PROVA N2 - EDUCAÇÃO,
CORPO E MOVIMENTO
1. TENDO
COMO BASE OS ESTUDOS DE PSICOMOTRICIDADE, A ESCRITA PODE SER ENTENDIDA COMO UM:
exercício
psicomotor.
instrumento
da expressão gráfica.
instrumento
de apreensão.
exercício
de dominação.
2. FAZER
ROTAÇÃO DOS BRAÇOS É UM PROCEDIMENTO RELACIONADO À CATEGORIA DE MOVIMENTO
ATIVIDADE:
locomotora.
estática.
manipulativa.
não-locomotora.
3. FAZEM
PARTE DO GRUPO CONTROLE E CONHECIMENTO DO CORPO AS ATIVIDADES QUE PRETENDEM:
reconhecer
em si e no outro os membros inferiores e superiores.
nomear as
partes do corpo e aplicá-las no jogo da cultura queimada.
entrar e
pular corda e sair com segurança, fluência e habilidade.
correr
para frente e para trás, saltar corda e bater a bola com as mãos.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
4. NA
ELABORAÇÃO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL, DEVE-SE LEVAR EM CONTA A
FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS.
Para crianças com
três anos de idade, a aula deve ter:
25
minutos.
de 40 a
50 minutos.
45
minutos.
30
minutos.
AÇÃO, CORPO E
MOVIMENTO
1. SOBRE OS EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO E SEUS OBJETIVOS, RELACIONE A
SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA.
I. Marcha
II. Corrida
III. Trepar e suspender
IV. Salto
( ) É um meio de lutar contra o medo.
( ) Desenvolve a coordenação motora global e instintiva.
( ) Educa-se com exercícios de equilíbrio.
( ) A criança aprende a controlar o corpo.
A seqüência correta é:
II. Corrida
III. Trepar e suspender
IV. Salto
( ) É um meio de lutar contra o medo.
( ) Desenvolve a coordenação motora global e instintiva.
( ) Educa-se com exercícios de equilíbrio.
( ) A criança aprende a controlar o corpo.
A seqüência correta é:
III,
II, I, IV.
III, I, IV, II.
III, I, II, IV.
III, II, IV, I.
2. A FUNÇÃO DA ESCOLA E A DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO
RESPECTIVAMENTE:
ortografizar e
recrear o aluno, oferecer exercício físicos com material.
alfabetizar o aluno;
treinar os esportes como o futebol e o basquetebol.
ampliar o
acervo socioafetivo, alfabetizar e treinar todos os esportes.
ampliar
o acervo cultural e dar oportunidade para a alfabetização motora.
3. NA ELABORAÇÃO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL, DEVE-SE LEVAR
EM CONTA A FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS.
Para crianças com três anos
de idade, a aula deve ter:
25 minutos.
de 40 a 50
minutos.
30
minutos.
45 minutos.
4. SOBRE OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, LEIA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.
I. Os princípios dos
estímulos relacionam-se à intensidade na qual as atividades físicas propostas
atuam.
II. O princípio de adaptação dos órgãos às peculiaridades de sua atividade relaciona-se à intensidade da atividade física.
III. O princípio cinestésico de movimento relaciona-se à necessidade de atividade.
Agora, assinale a alternativa correta.
II. O princípio de adaptação dos órgãos às peculiaridades de sua atividade relaciona-se à intensidade da atividade física.
III. O princípio cinestésico de movimento relaciona-se à necessidade de atividade.
Agora, assinale a alternativa correta.
Somente a
afirmativa II está correta.
Somente a
afirmativa I está correta.
As afirmativas
I e II estão corretas.
As
afirmativas I e III estão corretas.
2. SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA, PODE-SE AFIRMAR QUE:
é
uma área do conhecimento que integra os alunos na cultura corporal do
movimento.
utiliza-se
exercícios e jogos para atingir seus objetivos, apoiando-se, basicamente, em
bases psicológicas.
tem
como finalidade contribuir para a formação parcial da criança.
é
um conjunto de atividades físicas, não necessariamente metódicas, que se
integram ao processo de educação global, visando ao desenvolvimento do aparelho
locomotor.
3. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO
PRÓPRIO CORPO, POIS:
dá
consciência do equilíbrio corporal em diversas posições.
é
importante nomear as partes do corpo.
é
importante para a consciência do equilíbrio.
é
o primeiro elemento de domínio do comportamento.
4. POR COMPLEIÇÃO FÍSICA, ENTENDE-SE A
DISTRIBUIÇÃO DA:
quantidade
de alimento pelo peso.
estatura
pela massa de gordura.
massa
de gordura pela massa óssea.
massa
corporal pela estatura.
1. SOBRE OS EXERCÍCIOS DE COORDENAÇÃO E SEUS
OBJETIVOS, RELACIONE A SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA.
I. Marcha
II. Corrida
III. Trepar e suspender
IV. Salto
( ) É um meio de lutar contra o medo.
( ) Desenvolve a coordenação motora global e instintiva.
( ) Educa-se com exercícios de equilíbrio.
( ) A criança aprende a controlar o corpo.
A seqüência correta é:
II. Corrida
III. Trepar e suspender
IV. Salto
( ) É um meio de lutar contra o medo.
( ) Desenvolve a coordenação motora global e instintiva.
( ) Educa-se com exercícios de equilíbrio.
( ) A criança aprende a controlar o corpo.
A seqüência correta é:
III,
II, I, IV.
III,
I, IV, II.
III,
I, II, IV.
III,
II, IV, I.
2. A FUNÇÃO DA ESCOLA E A DAS AULAS DE EDUCAÇÃO
FÍSICA SÃO RESPECTIVAMENTE:
ortografizar
e recrear o aluno, oferecer exercício físicos com material.
alfabetizar
o aluno; treinar os esportes como o futebol e o basquetebol.
ampliar
o acervo socioafetivo, alfabetizar e treinar todos os esportes.
ampliar
o acervo cultural e dar oportunidade para a alfabetização motora.
4. SOBRE OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, LEIA
AS AFIRMAÇÕES ABAIXO.
I. Os princípios dos
estímulos relacionam-se à intensidade na qual as atividades físicas propostas
atuam.
II. O princípio de adaptação dos órgãos às peculiaridades de sua atividade relaciona-se à intensidade da atividade física.
III. O princípio cinestésico de movimento relaciona-se à necessidade de atividade.
Agora, assinale a alternativa correta.
II. O princípio de adaptação dos órgãos às peculiaridades de sua atividade relaciona-se à intensidade da atividade física.
III. O princípio cinestésico de movimento relaciona-se à necessidade de atividade.
Agora, assinale a alternativa correta.
Somente
a afirmativa II está correta.
Somente
a afirmativa I está correta.
As
afirmativas I e II estão corretas.
As
afirmativas I e III estão corretas.
1. [QuestãoID 16644] A OBRA DE WALLON:
ResponderExcluirreconhece a importância do movimento na construção da personalidade.
discute o conceito de psicomotricidade como a educação dos movimentos.
busca um conceito para unidade funcional e biológica em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.correta
analisa o comportamento por meio do movimento.
SEQUÊNCIA CORRETA III,II,IV,I
Excluir2. [QuestãoID 16667] SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9.494/1996), A AVALIAÇÃO DO ALUNO DEVE SER:
ResponderExcluirum conjunto de instrumentos aplicados todos os dias.Correta
a única medida para verificar o aproveitamento do aluno.
um instrumento único, com a prova ocorrendo em uma única data.
um instrumento que serve somente para avaliar o professor.
Um conjunto de instrumentos aplicados todos os dias
Excluir3. [QuestãoID 16665] OS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SE ARTICULAM À ÉTICA NA MEDIDA EM QUE:
ResponderExcluiras crianças devem observar como se deu a evolução histórica dos esportes e da recreação.
os alunos precisam ter noção de higiene, bem-estar e hierarquia, sabendo ganhar e perder.
os estudantes devem praticar as atividades sem que ocorram brigas ou competições.
os estudantes precisam compreender limites e capacidades, saber ganhar e perder.correta
alternativa b) os estudantes precisam compreender limites e capacidades, saber ganhar e perder.
Excluiralternativa B) os estudantes precisam compreender limites e capacidades, saber ganhar e perder
ResponderExcluirquanto tempo deve levar uma aula de Ed. Física p crianças de 3 anos?
ResponderExcluir30 minutos
ExcluirParabéns pela iniciativa!
ResponderExcluir