FUNDAMENTOS
TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Parte superior do
formulário
1. Sobre o deslocamento de
nosso planeta Terra pelo espaço sideral, podemos dizer que
- a translação, também denominada revolução, gera a noção de dia e noite.
- a Terra gira ao redor de si mesma, enquanto o Sol gira ao seu redor.
- a Terra, além de girar em torno de si, também realiza um movimento em torno do Sol.
- o movimento de rotação provoca as sensações de estações anuais.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
2. Assinale a alternativa
que mostra a etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos
ciclos.
- Os alunos buscam, através de pesquisas, informações que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
- A partir da observação os alunos e o professor interagem sobre o material trazido em sala de aula.
- Os alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los.
- Através do trabalho coletivo, os alunos construíram o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
3. Sobre a relação entre o
aluno, o professor e a construção do conhecimento é correto afirmar que
- as regras têm o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da busca pelo conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
- o conhecimento se inicia quando o aluno passa a frequentar a escola, participando da construção do conhecimento.
- na pedagogia direcional, acredita-se que tudo que o aluno constrói o auxiliará na construção de novos conhecimentos.
- a figura autoritária do professor ajuda no aprendizado dos alunos por manter a tranquilidade durante a prática docente.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
4. O conhecimento
científico
- é habitualmente obscuro e pouco preciso.
- é dogmático justamente porque reconhece ser infalível.
- é comunicável graças à exatidão e à clareza com que é formulado.
- registra os fatos, fixa-se neles e pouco procura explicá-los ou estabelecer relações com outros fatos.
1. Assinale a alternativa
que mostra a etapa da explicação durante uma atividade realizada através dos
ciclos.
- A partir da observação os alunos e o professor interagem sobre o material trazido em sala de aula.
- Através do trabalho coletivo, os alunos construíram o local necessário para analisarem seu material e suas fases.
- Os alunos buscam, através de pesquisas, informações que indicam as etapas pelas quais seu material de estudo está passando.
- Os alunos analisam, com o auxílio do professor, os resultados das observações, tentando interpretá-los.
2. Leia abaixo:
- "A importância da experiência na aquisição do conhecimento é enfaticamente definida por Dewey (1959) na medida em que ele afirma que todo conhecimento provém da experiência e essa experiência ensina-nos que tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no domínio dos espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar que
o ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das hipóteses.
a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
3. As máquinas simples são
exemplos de equipamentos que
- utilizam a força humana para complementar seu efeito.
- baseiam-se no fundamento de reserva energética e do princípio da comodidade humana.
- precisam ser aperfeiçoados para serem empregados em benefício humano.
- produzem economia de energia humana, já que transmitem ou modificam o emprego de sua força.
4. Assinale com a letra V
as afirmativas verdadeiras e com a letra F as falsas.
- ( ) A extinção de espécies
decorre unicamente da captura das plantas e dos animais.
( ) A introdução de plantas e animais originários de outros ecossistemas compromete a manutenção da biodiversidade.
( ) A perda da biodiversidade se deve ao baixo valor econômico a ela atribuído.
( ) A biodiversidade brasileira é uma das mais privilegiadas e pirateadas do mundo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses acima é:
- V, F, F, F
- F, V, V, V
- V, F, V, F
- F, V, F, V
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!