O novo professor
O
novo professor está por ai, você já o deve ter visto. Ele anda dizendo
em suas aulas que não sabe tudo, que não detém a verdade e que também
erra. Aliás, ele anda ensinando aos seus alunos que errar faz bem, e os
tem preparado para lidar com a incerteza, com a complexidade na tomada
de decisões e terem como assumir a responsabilidade sobre as decisões
que foram tomadas. Ele tornou-se um pesquisador e não age mais como
transmissor, pois isso a TV já faz, não é verdade?
Ele perdeu o medo de usar a tecnologia e
a vergonha de errar enquanto se aprende. Ele está na web, fazendo
cursos de férias, se atualizando, conversando com os alunos, amigos e
outros professores, participando de fóruns, wikispaces, grupos de
discussão. Agora ele é um comunicador, mais do isso, ele é
intercomunicador!
O novo professor acabou descobrindo-se
mais autônomo e ele tem entendido que os alunos também devem ser assim,
refletindo mais do que memorizando. Aí então ele percebeu que quem
estava ensinando ele a ser assim e inovar eram os próprios alunos, que
além de autônomos, são colaboradores por natureza. “O professor
crítico-reflexivo de sua prática trabalha em parceria com os alunos,
numa construção cooperativa do conhecimento. Os novos ambientes de
aprendizagem informatizados ao utilizarem o enfoque reflexivo em sua
prática pedagógica colaboram para o desenvolvimento de pensadores
autônomos, mas que, ao mesmo tempo, valorizam a cooperação, a parceria, o
compartilhamento entre os diferentes aprendizes, as interações
individuais e coletivas mediante o desenvolvimento de operações de
reciprocidade e complementaridade”. Dewey, J., no livro Vida e Educação.
Esse professor percebeu que assim como a
web havia se tornado um espaço incrivelmente produtivo e lá as relações
precisam de conversação e colaboração. Então era preciso recriar esse
espaço em um ponto da web, como uma esquina onde pudesse marcar um
encontro com seus alunos e amigos professores, onde pudesse conversar,
compartilhar ideias, informações, livros, opiniões e juntos pudessem
construir algo mais, sair do mesmo lugar, dar passos a frente a cada
encontro. Descobriu que esse espaço, esse pequeno ponto da web era uma
plataforma de aprendizagem. Era isso o que faltava, um espaço mais
estruturado, pensado, mas que fosse flexível e suportasse crescer
constantemente.
Um novo professor em um novo espaço!
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