segunda-feira, abril 09, 2012

****Prova N2*** Metodologia da Pesquisa

METODOLOGIA DA PESQUISA

1. Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:


  •  trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.
  •  trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.
  •  monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
  •  monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.

2. Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?


  •  Modalidade restrita a pesquisa no ambiente escolar.
  •  Transformação dos sujeitos sociais.
  •  Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.
  •  Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.

3. A pesquisa qualitativa em educação deve considerar os aspectos


  •  de objetividade e neutralidade.
  •  de rigor dos procedimentos quantitativos.
  •  de neutralidade científica e rigor metodológico.
  •  epistemológicos e metodológicos.

4. A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a



  •  indutiva.
  •  quantitativa.
  •  explicativa.
  •  qualitativa.

METODOLOGIA DA PESQUISA [somente inéditas]
1. No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?

•      Na transcrição literal do texto lido.
•      Na apresentação interpretada do texto lido.
•      Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
•      Na apresentação das informações completas sobre um texto.



3. A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta

•      as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
•      a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
•      os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
•      uma proposta de interpretação para a solução dos problemas detectados.



METODOLOGIA DA PESQUISA

1. No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?


·          Na transcrição literal do texto lido.
·          Na apresentação interpretada do texto lido.
·          Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
·          Na apresentação das informações completas sobre um texto.

2. Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:


·          monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
·          trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese.
·          trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.
·          monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.

3. A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta


·          as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
·          a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
·          os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
·          uma proposta de interpretação para a solução dos problemas detectados.




78 comentários:

  1. 1. Quais são as três principais dimensões da pesquisa em ciências humanas e sociais?


    A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.

    ****As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador.****CORRETA

    A relação teoria-prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.

    As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.


    2. Pesquisa é


    a fundamentação teórica do conhecimento científico.

    a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.

    *** um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.*** CORRETA

    um mecanismo de transformação do mundo.


    4. As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são


    rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.

    rigor científico e descrição da realidade.

    relevância científica e demonstração de verdades.

    *** relevância social e científica.*** CORRETA

    ResponderExcluir
  2. 1. Na pesquisa em educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são

    • experimental, factual e estatística.
    • censitária, estatística e intuitiva.
    • numérica, bibliográfica e de campo correta .
    • de campo, oficial e experimental.
    2. As principais preocupações do trabalho de pesquisa em educação são

    • rigor científico e descrição da realidade.
    • relevância social e científica correta .
    • relevância científica e demonstração de verdades.
    • rigor metodológico e extrema neutralidade de interpretação.

    3. Nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado os trabalhos de pesquisa são, respectivamente:

    • trabalho de conclusão, monografia, dissertação e tese. correta
    • monografia, resenha bibliográfica, artigo científico e dissertação.
    • monografia, trabalho de conclusão, dissertação e artigo científico.
    • trabalho de conclusão, artigo científico, monografia e tese.

    4. Leia abaixo:

    • Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".
    Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?
    • Apud.
    • Citação direta correta.
    • Referência.
    • Citação indireta.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2
    METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?

    Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.
    * *CORRETA***Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa.
    Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
    Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.

    2. Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?

    Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.(CORRETA)
    Modalidade restrita a pesquisa no ambiente escolar.
    Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.
    Transformação dos sujeitos sociais.

    3. Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?

    Primeiro as tabelas, depois os gráficos seqüenciados.
    Primeiro os dados, depois as análises e interpretações. (CORRETA)
    Primeiro as interpretações depois os dados e resultados.
    Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.

    4. No que consiste a citação direta em um trabalho científico?

    Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    Na transcrição literal do texto lido. (CORRETA)
    Na apresentação de informações completas do texto.
    Na apresentação interpretada do texto lido.

    ResponderExcluir
  5. METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. Pesquisa é
    (Resposta correta é alternativa A)
    a-) um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade. (CORRETO)
    b-) a fundamentação teórica do conhecimento científico.
    c-) um mecanismo de transformação do mundo.
    d-) a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.


    2. A ordem das seções de um trabalho acadêmico que apresenta uma pesquisa científica é:
    (Resposta correta é alternativa B)
    a-) introdução, apresentação dos dados, conclusão, interpretação e discussão dos dados.
    b-) introdução, revisão bibliográfica, apresentação dos dados, interpretação e discussão dos dados e conclusão. (CORRETO)
    c-) introdução, interpretação e discussão dos dados, revisão bibliográfica, apresentação dos dados e conclusão.
    d-) interpretação dos dados, apresentação dos dados, revisão bibliográfica e conclusão.


    3. Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?
    (Resposta correta é alternativa B)
    a-) Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
    b-) Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa. (CORRETO)
    c-) Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
    d-) Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.

    ResponderExcluir
  6. De acordo com a autora Maria Inês do rego Monteiro Bomfim, por que podemos dizer que os alunos brasileiros têm acesso diferenciado ao saber, ou que na escola as desigualdades sociais tem sido ampliadas.
    Observação do Professor:
    Correta.
    Nota: 2
    QUESTÃO 2
    Com relação ao atendimento aos alunos com necessidades educacionais especial, como deve ser o processo de construção do Projeto Pedagógico da escola?
    Observação do Professor:
    Correta.
    Nota: 2
    QUESTÃO 3
    Como a autora Maria Fernanda Rezende Nunes define o que é neoliberalismo.
    Observação do Professor:
    Correta.
    Nota: 2
    QUESTÃO 4
    Com relação a Gestão Democrática o que estabelece a LDB?
    Observação do Professor:
    Correta.
    Nota: 2
    Prova Politicas Públicas......

    ResponderExcluir
  7. Prova de Filosofia
    FILOSOFIA
    1. Na filosofia merleau-pontyana, o corpo

    não é um elemento independente, sendo comandado pela consciência em todos os gestos.
    é um elemento que sempre se vê sendo pensado a partir de seus aspectos fisiológicos.
    é uma realidade em si, sendo completamente distinto e independente da consciência.
    é expressivo porque seus atos e gestos são significativos da nossa condição no mundo.(certa)

    2. Para Maurice Merleau-Ponty, a percepção é
    o nosso contato mais originário com o mundo.(certa)
    uma fonte de verdade e certeza absoluta.
    uma síntese de sensações.
    uma fonte de erro e ilusão.
    3. Para Aristóteles, o saber mais elevado é aquele que tem como fim o
    agir.
    produzir.
    conhecer.(certa)
    reproduzir.

    ResponderExcluir
  8. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. As principais técnicas da pesquisa de campo em educação são

    observação e entrevista.
    entrevista semi-estruturada discursiva e entrevista estruturada.
    observação neutra e entrevista semi-estruturada.
    entrevista estruturada e questionário.
    2. As fases sequenciais do processo de pesquisa são

    organização da leitura, registro dos dados, interpretação dos dados, análise dos resultados e conclusão.
    revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final.
    análise dos dados, organização dos dados, interpretação dos resultados e redação dos resultados.
    bibliografia, coleta dos dados, interpretação dos dados, redação final e publicação.
    3. Leia abaixo:


    Como um fenômeno propriamente humano, a educação implica a compreensão de que os indivíduos são produto e produtores dos processos educativos, pois, como afirmou Saviani: "[...] o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo singular, a humanidade que é histórica e coletivamente produzida pelo conjunto dos homens".

    Qual o recurso metodológico usado pelo autor nesse texto?

    Citação direta.
    Citação indireta.
    Apud.
    Referência.
    4. A pesquisa qualitativa em educação deve considerar os aspectos

    de rigor dos procedimentos quantitativos.
    epistemológicos e metodológicos.
    de objetividade e neutralidade.
    de neutralidade científica e rigor metodológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resposta:
      1) a- observação e entrevista
      3)citação indireta
      4)epistemologicos e metodologicos

      Excluir
    2. 2- revisão bibliográfica, coleta dos dados, organização dos dados, análise dos dados e redação final.

      Excluir
  9. Valeu, contribuiu muito para meus estudos!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. alguém ai pode me ajudar?
    preciso das duas respostas.

    1- É correto afirmar que?
    a) a formação teórica não permite enfrentar os problemas do dia a dia com mais competência e apenas as experiências são parte integrante do processo maior de aprofundamento docente.
    b) a reflexão teórica é fundamental para o aperfeiçoamento profissional do professor, dessa maneira contribuindo para uma prática docente cada vez mais especializada e também qualificada.
    c) a interdisciplinaridade dispensa a reflexão teórica na medida em que o diálogo entre as disciplinas só poderá ocorrer a partir do contexto prático, que é específico de cada disciplina envolvida.
    d) as mudanças no processo de ensino e aprendizagem atuais dispensam a reflexão teórica, pois o fundamental é saber ensinar na prática o que pode ser aprendido por meio da experiência.

    2- Leia o Texto abaixo:
    As reformas e a consequente expansão da Educação básica colocaram o professor como centro do processo de reorganização escolar, sendo correto afirmar que:
    a) a participação da comunidade na democratização do ensino não é importante, pois, já que pagamos muitos impostos, é dever exclusivamente do estado tomar sobre seus ombros a responsabilidade de fazer frente á situação educacional de nossa sociedade, proporcionando a instrução pública e universal
    b) os professores encontram-se acuados frente á situação de responsabilidade e pressão exercida sobre eles, pois a sociedade, de forma geral, entende que a educação é a principal forma de melhorar a situação atual.
    c) os professores estão totalmente aptos a enfrentar as mudanças que estão ocorrendo na educação atualmente, fato que se demostra inquestionável se atentamos para as estatísticas sobre a qualidade e a quantidade de alunos em idade escolar matriculados no Brasil.
    d) o professor, diante das variadas funções assumidas pela escola pública, tem de responder a exigências que estão além desua formação, sendo que tais exigências contribuem para um sentimento de desprofissionalização, perda de identidade profissional, constatação de que ensinar ás vezes não é o mais importante.


    ME AJUDEM AI GALERA. ABRAÇO
    EDNALDOVENTURADACOSTA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  11. . Quais são as três principais dimensões da pesquisa em ciências humanas e sociais?

    As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador(esta é a certa).
    A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.
    A relação teoria-prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.
    As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.

    ResponderExcluir
  12. inédita:
    4. Como técnica para a realização da pesquisa-ação em educação, o planejamento participativo é

    participativo e pré-estruturado.
    dialógico e decidido coletivamente.(CORRETA)
    aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.
    dialógico e aceito pela comunidade.

    ResponderExcluir
  13. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    METODOLOGIA DA PESQUISA
    1. Pesquisa é

    a ação prática, isto é, o modo de agir e fazer ciência.
    um procedimento racional e sistemático que ajuda a interpretar a realidade.
    um mecanismo de transformação do mundo.
    a fundamentação teórica do conhecimento científico.
    2. Quais são os cuidados necessários na etapa da coleta de dados, em um processo de pesquisa de campo?

    Identificar o universo a ser investigado, preparar os participantes para as entrevistas, cumprir rigorosamente o projeto de pesquisa.
    Informar os participantes sobre a pesquisa, aplicar o instrumento de pesquisa previamente planejado, refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa.
    Neutralizar previamente o campo, identificar os participantes, explicitar as referências teóricas.
    Neutralizar os participantes, explicar a técnica usada, registrar rigorosamente os dados.
    3. A metodologia de um projeto de pesquisa apresenta

    a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
    os autores a serem consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos
    uma proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.
    as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados.
    4. Na pesquisa em educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são

    documental, bibliográfica e de campo.
    experimental, factual e estatística.
    de campo, oficial e experimental.
    censitária, estatística e intuitiva.

    ResponderExcluir
  14. 1. Quais são as três principais dimensões da pesquisa em ciências humanas e sociais?

    As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.
    A relação teoria-prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.
    A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.
    ** As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador.

    2. Na pesquisa em educação, as modalidades da pesquisa qualitativa são

    de campo, oficial e experimental.
    experimental, factual e estatística.
    censitária, estatística e intuitiva.
    ** documental, bibliográfica e de campo.

    3. A abordagem mais apropriada para a pesquisa em educação é a

    explicativa.
    indutiva.
    quantitativa.
    **qualitativa.

    4. No que consiste a citação indireta em um trabalho científico?

    Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    **Na apresentação interpretada do texto lido.
    Na transcrição literal do texto lido.
    Na apresentação das informações completas sobre um texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na apresntação interpretada do texto lido

      Excluir
  15. Gostaria de saber se alguém tem alguma prova de Ensino de Artes?

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por sua colaboração!.
    Um forte abraço e bons estudos.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pelas provas, essas provas estão corretas mesmos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora.
      Muito obrigada por sua VISITA as provas são postadas conforme eu recebo dos colegas!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  18. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    PEDAGOGIA NA EMPRESA
    1. [QuestãoID 18272] AS FASES DO PROCESSO D.P.E.C.A EM EDUCAÇÃO EMPRESARIAL CONSTITUEM UM CICLO DE MELHORIAS CONTÍNUAS NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PELO FATO DE:

    usar os resultados da avaliação para planejar níveis superiores de desenvolvimento.
    acontecer de forma continuada e seqüenciada.
    fazer com que as pessoas tenham um desempenho cada vez melhor.
    gerarem resultados que servirão para toda a vida das pessoas.
    2. [QuestãoID 18266] A AFIRMATIVA:


    “[...] estamos diante de um desafio – criar uma base de conhecimento consistente a partir de uma educação básica frágil e ainda orientada para um mundo do trabalho que tende a desaparecer – o das tarefas mecanizadas e sem reflexão”, representa a necessidade empresarial de produzir:

    empregabilidade nos trabalhadores.
    competitividade entre os trabalhadores.
    aumento no nível de trabalhos informais.
    aumento no número de empregos formais.
    3. [QuestãoID 18274] O DIAGNÓSTICO PROSPECTIVO DAS DEMANDAS DE CONHECIMENTO PROPOSTO POR MARRAS TEM COMO CARACTERÍSTICA ESSENCIAL:

    identificar demandas presentes que podem transformar-se em deficits futuros.
    identificar demandas necessárias ao atingimento da visão das empresas.
    aferir as potencialidades relacionadas ao capital intelectual das empresas.
    verificar deficit de conhecimento presentes em alguns níveis na empresa.
    4. [QuestãoID 18260] AS DEMANDAS EMPRESARIAIS POR PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESTÃO ASSOCIADAS PRIORITARIAMENTE A QUE FATOR?

    Redução da qualidade da educação formal.
    Necessidade de redução dos custos de produção.
    Aumento do grau de exigência dos clientes.
    Aumento de conhecimentos e da inovação tecnológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão 3 O diagnóstico qual das 4 opções tem que ser marcada, pois aqui não mostra a questão marcada.Por favor envie a resposta correta para meu e-mail: lucieneprcd6@gmail.com

      Excluir
    2. Quero saber qual é a resposta da questão 4?

      Excluir
    3. Qual é a resposta correta da questão 3?

      Excluir
    4. QUESTÃO 4- AUMENTO DE CONHECIMENTOS E DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

      Excluir
    5. QUESTÃO 3- A AFIRMATIVA:
      EMPREGABILIDADE NOS TRABALHADORES

      Excluir
  19. 3. [QuestãoID 60768] Leia abaixo:


    "Estudo dos condicionantes históricos da vida das crianças na família, na escola e no trabalho no início do processo de industrialização no Brasil": esse enunciado, em num projeto de pesquisa, refere-se

    à metodologia.
    ao problema.
    (CORRETA) ao tema.
    à justificativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela colaboração.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
    2. Qual é a resposta da questão 1? AS FASES DO PROCESSO D.P.E.C.A EM EDUCAÇÃO EMPRESARIAL CONSTITUEM UM CICLO DE MELHORIAS CONTÍNUAS NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PELO FATO DE

      Excluir
  20. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS PEDAGÓGICOS
    1. [QuestãoID 66923] Quanto aos conteúdos escolares, podemos afirmar que

    • devem ser restritos.
    • podem ser escolhidos aleatoriamente.
    • consistem apenas nos saberes.
    • transcendem os saberes e abarcam diversos elementos.
    2. [QuestãoID 66918] O currículo tradicional caracteriza-se por enfatizar

    • ideologia, capitalismo e conscientização.
    • metodologia, eficiência e planejamento.
    • cultura, subjetividade e diferença.
    • gênero, eficiência e conscientização.
    3. [QuestãoID 29376] A FRASE "A ATIVIDADE ORACULAR POR PARTE DO MESTRE, QUE SE COMPLEMENTA NUMA PASSIVIDADE AURICULAR DA PARTE DO ALUNO" DESCREVE O ENSINO NUMA CONCEPÇÃO:

    • crítica.
    • tradicional.
    • sócio-histórica.
    • dialética.
    4. [QuestãoID 66911] Nas interações professor-aluno que se estabelecem no cotidiano escolar, cabe ao professor

    • problematizar situações e incentivar os alunos a pensarem sobre as soluções, reconhecendo e valorizando os diferentes caminhos pedagógicos utilizados pelo aluno.
    • controlar a capacidade do aluno para problematizar acerca das ações pedagógicas, para que o professor não perca de vista suas metas.
    • manter um único modelo de método pedagógico, evitando valorizar os diferentes caminhos utilizados pelo aluno na realização de tarefas, para que chegue aos fins educacionais com maior segurança.
    • determinar o que o aluno deve aprender e esperar que o aluno aprenda isso sozinho, com a mínima participação do professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quais são as respostas certas?

      Excluir
    2. O currículo tradicional caracteriza-se por enfatizar

      • ideologia, capitalismo e conscientização.
      • metodologia, eficiência e planejamento.Correta
      • cultura, subjetividade e diferença.
      • gênero, eficiência e conscientização.

      Excluir
    3. O currículo tradicional caracteriza-se por enfatizar

      • ideologia, capitalismo e conscientização.
      • metodologia, eficiência e planejamento.Correta
      • cultura, subjetividade e diferença.
      • gênero, eficiência e conscientização.

      Excluir
    4. O currículo tradicional caracteriza-se por enfatizar
      metodologia, eficiência e planejamento.Correta

      Excluir
    5. Roland Barthes - atividade oracular - concepão tradicional

      Excluir
  21. Na prova pedagogia na empresa só tem as questões, não tem a questão correta marcada, por favor esclarecer isto, tem os 3 pontos de conclusão da prova, fazer o favor de marcar a resposta das questões, pois preciso saber desta resposta, pois não estou conseguindo fazer a prova, alguém me ajude com a resposta da questão 3. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal dentro da disciplina metodologia da Pesquisa em educação
    Qual tipo de pesquisa você de identificou? por quais motivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  23. “O conjunto de concepções geralmente aceitas como verdadeiras em
    determinado meio social, refletidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas
    noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas” (CONTRIN, 2005) A
    definição acima refere-se ao conceito de

    ResponderExcluir
  24. Podem me ajudar por favor...

    1. Sobre o Projeto de Pesquisa é correto afirmar que:
    A) É um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo de conhecimento”;

    B) É preciso que pensar na ideia de conhecimento filosófico a partir de conceitos subjetivos, isto é, o conhecimento especulativo que produz uma busca constante do sentido das coisas e do mundo;

    C) Pode-se dizer que é a tomada de consciência de um mundo vivido pelo homem, isto é, consciência de si a partir do mundo perceptível e intelectivo do ser pensante;

    D) É uma parte do processo técnico de análise estatística, que permite sintetizar os dados de observação conseguida pelas diferentes categorias e representá-los graficamente;

    E) Nenhuma das alternativas anteriores.

    2. Quanto à análise de conteúdo, os artigos estão divididos nos quais tipos?
    A) Artigo de Periódico, Artigo de Revisão e Revisão seletiva;

    B) Artigo de Revisão e Relato de Caso Clínico;

    C) Artigo de Revisão, Relato de Caso Clínico e Artigo de Periódico;

    D) Revisão anual, Revisão seletiva e Artigo de periódico;

    E) Revisão seletiva, Relato de Caso Clínico e Revisão anual.

    3. Os elementos textuais é a parte do trabalho em que é exposta a matéria. Constituídos de três partes fundamentais:
    A) Descrição, gráficos e mapas;

    B) Introdução, desenvolvimento e conclusão;

    C) Introdução, Título, Área de concentração;

    D) Data, local (cidade) de aprovação, titulação e instituição a quem pertencem os membros da banca examinadora;

    E) Referências, desenvolvimento e conclusão;

    4. O resumo apresenta as ideias gerais do texto de forma concisa, coerente e seletiva. Tem como objetivo difundir informações contidas em livros, artigos ou outros documentos. Segundo a NBR 6028, o resumo classifica-se em:
    A) Resumo Crítico e Resumo Indicativo.

    B) Resumo Indicativo e Resumo Informativo;

    C) Resumo Credencial, Resumo da Obra, Resumo Crítico

    D) Resumo Crítico, Resumo Indicativo, Resumo Informativo;

    E) Nenhuma das alternativas anteriores.

    5. Os elementos pós-textual são:
    A) Conclusão, referências, apêndice

    B) Referências, apêndice, anexo

    C) Glossário, conclusão, anexo

    D) Introdução, índice, anexo

    E) Ficha Catalográfica, índice, anexo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique as questões no blog, pode ser que seja repetidas.

      Excluir
    2. Respostas:1)A ---2)C ----3)B --- 4)D---- 5)B

      Excluir
  25. 1. Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?

    Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.
    Transformação dos sujeitos sociais.
    Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.
    Modalidade restrita à pesquisa no ambiente escolar.
    2. REFERÊNCIA OU CITAÇÃO INDIRETA É UM RECURSO USADO EM TRABALHOS ACADÊMICOS E SE CARACTERIZA POR:

    transcrição literal do texto lido.
    identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    informações completas sobre um texto lido.
    apresentação interpretada do texto lido.
    3. Sobre o resumo, marque a assertiva correta.

    A linguagem deve ser em terceira pessoa, na voz ativa.
    Deve ter no mínimo 500 palavras.
    É elemento opcional de uma monografia.
    Trata-se de uma enumeração de itens e subitens.
    4. Assinale a alternativa correta.

    As listas de abreviaturas fazem parte dos elementos pós-textuais.
    Índice e sumário são sinônimos.
    Somente as fontes secundárias mais utilizadas na monografia é que devem constar das referências bibliográficas.
    Questionários e entrevistas devem ser colocados nos apêndices.
    5. Aconselha-se a utilização de questionários quando

    o maior número de respondentes é analfabeto.
    se deseja observar e registrar as atitudes dos respondentes.
    há um número muito grande de respondentes.
    se necessita obter respostas mais livres e detalhadas.
    6. CITAÇÃO DIRETA É UM RECURSO USADO EM TRABALHOS ACADÊMICOS E SE CARACTERIZA POR:

    transcrição literal do texto lido.
    identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    informações completas sobre um texto lido.
    apresentação interpretada do texto lido.
    7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM TODAS AS PARTES OBRIGATÓRIAS DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA.

    Capa, folha de rosto, sumário, introdução e metodologia, corpo do trabalho, conclusão, referências bibliográficas.
    Capa, introdução, corpo do trabalho, conclusão.
    Capa, introdução, metodologia, corpo do trabalho, referências bibliográficas.
    Capa, folha de rosto, sumário, introdução, metodologia, discussões, resultados e referências bibliográficas.
    8. ASSINALE OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO.

    Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa.
    Desenvolvimento de uma ação pedagógica.
    Modalidade restrita à pesquisa no ambiente escolar.
    Garantia de participação e de transformação social.
    9. Qual a ordem correta para apresentação dos resultados analisados em um trabalho científico?

    Primeiro as tabelas, depois os gráficos sequenciados.
    Primeiro as interpretações, depois os dados e resultados.
    Primeiro os dados, depois as análises e interpretações.
    Primeiro gráficos e tabelas, depois os textos.
    10. A ESCOLHA DA MODALIDADE DA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO DEVE CONSIDERAR OS ASPECTOS:

    epistemológicos e metodológicos.
    neutralidade científica e rigor metodológico.
    natureza e especificidade do campo de estudo.
    objetivos e exeqüíveis.

    ResponderExcluir
  26. Os elementos fundamentais que devem ser contemplados na elaboração de um Projeto Político Pedagógico são:
    A) avaliação do projeto pedagógico para mudança de redação; redefinição curricular, criando turmas para alunos com baixo rendimento, de acordo com suas diferenças culturais; adoção de sistemas de avaliação diferenciados

    B) adoção de novos enfoques no currículo, levando em conta os aspectos multiculturais; estratégias de recuperação paralela para os alunos com baixo rendimento; criação de novos mecanismos de participação dos pais responsáveis no cotidiano escolar

    C) Finalidades da escola,estrutura organizacional,currículo,tempo escolar,processo de decisão,tempo escolar, processo de decisão, relações de trabalho e avaliação.

    D) releitura do projeto para melhor apreensão de seu conteúdo; multiplicação de cópias do projeto para serem entregues aos pais e responsáveis pelos alunos com fraco desempenho; reuniões com os pais para explicação do projeto

    E) otimização de recursos materiais e financeiros; aquisição de softwares educacionais específicos para alunos de baixo rendimento escolar; reuniões periódicas para novas avaliações do projeto pedagógico

    ResponderExcluir
  27. De acordo com o histórico da supervisão escolar, segundo Demerval Saviani (1999), assinale a alternativa correta.
    A) Desde sempre, existiam supervisores devido à divisão de classes.

    B) A função supervisora já existia e possuíauma definição profissional.

    C) A ação supervisora foi reconhecida desde a Idade Média.

    D) Assim como no artesanato, o educador sempre precisou de ajudantes, no caso supervisores, para a formação dos estudantes.

    E) O professor exercia sozinhos função docente e supervisora.

    ResponderExcluir
  28. Prova concluida com sucesso!!!
    Resultado final : 9,0
    Prova 30434 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
    1. NO QUE CONSISTE A "CITAÇÃO DIRETA" NUM TRABALHO CIENTÍFICO?

    • Na identificação pelo último sobrenome do autor e ano de publicação da obra.
    • Na transcrição literal do texto lido. CORRETA
    • Na apresentação de informações completas do texto.
    • Na apresentação interpretada do texto lido.
    2. O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COMO TÉCNICA PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO É:

    • dialógico e decidido coletivamente. CORRETA
    • participativo e pré-estruturado.
    • aceito pelos pesquisadores e preestabelecido.
    • dialógico e aceito pela comunidade.
    3. A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO DEVE CONSIDERAR OS SEGUINTES ASPECTOS:

    • rigor dos procedimentos quantitativos.
    • neutralidade científica e rigor metodológico.
    • epistemológicos e metodológicos. CORRETA
    • objetividade e neutralidade.
    4. Todo projeto deve mencionar o "método", que indica o tipo de pesquisa a ser utilizado.


    • Para tanto, esse item deve descrever os seguintes elementos, "exceto":

    • os procedimentos, esclarecendo como os indivíduos serão avaliados.
    • os participantes, que delimita o universo a ser pesquisado.
    • a análise de dados com a descrição sintética do modo de organização das informações e das tabulações dos dados.
    • a justificativa, expondo a relevância acadêmica ou social do tema apresentado. CORRETA
    5. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO?

    • Desenvolvimento de uma ação de intervenção pedagógica.
    • Articulação entre produção de conhecimentos e ação educativa. CORRETA
    • Transformação dos sujeitos sociais.
    • Modalidade restrita à pesquisa no ambiente escolar.
    6. QUAIS SÃO AS TRÊS PRINCIPAIS DIMENSÕES DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS?

    • As técnicas de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e a metodologia aplicada.
    • A relação teoria–prática, o levantamento de hipóteses e a coleta de dados.
    • As escolhas teóricas, as técnicas de pesquisa e a criatividade do pesquisador. CORRETA
    • A comprovação das hipóteses, a revisão bibliográfica e a neutralidade do pesquisador.
    7. A ABORDAGEM MAIS APROPRIADA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO É A:

    • qualitativa. CORRETA
    • indutiva.
    • explicativa.
    • quantitativa.
    8. A METODOLOGIA DE UM PROJETO DE PESQUISA APRESENTA:

    • as técnicas e instrumentos de coleta, organização e análise dos dados. CORRETA
    • os autores que deverão ser consultados na análise dos resultados, com seus respectivos referenciais teóricos.
    • a proposta de análise e interpretação para a solução dos problemas detectados.
    • a forma com que se organizam os dados em uma pesquisa.
    9. AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DA PESQUISA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO SÃO:

    • observação neutra e entrevista semi-estruturada.
    • observação e entrevista. CORRETA
    • entrevista semi-estruturada discursiva e entrevista estruturada.
    • entrevista estruturada e questionário.
    10. O QUE É PESQUISA?

    • Fazer ciência, atividade prática, procedimento científico.
    • Interpretação da realidade; prática social de conhecimento; procedimento racional e sistemático. CORRETA
    • Conhecimento do mundo; atividade teórica; procedimento técnico.
    • Conhecimento científico; prática científica; fundamentação teórica.

    ResponderExcluir
  29. Alguém pode me ajudar a responder:
    1. Sobre a atuação do Gestor Escolar:
    A) Promove o acesso e a construção do conhecimento a partir de práticas educacionais participativas.

    B) Atende bem a toda a população, respeitando e considerando as diferenças de todos os seus alunos.

    C) Engloba o trabalho da equipe gestora da escola.

    D) Promove a gestão democrática entre professores e sociedade.

    E) Planeja, organiza, lidera, orienta a avaliação dos processos necessários à efetividade das ações educacionais orientadas para a promoção da aprendizagem e formação dos alunos.

    2. Leia o trecho abaixo e, em seguida, marque a alternativa que mais se aproxima da prática do supervisor escolar.
    Com o intuito de regulamentar essa profissão, o Senado aprovou, no dia 18 de outubro de 2007, o projeto de lei oriundo da Câmara com o n° 132/05, que regulamentou a profissão de supervisor educacional. Os profissionais que atuam no ramo, normalmente como supervisores, coordenadores ou orientadores pedagógicos, agora têm sua situação regulamentada através desta lei. (SOUSA, 2009, p. 27).
    A) Foi necessária a implantação de uma lei para que o Supervisor Educacional ou Supervisor Escolar pudesse assumir o papel de maior importância na escola.

    B) Com a lei os pedagogos passaram a ser supervisores.

    C) A Lei nº 9394/96 estabelece que a formação de profissionais de educação apenas para supervisão e orientação será feita em cursos de Pedagogia ou pós-graduação.

    D) Havia uma necessidade em regulamentar as atividades destes profissionais na administração escolar.

    E) Por conta dessa lei, a prática do supervisor não é definida nas escolas.

    3. “Para que a supervisão decorra numa perspectiva de resolução de problemas é necessário que se estabeleça entre o professor e o supervisor uma relação de trabalho, isenta de tensões e baseada numa confiança sólida e fiável, pois só deste modo será possível que o professor confie ao supervisor as suas preocupações e dificuldades.”
    De acordo com esta citação de Margarida Soares, assinale a alternativa correta em relação ao supervisor escolar.
    A) O supervisor deve mostrar ao professor a sua superioridade.

    B) Deve haver uma boa relação profissional entre professor e supervisor para que os problemas escolares sejam resolvidos com mais eficácia.

    C) O supervisor possui um papel de maior importância na escola e este fato acaba gerando conflitos com os professores.

    D) É importante uma boa relação entre supervisores e professores pois os dois são responsáveis pelos assuntos relacionados a sala de aula, questões administrativas e problemas de orientação escolar.

    E) O bom relacionamento entre professores e alunos facilita o trabalho do supervisor escolar.

    4. “[...] o profissional que se dedica a orientação vocacional deve conter o maior número de informações em sua bagagem teórica e se dispor, continuamente, à pesquisa e às novas tendências do mercado de trabalho.” (FIGUEIREDO, 2003, p.71).
    A alternativa que melhor define a citação é:
    A) Não são necessários diversos saberes quando se há vocação.

    B) A orientação vocacional define se o profissional terá ou não boa conduta.

    C) Mesmo que tenha vocação, o orientador de estar capacitado para a função.

    D) Todos os orientadores precisam ter vocação.

    E) É necessário escolher a profissão adequada, pois a tarefa do orientador é muito difícil.

    5. Uma das principais funções do Orientador Educacional é atuar na ação preventiva de situações indesejadas na escola, neste caso, ele NÃO deve:
    A) Promover atividades escolares que desenvolvam os aspectos físico, social, emocional, moral, cívico, religioso e vocacional no aluno.

    B) Orientar sobre os aspectos comportamentais e educacionais, podendo acontecer direta, indiretamente ou de forma difusa.

    C) Programar atividades que visam à formação integral do educando.

    D) Preparar o educando conduzindo-o às melhores ações para a vida.

    E) Aplicar sermões, advertências e aulas expositivas.

    ResponderExcluir
  30. Raquel, amei seu blog.
    E obrigada a todos que participaram, foi de grande importância na realização das minhas tarefas.
    bjs a todos

    ResponderExcluir
  31. "A pesquisa se constitui num procedimento formal para a aquisição de conhecimento sobre a realidade. Exige pensamento reflexivo e tratamento científico. Não se resume na busca da verdade; aprofunda-se na procura de resposta para todos os porquês envolvidos pela pesquisa". (MEDEIROS, 2006, p. 49)
    MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
    Tão importante quanto as fontes utilizadas para a realização da pesquisa e o respeito aos métodos e técnicas científicas, é a forma como essas informações são registradas e apresentadas.
    Quanto à redação do trabalho acadêmico, pode-se afirmar que:
    I - A escrita científica deve ser clara, objetiva e argumentativa.
    II - Os assuntos apresentados no texto devem ser organizados de forma lógica, crescente, de modo a facilitar a compreensão por parte do leitor.
    III - Sugere-se que o texto inicie com conceitos gerais, que permitem a compreensão do assunto de forma ampla, até chegar aos conteúdos específicos do estudo.
    IV - A utilização de vocabulário técnico é indicada, entretanto é importante que o autor utilize também expressões coloquiais, facilitando o entendimento de pessoas que não estejam tão familiarizadas com o assunto.
    É correto apenas o que se afirma em:

    a ) I, II e III

    b ) III

    c ) I, II, III e IV.

    d ) I e II

    e ) II e IV

    ResponderExcluir
  32. "A pesquisa se constitui num procedimento formal para a aquisição de conhecimento sobre a realidade. Exige pensamento reflexivo e tratamento científico. Não se resume na busca da verdade; aprofunda-se na procura de resposta para todos os porquês envolvidos pela pesquisa". (MEDEIROS, 2006, p. 49)
    MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
    Tão importante quanto as fontes utilizadas para a realização da pesquisa e o respeito aos métodos e técnicas científicas, é a forma como essas informações são registradas e apresentadas.
    Quanto à redação do trabalho acadêmico, pode-se afirmar que:
    I - A escrita científica deve ser clara, objetiva e argumentativa.
    II - Os assuntos apresentados no texto devem ser organizados de forma lógica, crescente, de modo a facilitar a compreensão por parte do leitor.
    III - Sugere-se que o texto inicie com conceitos gerais, que permitem a compreensão do assunto de forma ampla, até chegar aos conteúdos específicos do estudo.
    IV - A utilização de vocabulário técnico é indicada, entretanto é importante que o autor utilize também expressões coloquiais, facilitando o entendimento de pessoas que não estejam tão familiarizadas com o assunto.
    É correto apenas o que se afirma em:

    a ) I, II e III

    b ) III

    c ) I, II, III e IV.

    d ) I e II

    e ) II e IV

    ResponderExcluir
  33. 1. Analise as afirmativas abaixo e assinale se afirmativa está correta ou errada.
    Justifique sua opção.
    a) Um motivo que leva o cientista fazer ciência é explicar os fenômenos.
    ( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].
    b) A pesquisa procura dar respostas a perguntas somente por meio da consulta
    bibliográfica.
    ( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].
    c) Enquanto as ciências buscam conhecer o mundo material com seus fatos e
    fenômenos, o método científico é um instrumento, um dispositivo ordenado a
    disposição do cientista para descobrir as relações entre os fatos e fenômenos.
    ( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].
    d) Método é o conjunto de processos operacionais e intelectuais empregados na
    investigação e na demonstração da verdade.
    ( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].
    e) Metodologia é a forma de raciocínio que o investigador utiliza para solucionar
    problemas reais.
    ( ) [Afirmativa Correta] ( ) [Afirmativa Errada].
    2. Qual a diferença entre “Pesquisa descritiva” e “explicativa”?
    3. Comente sobre os Métodos:
    “Indutivo”;
    “Dedutivo”;
    “hipotético-dedutivo”;
    “Dialético”;
    “Fenomenológico”.
    3. Explicite sobre “Citação Direta” e “Indireta”.

    ResponderExcluir
  34. Prova Online
    Disciplina: 100774 - METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
    QUESTÃO 1
    A definição apresentada a seguir por Santos (2015, p. 65) refere-se ao tópico do projeto de pesquisa:
    "Com base em conhecimentos previamente adquiridos e tidos por ele como seguros, o pesquisador prevê verdades possíveis a respeito de um tema qualquer [...] Seu enunciado é uma afirmação provisória de verdade, a opinião inicial do pesquisador".
    SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
    Assinale a alternativa que corresponde à definição apresentada:

    b ) Hipótese
    QUESTÃO 2
    Quanto à elaboração da justificativa de um projeto de pesquisa, é correto afirmar que:
    I. Deve apresentar os motivos que levaram o pesquisador a estudar aquele assunto.
    II. Deve conter as contribuições que a pesquisa trará à sociedade e ao meio acadêmico.
    III. Deve apresentar as respostas à problemática apresentada no projeto.
    É correto apenas o que se afirma em:

    a ) I e II
    QUESTÃO 3
    "Citação é a inclusão no texto de informações extraídas de outras fontes. Devem ser sempre consideradas ideias secundárias em um parágrafo, já que sua função é sustentar, ilustrar ou esclarecer ideias do autor do texto". (SANTOS, 2015, p. 112)
    SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

    Sobre os tipos de citação e a sua formatação, analise as sentenças a seguir: I - A citação direta é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado e pode ser classificada como curta ou longa.

    II - As citações diretas devem sempre conter aspas duplas no início e término.
    III - A citação indireta é quando no texto consultado o autor faz menção à obra de outro autor.
    É correto apenas o que se afirma em:


    b ) I e II
    QUESTÃO 4
    Segundo Fachin (2005, p. 167) "as referências correspondem a uma relação dos nomes dos autores das obras ou da documentação consultadas para a elaboração e o estudo do trabalho. É a reunião de elementos minuciosamente descritivos com indicações precisas, que permitem a identificação de publicações no todo".
    FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
    As referências podem ser elaboradas de 2 maneiras: o sistema autor-data e o sistema numérico. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta:

    c ) Tanto no sistema autor-data como no sistema numérico, as obras devem ser organizadas por suas especificidades, isto é, apresentar uma listagem distinta de livros impressos, leis e decretos, livros digitais, artigos científicos etc.
    QUESTÃO 5
    Segundo Marconi e Lakatos (2017), a utilização de fichas facilita muito o trabalho do pesquisador, tornando-se um instrumento de trabalho imprescindível. O fichamento permite a identificação de obras, tomar conhecimento do conteúdo trabalhado e analisá-lo, além de fazer citações e críticas.
    Sobre a elaboração e formatação das fichas, é correto afirmar:
    I - Existem vários tipos de fichas, dentre elas as de conteúdo ou resumo, as de comentário, e as de citação.
    II - As fichas devem ser compostas de: cabeçalho, referência da obra e corpo (texto).
    III - O fichamento auxilia na organização dos documentos necessários para elaborar o referencial teórico de um trabalho.
    IV - O fichamento, antigamente, era realizado em fichas de papel; atualmente, com o avanço da tecnologia, torna-se mais prático elaborar as fichas no computador.
    É correto apenas o que se afirma em:

    c ) I, II, III e IV

    ResponderExcluir
  35. continuando...
    QUESTÃO 6
    É comum encontrarmos alunos ansiosos e inseguros pela necessidade de apresentação oral do trabalho científico desenvolvido. É um momento de avaliação muito tenso, porém importante e necessário para o desenvolvimento do conhecimento científico.
    Quanto à apresentação oral de um trabalho científico, é correto afirmar que:
    I - Além de ser um momento de avaliação, é uma oportunidade para apresentar os resultados da pesquisa a colegas, professores e demais membros da comunidade acadêmica.
    II - A postura do acadêmico, sua segurança e domínio do conteúdo apresentado são alguns dos critérios de avaliação da banca examinadora.
    III - Sugere-se que, ao iniciar a sua fala, o acadêmico agradeça ao orientador e aos membros da banca pela atenção dedicada ao seu trabalho.
    IV - Pode-se finalizar a apresentação com uma reflexão a respeito do assunto abordado, em seguida agradecer a presença de todos e colocar-se à disposição para os comentários e questionamentos dos membros da banca.
    É correto apenas o que se afirma em:

    d ) III
    QUESTÃO 7
    A NBR 14.724 é a norma que regulamenta a apresentação gráfica dos trabalhos acadêmicos. De acordo com esta norma pode-se afirmar que:
    I - São considerados elementos pré-textuais: folha de rosto, dedicatória, resumo e sumário.
    II - O único elemento pós-textual obrigatório é o item referências.
    III - A dedicatória, o agradecimento e a epígrafe são elementos pré-textuais opcionais.
    IV - O sumário é o último elemento pré-textual obrigatório.
    É correto apenas o que se afirma em:

    a ) I e III
    QUESTÃO 8
    O currículo para fins técnico-científicos tem como objetivo destacar a experiência e a produção acadêmica. Geralmente é utilizado para selecionar candidatos a estágios, cursos e bolsas de estudo financiados por órgãos científicos.
    Quanto ao currículo para fins técnico-científicos é correto afirmar:
    I - Deve ser organizado temporalmente. As informações devem ser apresentadas em ordem cronológica e conter data, local e fato, acrescido da indicação numérica do documento comprobatório.
    II - Pode conter seções com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
    III - Independente da extensão do currículo, os elementos pré-textuais (capa e sumário) são sempre obrigatórios.
    IV - Os elementos textuais compreendem toda a trajetória acadêmica, docente, profissional e participações em eventos e comissões.
    É correto apenas o que se afirma em:

    b ) I, II e IV
    QUESTÃO 9
    Uma questão importante a ser considerada na elaboração de trabalhos científicos é a divisão e organização dos tópicos a serem apresentados. A conclusão é um tópico que merece especial atenção por parte do pesquisador. No meio acadêmico há uma grande polêmica em relação à nomenclatura desse tópico, alguns apresentam como conclusão, outros como considerações finais.
    A respeito dessa diferenciação ente conclusão e considerações finais, analise as sentenças a seguir:
    I - O termo 'conclusão' deve ser utilizado em pesquisas mais conclusivas, exatas e aprofundadas, como no caso de teses. Esse termo traz a ideia de que não é necessária a realização de novas pesquisas na área.
    II - O termo 'considerações finais' caracteriza-se por ter um sentido mais brando, menos categórico. Os resultados apresentados no estudo são reflexões não definitivas e suscetíveis de revisão.
    III - O termo 'considerações finais' traz a ideia de que a exploração daquele tema se esgotou, que todas as possibilidades foram analisadas e que essa é a resposta única final.
    É correto apenas o que se afirma em:

    b ) I e II

    ResponderExcluir
  36. continuando...
    QUESTÃO 10
    "Os trabalhos científicos devem ser elaborados de acordo com as normas preestabelecidas e com os fins a que se destinam. Serem inéditos ou originais e não só contribuírem para a ampliação de conhecimentos ou a compreensão de certos problemas, mas também servirem de modelo ou oferecerem subsídios para outros trabalhos". (MARCONI; LAKATOS, 2011, p. 216)
    MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
    O pesquisador, além de se preocupar com a metodologia a ser adotada e a qualidade das fontes de dados, precisa também se preocupar com a redação do seu trabalho.
    Quanto à escrita do texto científico e o encadeamento dos conceitos apresentados, analise cada sentença, classificando-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
    ( ) O referencial teórico, geralmente, é a parte mais extensa do trabalho, por isso, indica-se que seja organizado em seções e subseções (capítulos e subcapítulos).
    ( ) O conteúdo apresentado no texto deve ser organizado de forma lógica, iniciando com assuntos específicos e depois generalizando-os.
    ( ) É recomendado iniciar cada seção com um parágrafo de abertura, apresentando e contextualizando o conteúdo que será exposto.
    ( ) Um texto científico deve explicitar ao leitor a ligação entre os diversos parágrafos, e as considerações do autor com as ideias dos outros autores pesquisados.
    A sequência que corresponde à sua análise é:

    c ) V, F, V, V.

    ResponderExcluir
  37. será que as respostas estão certa? Dar uma dica ai pessoal.

    ResponderExcluir
  38. Seu enunciado é uma afirmação provisória de verdade, a opinião inicial do pesquisador”.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...