INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM:
ADOLESCÊNCIA 
*Questões
em roxo/lilas foram retiradas da apostila
***Questões
em preto PROVAS de colegas.
| 
A
  aprendizagem pode ser abordada de diferentes pontos de Vista. Descreva quais
  são eles.  
RESPOSTA: Desse modo, pode ser abordada
  do ponto de vista biológico, psicológico, cognitivo e sociocultural, fato que
  muitas vezes gera concepções discordantes entre si.  | 
| 
A atividade descrita abaixo tem como
  principal objetivo promover o respeito e a aceitação das 
diferenças entre os membros de um mesmo
  grupo. 
O tutor pode realizar essa atividade com os
  alunos de uma mesma turma/grupo. 
Os alunos que têm a oportunidade de
  realizar esse exercício em seu dia-a-dia profissional, com 
turmas de jovens, devem aproveitá-la como
  uma boa oportunidade de aprendizagem e de observação. 
Leia Atentamente as intruções: 
(SERRÃO;
  BALEEIRO, 1999) 
Técnica:
  Eu sou alguém 
Material:
  papel sulfite e lápis 
Desenvolvimento: 
1.ª
  etapa: grupo em círculo, sentado. 
2.ª
  etapa: distribuir uma folha de papel para cada participante, pedindo que 
listem,
  no mínimo, dez características próprias. 
3.ª
  etapa: solicitar que virem a folha, dividam-na ao meio e classifiquem as 
características
  listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida 
e
  do outro as que dificultam. 
4.ª
  etapa: formar subgrupos para compartilhar as conclusões individuais. 
5.ª
  etapa: montar um plenário para compartilhar com o grupo as descobertas 
feitas
  sobre si mesmo, atentando para as seguintes questões: 
O
  que descobriu sobre si mesmo realizando a atividade? 
Qual
  a característica própria que você mais aprecia? Qual a que lhe 
desagrada? 
Quais
  as características mais comuns ao grupo? 
Obs.:
  vide comentário sobre o exercício no gabarito no final do livro. 
RESPOSTA: Com esse trabalho, estamos mobilizando o adolescente para
  a auto-percepção, instigando-o a refletir e a expressar seus sentimentos.
  Compartilhar com o grupo essas impressões com relação a si mesmo não é tarefa
  fácil para o jovem. Exige confiança em si e no grupo e um vínculo positivo
  com o facilitador. A consciência de si mesmo e das qualidades pessoais
  constitui-se no ponto inicial para o adolescente afirmar sua identidade. Essa
  dinâmica também permite que o educador perceba o grupo com o qual está
  trabalhando, em suas dificuldades e potencialidades,bem como os temas que
  mais lhe despertam curiosidade. | 
| 
A
  entrada no mundo adulto está cercada por uma série de expectativas. De onde
  elas vêm? 
RESPOSTA: Da família, dos amigos, da escola e da sociedade. | 
| 
A
  partir da literatura estudada no modulo, cite dois tipos de organização
  familiar desde a origem da humanidade, segundo Bock.  
RESPOSTA: Existem muitas pesquisas sobre estes tipos de famílias, tais como a
  do antropólogo americano L. H. Morgan (BOCK, 2002), que demonstrou que desde
  a origem da humanidade, houve os seguintes tipos de organização familiar:  
Família
  consanguínea: formada pelo casamento entre irmãos e irmãs no interior de um
  grupo.  
Família
  punaluana: um grupo de homens conjuntamente casado com um grupo de mulheres.
  Esse tipo de organização familiar foi um dos primeiros a impedir o casamento
  entre irmãos.  
Família
  sindiásmica ou de casal: casamento composto pela união de casais que não
  tinham a obrigação de morarem juntos. O casamento existia enquanto ambos
  desejassem.  
Família
  patriarcal: o casamento de um só homem com várias mulheres.  
Família
  monogâmica: composta pelo casamento de duas pessoas, com obrigação de morarem
  juntas. Nessa união está inclusa a fidelidade, o controle do homem sobre a
  mulher e os filhos, a garantia da descendência por consanguinidade e,
  portanto, a garantia do direito de herança aos filhos legítimos, isto é, a
  garantia da propriedade privada.  | 
| 
Ainda segundo o texto complementar, o que
  significa o termo educação bancária? 
RESPOSTA: A educação bancária é um tipo de prática educativa que
  centraliza o ensino nas mãos do professor, mantém os alunos numa posição de
  seres que gradativamente precisam abandonar a curiosidade, tratando-a com
  pouca importância para aprender os conteúdos planejados. | 
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As causas do fracasso escolar durante muito
  tempo foram buscadas na família e no aluno. Quais influências e fatores
  determinam esse tipo de pensamento?  
RESPOSTA: Durante muito tempo as causas do fracasso escolar foram buscadas na
  família e no aluno. Por influência da concepção médica e da psicologia,
  fatores como predisposição genética, aptidões hereditárias, dificuldades
  orgânicas e psicológicas foram argumentos bastante discutidos e validados
  para explicar a falta de êxito no aprendizado escolar.  | 
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As relações familiares e as condições socioculturais contribuem para
  uma estruturação da personalidade do indivíduo?  
RESPOSTA: Os
  fatores psicológicos abrangem, por exemplo, os sucessivos fracassos
  vivenciados pela criança ao longo de sua trajetória escolar, que a levaram a
  desenvolver um sentimento de impotência com relação à sua capacidade de
  aprender.  
A maioria das crianças com esse tipo de histórico
  concebe a escola como um ambiente ameaçador. A relação com o meio familiar e
  as condições socioculturais também fornecem elementos fundamentais à
  estruturação da personalidade do indivíduo que pode se tornar frágil,
  agressivo, altruísta, inseguro, proativo dependendo de suas relações com os
  pais e a sociedade. Convém reafirmar a importância do olhar multidisciplinar
  sobre a aprendizagem. Ela não é um fenômeno isolado, previsível. Tampouco
  depende unicamente do aluno ou da escola, mas nos impõe a consideração de
  inúmeras variáveis que se dinamizam e se encontram em um permanente diálogo.
  Tendo compreendido esse processo, vamos prosseguir com algumas considerações
  sobre o que é inteligência, sua relação com a aprendizagem e o desempenho
  escolar.  | 
| 
Cite
  dois fatores que auxiliam na aquisição da resiliência citada por Kumpfer. 
RESPOSTA: Dentre os fatores, podem ser
  citados: os estressores ou desafios responsáveis
  pelo desequilíbrio homeostático; o contexto ambiental que se refere ao
  equilíbrio e à interação dos fatores de risco e proteção disponíveis no
  ambiente externo; a confluência entre indivíduo e ambiente, momento em que a
  criança percebe, interpreta e supera desafios ou dificuldades;
  Características individuais internas; escolha de atitudes que ajudem a
  recuperar o equilíbrio perdido; resiliência. 
O
  professor pode: estimular valores que apóiem seus alunos na tomada de
  decisões diante das dificuldades; desenvolver continuamente formas de
  capacitação, mesmo fora do sistema educacional; estimular à capacidade de
  liderança e monitoramento de sua turma; desenvolver habilidades de assumir
  responsabilidades e resolver problemas | 
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Cite os importantes aspectos a serem
  promovidos pelo professor que trabalha o tema da sexualidade com seus alunos
  adolescentes. 
RESPOSTA: Os professores, ao trabalharem o tema da sexualidade em
  sala, devem promover valores como o amor, ternura, o direito a uma
  sexualidade plena e responsável; a igualdade entre gêneros; a saúde e o
  planejamento familiar. | 
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Cite três mudanças importantes que ocorrem
  na vida do jovem e que estão associadas aos fatores sociais. 
RESPOSTA: Aumento da interação com os colegas; diminuição do
  controle de suas ações por parte dos adultos; aumento da aproximação com
  indivíduos do sexo oposto; intensificação dos relacionamentos;os adolescentes
  escolhem amigos que compartilham seus interesses, valores, crenças e
  atitudes. | 
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Com relação à constituição familiar, quais
  são os quatro aspectos a serem considerados para a compreensão do
  desenvolvimento de um indivíduo? 
RESPOSTA: O tom emocional familiar, a responsividade do genitor em
  relação à criança, a maneira pela qual o controle é exercido sobre ela pelos
  mais velhos e a comunicação em família. | 
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Com relação às amizades e a formação de grupos de amigos quais são as
  principais diferenças entre o comportamento de meninas e meninos  
RESPOSTA: As meninas costumam ter um
  relacionamento de amizade mais intenso e ciumento. Também buscam ter um
  comportamento bastante semelhante ao das amigas. Diferentemente das meninas,
  os meninos têm amizades menos íntimas e mais numerosas. Nesse momento, eles
  estão mais preocupados em se mostrar independentes afetivamente dos pais e de
  outros adultos.  | 
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Com relação às amizades e à formação dos
  grupos de amigos, quais são as principais diferenças entre o comportamento
  dos meninos em relação aos das meninas? 
RESPOSTA: As meninas costumam ter um relacionamento de amizade mais
  intenso e ciumento. Também buscam ter um comportamento bastante semelhante ao
  das amigas. Diferentemente das meninas,os meninos têm amizades menos íntimas
  e mais numerosas. Nesse momento, eles estão mais preocupados em se mostrar
  independentes afetivamente dos pais e de outros adultos. | 
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Como
  já dissemos anteriormente, o professor pode auxiliar seus alunos na escolha
  profissional. Abaixo apresentamos uma sugestão de atividade que pode ser
  trabalhada em sala de aula. 
Técnica:
  expectativas profissionais 
Objetivo:
  sensibilizar para a escolha profissional; ampliar a percepção sobre os
  interesses 
pessoais. 
Material:
  ficha de trabalho e lápis. 
Desenvolvimento: 
1.
  Dispor os alunos do grupo em círculo, sentados. 
2.
  Distribuir as fichas de trabalho (modelo a seguir), solicitando que,
  individualmente, completem 
as
  frases, sem identificar-se. 
3.
  Recolher e redistribuir as fichas aleatoriamente. 
4.
  Pedir que cada participante comente as respostas da ficha que recebeu, dando
  sua opinião 
a
  respeito delas. 
5.
  Plenário – discutir os seguintes pontos: 
Você
  já pensou em escolher uma profissão? 
O
  que você acha que pode acontecer com alguém que escolhe uma profissão ao
  acaso? 
Como
  você se posiciona em relação à sua escolha profissional? 
Quais
  os critérios que devem nortear a escolha profissional? 
Qual
  a influência dos adultos na sua escolha profissional? 
Ficha
  de trabalho 
Complete
  as frases a seguir: 
1.
  Eu sempre gostei de ______________________________________________________. 
2.
  Meus pais gostariam que ___________________________________________________. 
3.
  Imagino-me no futuro fazendo ______________________________________________. 
Quando
  criança eu queria __________________________________________________. 
5. Meus professores
  pensam que eu _____________________________________________. 
6.
  No mundo em que vivemos, vale mais a pena
  ___________________________________do
  que_______________________________________________________. 
7.
  Se não estudasse, eu ______________________________________________________. 
8.
  Prefiro ____________________________________ do que ________________________. 
9.
  Não consigo me ver fazendo
  ________________________________________________. 
Quando
  me perguntam sobre minha futura profissão, eu __________________________. 
 
RESPOSTA: Comentário sobre a dinâmica: 
A
  escolha profissional é um momento importante na vida do adolescente. Essa
  escolha está relacionada com sua história, experiências pessoais e o seu
  projeto de vida. É necessário que o facilitador aproveite a dinâmica para
  explorar esses aspectos, fazendo com que o jovem mergulhe na sua visão do
  futuro, que entre em contato com seu desejo discutindo suas possibilidades,
  seus sonhos e os meios para realizá-los. Assim procedendo, escolher se
  tornará mais fácil. | 
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De acordo com a literatura estudada quais os entraves que as
  instituições educacionais podem causar a aprendizagem dos alunos?  
RESPOSTA: Cabe considerar também os
  sinais de risco, próprios de algumas instituições educacionais que acabam por
  causar alguns entraves ao longo da aprendizagem em vez de facilitá-la. Entre
  tais entraves, pode-se citar a rigidez e o despreparo de algumas escolas para
  lidar com a diversidade cultural de seus alunos, evidenciada por atitudes
  pessimistas ou negativas de educadores, por problemas de organização
  curricular etc.  | 
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De acordo com o texto, o que é violência? 
RESPOSTA: Há violência quando, em uma situação de interação, um ou
  vários atores agem de maneira direta ou indireta, maciça ou esparsa, causando
  danos a uma ou mais pessoas em graus variáveis, seja com relação à
  integridade física, moral ou simbólica. | 
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Defina puberdade. 
RESPOSTA: Puberdade compreende em uma série de mudanças biológicas
  que tornam os indivíduos maduros e capazes de reprodução sexual. Um dos
  primeiros sinais mais visíveis da puberdade é uma explosão do índice de
  crescimento físico. Nessa fase, os meninos e as meninas crescem mais
  rapidamente do que em qualquer outra época. Alterações hormonais que
  acompanham a puberdade causam uma ampla variedade de mudanças físicas, tanto
  nas mulheres quanto nos homens. As mais visíveis são o aparecimento de acnes,
  pêlos (axilas, área genital etc.). Nas meninas os seios se desenvolvem, o
  útero aumenta e ocorre a primeira menstruação, conhecida como menarca. Nos meninos ocorre o desenvolvimento da musculatura, a
  voz muda (engrossa) e ocorre a primeira ejaculação, conhecida como semenarca que, em geral, é espontânea e ocorre durante o sono,
  chamada de polução noturna. Obs.: Se o aluno responder somente usando o primeiro parágrafo está
  correto, porém, a resposta fica mais completa como está aqui. | 
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Defina sucintamente, segundo a literatura do módulo: adolescência.  
RESPOSTA: Os pesquisadores concluem que
  não existe uma definição precisa para as palavras adolescência e juventude,
  pois cada área do conhecimento vê esse fenômeno a partir de uma abordagem
  específica. A medicina vê a adolescência como um processo de maturação física
  do corpo humano. A psicologia vê a fase do adolescer como uma etapa
  importante da psique em que a personalidade começa a ser consolidada. Outras
  ciências humanas tais como a história e a sociologia afirmam a influência do
  contexto sócio histórico para o estabelecimento da fase que conhecemos por
  adolescência, tendo em vista que em outras épocas ela ainda não existia. Por
  isso, são muitos os pesquisadores que concordam quanto ao fato dessa fase ser
  fruto de uma construção social e, por isso, ser tão difícil de ser
  delimitada.  
Por meio dessa pesquisa, concluiu-se que não
  existe uma definição precisa para as palavras adolescência e juventude. No
  entanto, boa parte dos estudiosos concorda que a adolescência é a fase que
  vem depois da infância, por volta dos 12 anos, e termina antes da juventude,
  por volta dos 18 anos. Contudo, muitos também alegam que adolescência e
  juventude não podem ser vistas como sinônimos, pois a primeira antecede a
  juventude que, por sua vez, corresponde ao início da idade adulta.
  Conceituada em uma única definição.  | 
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Descreva
  a importância da família segundo Lacan  
RESPOSTA: Lacan, um renomado teórico da
  psicanálise, afirmou a importância da família com relação à transmissão da
  cultura, à repressão dos instintos, à manutenção dos ritos, costumes e
  tradições, bem como, à aquisição e uso da língua materna.  
Ou
  seja, a família é o eixo central das articulações entre o indivíduo e o meio
  social, transmitindo estruturas de condutas e representações que governam os
  processos fundamentais do desenvolvimento psíquico (LACAN, 1982, p. 16).
  Lacan também afirma que essa organização é a responsável por dar os primeiros
  parâmetros sobre educação, desejos e linguagem, pois é na maneira como os
  pais se comportam que os filhos encontram os modelos para viverem em
  sociedade.  | 
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Descreva de forma sucinta as principais
  alterações sofridas pelos adolescentes com relação a sua interação com
  familiares, amigos e colegas. 
RESPOSTA: Além das
  mudanças de caráter biológico, na adolescência também ocorrem alterações no modo como os jovens interagem com seus familiares, amigos e co-legas. De acordo com Cole (2003), esses indivíduos passam por uma profunda re-organização de seus relacionamentos sociais. Essa reorganização envolve quatro mudanças importantes: 
Aumento da
  interação com os amigos e colegas. Nessa fase, os jovens aumentam
  significativamente o tempo que passam com seus colegas, não lhes restando
  muito tempo para passarem com seus familiares; diminuição do controle de suas
  ações por parte dos adultos; aumento da aproximação com indivíduos do sexo
  oposto; aumento do número de colegas, amigos e conhecidos, tendo em vista a preferência dos adolescentes por compartilhar seus interesses, valores, crenças e atitudes. Como se pode observar, na adolescência é comum o indivíduo vivenciar um número bem maior de relacionamentos do que quando ainda era criança. Dessa forma, os adolescentes tornam-se mais distantes de seus pais e, geralmente, recorrem aos seus colegas e amigos quando precisam de algum conselho ou opinião. | 
| 
Descreva de forma sucinta as principais alterações sofridas pelos
  adolescentes com relação a sua interação com familiares, amigos e colegas:  
RESPOSTA: Além
  das mudanças de caráter biológico, na adolescência também ocorrem alterações
  no modo como os jovens interagem com seus familiares, amigos e colegas. De
  acordo com Cole (2003), esses indivíduos passam por uma profunda
  reorganização de seus relacionamentos sociais. Essa reorganização envolve
  quatro mudanças importantes: Aumento da interação com os amigos e colegas.
  Nessa fase, os jovens aumentam significativamente o tempo que passam com seus
  colegas, não lhes restando muito tempo para passarem com seus familiares;
  diminuição do controle de suas ações por parte dos adultos; aumento da
  aproximação com indivíduos do  
sexo oposto; aumento do número de colegas, amigos
  e conhecidos, tendo em vista a preferência dos adolescentes por compartilhar
  seus interesses, valores, crenças e atitudes. Como se pode observar, na
  adolescência é comum o indivíduo vivenciar um número bem maior de
  relacionamentos do que quando ainda era criança. Dessa forma, os adolescentes
  tornam-se mais distantes de seus pais e, geralmente, recorrem aos seus
  colegas e amigos quando precisam de algum conselho ou opinião.  | 
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Descreva de forma sucinta como era a adolescência na nossa sociedade
  entre os séculos XVIII e XIX  
RESPOSTA: A adolescência é um termo
  bastante recente em nossa sociedade, que foi se definindo entre os séculos
  XVIII e XIX. As mudanças sociais e econômicas daquele período produziram a
  necessidade de melhor precisão e delimitação dos grupos etários para a
  regulamentação das leis trabalhistas. Naquela época, os jovens de idade entre
  13 e 15 anos eram vistos como crianças e o limite da infância estava mais
  ligado à dependência do indivíduo de sua família do que às mudanças
  biológicas com seu corpo.  | 
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Descreva pelo menos um fator de mudança
  biosociocomportamental por que passa o adolescente com relação aos domínios:
  biológicos, comportamental e social. 
RESPOSTA: Quadro 1
  – A mudança biossociocomportamental – a transição para a idade adulta 
Domínio biológico Capacidade para a reprodução biológica. Desenvolvimento de características sexuais secundárias. Alcance do tamanho do adulto. Domínio comportamental Realização de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático). Formação da identidade. Domínio social Relações sexuais. Mudança para a responsabilidade fundamental por si mesmo. Início da responsabilidade pelas próximas gerações. | 
| 
Descreva pelo menos um fator de mudança biosociocomportamental por que
  passa o adolescente com relação aos domínios: biológicos, comportamental e
  social.:  
RESPOSTA: Quadro
  Um – A mudança biosociocomportamental – a transição para a idade adulta  
Domínio biológico Capacidade
  para a reprodução biológica. Desenvolvimento de características sexuais
  secundárias. Alcance do tamanho do adulto.  
Domínio comportamental
  Realização de operações formais em algumas áreas (pensamento sistemático).
  Formação da identidade.  
Domínio social  
Relações sexuais. Mudança para a responsabilidade
  fundamental por si mesmo. Início da responsabilidade pelas próximas gerações.
   | 
| 
Descreva segundo a literatura do modulo duas alternativas para obter a
  paz na escola?  
RESPOSTA: Esse programa pode ser
  definido como um conjunto de estratégias psicopedagógicos que se fundamentam
  sobre princípios de solidariedade, tolerância e respeito às diferenças.
  Recebeu o nome “Educar para a Paz” por acreditar que a não violência é o
  maior anseio das crianças envolvidas no fenômeno, bem como de toda a
  sociedade. Envolve toda a comunidade escolar, inclusive os pais e a
  comunidade em que se insere a escola. As estratégias do programa incluem o
  trabalho individualizado com os envolvidos em bullying, visando à inclusão e
  o fortalecimento da autoestima das “vítimas” e a canalização da agressividade
  do “agressor” por meio de ações proativas. O “programa também conta com o
  envolvimento de toda escola, pais e a comunidade em geral” (FANTE, 2005).  
O processo de “trazer a paz à escola” é definido
  por Fante como uma ação que se inicia pela formação de grupos de alunos
  solidários às vítimas de bullying que atuam como protetores daqueles que
  podem ser alvo dos bullies. Há também os grupos de pais solidários
  responsáveis por auxiliar os estudantes nas brincadeiras do recreio dirigido,
  juntamente aos “alunos-solidários”. A interiorização de valores humanistas,
  bem como a discussão de situações-problema de cada grupo ou classe são
  estratégias que visam à educação das emoções e o autocontrole, sendo
  desenvolvidas semanalmente (FANTE, 2005). | 
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Descreva segundo a literatura do modulo o que é bullying?  
RESPOSTA: Ofender,
  humilhar, espalhar boatos, fofocar, expor ao ridículo em público, fazer de
  bode expiatório, acusar, isolar, designar áreas de trabalho ou tarefas ruins,
  negar férias e feriados no local de trabalho, dar socos, tapas, chutes,
  insultar, ostracizar, sexualizar, fazer ofensas étnicas ou de gênero, enfim,
  todas essas atitudes podem e devem ser consideradas como prática de bullying.
   
O bullying pode ser entendido como um conjunto de
  atos praticados por estudantes, porém, hoje muitos estudos já defendem que o
  bullying não é praticado somente em escolas, ou seja, é também em locais de
  trabalho, em relacionamentos, nas famílias etc.  | 
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Descreva segundo a literatura do modulo
  três crenças que motivam comportamentos que levam a competitividade, bullying
  e a agressividade.  
RESPOSTA: Dinheiro é poder, não se envolva certo é o mais forte, é
  importante vencer sempre, preciso disso (a gratificação deve ser imediata),
  mulher é objeto, esteja sempre a frente de todos, homens não tem sentimentos,
  eu estou sempre certo, a agressão é a forma adequada de lidar com a
  divergência, os bonzinhos chegam por último, dinheiro e poder são mais
  importantes que os relacionamentos pessoais, você não é responsável a menos
  que lhe peguem, fale sobre as pessoas e não com elas, culpe os outros pelos
  seus problemas, devo mostrar quem manda aqui,a infância é superestimada
  (cresça depressa para seguir com a vida), seja sempre o 1º., seus problemas
  não são da minha conta. | 
| 
Descreva segundo a literatura do modulo, Três crenças que motivam
  comportamentos que levam a competividade bullying e a agressividade.  
RESPOSTA: Middleton-Moz e Zawadski
  (2007) elencam alguns comportamentos que levam à competitividade, bullying e
  agressividade, em lugar de conexão e cooperação. Essas autoras sugerem um
  exercício de reflexão sobre o próprio comportamento e o da sociedade como um
  todo. Para esses autores, os hábitos ou crenças expressos abaixo costumam
  motivar o comportamento agressivo e de prática do Bullying. Vejamos alguns
  deles:  
Preciso disso agora. A gratificação tem que vir
  imediatamente.  
Certo estará quem tiver mais força.  
Não se envolva.  
É importante vencer o outro antes que ele o
  ultrapasse.  
Esteja à frente, de qualquer jeito.  
As mulheres são objetos.  
Os homens não têm sentimentos.  
Minhas opiniões estão corretas e as suas estão
  erradas.  
A agressão é a forma adequada de lidar com a
  divergência.  
Dinheiro e objetos são mais importantes do que
  relacionamentos.  
Os bonzinhos chegam por último.  
Você não é responsável, a menos que lhe peguem.  
Dinheiro é poder. Você poderá obter o que quiser
  ou resolver qualquer problema com dinheiro.  
Fale sobre pessoas, e não com as pessoas.  
Culpe os outros por seus problemas.  
Só me ouvirão se eu falar alto ou mostrar quem é
  que manda.  
A infância é superestimada. Cresça depressa para
  poder seguir em frente com sua vida.  
Busque sempre ser o primeiro.  
Esses filhos são seus, não meus.  
Seus
  problemas não são da minha conta  | 
| 
Descreva segundo Erikson, os principais
  fatores pelo qual o adolescente desenvolve sua personalidade. 
RESPOSTA: Para
  Erikson, o adolescente desenvolve sua identidade por meio de um pro-cesso que
  depende dos seguintes fatores: 
O julgamento
  que ele faz dos outros. 
O julgamento
  que os outros fazem dele. 
Como ele vê o
  julgamento dos outros. 
Como ele mantém
  em sua mente categorias sociais importantes quando faz um julgamento sobre
  outras pessoas. 
O jovem tem um
  comportamento mais reflexivo que o leva a se preocupar com sua imagem social
  e sua integração, mas que também considera suas idéias e convicções
  individuais | 
| 
Descreva segundo, Serrão e Baleeiro a experiência proporcionada pela
  fase inicial de um grupo.  
RESPOSTA: Serrão
  e Baleerio (1999, p. 139), de maneira bem simples e direta, descrevem a
  experiência proporcionada pela fase inicial de formação de um grupo: Quando
  um grupo se inicia, todos chegam trazendo o que é seu. Desconfiados,
  apreensivos, alegres, interessados, observadores, distraídos, esperançosos,
  temerosos, tímidos, expansivos, silenciosos, resistentes, eles vêm se
  aproximando em busca de algo, cada um com seu jeito, sua forma, seu
  temperamento, sua história de vida, seu desejo, seu destino.  
Mãos soltas e olhares inquietos
  começam a ver outros seres, outros olhos, e ao se darem as mãos somam afetos,
  alegrias, preocupações, carinhos, medos.  
Um grupo se forma quando todos
  encontram nele seu lugar, lugar flexível, garantindo a cada um, sua
  importância, seu significado. Eu, você, o outro – nós.  
Diante das ideias trazidas até aqui, é importante
  ressaltar que para o educador ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica
  grupal com seus alunos adolescentes, é preciso estar atento a todas as
  especificidades que o jovem encontra no decorrer dessa fase e que são
  fundamentais para a construção de sua identidade e da convivência em
  sociedade.  | 
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Descreva sucintamente sobre as mudanças biológicas por quem passa pela
  adolescência.  
RESPOSTA: Geralmente,
  após os dez anos de idade, a série de mudanças biológicas, chamada de
  puberdade, colocam nossos jovens em um estado de amadurecimento biológico que
  os torna capazes de se reproduzirem sexualmente. Esse amadurecimento está
  ligado a uma série de transformações que se iniciam por um sinal químico do
  hipotálamo, localizado na base do cérebro. A partir desse sinal, a glândula
  da hipófise é ativada e aumenta a produção de hormônios do crescimento (COLE
  2003, p. 626).  
Segundo Cole, além dos
  hormônios do crescimento, também ocorre um aumento na fabricação de dois
  hormônios gonadotróficos, ou seja, aqueles que são produzidos pelas gônadas
  sexuais (gonad-seeking). Essas gônadas ou órgãos sexuais primários
  correspondem aos ovários, nas meninas, e aos testículos, nos meninos. Neles,
  esse tipo de hormônio estimula os testículos e as glândulas supra-renais a
  produzirem a testosterona, hormônio responsável pela produção do esperma.  
Nas meninas, a liberação dos
  hormônios de crescimento estimula os ovários a produzirem o estrógeno a
  progesterona, responsáveis por controlar o processo de produção do óvulo até
  o momento em que é liberado para a reprodução. Vale ainda ressaltar que tanto
  a testosterona como o estrógeno e a progesterona está presentes em ambos os
  sexos, só que em proporções diferentes. Nos meninos, a testosterona é 18
  vezes maior do que nas meninas as quais, por sua vez, possuem uma quantidade
  de estrógeno oito vezes maior que o sexo oposto.  
As diferenças físicas entre homens e mulheres
  podem nos ajudar a compreender o motivo pelo qual os indivíduos do sexo
  masculino têm sido tradicionalmente, os responsáveis pelos trabalhos mais
  pesados. Elas também ajudam a explicar o bom desempenho dos atletas
  masculinos, mesmo frente a melhor das atletas femininas. Entretanto, em
  alguns aspectos, as mulheres levam vantagem, exibem uma maior capacidade
  física do que os homens. Isso porque elas vivem mais tempo e têm maior
  capacidade de tolerar o estresse em longo prazo (HAYFLI-VK apudCOLE, 2003).  | 
| 
Historicamente falando, quais são os tipos
  de organização familiar existentes? 
RESPOSTA: A família consangüínea: formada pelo inter-casamento entre irmãos e irmãs no
  interior de umgrupo; a família punaluana: um grupo de homens
  conjuntamente casado com um grupo demulheres. Esse tipo de organização
  familiar foi um dos primeiros a impedir o casamento entreirmãos; a família
  sindiásmica ou de casal: casamento composto pela união de casais que não
  tinham a obrigação de morarem juntos. O casamento existia enquanto ambos
  desejassem; afamília patriarcal: o casamento de um só homem com várias
  mulheres; e, por último, a família monogâmica: composta pelo casamento
  de duas pessoas, com obrigação de morarem juntas. Nessa união está inclusa a
  fidelidade, o controle do homem sobre a mulher e os filhos, a garantia da
  descendência por consangüinidade e, portanto, a garantia do direito de
  herança aos filhos legítimos. 
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  Observação: Se o aluno citar somente o nome das organizações familiares
  também está correto. | 
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O que devemos considerar para compreender o
  processo de aprendizagem? RESPOSTA: Para Piaget, as funções essenciais da inteligência consistem em compreender e inventar; ou ainda, construir estruturas mentais de forma a organizar a realidade. Por isso, acredita-se que o futuro da educação está em tirar proveito do desejo inato da própria criança de reinventar o mundo do seu modo. Toda criança tem o direito de percorrer seu processo de desenvolvimento, por ser a única responsável por construir conhecimentos que se encontram no âmbito de sua sociedade e cultura. No entanto, muitas vezes, a escola não considera os processos cognitivos do aluno e suas diferentes etapas por desconhecer o desenvolvimento infantil. 
A escola
  piagetiana entende que a criança não tem dificuldades de aprender, mas
  problemas a resolver. Essa mesma criança possui inúmeras hipóteses a serem
  formuladas sobre o mundo que a rodeia de forma que o compreenda
  gradativamente, de acordo com o estágio de inteligência que vivencia no momento. Um ambiente educativo deve ser desafiador para a inteligência da criança, gerando desequilíbrios cognitivos para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e estabeleça novo equilíbrio. Ignorar os processos de construção interna do aluno significa focalizar a ação pedagógica somente no ensino, induzindo aquele que tem dificuldades em atender às expectativas do seu professor ao fracasso escolar inexoravelmente. | 
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O que é autocuidado? 
RESPOSTA: Autocuidado é a habilidade de se cuidar, buscando
  satisfazer as necessidades do corpo e da mente, evitando hábitos que
  prejudiquem a qualidade de vida. Algumas crianças e jovens que passam muito
  tempo distante dos pais ou daqueles que lhe dão assistência, também
  desenvolvem essa habilidade. O período em que ficam sozinhos, geralmente, é
  aquele dado entre o final do período escolar e o retorno dos pais para casa
  depois do trabalho. | 
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O
  que é resiliência? 
RESPOSTA: Resiliência pode ser definida como a capacidade que uma
  pessoa tem para enfrentar positivamente 
as
  dificuldades, apesar do impacto negativo da adversidade. | 
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Por que os especialistas afirmam que é tão
  difícil chegar a uma definição sobre adolescência? 
RESPOSTA: Os pesquisadores concluem que não existe uma definição
  precisa para as palavras adolescência e juventude, pois cada área do
  conhecimento vê esse fenômeno a partir de uma abordagem específica. 
A medicina vê
  a adolescência como um processo de maturação física do corpo humano. A
  psicologia vê a fase do adolescer como uma etapa importante da psique em que
  a personalidade começa a ser consolidada. Outras ciências humanas tais como a
  história e a sociologia afirmam a influência do contexto sócio-histórico para
  o estabelecimento da fase que conhecemospor adolescência, tendo em vista que
  em outras épocas ela ainda não existia. Por isso, são muitos os pesquisadores
  que concordam quanto ao fato dessa fase ser fruto de uma construção social e,
  por isso, ser tão difícil de ser delimitada, conceituada em uma única
  definição. | 
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Por que podemos ter jovens passando pela
  adolescência de formas diferentes, mesmo morando em uma mesma sociedade e
  compartilhando as mesmas  crenças e
  valores culturais? 
RESPOSTA: Porque a adolescência é uma construção social e são
  vários os fatores que interferem no modo como se desenvolve essa fase. Por
  exemplo: o fator econômico pode determinar se um jovem irá ingressar no mundo
  de trabalho mais rapidamente e logo ter responsabilidades de um adulto.
  Diferentemente, um outro rapaz, por ter uma condição financeira melhor,
  poderá freqüentar uma faculdade, mantendo-se financeiramente dependente dos
  pais e, conseqüentemente, levando mais
  tempo para ter as responsabilidades de adulto. | 
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Quais elementos o educador deve levar em
  consideração, segundo a literatura do modulo para ter um bom relacionamento
  grupal. 
RESPOSTA:  Realização de operações formais em algumas
  áreas (pensamento sistemático). Formação da identidade. | 
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Quais elementos o educador deve levar em consideração, segundo a
  literatura do modulo para ter um bom relacionamento grupal.  
RESPOSTA: Realização de operações
  formais em algumas áreas (pensamento sistemático). Formação da identidade.
  Diante das ideias trazidas até aqui, é importante ressaltar que para o
  educador ter um bom relacionamento, uma boa dinâmica grupal com seus alunos
  adolescentes, é preciso estar atento a todas as especificidades que o jovem
  encontra no decorrer dessa fase e que são fundamentais para a construção de
  sua identidade e da convivência em sociedade.  | 
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Quais os comentários mais comuns que se costuma ouvir referente às
  dificuldades da aprendizagem da criança?  
RESPOSTA: É comum ouvirmos, de pais e
  educadores, comentários referentes às dificuldades das crianças para
  aprender:  
É esforçado, mas não consegue aprender.  
É muito distraído, perde objetos com frequência e
  parece desorientado.  
Não consegue se expressar com clareza.  
É atrapalhada, tropeça e cai com frequência.  
Realiza e compreende bem as tarefas, mas não
  consegue aprender a ler.  
No
  conjunto das explicações fornecidas por pais e educadores para expressar a
  frustração com a não aprendizagem da criança, é comum a utilização de termos
  como “problemas de aprendizagem”, “dificuldade de aprendizagem”, “distúrbios
  de aprendizagem” que são mencionados equivocadamente sem nenhum critério,
  gerando confusão e preconceitos sobre o assunto.  | 
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Quais são as atitudes esperadas de um
  professor ao trabalhar sexualidade com adolescentes? 
RESPOSTA: A postura desse profissional deve ser a de: 
aceitar
  sua própria sexualidade e a dos demais; 
acreditar
  e pôr em prática sentimentos e atitudes de igualdade entre os sexos; 
respeitar
  diferenças individuais e socioculturais; 
buscar
  superar mitos, preconceitos e tabus sexuais; 
dispor
  de informação científica sobre a sexualidade; 
ser
  tolerante e democrático, participativo, empático e comunicativo. | 
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Quais
  são as causas para que uma pessoa se torne um bully? 
RESPOSTA: Dentre as principais causas que levam a esse tipo de
  comportamento está a carência afetiva, a ausência de limites e o modo com que
  alguns pais costumam afirmar sua autoridade perante os filhos. Algumas
  práticas de profundo caráter violento são equivocadamente consideradas
  “educativas” e necessárias à educação dos jovens. | 
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Quais são as conseqüências dos ataques de
  bullying para as vítimas? 
RESPOSTA: As conseqüências dos ataques podem levar à depressão,
  angústia, baixa auto-estima, estresse,evasão escolar, atitudes de
  auto-agressão ou suicídio. | 
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Quais são as formas de violência na
  família? 
RESPOSTA: Abandono, negligência, violência psicológica, ou seja,
  situações que comprometem o desenvolvimento saudável da criança e do jovem. A
  negação do afeto é a primeira forma de violência que uma pessoa pode sofrer
  por parte de sua família, pois a criança depende disso para sua sobrevivência
  psíquica, assim como precisa de alimentação e cuidados. | 
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Quais são as principais formas de violência
  na escola? 
RESPOSTA: A violência que ocorre em âmbito escolar pode se
  manifestar na relação entre aluno X professor, por meio de práticas
  autoritárias que não promovem espaço para o diálogo, utilizam-se de
  preconceitos, agridem verbalmente, moralmente ou fisicamente – o aluno, o
  professor, ou ambos. 
Esse
  tipo de violência pode ser notado em algumas práticas disciplinares que
  buscam a sujeição, a submissão, a obediência e o conformismo do aluno. | 
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Quais
  são as temáticas reflexivas que o professor pode colocar em prática a fim de
  possibilitar uma mudança social? 
RESPOSTA: Dentre as temáticas, podemos mencionar : 
articulação
  entre a escola e a vida; 
renovação
  e reconstrução dos conhecimentos, buscando a contextualização do conteúdo
  trabalhado; 
trabalhar
  as regras sociais de maneira reflexiva, buscando pensá-las como forma de
  promoção 
da
  convivência; 
promover
  a parceria entre professores e alunos; 
incentivar
  o diálogo. | 
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Quais são os cuidados que a escola dever
  ter ao trabalhar educação sexual com seus alunos? 
RESPOSTA: O trabalho de educação sexual nas escolas não deve se
  restringir ao fornecimento de informações sobre a fisiologia e anatomia do
  corpo e dos mecanismos de reprodução. A escola deve esclarecer seus alunos
  adolescentes que a fase pela qual passam também conta com transformações
  emocionais muito fortes. O desenvolvimento da sexualidade deve acompanhar o
  amadurecimento emocional, sempre em respeito aos sentimentos, atitudes,
  crenças e valores de cada indivíduo. | 
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Quais são os períodos do desenvolvimento,
  segundo Piaget? 
RESPOSTA: Sensório-motor; pré-operatório, operatório-concreto e
  operatório formal. | 
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Quais são os principais questionamentos que
  surgem na adolescência? 
RESPOSTA: Muitos especialistas afirmam que esse período é
  caracterizado por crises de identidade, e ocorrem questionamentos relativos
  ao próprio corpo, aos valores que se tem como verdades, às escolhas a serem
  feitas, ao que é exigido do indivíduo nessa fase e ao lugar a ser ocupado na
  sociedade.  | 
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Qual a definição de bullying? 
RESPOSTA: Ofender, humilhar, espalhar boatos, fofocar, expor ao
  ridículo em público, fazer de bode expiatório e acusar, isolar, designar
  áreas de trabalho ou tarefas ruins ou negar férias e feriados no local de
  trabalho, dar socos, tapas, chutes, insultar, ostracizar, sexualizar ou fazer
  ofensas étnicas ou de gênero. Tudo isso pode e deve ser considerado como
  prática de bullying. | 
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Que
  diferenças podemos citar sobre a escolha profissional atual e a que ocorria
  no passado? 
RESPOSTA: Atualmente,
  as escolhas levam em consideração o mercado de trabalho, as questões
  econômicas e sociais. Antigamente, o trabalho era passado de geração em
  geração mantendo as tradições. | 
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Que medidas devem ser tomadas por um
  professor no auxílio do desenvolvimento da resiliência de seus alunos? 
RESPOSTA: O professor pode: 
estimular
  valores que apóiem seus alunos na tomada de decisões diante das dificuldades; 
desenvolver
  continuamente formas de capacitação, mesmo fora do sistema educacional; 
estimular
  à capacidade de liderança e monitoramento de sua turma; 
desenvolver
  habilidades de assumir responsabilidades e resolver problemas | 
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Segundo a literatura do modulo descreva
  três sintomas que indicam que os jovens estão consumindo álcool? 
Mudanças
  bruscas de humor, isolamento social, tonturas e enjôos, inapetência, andar
  cambaleante, tremores e sonolência, vermelhidão na face, agressividade. | 
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Segundo a literatura do módulo, descreva possíveis diferenças entre as
  condições de vida de um adolescente de uma família de baixa renda e um
  adolescente de classe média.  
RESPOSTA: Os jovens de classe média, com
  certeza, possuem um período mais longo de preparação. Nesse momento, tomam
  importantes decisões acerca de sua vida, como a escolha de uma carreira
  universitária. Já o jovem de classe operária pode cursar uma escola técnica
  onde aprenderá um ofício e ingressará no mundo de trabalho mais rapidamente.
  Outros jovens, ainda, nem sequer chegam ao Ensino Médio, pois deixam de
  frequentar a escola para trabalhar e ajudar na renda familiar.  | 
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Segundo a literatura do modulo. Descreva três sintomas que indicam que
  os jovens estão consumidos álcool?  
RESPOSTA: Vale notar ainda que podemos
  saber se um jovem está consumindo álcool se apresentar pelo menos três dos
  seguintes sintomas: mudanças bruscas de humor; isolamento social; tonturas e
  enjoos; inapetência; andar cambaleante; vermelhidão da face; tremores e
  sonolência; agressividade. Ao diagnosticar o problema, os pais devem manter o
  diálogo aberto, mostrando o certo e o errado. Outra atitude importante, por
  parte dos pais, é buscar ajuda especializada para si mesmo.  | 
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Segundo o texto complementar estudado,
  quais são os possíveis papéis que a escola pode exercer no desenvolvimento
  humano? 
RESPOSTA: Podemos dizer que alguns dos papéis da escola são: 
preparar
  as crianças para viverem no mundo adulto; 
ensinar
  a trabalhar; 
ensinar
  regras sociais; 
ensinar
  valores morais e coletivos; 
ensinar
  as técnicas da leitura, escrita e cálculo, além das técnicas corporais; 
a
  escola faz a mediação entre a criança e o mundo social. | 
 
 
 
 
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