Olá colegas do Curso de PEDAGOGIA EAD,
Estou aqui postando uma parte do questionário de estudo
que estou como de costume revisando com meu material pessoal.
Caso alguém tenha conteúdo INÉDITO me envie relamente
há muito material mas na sua maioria REPETIDO, por isso
peço que se for INÉDITO ME ENVIEM desta forma
nosso material ficará mais completo para estudo.
Abraços e bons estudos a todos.
Módulo 10
Matéria fundamentos Teóricos e
Práticos de Ciências
Revisão em 10/09/2012 (início)
A aprendizagem por ciclos é um dos
modelos mais conhecidos e com maior efetividade para o ensino de ciências. A
aprendizagem por ciclos é atualmente dividida em cinco estágios:
envolvimento, exploração, explicação, elaboração e aprofundamento e
avaliação. A fase de exploração é um excelente momento para engajar os alunos
em investigação. Cite 3 atividades realizadas pelos alunos na fase de
exploração P. 203
-Nessa fase pelos alunos são coletar evidencias dados ,fazer anotações
e organizar as informações compartilhar observações e fazer trabalho
cooperativo. A fase exploratória ajudar os alunos a construírem uma
experiência em comum enquanto investigam
-R = Os alunos podem assumir papéis como o de anotador, coletor de
materiais, leitor, ou coordenador do grupo.
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Cite 2 características do conhecimento teológico segundo
a leitura do modulo fundamental teóricos e praticas do ensino de Ciências.? Pg. 11
*busca e aplica leis : a ciência busca as leis da realidade e aplica
as o cientista não se detem nas qualidades essenciais dos fatos, mas busca
sempre sua universalidade, as leis que determina o Constancia de sua interligação,
quando se dessas leis se aplica as na busca de outras.
* E aberta: o conhecimento cientifico não e dogmático ao contrario, e
aberto precisamente porque reconhece se fatível, essa condição permite que
ela se renove, assegurando o progresso da ciência.
* e constituído por um conjunto de conhecimento oriundos da
aceitação,pelos homens dos dados da revelação divina da Fe.
* apresenta resposta para
questões que o homem não pode responder com os demas níveis de conhecimento.
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A aprendizagem por ciclos é um dos
modelos mais conhecidos e com maior efetividade para o ensino de ciências. A
aprendizagem por ciclos é atualmente dividida em cinco estágios:
envolvimento, exploração, explicação, elaboração e aprofundamento e
avaliação. A fase de exploração é um excelente momento para engajar os alunos
em investigação. Cite 3 atividades realizadas pelos alunos na fase de exploração.
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A
aprendizagem por ciclos é um dos modelos mais conhecidos e com maior
efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem por ciclos é atualmente
dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração, explicação, elaboração
e aprofundamento e avaliação. A fase de exploração é um excelente momento
para engajar os alunos em investigação. Cite 3 atividades realizadas pelos
alunos na fase de exploração. Pg.203
R: Na fase da exploração, os alunos coletam
evidências, dados, anotam e organizam as informações obtidas,
compartilham as observações, fazendo assim um trabalho cooperativo,
ajudando-os a construírem uma experiência em comum enquanto investigam.
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1.
A
aprendizagem por ciclos é um dos modelos mais conhecidos e com maior
efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem por ciclos é atualmente
dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração, explicação, elaboração
e aprofundamento e avaliação. A fase de exploração é um excelente momento
para engajar os alunos em investigação. Cite 3 atividades realizadas pelos
alunos na fase de exploração.
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A aprendizagem por ciclos é um dos
modelos mais conhecidos e com maior efetividade para o ensino de ciências. A
aprendizagem por ciclos é atualmente dividida em cinco estágios:
envolvimento, exploração, explicação, elaboração e aprofundamento e
avaliação. A fase de exploração é um excelente momento para engajar os alunos
em investigação. Cite três atividades realizadas pelos alunos na fase de
exploração. Pg.203
R: Na fase da exploração, os alunos coletam evidências, dados, anotam e organizam as informações obtidas, compartilham as observações, fazendo assim um trabalho cooperativo, ajudando-os a construírem uma experiência em comum enquanto investigam. |
Cite 02 características do
conhecimento teológico, segundo a leitura do módulo fundamentos
teológicos e praticas do ensino de Ciências. Pg. 11
R: O conhecimento teológico apresenta respostas para
questões que o homem não pode responder e é constituído por conhecimentos
originários da aceitação, pelos homens, dos dados da revelação divina, da fé.
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Cite
2 características do conhecimento científico, segundo a leitura do módulo
Fund. Teórico e Prático Ciências. Pg. 12
R: Uma característica do conhecimento científico é que
ele é analítico, pois quando estuda um fato, a ciência o decompõe em partes
para depois reconstruí-lo (análise e síntese) e outra característica é que
requer exatidão e clareza, não se eximindo obviamente de algum erro ou
inexatidão.
|
Cite 2 características do
conhecimento científico, segundo a leitura do módulo Fundamentos Teóricos e
Práticos do Ensino de Ciências? Pg. 11 e 12
RESP.: Uma
característica do conhecimento científico é que ele é analítico, pois quando
estuda um fato, a ciência o decompõe em partes para depois reconstruí-lo
(análise e síntese) e outra característica é que requer exatidão e clareza,
não se eximindo obviamente de algum erro ou inexatidão.
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Cite duas características do conhecimento
científico, segundo a leitura do módulo Fund. Teórico e Prático Ciências. Pg.
12
R: Uma característica do conhecimento científico é que ele é analítico, pois quando estuda um fato, a ciência o decompõe em partes para depois reconstruí-lo (análise e síntese) e outra característica é que requer exatidão e clareza, não se eximindo obviamente de algum erro ou inexatidão. |
Como
é avaliação defendida pelos PCN para ciências?
Pg
69 A avaliação nos PCNs é considerada elemento favorecedor da melhoria da
qualidade da aprendizagem, deixando de funcionar como arma contra o aluno. É
realizada em cada ciclo e se constituem em indicadores para a reorganização
do processo de ensino-aprendizagem.
A exclusão do profissional da
educação nas discussões acadêmicas da ciência, nos debates e processos
que nortear o ensino-aprendizagem contribui para o quadro atual da
desvalorização, para as condições precárias de trabalho, que impedem os
profissionais de adotar as proposta dos PCNs , e de realizar mediações entre
o saber pautado nas transformações atuais.
Transformações essas que exige do
profissional da educação compreender os conflitos sociais, étnicos,
culturais, as lutas pelo poder, os problemas econômicos e ambientais do
planeta. Exige um saber essencial para entendê-la e compreender o mundo
contemporâneo, organizar uma ligação com outros campos do conhecimento e
por sua vez ser capaz de aumentar,no âmbito da escola, uma perspectiva
transdisciplinar, como defendida pelos PCN.
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Como métodos de investigação,
sismologia e comparação com meteoritos auxiliam na compreensão do planeta
terra. Explique de forma breve – Pag 319 (estou em dúvida)
O planeta terra é muito complexo e constituído de
diversos ambientes e setores, alguns é possível ter acesso direto outros são
muito profundos e rochosos tornando seu acesso limitado, devido a isso é
preciso obter informações das partes mais profundas da terra através dos
métodos de investigação, sismologia e comparação com meterioritos, esses
estudos conseguem trazer informações sobre o planeta terra auxiliando na sua
compreensão.
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Como os professores devem ensinar as
direções com o uso da bússola para os alunos?
Eliana, eu comecei a ler á
partir da pg 149, que começa falando do comportamento magnético da bússola,
logo abaixo já fala da professora Sari que foi pesquisar para fazer as
perguntas certas e interessantes para seus alunos, já que esse assunto é
muito grande.
A professora Sari, estudou
dois livros, o primeiro sobre minerais e a magnetita e o outro sobre como
ensinar sobre rochas.
Tudo isso para poder explicar
como a bússola funciona. pg 164.
*
Na verdade o professor deve
se preparar com questões intrigantes que envolvam os alunos. O assunto da
bússola é extenso pois envolve rochas, minerais e magnetita.
Essa pergunta eu achei
dificil mesmo, e acho que seja um resumo da sua opinião.
Ou seja, buscar e o mais
importante, entender a informação localizada.
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Considere
a afirmação abaixo:
Um
problema que existe, ainda hoje, em muitas salas de aula, é um ensino
dicotomizado entre a ciência do quadro-de-giz (meramente reprodutiva,
preocupado com a memorização de conceitos científicos) e a “ciência” do
cotidiano do aluno (mais próxima do aluno e usada por ele para explicar a
realidade). Que proposta para o ensino de Ciências Naturais os Parâmetros
Curriculares Nacionais trazem para superar este ensino dicotomizado? Pg. 76
R: Para superar o ensino dicotomizado, os PCNs
propõe um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e
suas transformações, reconhecendo o ser humano como parte do universo e como
individuo, contribuindo para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos
da natureza, no modo de intervir na natureza, em como utilizar seus recursos,
e para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre
ciência, sociedade e tecnologia.
|
Considere a afirmação abaixo:
A idéia do homem, como dono da
natureza ou senhor absoluto dela, foi reforçada durante muito tempo nas
escolas quando se ensinava a partir de uma concepção antropocêntrica, na qual
o ser humano esta no centro, numa posição de destaque em relação aos outros
seres vivos e, portanto, a natureza esta a seu dispor. Pergunta-se: Como é a
prática pedagógica, defendida no bloco temático Ambiente dos Parâmetros
Curriculares Nacionais para Ciências Naturais, para derrubar esta concepção
antropocêntrica de ensino?
RESP 01.:
A prática pedagógica defendida seria voltada para a
reconstrução da relação “ser humano
versus natureza”, e ampliar o conhecimento de como a natureza se
comporta e como vida se processa. Nessa nova concepção, o homem e a
natureza dependem um do outro para sua sobrevivência, devendo haver um
respeito pelos bens naturais, para que nosso planeta seja preservado.
RESP 02 .:
Aponta-se a necessidade de uma pratica pedagógica voltada
para a reconstrução da relação ser humano versus natureza e alheio a ela, alem
disso e importante que na escola se amplie o conhecimento de como a natureza
se comporta e como a vida se processa.
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Considere a afirmação abaixo: a ideia do homem,
como dono da natureza ou senhor absoluto dela, foi reforçada durante muito
tempo nas escolas quando se ensinava a partir de uma concepção
antropocêntrica, na qual o ser humano esta no centro, numa posição de
destaque em relação aos outros seres vivos e, portanto, a natureza esta a seu
dispor. Pergunta-se: como é a prática pedagógica, defendida no bloco temático
Ambiente dos Parâmetros curriculares nacionais para ciências Naturais, para
derrubar esta concepção antropocêntrica de ensino?
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Considere a afirmação abaixo: A idéia
do homem, como dono da natureza ou senhor absoluto dela, foi reforçada
durante muito tempo nas escolas quando se ensinava a partir de uma concepção
antropocêntrica, na qual o ser humano esta no centro, numa posição de
destaque em relação aos outros seres vivos e, portanto, a natureza esta a seu
dispor. Pergunta-se: Como é a prática pedagógica, defendida no bloco temático
Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ciências Naturais, para
derrubar esta concepção antropocêntrica de ensino?
R: A prática pedagógica defendida seria voltada para a
reconstrução da relação “ser humano versus natureza”, e ampliar o
conhecimento de como a natureza se comporta e como vida se processa.
Nessa nova concepção, o homem e a natureza dependem um do outro para sua
sobrevivência, devendo haver um respeito pelos bens naturais, para que nosso
planeta seja preservado.
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Considere a afirmação abaixo: A idéia
do homem, como dono da
natureza ou senhor absoluto dela, foi reforçada durante muito tempo nas escolas quando se ensinava a partir de uma concepção antropocêntrica, na qual o ser humano esta no centro, numa posição de destaque em relação aos outros seres vivos e, portanto, a natureza esta a seu dispor. Pergunta-se: Como é a pratica pedagógica, defendida no bloco temático Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ciências Naturais, para derrubar esta concepção antropocêntrica de ensino? |
Considere a afirmação abaixo:
Um problema que existe, ainda hoje, em muitas salas de aula, é um ensino dicotomizado entre a ciência do quadro-de-giz (meramente reprodutiva, preocupado com a memorização de conceitos científicos) e a “ciência” do cotidiano do aluno (mais próxima do aluno e usada por ele para explicar a realidade). Que proposta para o ensino de Ciências Naturais os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem para superar este ensino dicotomizado? Pg. 76 R: Para superar o ensino dicotomizado, os PCN propõem um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o ser humano como parte do universo e como individuo, contribuindo para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, no modo de intervir na natureza, em como utilizar seus recursos, e para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade e tecnologia |
Considere
o texto abaixo a respeito da avaliação no ensino de ciência coerentemente a
concepção de conteúdos e aos objetivos propostos, a avaliação deve considerar
o desenvolvimento das capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de
conceitos,de procedimentos e de atitudes. A partir do exposto pergunta-se
como é a avaliação defendida pelos parâmetros nacionais para as ciências
naturais.
R: A
avaliação pode ser realizada ao se solicitar que o aluno interprete
algumas situações determinadas, cujo entendimento demanda os conceitos que
estão sendo aprendidos, ou seja, que interpretem uma figura, um texto, um
problema, etc. Essas situações tornam possível avaliar-se tanto a evolução
conceitual quanto a aprendizagem de procedimentos, sendo que esse tipo de
avaliação faz parte do processo ensino-aprendizagem.
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Considere o texto abaixo a respeito
da avaliação no ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdos e
aos objetivos propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das
capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de conceitos,de
procedimentos e de atitudes. A partir do exposto pergunta-se como é a
avaliação defendida pelos parâmetros nacionais para as ciências naturais.
R: A avaliação pode ser realizada ao se solicitar que o aluno interprete algumas situações determinadas, cujo entendimento demanda os conceitos que estão sendo aprendidos, ou seja, que interpretem uma figura, um texto, um problema, etc. Essas situações tornam possível avaliar-se tanto a evolução conceitual quanto a aprendizagem de procedimentos, sendo que esse tipo de avaliação faz parte do processo ensino-aprendizagem. |
Considere o texto abaixo: A
investigação é uma importante estratégia no ensino de ciências. Ela é uma atividade
multifacetada, que envolve observar, perguntar, examinar livros e
outras fontes de informação para ver o que já conhecido, planejar
investigações revendo o que já sabe de luz de evidências usando ferramentas,
para analisar e interpretar dados, propor respostas, explicações, previsões e
finalmente comunicar os resultados. Considerando que a habilidade e
competência do professor são imprescindíveis nas aulas como investigação,
cite três características que o professor precisa ter. Pag. 170
R: - Investigação - fazer perguntas que requeiram
habilidade de raciocínio - esperar o aluno responder
e não o interromper no meio da resposta - agradecer a
contribuição dos alunos, fazendo reforço positivo às respostas
|
Dê
duas características da pedagogia relacional?
Na pedagogia relacional o professor acredita que
tudo que o aluno construir em sua vida serve de patamar para construir o
conhecimento, isso significa que a aprendizagem se dá pela construção, ou
seja, construtivismo.
Na pedagogia relacional o professor não tem o papel de
autoritarismo, ao contrario, aluno e professor constroem o conhecimento
juntos, isso não significa que não há regras na sala, as regras existem, mas
com o objetivo de construir uma disciplina intelectual e possibilitar uma boa
convivência que ajude a formar o ambiente ideal para a aprendizagem.
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Descreva sucintamente o que são leis
cientificas? Pg 29
R a leis
cientificas estabelecem necessárias entre dois fenômeno unversais que devem
se suscetivas absolutamente para todos os coasa,não são leis cientificas
Segundo algum autores em geral a verdade de uma lei cientifica e provissoria
o que hoje graças as nvas abservaçoes e descobertas.
|
Explique
o que é solo, e por que é importante ensinar sobre ele.
R: O solo, também chamado de terra, é a camada
superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados
minerais e matéria orgânica proveniente da decomposição de animais e
plantas. É importante ensinar sobre ele para que as crianças aprendam desde
cedo as condições primordiais para sua proteção e conservação.
|
Explique
o que é solo, e por que é importante ensinar sobre ele. Pg. 88,89
RESP 01.:
O solo, também
chamado de terra, é a camada superficial da crosta terrestre, sendo
formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da
decomposição de animais
e plantas.
R: O
solo, também chamado de terra, é a camada superficial da crosta terrestre,
sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica
proveniente da decomposição de animais e
plantas. É importante ensinar sobre ele para que as crianças aprendam desde
cedo as condições primordiais para sua proteção e conservação.
RESP 02 .:
O termo solo pode se referir as camadas mais superficiais
de um terreno, onde as plantas geralmente crescem e a maior parte dos animais
terrestres vivem, assim esse e um importante recurso que nos garante, direta
ou indiretamente, a produção de alimentos roupas e abrigo o estudo sobre o
solo e uma atividade instrutiva para toda criança de área rural ou urbana de
qualquer região do pais aprende sobre diversos aspecto do que o solo, como
forma, como utilizado pode despertar a curiosidade e contribuir de maneira significativa
na proteção desse recurso.
|
Explique o que é solo, e por
que é importante ensinar sobre ele.
R: O solo, também chamado de terra, é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica proveniente da decomposição de animais e plantas. É importante ensinar sobre ele para que as crianças aprendam desde cedo as condições primordiais para sua proteção e conservação. |
N1 –
Modelo 4
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No
capítulo: Ensinado assuntos controversos, a autora afirma que não existe uma
“verdade científica”, pois a ciência é uma produção humana e portanto,
sujeito a equívocos, distorções e fragilidades típicas do ser humano em sua
busca de novos conhecimentos. Mais adiante, a autora comenta que há alguns
assuntos da ciência contemporânea que são bastante polêmicos, e que é
imprescindível ao professor que, mais que conhecer estes temas, seja capaz de
propor uma discussão de forma eficaz em sala de aula.
Cite
3 temas polêmicos da ciência contemporânea mencionadas pela autora. Pg. 231
R:Terapia congênita, aborto e evolução, alimentos geneticamente
transformados e uso de células-tronco embrionárias.
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No capítulo: Ensinado assuntos
controversos, a autora afirma que não existe uma “verdade científica”, pois a
ciência é uma produção humana e, portanto, sujeito a equívocos, distorções e
fragilidades típicas do ser humano em sua busca de novos conhecimentos. Mais
adiante, a autora comenta que há alguns assuntos da ciência contemporânea que
são bastante polêmicos, e que é imprescindível ao professor que, mais que
conhecer estes temas, seja capaz de propor uma discussão de forma eficaz em
sala de aula. Cite três temas polêmicos da ciência contemporânea mencionadas
pela autora. Pg. 231
RESP 01.: Terapia
congênita, aborto e evolução, alimentos geneticamente transformados e uso de
células-tronco embrionárias.
RESP 02 .: São temas polemicas da ciências contemporânea, Terapia
congênita, aborto e evolução, alimentos geneticamente transformados e uso de
células tronco embrionárias.
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No capítulo: Ensinado assuntos
controversos, a autora afirma que não existe uma “verdade científica”, pois a
ciência é uma produção humana e, portanto, sujeito a equívocos, distorções e
fragilidades típicas do ser humano em sua busca de novos conhecimentos. Mais
adiante, a autora comenta que há alguns assuntos da ciência contemporânea que
são bastante polêmicos, e que é imprescindível ao professor que, mais que
conhecer estes temas, seja capaz de propor uma discussão de forma eficaz em
sala de aula. Cite três temas polêmicos da ciência contemporânea mencionadas
pela autora. Pg. 231
R: Terapia congênita, aborto e evolução, alimentos geneticamente transformados e uso de células-tronco embrionárias. |
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais
Ciências Naturais encontramos os conteúdos Organizados em blocos Temáticos em
cada bloco são apontados os conceitos, procedimentos e atitudes necessários
para a compreensão da temática em foco. Considerando essa resposta o que são conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais?
|
O
planeta Terra tem um raio de quase 6.400 km, no entanto as escavações e
sondagens mais profundas chegaram no máximo a 13km. Para se obter informações
do interior inacessível do planeta, os pesquisadores utilizam métodos
indiretos de investigação: sismologia e a comparação com meteoritos. Explique
de forma breve como estes métodos indiretos auxiliam na compreensão do
planeta terra. Pg. 319
R: A sismologia é o estudo do comportamento das ondas
sísmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. Essas ondas
elásticas propagam-se gerando deformações, sendo gerados por explosões
artificiais e, sobretudo, pelos terremotos. As ondas sísmicas mudam de velocidade
e de direção e das características do meio atravessado. As informações sobre
a velocidade das ondas sísmicas no interior da terra permitiram reconhecer 3
camadas principais crosta, manto e núcleo tem seus estado físico,
temperatura, pressão e espessura.
|
O planeta Terra tem um raio de quase 6.400 km, no entanto as
escavações e sondagens mais profundas chegaram no máximo a 13km. Para se
obter informações do interior inacessível do planeta, os pesquisadores
utilizam métodos indiretos de investigação: sismologia e a comparação com
meteoritos. Explique de forma breve como estes métodos indiretos auxiliam na
compreensão do planeta terra. Pg
319
RESP 01.: A sismologia e o estudo do comportamento das ondas
sísmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. Essa ondas
elásticas preparam-se gerando deformações sendo gerados por explosões
artificiais e , sobretudo pelos terremotos, as ondas sísmicas mudam de velocidade
e de direção e das características do meio atravessado. As informações sobre
a velocidade das ondas sísmicas no interior da terra permitiram reconhecer 3
camadas principais crosta, manto e núcleo tem seus estado físico temperatura,
pressão e espessura.
|
O planeta Terra tem um raio de quase 6.400 km, no entanto as
escavações e sondagens mais profundas chegaram no máximo a 13km. Para se
obter informações do interior inascessível do planeta, os pesquisadores
utilizam métodos indiretos de investigação : sismologia e a comparação com
meteoritos. Explique de forma breve como estes métodos indiretos auxiliam na
compreensão do planeta terra. Pg 319
A
sismologia e o estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as
diversas partes internas do planeta. Essa ondas elásticas prepagam-se gerando
deformações sendo gerados por explosões artificiais e , sobretudo pelos
terrematos, as ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção e das
caracterisitcas do meio atravessado. As informações sobre a velocidade das
ondas sísmicas no interior da terra permitiram reconhecer 3 camadas
principais crosta, manto e núcleo tem seus estado físico temperatura , pressão
e espessura.
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O planeta Terra tem um raio de
quase 6.400 km, no entanto as escavações e sondagens mais profundas chegaram
ao máximo a 13 km. Para se obter informações do interior inacessível do
planeta, os pesquisadores utilizam métodos indiretos de investigação:
sismologia e a comparação com meteoritos. Explique, de forma breve como estes
métodos indiretos auxiliam na compreensão do planeta terra. Pg. 319
R: A sismologia é o estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. Essas ondas elásticas propagam-se gerando deformações, sendo gerados por explosões artificiais e, sobretudo, pelos terremotos. As ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção e das características do meio atravessado. As informações sobre a velocidade das ondas sísmicas no interior da terra permitiram reconhecer 3 camadas principais crosta, manto e núcleo tem seus estado físico, temperatura, pressão e espessura. |
O que
o professor precisa ter nas aulas de investigação?
Os professores precisam preparar o ambiente para que a
aula de investigação ocorra de uma forma com que os alunos se sintam
estimulados para aprender, o professor precisa pensar em estratégias para
usar nessas aulas a fim de ajudar no aprendizado do aluno.
O professor deve planejar sua aula com antecedência
pensando em atender as necessidades de seus alunos, vendo o que eles já sabem
e até onde pode ir naquela aula para que todos tirem o devido proveito. O
professor também deve levar em conta a opinião dos alunos, e propiciar
discussões sobre o assunto abordado para provocar o raciocínio, nesse tipo de
aula o professor deve estar acessível aos alunos circulando pela sala para
que todos tenham acesso a ele.
|
O que o professor precisa ter nas
aulas de investigação?
|
O que o professor precisa ter nas
aulas de investigação?
|
Podemos alem de
classificar as ciências em naturais e humanas, classificá-la em ciências
formais e ciências factuais. Descreva sucintamente as principais características
de cada uma delas:
|
Prova
N1 – Modelo 2
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Quais
são as diferenças de ciências naturais e ciências humanas? Dê exemplos
Ciências naturais é aquela que estuda os fatos do mundo
real, que podemos ver, sentir ou pelo menos perceber indiretamente ou por
meio de aparelhos, como o calor que podemos sentir, um objeto visível como
uma cadeira que podemos apalpar. Exemplo de ciências naturais são os estudos
de Biologia ou Física
Ciências Humanas é aquela que estuda os fatos da mente
e os conflitos como família, população e estudos dos grupos sociais. Exemplo
que ciências humanas são os estudos de Psicologia e História.
|
Quais são as diferenças de ciências
naturais e ciências humanas?Dê exemplos.
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Segundo
a leitura do módulo Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências, as
ciências podem ser classificadas de duas formas diferentes:as naturais e as
humanas,descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de
conhecimentos que pertencem a cada uma delas. Pag.22
R: Ciência naturais: estuda os fatos do mundo real, que
podemos ver, sentir ou perceber por meio de aparelhos. Ex: calor, força. Ciências
humanas: estuda os fatos relacionados à mente, aos conflitos humanos, à
família, aos grupos sociais, à população.
|
Segundo a leitura do módulo,
Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências, as ciências podem ser
classificadas de duas formas diferentes: as naturais e as humanas descreva a
diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de conhecimentos que
pertencem a cada uma delas. Pag.22
R: Ciências naturais: estuda os fatos do mundo real, que podemos ver sentir ou perceber por meio de aparelhos. Ex: calor, força. Ciências humanas: estuda os fatos relacionados à mente, aos conflitos humanos, à família, aos grupos sociais, à população. |
Segundo
o capítulo ‘ As Concepções epistemológicas do Professor, como um dos
determinantes do processo ensino aprendizagem, cite duas
características da pedagogia relacional.
R: A pedagogia relacional tem como característica a
construção o conhecimento. O professor defensor dessa pedagogia acredita que
o aluno só aprenderá e construirá um novo conhecimento se agir sobre o
material apresentado pelo professor, e esses materiais devem apresentar um
problema que estimule o aluno a refletir e a investigar.
|
Segundo o capítulo ‘ As
Concepções epistemológicas do Professor, como um dos determinantes do
processo ensino aprendizagem, cite duas características da pedagogia
relacional.
R: A pedagogia relacional tem como característica a construção o conhecimento. O professor defensor dessa pedagogia acredita que o aluno só aprenderá e construirá um novo conhecimento se agir sobre o material apresentado pelo professor, e esses materiais devem apresentar um problema que estimule o aluno a refletir e a investigar. |
Segundo o capítulo ‘ As Concepções
epistemológicas do profº como um dos determinantes do processo ensino
aprendizagem’ cite dois características da pedagogia relacional.
Considere
o texto abaixo a respeito da avaliação no ensino de ciência coerentemente a
concepção de conteúdos e aos objetivos propostos, a avaliação deve considerar
o desenvolvimento das capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de conceitos,de procedimentos
e de atitudes.A partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida
pelos parâmetros nacionais para as ciências naturais.
1) Segundo a leitura do módulo
Fundamentos Teóricos e práticos do ensino de ciências,as ciências podem ser
classificadas de duas formas diferentes:as naturais e as humanas,descreva a
diferença entre elas,apontando pelo menos uma área de conhecimentos que
pertencem a cada uma delas.
Considere
o texto abaixo:A investigação é uma importante estratégia no ensino de
ciências.Ela é uma atividade multifacetada,que envolve observar,perguntar
examinar livros e outras fontes de informação para ver o que já
conhecido,planejar investigações revendo o que já sabe de luz de evidências
usando ferramentas,para analisar e interpretar dados,propor
respostas,explicações ,previsões e finalmente comunicar os
resultados.Considerando que a habilidade e competência do profº são
imprescindíveis nas aulas como investigação. Cite três características que o
professor precisa ter.
|
Segundo o capitulo as concepções
epestemológica do professor como um determinantes do processo ensino
aprendizagem. cite duas caracteristicas da pedagogia não-diretiva:
|
Segundo o capítulo Parâmetros
curriculares nacionais: introdução descreva três elementos presentes na sua
estrutura organizacional pg. 69
R: 1- Os objetivos gerais do Ensino Fundamental constituem referência principal para definição de áreas e temas. 2- A avaliação nos PCNs é um elemento que visa favorecer a melhoria da qualidade da aprendizagem, e não uma “arma” contra o aluno. 3- Os conteúdos são apresentados como blocos no interior de cada área, e devem estar presentes em todo ensino fundamental |
Segundo o capítulo Parâmetros
curriculares nacionais: introdução, descreva três elementos presentes na sua
estrutura organizacional pg. 69
R: 1- Os objetivos gerais do Ensino Fundamental constituem
referência principal para definição de áreas e temas. 2- A avaliação nos PCNs
é um elemento que visa favorecer a melhoria da qualidade da
aprendizagem, e não uma “arma” contra o aluno. 3- Os conteúdos são
apresentados como blocos no interior de cada área, e devem estar presentes em
todo ensino fundamental.
|
Segundo o capítulo Parâmetros curriculares
nacionais: introdução, descreva três elementos presentes na sua estrutura
organizacional.
|
Segundo o capítulo Parâmetros
curriculares nacionais: introdução, descreva três elementos presentes na sua
estrutura organizacional P. 69
1- Os objetivos gerais do Ensino Fundamental constituem
referência principal para definição de áreas e temas.
2- A avaliação nos PCNs é um elemento que favorece a melhoria da
qualidade da aprendizagem, e não uma “arma” contra o aluno.
3- Os conteúdos são apresentados como blocos no interior de cada
área, devendo estar presentes em toda escolaridade fundamental.
|
Segundo o capítulo Parâmetros
curriculares nacionais: introdução, descreva três elementos presentes na sua
estrutura organizacional.
|
2.
Segundo
o capítulo Parâmetros curriculares nacionais: introdução, descreva três
elementos presentes na sua estrutura organizacional.
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Segundo o capítulo Parâmetros curriculares nacionais: introdução, descreva três elementos presentes na sua estrutura organizacional |
Segundo o modulo F.T.P.E.C. (livro),
cite e descreva sucintamente as duas ideias mais ceitas sobre a definição do
que é curriculo:
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Segundo o modulo FTPC o filosófico
Frances bacon propunha um a forma especifica para o estudo da natureza, qual
era essa forma? P. 41
Bacon
propunha o método indutivo como natureza e fazer a ciência progredir.
Aconselhou a observação e a experimentação para o estudo da natureza e
menosprezou a dedução como forma valida de raciocínio , inclusive nas
ciências.
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Segundo o modulo FTPC o filosófico
Frances bacon propunha um a forma especifica para o estudo da natureza.qual
era essa forma? Pg 41
Bacon
propunha o método indutivo como natureza e fazer a ciência progredir.
Aconselhou a observação e a experimentação para o estudo da natureza e
menosprezou a dedução como forma valida de raciocínio , inclusive nas
ciências.
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Segundo o módulo Fund. Téo Pra Ciências, o filósofo Francis
Bacon propunha uma forma específica para o estudo da natureza. Qual era esta
forma?
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Segundo o módulo Fund. Teórico
e Prático de Ciências, o filósofo Francis Bacon propunha uma forma específica
para o estudo da natureza. Qual era esta forma? pg. 41
R: Bacon propunha o método indutivo como sendo o único pelo qual se pode conhecer natureza e fazer a ciência progredir. Aconselhou a observação e a experimentação para o estudo da natureza e menosprezou a dedução como forma valida de raciocínio, inclusive nas ciências. 9-Descreva sucintamente o que são leis científicas. Pg. 29 R: Leis científicas são enunciadas universais que devem ser suscetíveis de reformulação ou refutação. |
Segundo o módulo Fund.Teórico e
Prático de Ciências, o filósofo Francis Bacon propunha uma forma
específica para o estudo da natureza. Qual era esta forma? pg. 41
R: Bacon propunha o método indutivo como sendo o único
pelo qual se pode conhecer natureza e fazer a ciência progredir. Aconselhou a
observação e a experimentação para o estudo da natureza e menosprezou a
dedução como forma valida de raciocínio, inclusive nas ciências.
N1 – Prova Modelo 3 1)Descreva sucintamente o que são leis científicas. Pg. 29 R: Leis científicas são enunciados universais que devem ser suscetíveis de reformulação ou refutação. |
Um grande filosófico que teve grande
influencia para o desenvolvimento da ciência foi Kant. Cite resumidamente
alguns de suas idéias? P. 41
e 42
R1- Sengundo Kant, o conhecimento e uma síntese que resulta do jogo
combinado entre sensibilidade passiva e receptiva do múltiplas impressões
externas e o espírito, espontânea, oativo e unificador analisa a razão como
instrumento de conhecimento e conclui que so conhecemos as aparências,os
fenômenos e não os seres em si.A impressões são recebidas passivamente pelos
sentidos e ate ai não constituem uma verdadeira representação.O conhecimento
forma se qdo as nossas impressões, o espírito reage e aplica suas a tegoria
existentes a priori como as eles tempo,espaço, causalidade e outras .assim
ára Kant,não podemos conhecer as coisas em si ,mas paenas as revestidas com
nossa subjetividade.
R2- Kant analisa a razão como instrumento de conhecimento e
conclui que só conhecemos as aparências e fenômenos e não os seres entre si,
não podemos conhecer as coisas em si, somente as revestidas com a nossa
subjetividade.
R3- Kant é famoso sobre tudo pela elaboração do denominado idealismo
transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que
não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam
de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da
natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do
relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No
entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas
contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.
Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira
moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a
hipótese Kant-Laplace.
Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de
Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual
e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre
ciência, física, matemática, etc.
CONTINUAÇÃO1
Kant se perguntou como são possíveis juízos sintéticos a priori? Para
responder a essa pergunta, Kant escreveu esse livro portentoso, de mais de
800 páginas.
Crítica da Razão Pura (1781)conhecida como "primeira crítica
As nossas obrigações morais podem ser resultantes do imperativo
categórico. O imperativo categórico pode ser formulado em três formas, que
ele acreditava serem mais ou menos equivalentes (apesar de opinião contrária
de muitos comentadores):
1-
A primeira
formulação (a fórmula da lei universal) diz: "Age somente em
concordância com aquela máxima através da qual tu possas ao mesmo tempo
querer que ela venha a se tornar uma lei universal".
2-
A segunda
fórmula (a fórmula da humanidade) diz: "Age por forma a que uses a
humanidade, quer na tua pessoa como de qualquer outra, sempre ao mesmo tempo
como fim, nunca meramente como meio".
3-
A terceira fórmula (a fórmula da autonomia)
é uma síntese das duas prévias. Diz que deveremos agir por forma a que
possamos pensar de nós próprios como leis universais legislativas através das
nossas máximas. Podemos pensar em nós como tais legisladores autônomos apenas
se seguirmos as nossas próprias leis..
CONTINUAÇÃO 2
Kant define a palavra esclarecimento como a saída do homem de sua
menoridade. Segundo esse pensador, o homem é responsável por sua saída da
menoridade. Kant define essa menoridade como a incapacidade do homem de fazer
uso do seu próprio entendimento.
MOTIVOS: A permanência do homem na menoridade se deve ao fato de ele
não ousar pensar.
A covardia e a preguiça são as causas que levam os homens a
permanecerem na menoridade.
Um outro motivo é o comodismo. É bastante cômodo permanecer na área de
conforto. É cômodo que existam pessoas e objetos que pensem e façam tudo e
tomem decisões em nosso lugar. É mais fácil que alguém o faça, do que fazer
determinado esforço, pois já existem outros que podem fazer por mim. Os
homens quando permanecem na menoridade, são incapazes de fazer uso das
próprias pernas, são incapazes de tomar suas próprias decisões e fazer suas
próprias escolhas.
Em seu texto O que é o Iluminismo?, Kant sintetiza seu otimismo
iluminista [1] em relação à possibilidade de o homem seguir por sua própria
razão, sem deixar enganar pelas crenças, tradições e opiniões alheias. Nele,
descreve o processo de ilustração como sendo "a saída do homem de sua
menoridade", ou seja, um momento em que o ser humano, como uma criança
que cresce e amadurece, se torna consciente da força e inteligência para
fundamentar, sob o conhecimento à priori, a sua própria maneira de agir, sem
a doutrina ou tutela de outrem.
Kant afirma que é difícil para o homem sozinho livrar-se dessa
menoridade, pois ela se apossou dele como uma segunda natureza. Aquele que
tentar sozinho terá inúmeros impedimentos, pois seus tutores sempre tentarão
impedir que ele experimente tal liberdade. Para Kant, são poucos aqueles que
conseguem pelo exercício do próprio espírito libertar-se da menoridade.
Vida
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Um
grande filosofo que teve grande influência para o desenvolvimento da ciência
foi Kant. Cite resumidamente alguma de suas idéias pgs. 41 e 42
R: Kant analisa a razão como instrumento de conhecimento
e conclui que só conhecemos as aparências e fenômenos e não os seres entre
si, não podemos conhecer as coisas em si, somente as revestidas com a nossa
subjetividade.
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Um grande filósofo que teve grande influência
para o desenvolvimento da ciência foi Kant. Cite resumidamente alguma de suas
ideias.
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3.
Um
grande filósofo que teve grande influência para o desenvolvimento da ciência
foi Kant. Cite resumidamente alguma de suas ideias.
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Um grande filósofo que teve
grande influência para o desenvolvimento da ciência foi Kant. Cite
resumidamente alguma de suas ideias págs.
41 e 42
R: Kant analisa a razão como instrumento de conhecimento e conclui que só conhecemos as aparências e fenômenos e não os seres entre si, não podemos conhecer as coisas em si, somente as revestidas com a nossa subjetividade. |
Um grande filosofo que teve grande
influência para o desenvolvimento da ciência foi Kant. Cite
resumidamente alguma de suas idéias.
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Um grande filosofo que teve grande influência para o desenvolvimento
da ciência foi Kant. Cite resumidamente alguma de suas idéias
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