETA)
c ) ritmo, forma, timbre, altura e força.
d ) intensidade, força, relatividade, sonoridade e intenção.
QUESTÃO 6
Analise os elementos de organização da composição e os procedimentos técnicos e estilísticos empregados por Käthe Kollwitz em Mortalidade Infantil, de 1925. Marque V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.
( ) Composição sem equilíbrio, mas com uma temática bem alegre.
( ) Composição com formas rígidas, cruas e sintéticas e com linhas ásperas e quebradas, expressando a tragédia da existência humana.
( ) A imagem comunica ou sugere tranquilidade, alegria, religiosidade, silêncio e doçura.
( ) A imagem comunica ou sugere dor, desespero, tristeza, solidão, rigidez e medo.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
a ) F, V, V, F.
b ) F, F, V, F.
c ) V, F, F, V.
d ) F, V, F, V. (CORRETA)
QUESTÃO 7
Gênero de música que é executado há milhares de anos da mesma forma, pelas tribos e pelos povos primitivos:
a ) eletrônica.
b ) popular.
c ) erudita.
d ) étnica. (CORRETA)
QUESTÃO 8
Músicas da moda, que recebem grande apoio da mídia, fazem muito sucesso durante um período curto de tempo e rapidamente desaparecem, pertencem ao gênero de músicas
a ) criadas pela indústria cultural. (CORRETA)
b ) rápidas.
c ) alegres.
d ) folclóricas.
QUESTÃO 9
Relacione a primeira coluna com a segunda, numerando esta de acordo com a similaridade entre os conceitos
e a sua explicação.
A sequência correta é:
a ) 1, 5, 3, 4, 2.
b ) 4, 5, 3, 2, 1.
c ) 4, 5, 3, 1, 2. (CORRETA)
d ) 4, 2, 3, 1, 5.
QUESTÃO 10
Uma das danças de salão mais populares do século XIX, e que teve como um dos seus compositores mais famosos Johann Strauss, foi a(o)
a ) rock.
b ) fandango.
c ) balada.
d ) valsa. (CORRETA)