sexta-feira, agosto 10, 2012

Leitura Complementar

O novo professor

Imprimir

O novo professor está por ai, você já o deve ter visto. Ele anda dizendo em suas aulas que não sabe tudo, que não detém a verdade e que também erra. Aliás, ele anda ensinando aos seus alunos que errar faz bem, e os tem preparado para lidar com a incerteza, com a complexidade na tomada de decisões e terem como assumir a responsabilidade sobre as decisões que foram tomadas. Ele tornou-se um pesquisador e não age mais como transmissor, pois isso a TV já faz, não é verdade?
Ele perdeu o medo de usar a tecnologia e a vergonha de errar enquanto se aprende. Ele está na web, fazendo cursos de férias, se atualizando, conversando com os alunos, amigos e outros professores, participando de fóruns, wikispaces, grupos de discussão. Agora ele é um comunicador, mais do isso, ele é intercomunicador!
O novo professor acabou descobrindo-se mais autônomo e ele tem entendido que os alunos também devem ser assim, refletindo mais do que memorizando. Aí então ele percebeu que quem estava ensinando ele a ser assim e inovar eram os próprios alunos, que além de autônomos, são colaboradores por natureza. “O professor crítico-reflexivo de sua prática trabalha em parceria com os alunos, numa construção cooperativa do conhecimento. Os novos ambientes de aprendizagem informatizados ao utilizarem o enfoque reflexivo em sua prática pedagógica colaboram para o desenvolvimento de pensadores autônomos, mas que, ao mesmo tempo, valorizam a cooperação, a parceria, o compartilhamento entre os diferentes aprendizes, as interações individuais e coletivas mediante o desenvolvimento de operações de reciprocidade e complementaridade”. Dewey, J., no livro Vida e Educação.
Esse professor percebeu que assim como a web havia se tornado um espaço incrivelmente produtivo e lá as relações precisam de conversação e colaboração. Então era preciso recriar esse espaço em um ponto da web, como uma esquina onde pudesse marcar um encontro com seus alunos e amigos professores, onde pudesse conversar, compartilhar ideias, informações, livros, opiniões e juntos pudessem construir algo mais, sair do mesmo lugar, dar passos a frente a cada encontro. Descobriu que esse espaço, esse pequeno ponto da web era uma plataforma de aprendizagem. Era isso o que faltava, um espaço mais estruturado, pensado, mas que fosse flexível e suportasse crescer constantemente.
Um novo professor em um novo espaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...