segunda-feira, agosto 20, 2012

Prova N2


DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Parte superior do formulário
1. Leia abaixo


  • É o espaço privilegiado, um locus por onde transitam diferentes concepções e histórias de ensinar e aprender, constituindo um território demarcado pelos conflitos, encontros e possibilidades de construir ou destruir a capacidade humana.

  • Gestão pedagógica da sala de aula.
  •  Inovação na educação.
  • Relação professor-aluno.
  • Sala de aula universitária.correta
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia abaixo


  • Hoje há uma maior compreensão do espaço e do tempo durante os quais os sujeitos de um processo de aprendizagem (professor e universitários) se encontram para, juntos, realizarem uma série de ações (interações). Esse novo paradigma do Ensino Superior voltado ao desenvolvimento da aprendizagem se refere

  • aos laboratórios.
  • às salas de aula só na universidade.
  • ao conceito tradicional de sala de aula universitária.
  • ao novo conceito de aula universitária.correta
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Leia abaixo


  • Tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto, do professor e dos alunos, são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias.

  • Metodologia de ensino.
  • Procedimentos de ensino.
  • Recursos didáticos.
  • Avaliação.correta
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Observe


  • É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior, o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor

  • dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.correta
  • aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
  • compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
  • entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.
Parte inferior do formulário

--

42 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
    1. O PERÍODO DENOMINADO CORPO HÁBIL É MARCADO:


    I. por um referencial teórico produzido, sobretudo, no campo da neurologia.
    II. pela idéia de que há uma estreita ligação entre cerebração e movimento – paralelismo psicomotor.
    III. por uma concepção e abordagem mecanicista do corpo.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    As afirmativas I, II e III estão corretas.
    A afirmativa II está correta.
    A afirmativa III está correta.
    A afirmativa I está correta.
    2. A Psicomotricidade Relacional está vinculada às abordagens de

    Freud e Jung.
    Wallon e Ajuriaguerra.
    Nietzsche e Hegel.
    Sócrates e Platão.
    3. A PARTIR DOS ESTUDOS DA ATIVIDADE TÔNICA, A CRIANÇA QUE APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REAÇÕES,


    exagerada produção motora, que socialmente provoca, por parte das pessoas, reações de ansiedade e atitudes de rejeição e que, graças à sua excessiva motricidade, por outro lado, acusa maior poder de tentativa, adquirindo por esse fato, pelos seus próprios meios, as aquisições motoras fundamentais ao seu desenvolvimento, denomina-se por:

    I. hipertônica.
    II. normotônica.
    III. hipotônica.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    A afirmativa III está correta.
    A afirmativa II está correta.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
    A afirmativa I está correta.
    4. A CRIANÇA QUE APRESENTA MOVIMENTOS MAIS SOLTOS, MAIS LEVES E MAIS COORDENADOS E ACUSA UM MENOR DESGASTE MUSCULAR,


    que no aspecto social revela um comportamento estável, apresentando-se normalmente “calma” e “sossegada”, segundo os estudos de Victor da Fonseca sobre a atividade tônica, é classificada como:

    I. hipertônica.
    II. normotônica.
    III. hipotônica.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    A afirmativa III está correta.
    A afirmativa II está correta.
    A afirmativa I está correta.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2. A Psicomotricidade Relacional está vinculada às abordagens de

      Freud e Jung.
      Wallon e Ajuriaguerra.
      Nietzsche e Hegel.
      Sócrates e Platão

      qual a resposta?

      Excluir
  2. Mais uma prova de Educação psicomotora

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. eu preciso de ajuda com a prova de didática I da pós de docência no ensino superior pode colaborar em algo????

      Excluir
  4. estou precisand de mais assuntos sobre a didatica no nivel superior....será que vc poderia me dar uma mãozinha...

    ResponderExcluir
  5. Raquel querida ,meus tempo é tao corrido que quaze nao tenho tempo para estudar...mas o tempo que tenho aproveito ao máximo e te agradeço muito por nos ajudar...que Deus te abençoe e te retribua em dobro tua generosidade intelectual...bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce ja fez a prova do site ou a presencial sobre EDUCAÇÃO PSICOMOTORA?
      Eu estou fazendo a presencial e preciso de ajuda... você tem alguma resposta?

      Excluir
  6. Fico feliz em ajudar, infelizmente não fiz ainda.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de receber modelo das provas de Fundamentos Biológicosdo desenvolvimento Infantil. Seria possível?
    Dede já, agradeço. Um gde abraço e continue nos ajudando.

    ResponderExcluir
  8. Tudo o que vou recebendo já está postado, continue seguindo o blog
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  9. Raquel Maschetti terminei minha pós na Unicid e gostei muito, pense em fazer outra ou quem sabe aprofundar mais
    minha pós. E quero agradecer pois você pois muitas vezes contei com sua ajuda . Obrigado. Ha se por ventura você queria
    material sobre algumas disciplina entre em contato comigo lucimareanamaria@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida com certeza vou querer sim se você puder enviar para meu e-mail o que tiver ficarei eternamente grata:
      rmaschetti@gmail.com
      bjs

      Excluir
  10. Raquel, qual a resposta correta desta questão?! 4. Observe: É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior, o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor


    •dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.correta
    •aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
    •compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
    •entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.


    Aguardo, obrigada. Paula

    ResponderExcluir
  11. Olá Paula a resposta foi sinalizada em vermelho ao final da pergunta,
    A resposta correta é:
    dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente.correta

    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  12. Prova on-line DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
    1. É necessário que o professor repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no Ensino Superior,


    • o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos do futuro. Para isso, é necessário que o professor

    • dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente. CORRETA
    • aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se.
    • entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização.
    • compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber.
    2. É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário,


    • a fim de que os objetivos de educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.

    • Planejamento curricular.
    • Planejamento educacional.
    • Planejamento didático. CORRETA
    • Planejamento escolar.
    3. A pedagogia crítico-social dos conteúdos,


    • que está preocupada com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada, propõe-se a

    • utilizar procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crítico. Correta
    • colocar toda a atenção em modos instrucionais que possibilitem controle efetivo dos resultados.
    • utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
    • centrar os procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
    4. Quando um professor universitário pensa em planejamento de ensino,


    • enquanto processo integrador entre a instituição universitária e o contexto social em que se insere, sua ação educativa está voltada à

    • formação de habilidades, hábitos e atitudes.
    • transformação da sociedade de classes.(correta)
    • reprodução dos valores culturais, sociais e éticos.
    • adequação das necessidades individuais ao meio social.

    ResponderExcluir
  13. estou precisando da prova n1 esino de artes

    ResponderExcluir
  14. Quem tem a resposta ai galera. Por favor me ajudem.

    . A organização do trabalho pedagógico por competências deve levar em consideração, em relação ao desenvolvimento da aprendizagem significativa, que


    todos os alunos aprendem da mesma forma, apresentando o mesmo ritmo.
    o professor ensina e o aluno aprende, sem inter-relação de aprendizagens.
    os indivíduos aprendem de modos diferentes e em ritmos distintos.
    todos que aprendem bem têm boa memória, reproduzindo as informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os indivíduos aprendem de modos diferentes e em ritmos distintos

      Excluir
  15. . A organização do trabalho pedagógico por competências deve levar em consideração, em relação ao desenvolvimento da aprendizagem significativa, que


    todos os alunos aprendem da mesma forma, apresentando o mesmo ritmo.

    o professor ensina e o aluno aprende, sem inter-relação de aprendizagens.


    os indivíduos aprendem de modos diferentes e em ritmos distintos.

    todos que aprendem bem têm boa memória, reproduzindo as informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os indivíduos aprendem de modos diferentes e em ritmos distintos

      Excluir
  16. QUEM PUDER ME AJUDAR POR FAVOR. MEU EMAIL::::: ednaldoventuradacosta@gmail.com


    Prática Textual em Língua Portuguesa

    Todo filho deveria ter localizador Gps, tecla, pause, amortecedores de impacto e futuro garantido nas opções iluminado, brilhante e cintilante.
    O verbo ter pode ser empregado em contextos linguísticos diversos.
    Assinale a alternativa que melhor substitui esse vocábulo.

    ( ) Dominar
    ( ) Fazer
    ( ) Ocultar
    ( ) apresentar

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
    2. Desculpe pela demora.
      Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
    1. [QuestãoID 67798] Na organização do trabalho pedagógico do professor, os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais devem ser abordados de forma

    separada, porque os conteúdos conceituais são importantes e devem se destacar.
    separada, de modo a garantir a memorização dos principais conceitos e fatos.
    relacionada, porque os três se completam na formação do indivíduo.X
    relacionada, mas apresentando menor ênfase em procedimentos e atitudes.
    2. [QuestãoID 67790] Uma escola reflexiva é aquela que

    aplica criteriosamente padrões e modelos preestabelecidos.
    dificulta a integração dos membros do seu corpo docente.
    cumpre rigorosamente o que foi estabelecido externamente.
    pensa e pondera sobre si mesma e também sobre sua missão.X
    3. [QuestãoID 67793] Leia com atenção o trecho abaixo e responda a pergunta a seguir.


    E, se pensarmos nas "profecias autorrealizadas", teremos que essa expectativa provavelmente venha a se confirmar. Na verdade, essas profecias reforçam a ideia de que os alunos tendem a nos dar como resposta o que esperamos deles.

    O que são "profecias autorrealizadas?"

    É um dossiê de cada aluno e de cada turma que a escola deve elaborar, identificando os casos-problema, colaborando para que os professores se preparem para receber turmas e alunos.
    O conhecimento sobre a turma e/ou o aluno que o professor busca consultando os documentos escolares anteriores, os registros a partir dos quais será possível a esse professor saber como agir.
    A expectativa positiva ou negativa que os professores têm em relação aos seus alunos ou suas turmas tende a se realizar porque os indivíduos respondem segundo o que percebem que se espera deles.X
    O real conhecimento do aluno e/ou da turma pelo professor, baseado em dados concretos, colhidos no dia a dia da interação, e também em informações fornecidas por seus colegas professores.
    4. [QuestãoID 67781] Representações sobre a docência são

    diferentes modos de ver a profissão.X
    o professor e a sua atividade profissional.
    definições objetivas do que é ser professor.
    diversas definições legais da profissão.

    ResponderExcluir
  21. aqui vai algumas questões sobre didática do Ensino Superior. as respostas corretas estão identificadas com**
    1. Em relação à posição de Paulo Freire, assinale a alternativa correta.
    ** Para este autor, a falsa generosidade dos opressores não permite aos oprimidos a percepção de sua própria debilidade.
    2. Observe as assertivas abaixo.


    • I. A avaliação é necessária porque é por meio de sua realização que o professor consegue diagnosticar suas falhas, rever seu planejamento e seu método de ensino.
    II. Conforme ensino Pedro Demo (1999), dispensar a avaliação é também avaliar, uma vez que ao suprimi-la, todos os alunos passam a ser considerados iguais, o que não é verdade.
    III. A prova deverá se relacionar com os objetivos propostos em seu planejamento, envolvendo a participação dos alunos na verificação dos resultados.

    Diante disso, assinale a alternativa verdadeira.

    ** I, II e III estão corretas.
    3. Assinale a alternativa que apresenta uma etapa para o trabalho eficiente com o estudo de texto.

    ** Separação dos alunos com menor predisposição à leitura do restante da classe.

    4. Segundo José Libâneo, as tarefas de elaboração pessoal são

    ** exercícios nos quais os alunos produzem respostas surgidas do seu próprio pensamento.
    5. Reconstituindo a prática docente de cada dia, numa perspectiva transformadora, o professor universitário deve


    ** assumir o papel de mediador entre a cultura elaborada, acumulada e em processo de acumulação pela humanidade e o universitário.
    6. Leia o texto abaixo:


    • Entre as técnicas que compõem a estratégia de trabalho em conjunto, qual é a que se constitui em uma das mais utilizadas pelo Ensino Superior do Brasil, pois promove a independência intelectual e bibliográfica dos alunos, a redação de um texto e a exposição oral das conclusões?

    ** Seminário.

    7. TAREFA DIDÁTICA NECESSÁRIA E PERMANENTE DO TRABALHO DOCENTE, QUE DEVE ACOMPANHAR PASSO A PASSO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

    • Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções necessárias.

    ** Avaliação
    8. Assinale a alternativa correta.

    ** Para Marx o proletariado deve realizar uma revolução, tomar o poder e usar o Direito não mais como instrumento de opressão, mas sim de emancipação.
    9. Observe as assertivas abaixo.
    • I. No período imperial, o bacharel era a marca do poder político, pois representava uma figura central no aparato do estado, sendo um intermediário entre os interesses públicos e os interesses privados.
    II. A escola de Olinda adotou o modelo político liberal, voltando-se à formação de burocratas.
    III. A proximidade com o porto de Santos e a localização próxima de Minas e do Sul do Brasil, foram fatores preponderantes para a escolha de São Paulo para sediar uma escola de Direito, à época do Império. Diante disso, assinale a alternativa verdadeira.
    ** I e III estão corretas.

    10. É A ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. TRATA-SE DE:

    ** metodologia do Ensino Superior.

    ResponderExcluir
  22. PRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMPREENDE:A) APENAS O QUE O ALUNO JÁ APRENDEU SEM AJUDA. B) AS APRENDIZAGENS VIVENCIADAS PELO ALUNO NO COTIDIANO ESCOLAR, QUE ELE CONSEGUE RELACIONAR COM OS CONHECIMENTOS PREVIAMENTE CONSTRUUIDOS POR ELE. C) O QUE O ALUNO PRECISA APRENDER. D) tudo que o aluno consegue decorar e depois escrever na prova

    ResponderExcluir
  23. QUESTÃO 1
    As teorias de Wallon e Piaget guardam aspectos de semelhança. Entre eles, podemos citar

    I. ambas as teorias são consideradas interacionistas.
    II. ambas as teorias enfatizam a importância fundante das experiências vividas como base do desenvolvimento global do indivíduo.
    III. ambas as teorias ressaltam a importância das percepções táteis, visuais e motoras para esse desenvolvimento.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.

    QUESTÃO 2
    O esquema corporal não é um dado inicial, nem uma entidade biológica ou psíquica, mas uma construção. Estudar a gênese do esquema corporal na criança é indagar-se como a criança chega à representação mais ou menos global, específica e diferenciada de seu corpo próprio. Essa aquisição é importante. É um elemento básico indispensável à construção da personalidade da criança. É o resultado e a condição de legítimas relações entre o indivíduo e seu meio.

    O autor dessa explicação a respeito do esquema corporal é

    a ) Henry Wallon.

    QUESTÃO 3
    Processo autorregulador, dinâmico e contínuo, a equilibração tem o papel de promover um balanço entre as funções de assimilação e acomodação que, funcionando simultaneamente em todos os níveis biológicos e intelectuais, possibilitam o desenvolvimento tanto físico quanto cognitivo da criança. Essa conceituação se baseia nos processos adaptativos referidos pela Biologia que, segundo o autor, constituem o elo comum entre todos os seres vivos.

    A quem se atribui tal formulação?

    d ) Jean Piaget.

    QUESTÃO 4
    Os conceitos de transferência e de inconsciente, centrais na Psicomotricidade do Corpo Significante, são legados da seguinte área do conhecimento

    I. Psicologia do Desenvolvimento.
    II. Psicanálise.
    III. Etologia Infantil.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    d ) A afirmativa II está correta.
    QUESTÃO 5
    A partir dos estudos da atividade tônica, a criança que apresenta uma multiplicidade de reações, exagerada produção motora, que socialmente provoca, por parte das pessoas, reações de ansiedade e atitudes de rejeição e que, graças à sua excessiva motricidade, por outro lado, acusa maior poder de tentativa, adquirindo por esse fato, pelos seus próprios meios, as aquisições motoras fundamentais ao seu desenvolvimento, denomina-se por

    I. hipertônica.
    II. normotônica.
    III. hipotônica.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    c ) A afirmativa I está correta.

    ResponderExcluir
  24. QUESTÃO 6
    A Psicomotricidade Relacional está vinculada às abordagens de
    b ) Wallon e Ajuriaguerra.
    QUESTÃO 7
    As bases teóricas do período da Psicomotricidade denominado Corpo Significante são

    I. Psicanálise.
    II. Psicologia das Comunicações Não Verbais.
    III. Etologia Infantil.

    Analisando as bases teóricas citadas acima, podemos concluir que estão corretas as afirmativas

    c ) III e II.

    QUESTÃO 8
    ?O _____ especifica o indivíduo como representante da espécie. Mais ou menos idêntico em todas as crianças da mesma idade, ele é uma realidade de fato, esteio e intérprete da imagem do corpo. Graças a ele, o corpo atual fica referido no espaço à experiência imediata. Ele é inconsciente, pré-consciente e consciente.?

    A citação de Jean Ledoux especifica as características referentes à (ao)

    I. Esquema Corporal.
    II. Imagem Corporal.
    III. Orientação Vocacional.


    b ) A afirmativa I está correta.
    QUESTÃO 9
    Além da Fenomenologia, a partir dos estudos de Paul Schilder e da Psicanálise Freudiana, constituiu importante referencial teórico para o período da Psicomotricidade, denominado Corpo Consciente, a Psicologia do Desenvolvimento. Desta última corrente teórica, temos a contribuição dos estudos de

    I. Arnold Gesell.
    II. Jean Piaget.
    III. Henri Wallon.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

    b ) As afirmativas I, II e III estão corretas.

    QUESTÃO 10
    A intenção fundamental do Psicomotricista Relacional é
    c )
    auxiliar o sujeito na detecção de suas dificuldades psicoafetivas e no seu processo de conquista da
    identidade e autonomia, com vistas à socialização.

    ResponderExcluir
  25. As bases teóricas do período da Psicomotricidade denominado Corpo Significante são

    I. Psicanálise.
    II. Psicologia das Comunicações Não Verbais.
    III. Etologia Infantil.

    Analisando as bases teóricas citadas acima, podemos concluir que estão corretas as afirmativas

    a ) I, II e III. CORRETA


    b ) II e I.

    c ) III e II.


    d ) I e III.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...