LITERATURA INFANTIL
4. Quais são os procedimentos básicos para um bom contador de histórias?
- Conhecer técnicas diferentes de contar e usar a emoção do público para provocar a atenção.
- Conhecer histórias de qualidade, o modo de contar e seu público.
- Conhecer as histórias de tradição e quais as condições do lugar e do público em que vai contar.
- Conhecer o seu público e saber dizer bem as histórias.
LITERATURA INFANTIL
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2.0
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
1. [QuestãoID 66900] Assinale a alternativa que explica como o Modelo Nosográfico de Jorge Visca explica o sintoma emergente na dificuldade de aprendizagem.
O sintoma se caracteriza como um obstáculo epistemofílico.
O sintoma é o indicador manifesto de uma situação maior e mais global.(Correta)
Ele se apresenta deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
O sintoma é a causa principal das dificuldades de aprendizagem.
2. [QuestãoID 66892] O distanciamento instrumentalizado é uma atitude esperada pelo psicopedagogo durante o diagnóstico.
No princípio da transformação de cada sujeito da instituição educacional que aprende modalidades de ação.
No princípio em que o psicopedagogo opera mudanças que transmitem um processo peculiar de expressão.
Na necessidade de uma observação que predispõe uma interação, porém garantindo que o psicopedagogo se mantenha fora do processo.(Correta)
Na reprodução das limitações que o poder destina a cada um.
3. [QuestãoID 66880] São recursos psicopedagógicos para a intervenção na instituição educacional:
provas, testes e questionários.
informação, mostra e assinalamento. (correta)
avaliação, diagnóstico e questionário.
papel, caneta e régua.
4. [QuestãoID 66879] Assinale a alternativa correta em relação à intervenção psicopedagógica na instituição educacional.
Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
Transforma a ação individual em grupal(Correta)
Possibilita que o psicopedagogo use testes.
Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.
Obrigada por sua colaboração
Excluir(:-))
Prova On-line
ResponderExcluirProva concluida com sucesso!!!
Resultado final : 7,0
Prova 26655
1. QUAL É O OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA?
O processo de aquisição do conhecimento.
O comportamento do aluno.
Os aspectos neurológicos da aprendizagem.
As dificuldades do ensino.
2. A causalidade circular é uma função de um sistema aberto. Qual a relação dessa propriedade com a possibilidade de ação da Psicopedagogia na escola?
O fazer psicopedagógico vai operar mudanças que transmitirão um processo peculiar de expressão.
Essa relação possibilita que sua ação tenha um alcance que vai além do seu sujeito de intervenção, havendo um circuito de retroalimentação.
Qualquer que seja a ação psicopedagógica, essa terá sempre um único foco a ser atingido.
Essa relação dá ao psicopedagogo a possibilidade da reprodução das limitações que o poder destina a cada um.
3. Assinale a alternativa correta em relação à intervenção psicopedagógica na instituição educacional.
Transforma a ação individual em grupal.
Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.
Possibilita que o psicopedagogo use testes.
4. Segundo Fagali, a Psicopedagogia Institucional, dependendo da natureza da instituição, pode contribuir em vários contextos. Quais são esses contextos?
Psicopedagogia familiar: reeducação da relação com a escola.
Psicopedagogia escolar: priorizando diferentes projetos.
Psicopedagogia hospitalar: avaliação da aprendizagem.
Psicopedagogia empresarial: análise de conteúdo e reconstrução conceitual.
5. ASSINALE A RESPOSTA CORRETA EM RELAÇÃO À INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL.
Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
Possibilita que o psicopedagogo use testes.
Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.
Transforma a ação individual em grupal.
6. São recursos psicopedagógicos para a intervenção na instituição educacional:
avaliação, diagnóstico e questionário.
informação, mostra e assinalamento.
provas, testes e questionários.
papel, caneta e régua.
7. SEGUNDO JORGE VISCA (1997), COMO PODEMOS CLASSIFICAR OS JOGOS?
De madeira, estruturados e plásticos.
Lógicos, afetivos e sociais.
Críticos, perceptivos e discriminativos.
Cooperação, competição e auto-estima.
8. Leia o texto abaixo:
A proposta do aprender o aprender do outro, segundo Alicia Fernández, precisa ser acompanhada de um olhar e uma escuta para o próprio aprender do profissional psicopedagogo para se configurar como
a deuteroaprendizagem.
o status interdisciplinar.
a aprendizagem sistemática.
a atitude psicopedagógica.
9. QUAIS AS ATITUDES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS COM OS JOGOS AFETIVOS E SOCIAIS?
Sintaxe oral, probabilidade e atitude ética.
Autodescoberta, autonomia e cooperação.
Classificação, ritmo e convívio.
Operações numéricas, relação numeral e construção.
10. Analisando as seguintes afirmativas, marque a que diz respeito à relação família e escola sob a ótica da Psicopedagogia.
A família passa a exigir maior qualidade e competência da instituição educacional, em preparar o sujeito para a complexidade da vida.
É impossível fazer um trabalho de aproximação dos dois sistemas: escola e família.
A escola possui uma dinâmica própria que a referencia enquanto espaço relacional, funcional, sistêmico e organizacional.
As fronteiras entre esses dois sistemas são sempre rígidas e sem entrada para novas informações.