quinta-feira, maio 10, 2012

Prova N2 - Fundamentos Teorícos e Práticos do Ensino de Ciências

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Parte superior do formulário
1. Sobre o deslocamento de nosso planeta Terra pelo espaço sideral, podemos dizer que
  • a translação, também denominada revolução, gera a noção de dia e noite.
  • a Terra gira ao redor de si mesma, enquanto o Sol gira ao seu redor.
  • a Terra, além de girar em torno de si, também realiza um movimento em torno do Sol.
  • o movimento de rotação provoca as sensações de estações anuais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Assinale a alternativa que mostra a etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.
  • Os alunos buscam, através de pesquisas, informações que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
  • A partir da observação os alunos e o professor interagem sobre o material trazido em sala de aula.
  • Os alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los.
  • Através do trabalho coletivo, os alunos construíram o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Sobre a relação entre o aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto afirmar que
  • as regras têm o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da busca pelo conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
  • o conhecimento se inicia quando o aluno passa a frequentar a escola, participando da construção do conhecimento.
  • na pedagogia direcional, acredita-se que tudo que o aluno constrói o auxiliará na construção de novos conhecimentos.
  • a figura autoritária do professor ajuda no aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a prática docente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O conhecimento científico

  • é habitualmente obscuro e pouco preciso.
  • é dogmático justamente porque reconhece ser infalível.
  • é comunicável graças à exatidão e à clareza com que é formulado.
  • registra os fatos, fixa-se neles e pouco procura explicá-los ou estabelecer relações com outros fatos.
1. Assinale a alternativa que mostra a etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos ciclos.

  • A partir da observação os alunos e o professor interagem sobre o material trazido em sala de aula.
  • Através do trabalho coletivo, os alunos construíram o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
  • Os alunos buscam, através de pesquisas, informações que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
  • Os alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia abaixo:


  • "A importância da experiência na aquisição do conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar que
 o homem só começa a pensar quando se encontra frente às facilidades.
o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. As máquinas simples são exemplos de equipamentos que

  • utilizam a força humana para complementar seu efeito.
  • baseiam-se no fundamento de reserva energética e do princípio da comodidade humana.
  • precisam ser aperfeiçoados para serem empregados em benefício humano.
  • produzem economia de energia humana, já que transmitem ou modificam o emprego de sua força.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Assinale com a letra V as afirmativas verdadeiras e com a letra F as falsas.


  • ( ) A extinção de espécies decorre unicamente da captura das plantas e dos animais.
    ( ) A introdução de plantas e animais originários de outros ecossistemas compromete a manutenção da biodiversidade.
    ( ) A perda da biodiversidade se deve ao baixo valor econômico a ela atribuído.
    ( ) A biodiversidade brasileira é uma das mais privilegiadas e pirateadas do mundo.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses acima é:

  • V, F, F, F
  • F, V, V, V
  • V, F, V, F
  • F, V, F, V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...