domingo, setembro 09, 2012

Projeto Interdisciplinares

1. É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio

    avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.
    acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.
    guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.
    contribuir com o portifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.

2. Leia:
 
    Requer uma ação crítica que conviva com as incertezas, contradições e ambiguidades, que reflita a realidade de tal modo que contribua para a formação de cidadãos capazes de conviverem e modificarem seu entorno social, cultural e natural. É a superação da linearidade e a fragmentação do ensino. A afirmativa acima refere-se à(às)
 
    globalização dos conteúdos.
    integração de atividades de aprendizagem.
    metodologias ativas para o ensino-aprendizagem.
    interdisciplinaridade.

3. Leia:
 
    Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:
 
    laboratório lúdico infantil.
    mostra anual de ciências e artes.
    projetos e pesquisas.
    cantinho de ciências.

4. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?

    Todos os envolvidos no projeto comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc.
    Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma. 
    O professor pode ser o mediador e o moderador do debate sobre a relevância de alguns tópicos em relação aos outros e incentivar que os próprios alunos entrem em acordo. Além disso, ele pode também sugerir outras maneiras que facilitem a escolha por parte dos alunos, especialmente, em situações de impasse, como sorteios, eleições, enquetes com outros membros fora da turma para consultar outros pontos de vista etc.
    Entrevistar individualmente cada criança e a partir dessas conversas eleger o tema que mais se aproxima do planejamento do professor.

29 comentários:

  1. PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989), atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos.


    • Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que


    • é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.

    2. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?

    • Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma.

    3. Leia:


    • Pode ser instalado em qualquer lugar na escola e/ou na comunidade, desde que fisicamente adequado, onde são oferecidas oportunidades para produção independente de atividades e para a aprendizagem sistemática através da investigação criativa:


    • laboratório lúdico infantil.


    4. Leia abaixo:


    • Qual autor destaca a importância do controle da família sobre a criança, a fim de que suas máximas educativas possam ser colocadas em prática e transformadas em hábitos, que contesta que a infância seja a idade da inocência e que adverte para os perigos da paparicação que acaba por corromper os princípios da natureza?


    • John Locke.


    só dexei as resp.

    ResponderExcluir
  2. • Técnica Freinet que tem o currículo escolar como ponto de partida, os grupos de alunos se organizavam para escolher as estratégias de desenvolvimento das atividades que podiam ser realizadas em grupos, duplas ou individualmente. Para registro do plano são elaboradas fichas onde são anotadas as realizações da semana:

    • • plano de trabalho.

    2. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?

    • • A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.

    • 3. Leia:


    • São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:


    • instrução sistemática e currículo prévio.

    4. O que é portfólio?

    • • É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.

    ResponderExcluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?

    ** É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.
    Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
    É inocente e sua fragilidade psicológica é cotidianamente desrespeitada pela mídia e pelas novas tecnologias.
    Na ideia de que a criança possui tendência para desviar-se para o mal por isso necessita de limites e disciplina do corpo, da mente e da vontade.

    2. Leia abaixo:


    Qual autor destaca a importância do controle da família sobre a criança, a fim de que suas máximas educativas possam ser colocadas em prática e transformadas em hábitos, que contesta que a infância seja a idade da inocência e que adverte para os perigos da paparicação que acaba por corromper os princípios da natureza?


    ** John Locke.
    Maria Montessori.
    John Dewey.
    Jean Jack Rousseau.

    3. Leia:


    São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:


    currículo emergente e currículo prévio.
    projetos interdisciplinares e currículo emergente.
    pedagogia de projetos e instrução sistemática.
    **instrução sistemática e currículo prévio.

    4. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989), atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos.


    Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que


    apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.
    é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.
    ** é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.
    apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu estou imensamente feliz em poder contar com a ajuda de vocês. Sempre leio os livros online, mas, muitas vezes fico com e é aí que eu procuro ajudas. Obrigado a todos pela contribuição.

      Excluir
  4. nota dez para este blog vcs estão de parabéns, tenho certeza que não só a mim mas vem ajudando muuuiiita gente,que Deus a abençôe e continuem assim ...PARABÉNSSS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Raquel Maschetti, esse blog é uma benção.

    abraços e sucesso a todos,

    Ednaldoventuradacosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Estou muito feliz com a ajuda que estou recebendo desse blog. Parabéns e obrigada.

      Excluir
  7. PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Possuem objetivos pedagógicos limitados e incluem manuseio de equipamentos e materiais especializados como os brinquedos educativos.


    Brincadeiras manipulativas podem proporcionar experiências práticas para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e experiências sensório-motoras:

    brincadeiras tradicionais infantis.
    brincadeiras manipulativas.
    brincadeiras com blocos.
    brincadeiras motoras.
    2. O que é portfólio?

    É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.
    É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.
    É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.
    É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.
    3. São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:

    pedagogia de projetos e instrução sistemática.
    currículo emergente e currículo prévio.
    instrução sistemática e currículo prévio.
    projetos interdisciplinares e currículo emergente.

    ResponderExcluir
  8. POR FAVOR me ajudem!!!! Preciso da resposta..
    É objetivo da pedagogia de projetos


    captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
    avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
    desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.
    experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.

    ResponderExcluir
  9. POR FAVOR MEU AJUDEM.PRECISO DA RESPOSTA.
    É objetivo da pedagogia de projetos


    captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
    avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
    desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.
    experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.

      Excluir
  10. desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?

    Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.
    Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.
    Concepção romântica de criança e de infância.
    Concepção científica de criança e de infância.CORRETA
    2. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989),


    atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que

    é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.CORRETA
    apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.
    é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.
    apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.
    3. A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?

    A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
    A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.
    A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.CORRETA
    A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
    4. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?

    Na ideia de que a criança possui tendência para desviar-se para o mal por isso necessita de limites e disciplina do corpo, da mente e da vontade.
    Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.
    É inocente e sua fragilidade psicológica é cotidianamente desrespeitada pela mídia e pelas novas tecnologias.
    É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal. CORRETA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 4.0
      PROJETOS INTERDISCIPLINARES
      1. Freinet (2001) sugere a criação das BTs - Bibliotecas de Trabalho, que são
      espaços para conservação de acervo de documentos escritos e de imagens que tratam sobre o trabalho desenvolvido pela comunidade e sua cultura.
      espaços destinados a manter um acervo acerca da História da Escola e de suas metodologias para o ensino e a aprendizagem
      espaços para a exposição de experiências científicas.
      ** espaços e ambientes de exposição e circulação de livros feitos pelas crianças.
      2. A etapa do projeto em que as crianças perguntam, questionam, partilham os saberes que já possuem sobre o assunto a investigar, refere-se à
      fase de investigação do projeto.
      fase 3 de consolidação do projeto.
      fase 2 de desenvolvimento das atividades de pesquisa do projeto.
      **fase 1 de introdução do projeto.
      3. As tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas abordagens.
      A primeira baseia-se na própria origem das preschools (pré-escola), em que a ideia central é
      um currículo para a educação pré-escolar; a leitura e a escrita devem ser negligenciadas em favor do jogo e da expressão artística.
      que no dia a dia das práticas de educação pré-escolar, os educadores são coadjuvantes no processo de aprendizagem das crianças e devem seguir seus propósitos interferindo o mínimo possível em sua busca pelo conhecimento.
      **padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da escolarização.
      que a brincadeira é o recurso privilegiado para otimizar o desenvolvimento infantil e estabelecer relações da criança com a diversidade cultural de seu grupo, por isso, uma boa estratégia do educador é deixar as crianças criarem, por elas mesmas, as condições para o brincar.
      4. Qual autor destaca a importância do controle da família sobre a criança,
      a fim de que suas máximas educativas possam ser colocadas em prática e transformadas em hábitos, que contesta que a infância seja a idade da inocência e que adverte para os perigos da paparicação que acaba por corromper os princípios da natureza?

      Jean Jack Rousseau.
      Maria Montessori.
      **John Locke.
      John Dewey.

      Excluir
    2. Obrigada por sua colaboração!.
      Um forte abraço e bons estudos.

      Excluir
  12. PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Freinet (2001) sugere a criação das BTs - Bibliotecas de Trabalho, que são

    espaços para conservação de acervo de documentos escritos e de imagens que tratam sobre o trabalho desenvolvido pela comunidade e sua cultura.
    espaços destinados a manter um acervo acerca da História da Escola e de suas metodologias para o ensino e a aprendizagem
    espaços para a exposição de experiências científicas.
    ** espaços e ambientes de exposição e circulação de livros feitos pelas crianças

    ResponderExcluir
  13. PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. O que é portfólio?

    É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.
    É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.
    É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.
    É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.

    2. Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:

    laboratório lúdico infantil.
    cantinho de ciências.
    mostra anual de ciências e artes.
    projetos e pesquisas.

    3. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.


    É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:


    avaliação institucional.
    avaliação de aprendizagem.
    avaliação do desenvolvimento infantil.
    avaliação profissional.

    4. Possuem objetivos pedagógicos limitados e incluem manuseio de equipamentos e materiais especializados como os brinquedos educativos.


    Brincadeiras manipulativas podem proporcionar experiências práticas para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e experiências sensório-motoras:


    brincadeiras com blocos.
    brincadeiras motoras.
    brincadeiras tradicionais infantis.
    brincadeiras manipulativas.

    ResponderExcluir
  14. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. [QuestãoID 69385] Técnica Freinet que tem o currículo escolar como ponto de partida,


    os grupos de alunos se organizavam para escolher as estratégias de desenvolvimento das atividades que podiam ser realizadas em grupos, duplas ou individualmente.
    Para registro do plano são elaboradas fichas onde são anotadas as realizações da semana:

    autoavaliação.
    plano de trabalho.
    assembleia de alunos.
    visita de estudos.
    2. [QuestãoID 69369] Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como

    grupos de pesquisas.
    especialidades.
    capacidades.
    habilidades.
    3. [QuestãoID 72228] Abordagem metodológica de ensino que tinha como concepção a ideia de que um tema, assunto central, deveria corresponder aos interesses das crianças.


    Qual tema de interesse fazia convergir todas as atividades
    desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento?

    Currículo por Atividades.
    Centro de Interesses.
    Tema Gerador.
    Arte-educação.
    4. [QuestãoID 69373] A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?

    A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
    A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
    A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.
    A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.

    ResponderExcluir
  15. PROJETOS INTERDISCIPLINARES

    1. [QuestãoID 69373] A partir de que idade as crianças podem desenvolver projetos interdisciplinares e por quê?

    A partir dos 4 anos de idade, porque estão preocupadas em explorar o mundo a sua volta através das ações sobre os objetos.
    A partir de 4 anos, porque as crianças estão preocupadas em submeter-se às regras implícitas do jogo de tabuleiro.
    CORRETA: A partir dos 4 anos, porque é quando se inicia o desenvolvimento da capacidade de representação e simbolização amplamente aplicada aos projetos interdisciplinares.
    A partir dos 4 anos, porque já desenham pelo simples prazer de riscar e testar suas capacidades de controlar seus movimentos para, concentradamente, conseguir fechar um círculo e reproduzir traços a sua volta, podendo ou não dar significado ao desenho depois dele pronto.

    2. [QuestãoID 72233] É objetivo da pedagogia de projetos

    captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
    CORRETA: desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem.
    avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
    experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.

    3. [QuestãoID 69380] O que é portfólio?

    É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.
    É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.
    CORRETA: É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.
    É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.

    4. [QuestãoID 69369] Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como

    habilidades.
    grupos de pesquisas.
    capacidades.
    CORRETA: especialidades.

    ResponderExcluir
  16. Sua construção é coletiva e envolve adultos e crianças, com suas expressões desenhadas e escritas narrando essas experiências:
    PRECISO DESTA RESPOSTA

    ResponderExcluir
  17. Sua construção é coletiva e envolve adultos e crianças, com suas expressões desenhadas e escritas narrando essas experiências:
    PRECISO DESTA RESPOSTA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...