quarta-feira, setembro 19, 2012

Prova N2


LITERATURA INFANTIL

1. Quando pensamos em leitura, não podemos esquecer que a formação do professor é essencial.



  • Para que ele possa lidar, com maior segurança, com a orientação e a formação de outros leitores, é necessário

  •  procurar novos caminhos de aperfeiçoamento pessoal, sem, no entanto, preocupar-se muito com a seleção de bons livros.
  •  permanecer na justificativa de que, se as primeiras leituras foram deficientes e lacunares, nada mais poderá corrigi-las ou recuperá-las.
  •  preocupar-se com sua própria formação de leitor, já que isso o levará ao melhor conhecimento do que é a história dos livros, apurará seu gosto pessoal e dará maior segurança ao seu trabalho.
  •  não se preocupar em continuar, pela vida profissional afora, a buscar na literatura a efetivação de leituras constantes e duradouras.

2. Sabemos que a literatura infantil no Brasil surge bem depois da literatura infantil europeia.



  • Somente depois da implantação da Imprensa Régia, em 1808, é que começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. Das afirmativas abaixo, assinale a que apresenta aspectos que contribuíram para o crescimento da literatura infantil no Brasil.

  •  Com a Proclamação da República, houve uma aceleração na urbanização que facilitou o aparecimento da literatura infantil; a sociedade brasileira passa a absorver novos produtos culturais.
  •  A publicação de periódicos para crianças a partir de 1808, com incentivo do governo central, e a universalização da escola nesse período.
  •  A escola jesuítica, que se firma no século XIX, é diretamente responsável pela produção da literatura de ficção no Brasil, incentivando a produção de livros e a distribuição destes para a sociedade em geral.
  •  O custo quase irrisório na fabricação de livros foi o fator que alavancou a produção da literatura infantil no país.

3. A relação entre a literatura e a escola tem sido muito intensa desde a criação da escola burguesa no século XVIII até os dias de hoje.



  • Diversos estudiosos defendem o uso do livro em sala de aula e, atualmente, o objetivo não é apenas o de transmitir os valores da sociedade, mas também o de propiciar uma nova visão da realidade. Assinale a alternativa em que encontramos ações que o professor pode promover para instigar na criança o hábito da leitura.

  •  O projeto de leitura na escola não deve possibilitar a indagação, pesquisa, criação, de maneira que a literatura não venha a ter uma função atual, verdadeira, recreativa e estética, social e renovadora.
  •  Na escolha dos poemas, aqueles em que predominam a fantasia, a musicalidade e a imaginação terão mais condições de interessar às crianças.
  •  Quando o professor trabalhar com poemas, não há necessidade de evitar alguns temas, até mesmo poemas que apresentam uma visão triste e pessimista da vida podem ser levados à criança.
  •  O professor não deve se preocupar em tornar a leitura interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.

4. Leia abaixo:



  • Os estudos recentes de Linguística e Análise do Discurso afirmam que os significados das palavras são flutuantes e variáveis; portanto, o sujeito leitor projeta, sobre a materialidade das palavras, significados que variam de leitor para leitor, detalhes, pequenas distinções,
    que são frutos da individualidade de cada leitor.

    O professor pode comprovar esses estudos em sala de aula

  •  lendo o mesmo texto em situações diferentes de sala de aula, em momentos diferentes do ano, ou até mesmo em anos diferentes. Certamente, as interpretações de um mesmo leitor serão diferentes.
  •  apresentando o texto em situações diferentes, assim perceberá que, se a leitura foi realizada de forma adequada, certamente as interpretações de leitores diferentes serão iguais, pois, com a leitura correta, perceberão as ideias do autor.
  •  lendo sempre textos diferentes nas situações de sala de aula. Jamais se recomenda ler o mesmo texto, pois isso certamente passará aos alunos a ideia de que o professor não teve tempo de organizar sua aula.
  •  apresentando o texto apenas uma vez em sala de aula, pois ler é questionar o mundo e ser questionado por ele; assim se forma um leitor competente.

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