segunda-feira, julho 23, 2012

Prova N2: Fundamentos Teorícos e Práticos do Ensino de Ciências

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

1. Os alunos possuem diferentes níveis de raciocínio.



  • De acordo com a Taxonomia de Bloom, os níveis são: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. A partir do que você aprendeu sobre os tipos de raciocínio da Taxonomia de Bloom, assinale a alternativa correta.

  •  Ao estabelecer uma forma de identificar raciocínios, Bloom não contribuiu para o conhecimento do domínio cognitivo.
  •  De acordo com a Taxonomia de Bloom, a avaliação não implica julgar criticamente uma ideia complexa ou um problema.
  •  Dividindo o conhecimento em seis categorias, Bloom apresenta a síntese como o momento em que apenas se descreve informações que devem ser memorizadas.
  •  Bloom estabeleceu uma forma de identificar raciocínios de baixo nível e raciocínios de alto nível.  CORRETA 

2. Observe atentamente o esquema abaixo e assinale a alternativa correta.



  • <b>Imagem Não Pode Ser Gerada!</b>

  •  O esquema representa um mecanismo regulador denominado de retroalimentação.CORRETA
  •  O hipotálamo gera o hormônio (Y), apesar de a glândula hipófise regular sua concentração no sangue.
  •  A produção de tiroxina não sofre influência do hipotálamo.
  •  A tiroxina é um hormônio que não influi na produção do hormônio (X) hipotalâmico.

3. De acordo com as metas de Hungerford, para orientação sobre Educação Ambiental nas escolas, podemos afirmar que a


  •  meta 2 representa as ações individuais influenciando na relação entre qualidade de vida e qualidade do meio ambiente. CORRETA
  •  meta 3 refere-se à investigação de novas espécies encontradas no meio ambiente.
  •  meta 4 busca treinar os alunos para atuarem como futuros estudiosos da área de Ciências e do meio ambiente.
  •  meta 1 representa os fundamentos ecológicos que buscam fornecer aos alunos conhecimentos pedagógicos sobre temas ambientais.

4. Como deve ser o ensino sobre o planeta Terra para as séries iniciais do Ensino Fundamental?


  •  Os alunos devem expor seus conhecimentos prévios, porém inúteis para essa aula.
  •  Com fenômenos complexos que façam parte do dia a dia dos alunos na região em que vivem.
  •  Com muita aula teórica e expositiva sobre o solo da região onde os alunos vivem.
  •  De forma prática, mostrando, por exemplo, a formação de uma poça de lama que leva ao acarretamento. CORRETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...