quinta-feira, setembro 13, 2012

Prova N2



MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
QUE TIPO DE FORMAÇÃO A ESCOLA DEMOCRÁTICA DEVE VIABILIZAR?

·          De cidadãos autônomos, críticos e governantes, promovendo inclusão social, sendo participante de um processo construtivo.
De agentes governados pela elite política e, tal como o povo, transmissores de saberes historicamente construídos e mantidos.
·          De cidadãos cumpridores de seus deveres, governados por pessoas politicamente mais competentes, sendo servidores da sociedade estabelecida por eles.
·          De transformadores de uma sociedade em prol de si e de seu desenvolvimento pessoal.
QUEM PODE SER CONSIDERADO "CIDADÃO":


·          basta ser um filiado político para contribuir com o desenvolvimento da humanidade.
·          aquele que participa efetivamente do caminho da humanidade, fazendo história e praticando solidariedade.
·          basta fazer parte de uma cidade.
·          aquele que faz sua história, independente de outros.

COM A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MUDA, TOMANDO CARACTERÍSTICAS:


·          descentralizadoras do poder, tornando as relações circulares e horizontalizadas.
·          de um organograma de camadas, dividindo os poderes a cada setor.
·          cerceadoras de poder, podendo alguns representantes exercer cargos de liderança.
·          centralizadoras do poder, tornando as relações mais verticalizadas.
NA QUALIDADE EM EDUCAÇÃO COMO PROCESSO, QUAL É A POSTURA DO PROFESSOR?


·          De transmissor do conhecimento, com atitude faciliadora.
·          De orientador do conhecimento, primando pela memorização.
·          De transmissor do conhecimento, primando pela disciplina.
·          De catalisador, com atitude construtiva.

7 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
    1. COMO A ESCOLA PODE “PRODUZIR” CIDADANIA E POSSIBILITAR A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS?

    Por meio de um corpo técnico-administrativo competente, que viabilizará a aquisição, por parte dos alunos, de todo conhecimento teórico.
    Pela sua proposta político-pedagógica, metodologia e, principalmente, processos de avaliação.
    Mantendo uma postura rígida e disciplinar, evitando a anarquia e o caos, por meio de constante supervisão, para que a aquisição do saber seja satisfatória.
    A escola precisa de um clima favorável ao cultivo do saber e da cultura, do prazer e da sensibilidade, desenvolvendo seus potenciais; a competência técnica e política; a ética, a emancipação e a autonomia.
    2. COMO PODE SER ANALISADO O PRODUTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR?

    Pela maneira de como o aluno entrou e saiu do processo educacional.
    Por meio de avaliações.
    Pela maneira de como o aluno reproduziu o seu conhecimento.
    Por meio do relato do aluno.
    3. A IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NECESSITA,


    dentre outros, que se eleja o Planejamento Participativo como veículo para sua efetivação, pois este constitui-se:

    em uma abordagem política assumida somente pela direção, coordenação e supervisão.
    em uma maneira de planejar a ação de cada colaborador individualmente, para não haver conflitos de idéias e que todos possam ser ouvidos pela direção.
    apenas em uma concepção teórica que deve estar no projeto político-pedagógico.
    em um processo político, com um propósito coletivo, e máxima participação dos envolvidos na Instituição escolar.
    4. COM A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MUDA, TOMANDO CARACTERÍSTICAS:

    centralizadoras do poder, tornando as relações mais verticalizadas.
    descentralizadoras do poder, tornando as relações circulares e horizontalizadas.
    cerceadoras de poder, podendo alguns representantes exercer cargos de liderança.
    de um organograma de camadas, dividindo os poderes a cada setor.

    ResponderExcluir
  2. e as respostas corretas?

    ResponderExcluir
  3. 1. Como a escola pode "produzir" cidadania e possibilitar a formação de cidadãos?

    A escola precisa de um clima favorável ao cultivo do saber e da cultura, do prazer e da sensibilidade, desenvolvendo seus potenciais; a competên ia técnica e política; a ética, a emancipação e a autonomia.

    2. A avaliação é tema constante nas discussões dos teóricos educacionais.

    sistemático que possibilita a percepção, investigação e construção, permitindo o repensar sobre o compromisso da escola com a sociedade na qual está inserida, em busca de uma ?autoconsciência institucional?.

    3. Almejando a qualidade em educação, capacitadora da construção da cidadania, como pode acontecer a construção de uma "nova escola"?.

    A partir da escola existente, coletivamente, com concepção política e pedagógica explicitada no seu Projeto político-pedagógico.

    4. A bibliografia especializada em Administração Escolar, falando sobre o desenvolvimento desta, destaca dois momentos:

    transferência dos princípios e métodos da administração geral para a administração escolar e, após, a crítica sobre esta posição, apresentando novas propostas.

    ResponderExcluir
  4. 1. [QuestãoID 14209] Almejando a qualidade em educação, capacitadora da construção da cidadania, como pode acontecer a construção de uma "nova escola"?.

    Mantendo a estrutura político-pedagógica já existente.
    Elaborando o Projeto político-pedagógico pela direção em busca da meta que esta se propõe.
    A partir da escola existente, coletivamente, com concepção política e pedagógica explicitada no seu Projeto político-pedagógico. (correta)
    Construindo-a a partir de uma nova visão de educação, iniciando sua história a partir do estabelecimento da mesma, ignorando a história passada.
    2. [QuestãoID 14197] É sabido que para se fazer uma boa gestão não é suficiente a competência administrativa. Exige-se também

    competência política, competência artística e competência técnica.
    empatia, carisma e simpatia.
    competência técnica, liderança intelectual e conhecimento humano. (correta)
    postura rígida, saber lidar com o poder e organização.
    3. [QuestãoID 14225] Com a implantação da gestão democrática a estrutura organizacional muda, tomando características

    cerceadoras de poder, podendo alguns representantes exercer cargos de liderança.
    de um organograma de camadas, dividindo os poderes a cada setor.
    centralizadoras do poder, tornando as relações mais verticalizadas.
    descentralizadoras do poder, tornando as relações circulares e horizontalizadas. (correta)
    4. [QuestãoID 14210] O princípio norteador do trabalho pedagógico e administrativo da Qualidade como processo e da Qualidade Total são diferentes.


    A Qualidade, como processo, tem seus interesses voltados para

    as empresas.
    a aprendizagem cidadã. (correta)
    o mercado capitalista.
    o desenvolvimento interno do País.

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
    1. [QuestãoID 14207] Por que a educação deve ser para todos?

    Porque a disciplina deve imperar na atualidade, frente a tanta violência.
    Porque por meio da educação é que pode haver a formação do cidadão.CORRETA
    Porque todos entenderiam igualmente o que devem ser.
    Porque é lei.
    2. [QuestãoID 14228] O que é Projeto Político Pedagógico?

    É o Plano Global da instituição de ensino, sua identidade, construída por todos os profissionais, não definitiva, mas que define o tipo de ação educativa que se quer realizar, efetivando-se na vivência escolar. CORRETA
    É semelhante ao regimento escolar, um documento que deve ser elaborado pela direção, arquitetando a prática educativa da escola.
    É um documento que espelha o desejo da equipe técnico-administrativa de alcançar determinada política educacional.
    É o Plano Educativo traçado pelo Ministério da Educação para as escolas, as quais devem seguir fielmente.
    3. [QuestãoID 14213] O que se entende por qualidade?

    É um conceito que envolve a dimensão humana, pois é a definição que damos frente a um produto.
    É o balizador do que é bom ou ruim.
    Conceito que envolve a dimensão humana; é o fator humano aplicado à quantidade.CORRETA
    É um conceito de mensuração.
    4. [QuestãoID 14225] Com a implantação da gestão democrática a estrutura organizacional muda, tomando características

    descentralizadoras do poder, tornando as relações circulares e horizontalizadas. CORRETA
    centralizadoras do poder, tornando as relações mais verticalizadas.
    cerceadoras de poder, podendo alguns representantes exercer cargos de liderança.
    de um organograma de camadas, dividindo os poderes a cada setor.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...