PROFISSÃO DOCENTE
4. Sobre a utilização das tecnologias de informação na educação, é correto afirmar que
- as tecnologias de informação são meios e não fins para a educação: elas podem contribuir para melhorar a qualidade da educação, mas precisam ser utilizadas em total adequação às realidades culturais e sociais específicas de cada região.
- as tecnologias de informação são, na verdade, um obstáculo à educação com qualidade, pois representam o perigo da substituição dos livros pelo domínio das imagens e do áudio.
- as tecnologias de informação são fundamentais na educação de hoje, pois o controle delas por parte do professor representa a única forma de se educar com qualidade nos dias atuais.
- em um futuro próximo, as tecnologias de informação, principalmente os computadores, substituirão os professores, fato inelutável ao qual os professores terão que se adequar.
------------------------------------------------------------------------------
PROFISSÃO DOCENTE
1. As três áreas de atuação da universidade são
o ensino, a pesquisa e o sertanejo universitário.
a difusão do saber e a extensão universitária.
o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. (correta)
o ensino, a recreação e a extensão universitária.
2. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que
na educação a importância desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à matéria-prima para a construção das representações sociais.
tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
os professores são membros da sociedade e constroem suas representações a partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados socialmente
entender como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa necessariamente pela apreensão das representações sociais. (correta)
3. A visão que se tem dos professores hoje em dia, na sociedade, pode ser explicada
pela quantidade de professores no mercado, o que faz com que a qualidade do ensino tenha decaído.
pela desconfiança sobre seu profissionalismo, pois não há muita clareza quanto à sua função na sociedade. (correta)
pela falta de organização dos professores, que não conseguem estabelecer políticas de classe consistentes e duradouras.
pelas políticas públicas falhas e conservadoras, que enxergam a educação como barganha eleitoreira na luta pelo poder majoritário.
4. Atualmente, a formação docente
não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.
deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação
contínua. (correta)
não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROFISSÃO DOCENTE
1. As três áreas de atuação da universidade são
o ensino, a pesquisa e o sertanejo universitário.
a difusão do saber e a extensão universitária.
o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. (correta)
o ensino, a recreação e a extensão universitária.
2. Sobre a importância do conceito de "representações sociais" para os estudos em educação, é correto afirmar que
na educação a importância
desse conceito é relativa, pois dificilmente temos acesso à
matéria-prima para a construção das representações sociais.
tal conceito é exclusivo da área de educação, não se relacionando com a
produção sociológica, antropológica ou histórica sobre o tema.
os
professores são membros da sociedade e constroem suas representações a
partir de sua experiência de indivíduos, e não de parâmetros dados
socialmente
entender
como se constroem as opiniões, os estereótipos, as identidades, passa
necessariamente pela apreensão das representações sociais. (correta)
3. A visão que se tem dos professores hoje em dia, na sociedade, pode ser explicada
pela quantidade de professores no mercado, o que faz com que a qualidade do ensino tenha decaído.
pela desconfiança sobre seu profissionalismo, pois não há muita clareza quanto à sua função na sociedade. (correta)
pela falta de organização dos professores, que não conseguem estabelecer políticas de classe consistentes e duradouras.
pelas
políticas públicas falhas e conservadoras, que enxergam a educação como
barganha eleitoreira na luta pelo poder majoritário.
4. Atualmente, a formação docente
não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.
deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação contínua. (correta)
não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.
PROFISSÃO DOCENTE
PROFISSÃO DOCENTE
PROFISSÃO DOCENTE
ResponderExcluir1. Sobre o conceito de representações sociais, é correto afirmar que
a-) as classificações são sistemas de noções hierarquizadas que têm origem nas relações sociais e têm a função de proporcionar a coesão social. (CORRETA)
b-) para compreender como a sociedade representa a si própria e ao mundo, precisamos considerar apenas o somatório dos indivíduos.
c-) as categorias verbais de apreensão e compreensão do mundo não apresentam capacidade para uma correta classificação do mundo natural.
d-) são as representações coletivas que impossibilitam a gradativa socialização e inserção do indivíduo na sociedade, que passa a excluí-lo.
2. Em relação à formação continuada, é correto afirmar que
a-) deve limitar-se à retomada de conteúdos e modalidades da formação inicial.
b-) ela demosntra que se deve priorizar a prática em função da teoria.
c-) não é importante: o desenvolvimento profissional já ocorre no curso superior.
d-) é um processo de escuta, discussão e socialização da prática pedagógica. (CORRETA)
3. A concepção que associa a atividade do educador como uma arte está relacionada
a-) a Alexandria.
b-) ao Egito.
c-) a Roma.
d-) à Grécia. (CORRETA)
Muito Obrigada Geovane Souza
ResponderExcluirpor favor me ajudem com esta questão
ResponderExcluirLeia o texto abaixo:
O início da profissionalização docente constitui um tempo de tensões e aprendizagens
intensivas em que os professores, além de conseguir conhecimentos profissionais, precisam
A)
manter equilíbrio pessoal.
B)
ser cooperativos com os colegas.
C)
trabalhar apenas em grupo.
D)
questionar o conhecimento teórico.
Letra A
ExcluirA
ExcluirMe ajudem achar essa resposta : Do livro letramento no brasil
ResponderExcluirA constituição da identidade da sociedade por meio da e moderna se da
A) Personalidade com que nascemos e suas caracteristicas
B) Totalidade dos vinculos que estabelecemos em funçao das formas de inserçao social
C) Relaçao com o nuncleo familiar imediato , fundamentalmente
D) Constituiçao genetica que cada um de nos herda dos pais
Boa Noite,
ExcluirEu até pesquisei aqui mas não encontrei as respostas para te encaminhar.
Eu ficaria em dúvida quanto a B e C, inclinada para a B.
rsrs, vamos esperar e ver se mais algum colega ajuda!.
Abraços e bons estudos.
c ) totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
ExcluirB) Totalidade dos vinculos que estabelecemos em funçao das formas de inserçao social
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
LETRAMENTO NO BRASIL
1. [QuestãoID 61553] A simples posse de uma informação não significa maior capacidade de compreensão do mundo. Isso porque
o que vale é apenas a experiência prática adquirida no dia a dia de cada pessoa.
o que vale é o que a pessoa pensa do mundo e não a informação que ela possa ter.
a capacidade de compreensão do mundo não depende da posse da informação.
**para que a informação faça sentido, ela deve estar relacionada a um modo interpretativo.
2. [QuestãoID 21766] A PRINCIPAL RAZÃO DA ORIGEM DA ESCRITA NAS SOCIEDADES HUMANAS SE RELACIONA COM:
o desenvolvimento da arte, em especial da literatura.
** o desenvolvimento econômico e a necessidade de registro e documentação.
a invenção da imprensa e de outros meios de reprodução do impresso.
a necessidade das pessoas de se corresponderem por cartas.
3. [QuestãoID 61545] A escrita alfabética é um
código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
**sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
4. [QuestãoID 61549] A constituição da identidade da sociedade moderna se dá por meio da
personalidade com que nascemos e suas características.
**totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
constituição genética que cada um de nós herda dos pais.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
PROFISSÃO DOCENTE
1. [QuestãoID 67408] Atualmente, a formação docente
supõe um "continuum", alternando fases de trabalho e fases de formação contínua.
deve preocupar-se apenas com as questões que são realmente pedagógicas.
não apresenta qualquer motivo para se preocupar com a formação contínua.
não sente necessidade de estabelecer uma relação com a realidade social.
2. [QuestãoID 67390] Para a prática educativa que fundamenta a educação como arte,
o educador é um técnico cuja ação se baseia no rigoroso conhecimento dos fenômenos educativos.
o educador é um cientista, visto que seu objetivo é conhecer o ser humano.
a missão do educador é a de transformar o educando em um artista.
o educador não é um cientista, visto que seu objetivo não é conhecer o ser humano.
3. [QuestãoID 67415] Para minimizar a problemática da iniciação profissional, é necessário que os cursos de formação de professores
evitem períodos de confrontação com a realidade, resguardando os novos profissionais.
tenham um planejamento que leve em conta a surpreendente realidade cotidiana das escolas.
assumam o planejamento e o desenvolvimento de programas de iniciação à prática profissional.
promovam uma variedade de momentos com atividades intensivas de aplicação da teoria.
4. [QuestãoID 67417] Por meio de seus estudos, Eddy realizou uma descrição do início da carreira docente que se tornou clássica.
Sobre a terceira etapa desse processo, é correto afirmar que
a transição do idealismo para a realidade é marcada pela reunião formal de orientação.
está ligada à descoberta dos alunos reais, que não correspondem ao esperado pelos professores.
o grupo informal de professores inicia os seus colegas novatos na cultura e no folclore da escola.
constitui-se de uma crença de que os alunos não aprendem, por mais que os novos professores se esforcem.
B
ResponderExcluirALGUÉM PODE ME AJUDAR!!
ResponderExcluir2. A QUESTÃO DA INCLUSÃO E DA INTEGRAÇÃO ENTRE OS ALUNOS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA:
A -à facilitação do ensino e da prática pedagógica.
B - aos baixos recursos físicos e didáticos existentes.
C - à diminuição dos recursos financeiros e pedagógicos.
D - ao entendimento de uma sociedade plural.
Excluirao entendimento de uma sociedade plural. CORRETA
Olá! Alguém poderia me ajudar com esta questão?
ResponderExcluirNo trecho abaixo encontra-se a ideia da possibilidade de mudança da prática de avaliação. Assinale a alternativa que mais se refere a isso.
No entanto, lentamente a escola muda. A maioria dos sistemas declara agora favorecer uma pedagogia diferenciada e uma maior individualização das trajetórias de formação. Também a avaliação evolui. As notas desaparecem em certos graus, em certos tipos de escolas [...]
1, A ideia da mudança está no sentido de se colocar o sujeito no centro do processo de avaliação.
2. Conforme o exposto, a mudança implica extinguir as notas e dispensar o processo de avaliação.
3.Em avaliação, mudar é, abandonando as provas no papel, ir adotando instrumentos sofisticados.
4.Conforme modernas concepções, mudar é passar a fazer uso de outros instrumentos de avaliação.
Obrigada!
Fundamentos Históricos da Língua Portuguesa
ResponderExcluir1. Para lutar contra os franceses o governador geral teve ajuda
- do governador do estado do Rio de Janeiro
- dos tamoios
- dos índios amigos dos franceses
- do padre José de Anchieta (CORRETA)
Alguém poderia me enviar uma prova de Docência do Ensino Superior?
ResponderExcluirObrigada.
https://pedagogiaonlineead.blogspot.com.br/search/label/Doc%C3%AAncia%20no%20Ensino%20Superior
ResponderExcluirAlguém poderia me enviar a prova de Didática:Organização do trabalho pedagógico.Por Favor! mayrabiancacosta92@gmail.com
ResponderExcluirAlguém pode me ajudar?
ResponderExcluirAs tecnologias para a inclusão social em consonância com as políticas públicas brasileiras referem-se à tecnologia
social entendida como modelo de desenvolvimento .
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.
A )
Pragmático, que propõe uma lógica binária e terciária.
B )
Matricula: 462833 Data: 20/11/2017 Página: 3/6
Convencional, que propõe uma lógica sustentável e solidária.
C )
Tecnológico, que propõe uma lógica sustentável e solidária.
D )
Ativo, que propõe uma lógica transversal e linear.
d
ExcluirAlternativa C, com toda a certeza da exatidão.
Excluir4. Por meio de seus estudos, Eddy realizou uma descrição do início da carreira docente que se tornou clássica.
ResponderExcluirSobre a terceira etapa desse processo, é correto afirmar que
RESPOSTA CORRETA:
a transição do idealismo para a realidade é marcada pela reunião formal de orientação.
D
ResponderExcluir