quinta-feira, setembro 27, 2012

Questões N1 - Educação, Corpo e Movimento



Pessoal estas questões não foram formatadas ou revisadas, caso alguém tenha um arquivo mais elborado me envie para que este seja substituido.
Abraços e bons estudos a todos.


N1 – MOD 10 - questões – EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO


1) Comente a frase do livro texto: “ademais, as meninas não são as únicas excluídas, pois os meninos mais novos e considerados fracos ou mau jogadores freqüentam banco de reserva durante as aulas e recreio.
Simone / Osenira - Esta frase do livro texto mostra claramente que não só as meninas são excluídas, como já sabemos um problema de questão social conhecido mundialmente, mas que os meninos que tenham uma estrutura menor, franzino, mais novos e fracos, ou que não tenham certas  habilidades para a atividade realizada, são excluídos, deixados de lado, nas aulas e no recreio, causando um certo trauma a essas crianças, traumas que devem ser trabalhados no decorrer do curso, trabalhado em casa com os pais e responsáveis até mesmo na sociedade, tanto em meninas quanto nos meninos.
(Pag. 129)
Eliana Madacki Quando começam a crescer as crianças começam a se dividir por gênero e as meninas costumam ser excluídas da educação física por serem consideradas mais fracas, mais como o motivo da exclusão é o fato de serem mais fracas elas não são as únicas a serem excluídas, os meninos considerados fracos, franzinos ou mau jogadores sofrem esse mesmo tipo de preconceito e costumam ser deixados de lado, e por mais que os professores façam para tentar melhorar o quadro, infelizmente isso continua acontecendo nas escolas, esse tipo de comportamento pode gerar um certo trauma na criança que sofre esse tipo de exclusão.

R3- As aulas de Ed.Fisica deve ser oferecidas a todos, deve estar a serviço de uma nova forma de pensar, sentir, e praticar movimentos tendo em vista a sociedade plural, solidaria tolerante que respeita as diferenças e compreende.Essa frase é a reprodução nas quadras das diferenças e desigualdades que presenciamos no cotidiano.

2) A atividade física também pode ser entendida como uma linguagem? 
Simone.pg 9 - Sim. A atividade física além de sentido utilitário do movimento, a atividade física é entendida sim como uma linguagem, uma vez que expressa e comunica uma idéia ou sentido humano. A atividade física foi progredindo ao longo dos anos, se adequando de maneira a tornar-se um poderoso instrumento de expressão e um eficiente, eficaz e econômico meio de construção de inúmeros artefatos, entre outros afins. A atividade física é tão bem estudada, que ao longo do tempo foi alterada e ampliada para que seus movimentos alem de impactar no visual ou no tato, querendo dizer algo, ela também é trabalhada para melhorar as condições físicas, psicológicas das pessoas e até dos animais como mostram os estudos.

Eliana Madacki No início a atividade física era sim considerada como linguagem, já que através dos movimentos expressava e comunicava um sentimento humano, com o tempo ela foi evoluindo e se adequando a ponto de se tornar um poderoso instrumento de expressão e um eficiente, eficaz e econômico meio de construção de inúmeros artefatos.

3) Qual o propósito dos movimentos humanos?
Simone. Pg 9 - A atividade física é tão bem estudada, que ao longo do tempo foi alterada e ampliada para que seus movimentos alem de impactar no visual ou no tato, querendo dizer algo, ela também é trabalhada para melhorar as condições físicas, psicológicas das pessoas e até dos animais como mostram os estudos.

4) Vitor Fonseca (2003) define algumas funções da Psicomotrocidade na educação, cite 2 e explique. 
Simone. Pg 43 –
1 - mobilizar e reorganizar as funções psíquicas emocionais e relacionais do indivíduo em toda a sua dimensão experiência, desde bebê até a velhice;
2 – aperfeiçoar a conduta consciente e o ato mental em que emerge a elaboração e a execução do ato motor.
3 – elevar as sensações e as percepções a níveis de conscientizarão, simbolização e conceitualização (da ação aos símbolos e vive-versa, passando pela verbalização);
4 – harmonizar e maximizar o potencial motor, afetivo-relacional e cognitivo, ou seja, o desenvolvimento global da personalidade, a capacidade de adaptação social e a modificação estrutural do processo da informação do indivíduo;
5 – fazer do corpo uma síntese integradora da personalidade, reformulando a harmonia e o equilíbrio das relações entre a esfera do psíquico e a esfera do motor, por meio do qual a consciência, aqui encarada como dado imediato e intuitivo do corpo, edificando-se e manifestando-se, com a finalidade de promover a adaptação a novas situações.
 (incompleta falta explicar – pag43)
Eliana Madacki 1 Mobilizar e reorganizar as funções psíquicas emocionais e relacionais do indivíduo em toda a sua dimensão experimental, desde bebê até a velhice
2- aperfeiçoar a conduta consciente e o ato mental em que emerge a elaboração e a execução do ato motor.

5) A Educação Física atual se fundamenta em quais estudos?
Simone. Pg 9 – Ela se fundamenta nos estudos da filosofia, da psicologia, da socioologia e da fisiologia, além doas aspectos didáticos-pedagógicos propriamente ditos(FONSECA, 1987, P.12). Portanto, para o professor que irá orientar um adequado programa para seus alunos, ou uma pessoa que deseja praticas exercícios físicos com segurança é indispensável observar, informar-se, conhecer e estudar os tópicos de filosofia, psicologia, sociologia e fisiologia demandados pela área da atividade física e da Educação Física.

6) Qual a relação dos avanços tecnológicos com o sedentarismo? (pag. 47)
R1- O avanço tecnológico acabou gerando um estilo de vida sedentário, hoje temos muito objetos para o nosso conforto que nos possibilitam ficar estáticos enquanto realizamos atividades, como ficar no computador, controles remotos e os carros.
Hoje é muito comum às pessoas preferirem jogar no computador ou nos vídeo games ao invés de praticar esportes, até mesmo caminhadas curtas deixaram de ser feito sendo esse trajeto feito de carro.
Todo esse conforto que a tecnologia proporcionou acabou culminando no sedentarismo da grande maioria das pessoas.

R2- Os controles remotos, computadores, carro e outros favorecem a postura corporais estáticas, as pessoas preferem ficar sentadas, do que fazerem algum tipo de exercício.

6) Disserte sobre a importância da música na educação infantil. (pags. 64 e 65)
Simone.pg  -  acriança sente a vibração da batida dos instrumentos no corpo, isso por si só já dá a vontade do corpo de se movimentar. A musica, a letra é tudo, da a criança o vocabulário. ( IMCOMPLETA)

Eliana Madacki A música é muito importante na educação infantil, o educador deve fazer uso dela em jogos musicais, rodas cantadas e outras atividades pedagógicas.
Ao cantar em grupo as crianças compartilham sua energia e expressam sua alegria e espontaneidade. Produzir sons em grupo promove a sociabilidade e a integração e produzir sons por meio de instrumentos improvisados colabora com o desenvolvimento infantil, possibilita a descoberta de ritmo e o exercício da coordenação motora.
O tipo de música a ser trabalhado, depende do bom senso do educador, precisa ter um equilíbrio não tocando somente cantiga de rodas e nem só músicas veiculadas pela mídia, tomando sempre cuidado para que as letras das músicas sejam apropriadas para as crianças.

R3-  Por meio de algumas músicas associadas a dança, podemos explorar, estimular e facilitar o desenvolvimento das capacidades motoras e da criatividade de nossas crianças.

7) O desenvolvimento motor pode tratado pelos educadores e pesquisadores como um processo ou produto? Diferencie as duas abordagens.
Simone. Pg 22 –
Como produto – Ele é visto apenas sob a perspectiva do desenvolvimento das habilidade motoras do sujeito.
Como um processo - Visto sob uma óptica mais ampla, ele é definido pela observação das aptidões humanas (relações entre o homem, seu ambiente, seu comportamento e suas habilidades motoras) desenvolvendo integralmente o indivíduo.

8) Qual o real interesse do pesquisador (GALLAHUE; OZMUN, 2001,p.22) no desenvolvimento motor como produto?
Simone. Pg 22 – Como produto o desenvolvimento motor pode ser considerado como descritivo ou normativo, sendo analisado por fases (período neonatal, infância adolescência e idade adulta).

9) Para Gallahu o desenvolvimento motor como processo é?
Simone. Pg 22 – O desenvolvimento motor envolve as necessidades biológicas subjacentes, ambientais e ocupacionais, que influenciam o desenvolvimento motor e as habilidades motoras do individuo desde o período neonatal até a velhice.

10) Para GALLAHU o desenvolvimento motor é?
Simone. Pg 22 -  É uma alteração contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da vida. Pode ser estudado tanto como processo quanto como produto.

11) Quais são os conceitos básicos do desenvolvimento motor?
Simone. Pg 23 –
Motor – aspectos biológicos e mecânicos que propiciam e influenciam os movimentos.
Aprendizado moto:


12) Na educação infantil devemos nos preocupar em desenvolver três habilidades motoras. Quais são elas? Comente (pags. 23 e 24)
Eliana Madacki - Locomoção: quando a criança explora os potenciais motores do seu corpo, se movimentando de acordo com o espaço em que ela esta.
- Estabilidade: é conseguir controlar a força da gravidade ficando de pé e conseguindo controlar sua musculatura.
- Manipulação: é o avanço para conseguir alcançar, segurar e soltar objetos, até que ela consiga controlar esses atos no seu dia a dia.

13) Cite três orientações para elaboração de programas destinados as crianças e comente-as. (pag. 134 falta fazer os comentários)
Eliana Madacki - As aulas precisam ser preparadas de uma forma muito cuidadosa pensando no conteúdo que será ministrado e na estratégia utilizada, lembrando sempre de deixar uma ligação com a aula anterior.
- As tarefas motoras e as habilidades devem ser planejadas de forma cuidadosa e detalhadas, se for necessário é preciso demonstrar como devem ser realizados os exercícios.
- Oferecer as atividades de forma individualizada, e se for preciso apresentar variações permitindo a experimentação por parte do aluno.

14) Diferencie os conceitos: movimento, aprendizado motor, movimento motor, habilidade motora. (ver se essa pergunta esta correta, alguns conceitos pag. 23)
Eliana Madacki O movimento é alteração nas posições de qualquer parte do corpo.
Aprendizado motor são as variações do comportamento motor em função das experiências vividas pelo indivíduo, à escrita é um exemplo de aprendizado motor.
Motor são aspectos biológicos e mecânicos que propiciam e influenciam os movimentos.
Habilidade motora é o padrão de movimento baseado na precisão, no controle e na acuidade do indivíduo.

15) Comente: a Psicomotricidade é uma área de estudo multidisciplinar; abrange o individuo de modo global: CORPO+MENTE+MOVIMENTOEXPRESSÃO+AFETIVIDADE. (pag. 46).
Eliana Madacki A psicomotricidade está diretamente ligada ao desenvolvimento integral da criança, ela estuda tudo sobre a criança, cada movimento ao seu contexto, por isso, quando vamos mediar às experiências de nossos alunos devemos observar as diversas formas existentes em cada expressão, vendo o indivíduo de uma forma global, essa forma de estudo deve ser valorizadas nas escolas e aplicadas por seus educadores, pois se o trabalho for bem feito desde o início vai facilitar a aquisição de habilidades como leitura e raciocínio lógico-matemático.

16) Quais as contribuições que a prática de exercícios oferece para a contribuição da vida saudável?(pag. 10)
R1- Eliana Madacki A prática de exercícios físicos pode servir como uma forma de equilíbrio diante das tensões do mundo de hoje, visto que as pessoas em geral tem uma vida muito sedentária, vivendo e trabalhando em ambientes apertados ou superlotados, muito tempo em frente a TV, computadores ou outros aparelhos eletrônicos.

R2- A pratica de exercícios físicos podem levar ao bem-estar  e ao prazer, contribui para a longevidade, melhora os desvios posturais, equilibra as tensões do mundo atual.

17) O desenvolvimento motor pode ser tratado, tanto por pesquisadores, quanto educadores como produto ou como um processo. Diferencie as duas abordagens. (pag. 22)
Eliana Madacki Como um produto ele é focado somente no desempenho das habilidades motoras da pessoa, já como processo vai além, é definido pela observação das aptidões humanas, que é a relação do homem com o ambiente em que vivem do seu comportamento e suas habilidades, vendo o desenvolvimento integral do indivíduo.

R2- Como um produto ele é focado somente no desempenho das habilidades motoras da pessoa, já como processo vai além, é definido pela observação das aptidões humanas, que é a relação do homem com o ambiente em que vivem do seu comportamento e suas habilidades, vendo o desenvolvimento integral do indivíduo.

18) Qual é o significado de recreação no âmbito escolar?(pás. 71 e 72)
R1- Eliana Madacki Recreação é uma atividade de lazer que o aluno participa por escolha própria, pelo prazer e pela satisfação pessoal que obtém ao participar da atividade. A recreação na escola envolve as atividades lúdicas e divertidas, através dessas atividades é possível desenvolver a socialização e a cooperação e aprimorar suas habilidades.
R2: Definida como atividades e brincadeiras desenvolvidas dentro de um ambiente escolar e mediadas por professores ou recreacionista e voltadas para a expressões humanas com prazer e alegria, para o desenvolvimento motor, afetividade e das trocas sociais.

19) Como as aulas de Educação Física podem integrar-se aos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Programas de Saúde e Educação Artística?
R.Com os conteúdos das aulas de Ed.Fisica implementadas segundo as estratégias utilizadas por um professor investigativo, auxilia os alunos na compreensão desses aspectos. Com atividades de noções de alto, baixo, de espaço, tempo ritmo, noções de corpo, movimento e compreensão de regras de jogos.

20) Descreva as fases do desenvolvimento psicomotor na infância
R-1ª ao nascer o bebê já possui condições anatômicas, fisiológicas destaca a organização da estrutura motora e da percepção.; 2ª organização do plano motor; 3ª o desenvolvimento motor fica evidente, seus movimentos mais fluentes;4ª aperfeiçoamento das habilidades motoras.

21) Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem o desenvolvimento da Educação Física, na escola em três temas, a saber: CONHECIMENTO E CONTROLE DO CORPO, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS e CONHECIMENTO SOBRE OS JOGOS, ESPORTES, DANÇA, LUTAS E GINÁSTICA. Escolha um deles e comente.
R-Atividades rítmicas e expressivas
que são as rodas e brinquedos cantados, cantigas e danças do repertório da criança, pular corda e outro.

22) O guia dos brinquedos e do brincar (Abrinq) sugere brinquedos em função do desenvolvimento e da aprendizagem a qual se quer alcançar com as crianças. Cite duas atividades principais e dois brinquedos sugeridos de cada faixa etária a seguir: de 0 a 18 meses; de 18 a 36 meses e de 3 a 6 anos.
R. 0/18- explorara, apertar botões e mover alavancas; brinquedos móbiles, brinquedos de puxar e empurrar; 18/36 - dirigir veículos, manipular objetos - brinquedos cavalinho de pau, triciclo, objetos para caixa de areia; 3/6 anos cenários para brincar e ambientes, movimentar-se no espaço; brinquedos fantasias, telefones de brinquedos, triciclo maior

JÁ NUMERADAS



Educação, Corpo e Movimento.

1) Comente a frase do livro texto: “Ademais, as meninas não são as únicas excluídas, pois, os meninos mais novos e considerados fracos ou mau jogadores frequentam banco de reserva durante as aulas e recreio.” (Pag. 129)
Quando começam a crescer as crianças começam a se dividir por gênero e as meninas costumam ser excluídas da educação física por serem consideradas mais fracas, mais como o motivo da exclusão é o fato de serem mais fracas elas não são as únicas a serem excluídas, os meninos considerados fracos, franzinos ou mau jogadores sofrem esse mesmo tipo de preconceito e costumam ser deixados de lado, e por mais que os professores façam para tentar melhorar o quadro, infelizmente isso continua acontecendo nas escolas, esse tipo de comportamento pode gerar um certo trauma na criança que sofre esse tipo de exclusão.



****- EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO.
1.Descreva as fases do desenvolvimento psicomotor na infância?
2.Cite 2 atividades principais e dois brinquedos sugeridos de cada faixa etária a seguir?
0-18 meses 18-36 meses 3 a 6 anos?
3.Como as aulas de educação Física podem integra-se aos conteúdos de língua portuguesa,Estudos sociais,programas de saúde e educação artística?
4.Os PCN sugerem o desenvolvimento da educação física na escola em 3 temas, a saber:CONHECIMENTO E CONTROLE DO CORPO,ATIVIDADES RITMICAS EEXPRESSIVAS E CONHECIMENTO SOBRE JOGOS,ESPORTES,DANÇA,LUTA E GINASTICA.Escolha um deles e comente.

1) Nesta frase do livro texto nos mostra claramente que não só as meninas são excluídas, mas que os meninos que tenham uma estrutura menor, franzino, mais novos e fracos, ou que não tenham certas 
habilidades, são excluídos, deixados de lado, nas aulas e no recreio, causando um certo trauma a essas crianças, tanto em meninas quanto nos meninos.

2) A atividade física também pode ser entendida como uma linguagem ?
 

3) Vitor Fonseca (2003) define algumas funções da Psicomotrocidade na educação, cite 2 e explique.
 

4) Disserte sobre a importância da música na educação infantil
 

- EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO.
1.Descreva as fases do desenvolvimento psicomotor na infância?
2.Cite 2 atividades principais e dois brinquedos sugeridos de cada faixa etária a seguir?
0-18 meses 18-36 meses  3 a 6 anos?
3.Como as aulas de educação Física podem integra-se aos conteúdos de língua portuguesa,Estudos sociais,programas de saúde e educação artística?
4.Os PCN sugerem o desenvolvimento da educação física na escola em 3 temas, a saber:CONHECIMENTO E CONTROLE DO CORPO,ATIVIDADES RITMICAS  EEXPRESSIVAS E CONHECIMENTO  SOBRE JOGOS,ESPORTES,DANÇA,LUTA E GINASTICA.Escolha um deles e comente.

Educação, Corpo e Movimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...