sexta-feira, setembro 07, 2012

Provas



PROVA N2 - EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. TENDO COMO BASE OS ESTUDOS DE PSICOMOTRICIDADE, A ESCRITA PODE SER ENTENDIDA COMO UM:

exercício psicomotor.
instrumento da expressão gráfica.
instrumento de apreensão.
exercício de dominação.

2. FAZER ROTAÇÃO DOS BRAÇOS É UM PROCEDIMENTO RELACIONADO À CATEGORIA DE MOVIMENTO ATIVIDADE:

locomotora.
estática.
manipulativa.
não-locomotora.

3. FAZEM PARTE DO GRUPO CONTROLE E CONHECIMENTO DO CORPO AS ATIVIDADES QUE PRETENDEM:

reconhecer em si e no outro os membros inferiores e superiores.
nomear as partes do corpo e aplicá-las no jogo da cultura queimada.
entrar e pular corda e sair com segurança, fluência e habilidade.
correr para frente e para trás, saltar corda e bater a bola com as mãos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

4. NA ELABORAÇÃO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL, DEVE-SE LEVAR EM CONTA A FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS.

Para crianças com três anos de idade, a aula deve ter:
25 minutos.
de 40 a 50 minutos.
45 minutos.
30 minutos.

AÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Parte superior do formulário
1. SOBRE OS EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO E SEUS OBJETIVOS, RELACIONE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA.


I. Marcha
II. Corrida
III. Trepar e suspender
IV. Salto

( ) É um meio de lutar contra o medo.
( ) Desenvolve a coordenação motora global e instintiva.
( ) Educa-se com exercícios de equilíbrio.
( ) A criança aprende a controlar o corpo.

A seqüência correta é:

 III, II, I, IV.
 III, I, IV, II.
 III, I, II, IV.
 III, II, IV, I.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. A FUNÇÃO DA ESCOLA E A DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO RESPECTIVAMENTE:

 ortografizar e recrear o aluno, oferecer exercício físicos com material.
 alfabetizar o aluno; treinar os esportes como o futebol e o basquetebol.
 ampliar o acervo socioafetivo, alfabetizar e treinar todos os esportes.
 ampliar o acervo cultural e dar oportunidade para a alfabetização motora.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. NA ELABORAÇÃO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL, DEVE-SE LEVAR EM CONTA A FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS.


Para crianças com três anos de idade, a aula deve ter:

 25 minutos.
 de 40 a 50 minutos.
 30 minutos.
 45 minutos.

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. SOBRE OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.

I. Os princípios dos estímulos relacionam-se à intensidade na qual as atividades físicas propostas atuam.
II. O princípio de adaptação dos órgãos às peculiaridades de sua atividade relaciona-se à intensidade da atividade física.
III. O princípio cinestésico de movimento relaciona-se à necessidade de atividade.

Agora, assinale a alternativa correta.

 Somente a afirmativa II está correta.
 Somente a afirmativa I está correta.
 As afirmativas I e II estão corretas.
 As afirmativas I e III estão corretas.


2. SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA, PODE-SE AFIRMAR QUE:

 é uma área do conhecimento que integra os alunos na cultura corporal do movimento.
 utiliza-se exercícios e jogos para atingir seus objetivos, apoiando-se, basicamente, em bases psicológicas.
 tem como finalidade contribuir para a formação parcial da criança.
 é um conjunto de atividades físicas, não necessariamente metódicas, que se integram ao processo de educação global, visando ao desenvolvimento do aparelho locomotor.

3. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO PRÓPRIO CORPO, POIS:

 dá consciência do equilíbrio corporal em diversas posições.
 é importante nomear as partes do corpo.
 é importante para a consciência do equilíbrio.
 é o primeiro elemento de domínio do comportamento.

4. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A DISTRIBUIÇÃO DA:

 quantidade de alimento pelo peso.
 estatura pela massa de gordura.
 massa de gordura pela massa óssea.
 massa corporal pela estatura.


1. SOBRE OS EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO E SEUS OBJETIVOS, RELACIONE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA.

I. Marcha
II. Corrida
III. Trepar e suspender
IV. Salto

( ) É um meio de lutar contra o medo.
( ) Desenvolve a coordenação motora global e instintiva.
( ) Educa-se com exercícios de equilíbrio.
( ) A criança aprende a controlar o corpo.

A seqüência correta é:

 III, II, I, IV.
 III, I, IV, II.
 III, I, II, IV.
 III, II, IV, I.

2. A FUNÇÃO DA ESCOLA E A DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO RESPECTIVAMENTE:

 ortografizar e recrear o aluno, oferecer exercício físicos com material.
 alfabetizar o aluno; treinar os esportes como o futebol e o basquetebol.
 ampliar o acervo socioafetivo, alfabetizar e treinar todos os esportes.
 ampliar o acervo cultural e dar oportunidade para a alfabetização motora.


4. SOBRE OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.


I. Os princípios dos estímulos relacionam-se à intensidade na qual as atividades físicas propostas atuam.
II. O princípio de adaptação dos órgãos às peculiaridades de sua atividade relaciona-se à intensidade da atividade física.
III. O princípio cinestésico de movimento relaciona-se à necessidade de atividade.

Agora, assinale a alternativa correta.

 Somente a afirmativa II está correta.
 Somente a afirmativa I está correta.
 As afirmativas I e II estão corretas.
 As afirmativas I e III estão corretas.

10 comentários:

  1. 1. [QuestãoID 16644] A OBRA DE WALLON:

    reconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
    discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
    busca um conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.correta
    analisa o comportamento por meio do movimento.

    ResponderExcluir
  2. 2. [QuestãoID 16667] SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9.494/1996), A AVALIAÇÃO DO ALUNO DEVE SER:

    um conjunto de instrumentos aplicados todos os dias.Correta
    a única medida para verificar o aproveitamento do aluno.
    um instrumento único, com a prova ocorrendo em uma única data.
    um instrumento que serve somente para avaliar o professor.

    ResponderExcluir
  3. 3. [QuestãoID 16665] OS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SE ARTICULAM À ÉTICA NA MEDIDA EM QUE:

    as crianças devem observar como se deu a evolução histórica dos esportes e da recreação.
    os alunos precisam ter noção de higiene, bem-estar e hierarquia, sabendo ganhar e perder.
    os estudantes devem praticar as atividades sem que ocorram brigas ou competições.
    os estudantes precisam compreender limites e capacidades, saber ganhar e perder.correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alternativa b) os estudantes precisam compreender limites e capacidades, saber ganhar e perder.

      Excluir
  4. alternativa B) os estudantes precisam compreender limites e capacidades, saber ganhar e perder

    ResponderExcluir
  5. quanto tempo deve levar uma aula de Ed. Física p crianças de 3 anos?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...