EMPREENDEDORISMO
FACULDADE UCB/RJ
PEDAGOGIA-5º MÓDULO
Existem diverso tipos de empreendedores, poder-se-ia dizer
que são eles:
INTRODUÇÃO: Segundo
Dornelas (2001), o empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década 1990, com a abertura da economia que
propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX(Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes
desse momento o termo
empreendedor era praticamente desconhecido e a criação de
pequenas empresas era limitada,
em função do ambiente político e econômico nada propício do
país. Porém, não significa que
DESENVOLVIMENTO:
EMPREENDEDOR NATO: Algumas de suas histórias são brilhantes
e começaram do nada, iniciaram carreira muito jovem e possuem habilidades em
vendas e negociações. São visionários, otimistas, estão à frente do seu tempo e
comprometem-se 100% para realizar seus sonhos. Tem referências familiares e
religiosas a exemplo disto pode-se citar: Assis Gurgacz, Pedro Mufatto e Bill Gates.
·
Uma outra
definição interessante é a de Schumpeter (citado por FILION,1999) onde expõe
que "empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas
oportunidades no âmbito dos negócios ... sempre tem a ver com criar uma nova
forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu
emprego tradicional e sujeitos a novas combinações.Pode-se citar neste exemplo
o “EMPREENDEDOR
QUE APRENDE( inesperado)”. Tipo muito comum, é uma pessoa que tomou a
decisão de mudar na vida e se dedicar ao
próprio negócio. Pessoa que aprende a lidar com novas situações e que demorou
em dar esse passo em espera de um bom emprego e
se desprende de sonhos antigos para
se envolver em todas as atividades
de um negócio próprio.
·
O mesmo Joseph
Schumpeter (1949), ainda acrescenta que “o empreendedor é aquele que destrói a ordem
econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação
de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais”,
pode-se dizer que seria do tipo “EMPREENDEDOR
SERIAL ( cria novos negócios)”.É aquele que admira sua própria criação, não se
contenta em criar e ficar à frente de novos desafios . Pessoa dinâmica que
gosta de lideras novas equipes, participar de eventos e fazer networking. Sua habilidade maior é
acreditar nas oportunidades e não descansar enquanto não as vir implementadas.
Quando existe algum fracasso estas servem de estímulo para a superação do
próximo desafio.
·
EMPREENDEDOR CORPORATIVO: Bastante em
evidencia nos últimos tempos pela renovação e criação de novos negócios, são
hábeis comunicadores e vendedores de
suas idéias, desenvolvem seu networking dentro e fora do negócio.São convincentes e ambiciosos,
sabem se auto promover.
·
EMPREENDEDOR SOCIAL: Almeja sempre
construir um mundo melhor para as pessoas , são humanitários e comprometidos,
sonham em mudar o mundo e trabalham intensificando melhorias em seu entorno .
Entre todos os tipos este é o único que
não busca um patrimônio financeiro
ou não almeja rios de dinheiro pra si, prefere partilhar seus recursos no
desenvolvimento das pessoas.
·
Segundo definição
de Barreto (1998) "empreendedorismo é a habilidade de se conceber e
estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada", assim Barretos
enfatiza a grande importância do trabalho, além da capacidade de maximizar
recursos. Pode-se dizer que esta fala de Barreto se encaixa no tipo “EMPREENDEDOR POR NECESSIDADE”, que é o que não tem outra alternativa, não tem outra opção ou não tem
acesso ao mercado de trabalho e sem recurso se envolve no negócio informal,presta
serviço e consegue retorno financeiro.
Em particular, cita-se esta como a situação mais atual, a busca da
sobrevivência em meio a um mundo que pouco lhe oferece os recursos mais básicos
como educação, e condições para empreender.
·
EMPREENDEDOR HERDEIRO (sucesso familiar):É o que herda tudo de bens
da família, inclusive os negócios e retém a missão de o levar à frente e com
sucesso . São destinados aos grandes impérios construídos pela família seguindo
seus passos e tem o objetivo de passá-lo de para a próxima geração. Entre eles tem o que segue as regras
familiares e os que inovam, investem em novos recursos fugindo da obediência
hierárquica e criando uma independência, assim sendo busca apoio externo se especializando
em cursos ou recursos extra-familiares.
·
Para Angelo
(2003) "empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações
trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de
criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que
comumente se chamaria de risco".Parece um pouco com o tipo “EMPREENDEDOR
NORMAL
(planejado)”:é aquele que planejou ser um empreendedor aumentando a
probabilidade de um negócio bem sucedido. É dito, aquele que faz a
lição de casa,
atento,preocupado em minimizar riscos, a pessoa normal, seria o mais
completo
do ponto de vista da definição de empreendedor e o que a teria como referencia
a ser seguida, mas, ainda não é o tipo mais considerável entre os
empreendedores.
·
Segundo
Timmons (citado por DOLABELA, 2006), "o empreendedorismo é uma revolução
silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi
para o século 20", ao comparar com a revolução industrial, a grande
responsável por radicais mudanças no século 20, demonstra o grau de importância
para a sociedade do tema empreendedorismo.
·
O
empreendedorismo tem deixado de ser visto somente como um campo específico para
o surgimento de novas empresas ou novos negócios. Trata-se de uma área
administrativa que precisa estar presente no dia-a-dia de toda organização que
tenha por visão manter-se ativa e não se tornar obsoleta. Para isso, tornam-se
mais do que necessários a educação e o treinamento hábil de novos profissionais
empreendedores, criando-se uma estrutura apta, que motive a inovação e que
qualifique os mesmos para que possuam uma base sólida, que possam gerar
empreendimentos consistentes e viáveis. Mesmo aqueles que vislumbram iniciar o
seu próprio empreendedorismo, por sua conta e risco, devem procurar orientações
para isso, para que assim maximizem suas garantias de sucesso e minimizem as
altas taxas de mortalidade prematuras de novos negócios.
Considerações Finais:O empreendedor tem como característica básica o
espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos
caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.A
essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades e
a preocupação sempre presente com a melhoria do produto. Enquanto a maior parte
das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor
deve ser otimista e buscar o sucesso, apesar das dificuldades. Descobrir em nós
um perfil empreendedor não é tarefa fácil pois, o medo do desconhecido, de
correr riscos muitas vezes fazem com que deixemos de empreender, te ter o
próprio negócio. Mas o “empreendedor” pode estar dentro de nós é se
conseguirmos encontrar nosso potencial então poderemos mudar nossas vidas e de
outras pessoas.
Graças ao empreendedor, seja
ele pequeno, médio ou grande, o Brasil e o mundo tem as “riquezas” das quais
desfrutamos. Desde a revolução industrial quando o homem conheceu as máquinas e
as novas tecnologias, pessoas ousadas que conseguem ver onde ninguém vê,
realizam determinada atividade, seja ela de produção, na prestação de serviços,
agricultura, etc. A partir de um pequeno negócio, conseguem construir um
império. Calculam o risco de um empreendimento de forma moderada. Muitas
pessoas pensam em iniciar o próprio negócio e muitas vezes sem fazer o plano de
negócios para buscar financiamento, sem buscar apoio em alguma instituição,
como o Sebrae; muitas vezes não analisam nem o meio onde está inserido. Muitas
vezes apenas tem uma boa ideia, mas não tem planejamento. Pode estar pensando
em fazer algo “por conta” apenas para apagar a frustração que tem com o próprio
emprego. Não tem um sonho a realizar e sim apenas uma atividade a fazer. Essas
pessoas estão correndo sério risco de fracassar com seu novo empreendimento.
Empreender é ser persistente,
é aprender como o próprio erro, e enxergar uma oportunidade onde ninguém vê.
Atender as expectativas dos clientes, buscando diferenciais; é ser flexível na
forma de pagamento oferecida, divulgar o produto, cativar o cliente; cuidar das
questões legais, como impostos. É se atualizar sempre.
Temos muitos exemplos de empresários que
lutaram, e que apesar das dificuldades de sua época, conseguiram atingir o sucesso.
Empreender é ter paixão naquilo que vai realizar é pensar em construir uma
sociedade com mais oportunidades, e sem agredir o meio ambiente é pensar nas
pessoas e no planeta. Ter sonhos e ousar realizá-los.
·
Referências
Bibliográficas:www.webartigos. com
BIBLIOGRAFIA:
ANGELO, Bom (2003, p. 25) (2003) O empreendedorismo corporativo como
estratégia de gestão em
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contemporâneas. Disponível em : http://www.abepro.org.br/ biblioteca/ENEGEP2005_ Enegep0707_1043.pdf
Acessado dia 08/04/12
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Ed. McGraw-Hill, disponível em http://br.linkedin.com/in/ ronaldjeandegen, acessado dia 29/03/12
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo
na prática. Disponível em:
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DORNELAS,José Carlos Assis. Empreendedorismo
-Transformando idéias em negócios.3.ed.Rio de janeiro: Elsevier, 2008. Acessado
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DOLABELA, Fernando. Oficina
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Empreendedorismo: O EMPREENDEDOR E A CRIATIVIDADE: UM CASAMENTO PERFEITO. São
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ASSIS, José Carlos. Empreendedorismo
corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações
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Paulo,1996,v.4,n.16, p10-12. (suplemento). 4 idem, Ibidem.
Documento adquirido na Biblioteca Temática do Empreendedor – Disponível em :SEBRAE
http://www.bte.com.br ... acessado dia 06/04/12
SCHUMPETER, 1949, apud DORNELAS, 2001, p.37. Disponível em :
TIMMONS, 1994
apud DOLABELA, 2006, p.26)
Disponível em : http://keillalopes.files. wordpress.com/2010/05/aula-1- texto-conceitos-de- empreendedorismo.pdf
acessado dia 06/04/12
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